Autor |
Mensagem |
penczek Veterano |
# set/04
Seguinte, esse é um tópico para as pessoas que como eu estão construindo um wahwah do nada...
Vou colocar as respostas para as dúvidas mais comuns que me aflingiram e eu resolvi, e vo colocar as dúvidas que ainda tenho.
Considerações gerais: transitor 2n3094 é a mesma coisa que as series BC546, BC547 e BC548. Utilizei BC547B, que tem um bom ganho.
Pra começar, os dois maiores problemas:
1 e maior) o INDUTOR: isso é a pior parte pra que vai fazer um wah wah do nada. NÃO EXISTE no mercado indutor de valor tão alto (500mH) a não ser os originais para wahwahs (caro pakaraio) . Já vi por aqui cara que não conseguiu fazer o wah wah funcionar porque estava montando um indutor desses, mas pelo q vi a formula tava errada...uma bobina sem nucleo com esse valor tem por volta de 6000 (seis mil) espiras!!!!
Encontrei as respostas em http://www.geofex.com/Article_Folders/wahpedl/wahped.htm
O indutor é a peça responsável pelo efeito wah, junto com toda a segunda parte do circuto, que funciona como um capacitor variável. Nesse artigo ele dá sugestões e a que funcionou para mim, adaptando para o mercado brasileiro:
um transformador tipo driver para modulo 3/8 x 3/8
o primario desse trafo, com resistencia entre 60-90 ohms funcionou que eh uma beleza. Se encontra com razoavel facilidade em lojas de eletronica, o unico inconveniente é o tamanho um pouco avantajado.
Montei a naba na protoboard e o sonzinho at que ficou bala, variando o valor do capacitor como dito no artigo muda a frequencia de corte, fazendo um wah mais grave ou mais agudo.
E outra coisa, sem uma distorcaozinha entre o wah e a guitarra o efeito é quase imperceptivel. Utilizei uma distorcao bala q achei na internet, com 1 transistor só e 2 diodos de Germanio.
2) o pedal: esse eu ainda estou resolvendo. agora q passou a parte dos testes, vamos ao pedal. Comprei um pedal de metal de maquina de costura (igualzinho o da minha vó!!!). O pedalzinho é pequeno, mas pelo menos é barato (15 pilas) e pode ser achado em algum brik. Mas o grande misterio é: como fazer um potenciometro variar quando se aperta o pedal? Comprei um pot deslizante de 50K em vez de 100K, e coloquei em serie com um resitor de 50K grudado no capacitor, pois o meu wah só variava na primeira metade do pot de 100K. Acho que posso fazer uma enjambra que o pedal quando pressionado mexa no pot deslizante. Assim q tiver o resultado eu posto aqui.
Por enquanto é tudo isso, quando tiver mais novidades eu coloco aqui, de repente com fotos da embronha.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/04
· votar
penczek
Legais as tuas dicas (Também fabrico pedais!), esta do pedal de maquina de costura eu tinha visto em um site gringo, só que o cara fez foi um A/B!. Porque vc não faz um tutorial disto, ajudaría muita gente (inclusive eu!).
Abç
|
penczek Veterano |
# set/04
· votar
Estou pensando em fazer. Estou tirando fotos dos passos que estou fazendo. Assim q ficar pronto eu coloco em algum lugar.
E outra dica rápida: no site do artigo (geofex...) ele diz que já ouviu falar que o transformador de acoplamento de um modem também funcionaria como o indutor. Experimentei com o de um velho modem que eu tinha e o resultado não foi bom, Não recomendo!
A montagem de todo o circuito eu já fiz, testei e tá rolando beleza. To fazendo agora os furos no pedal da maquina pra fazer o negocio caber la dentro.
O grande problema continua sendo fazer a parte mecanica do pedal mexer toda a exensão do pot deslizante. Quando tiver pronto dou um alô por aqui.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/04
· votar
penczek
É verdade, pois para se fazer uma caixa para um wah daria um trabalhão e por conseguinte anti-econômico.
Abç
|
Rodrigo Dinegri Veterano |
# set/04
· votar
E ae caras, tudo jóia.
To na mesma barca que vocês, o meu circuito ta uma beleza também e minha maior dificuldade é (como vocês) a caixa pro wah. Vo aproveita pra dizer que tenho ainda mais dois indutores um de 530mH e outro de 680mH (vou medir de novo pra confirmar) que quero trocar em uma caixa pra wah. Ok!
Boa sorte pra vocês.
|
penczek Veterano |
# out/04
· votar
Seguinte, fiz o pedal mesmo utilizando o pedal da maquina de costura.
A emjambra que fiz para o pedal mover o pot deslizante foi através de uma alavanca, feita com chapinha de metal de tras do micro, lima e um alicate rebitador, para colocar os rebites necessarios.
O resultado final não é totalmente profissional, mas rola bem, e muito mais barato q um wah novo (na faixa de 400 pilas)
Hoje eu acabo de montar e fechar total o pedal. As fotos e sonzinhos vem na sequencia.
Ate+
|
rufinia Veterano |
# out/04
· votar
Esse negócio de adaptar um transformador de rádio, dá pra especificar melhor o modelo que vc usou pra mim procurar nas lojas de eletronica? Já faz tempo que eu comecei a montar o meu, já montei a placa e a parte mecanica do pedal (usei dessas vigas de metal em forma de U), só me falta o indutor. Se alguem quiser uma sugestão sobre a parte de girar o potenciometro é so pedir.
|