Meu Fuzz Face não Funciona!

Autor Mensagem
Zett RJ
Veterano
# ago/04


Estou tentando montar o fuzz face usando o BC108 e não sei o que está acontecendo:
1º não tenho o resistor de 2M2 descrito pelo tonepat só do de 2M.

2º No layout do Fuzz central pede um capacitor de 20µF mais só encontro do de 22µF.

3º No layout do MKZ estou tendo muitas dúvidas em relação ao potenciometro(ligação).

Socorro!

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Estou (tendando) montando o NPN

Chicao
Veterano
# ago/04
· votar


Zett RJ
calma. nao desespera velho. ehehe. é o seguinte.
o resistor de 2M2 nao é obrigatorio, porem...necessario. ele filtra as cargas q podem gerar o "plof" ao ligar ou desligar o efeito usando um switch mecanico. com ou sem ele o efeito funciona do mesmo jeito. nao esquenta com isso agora. esse resistor é denominado como resistor de "pull down". mais aí ja sao outras historias....
o capacitor original do fuzz face é de 20uF. ja nao fabricam mais de 20. hoje em dia só 22. use de 22 que vai funcionar mto bem. o cara do fuzzcentral se vc nao reparou, é um fanatico por vintage... o cara é fanatico por som até o ultimo pormenor. o cara fez clones tao perfeitos ou até melhores que os pedais originais. por isso ele consegue peças vintage, de marcaçao original e etc. por isso nao esquenta com isso. quanto a duvida das ligaçoes... calma. vc tah mó confuso. no lance do resistor vc fala do layout do tonepad,e depois fala do fuzz central, e agora do MKZ. vc ja decidiu de qual site vai fazer?

abraços do Chicão =) =) =)

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Meu bom Chicão!

Obrigado pelas dicas!

VC montou o fuzz de qual site?
Qual o Transistor vc pos? eu estou pondo o bc 180!
Como posso saber se este bc é npn ou pnp?

Pude comprovar que fuzz central é bom em vintage, montei o electra distotion e gostei do som dele uma distorção leve e definida!!

Ta sinistro! o mxr + foi tão facil! hehehehehehe!

Aumenta que isso ai é Rock and Roll!

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Olá Chicçao
Cheguei do trabalho hoje e remontei o fuzz do fuzz central (inspirado pelo som do creedence e the commitments).

Beleza ele funcionou com o BC 108 e com o layout do fuzz central. porem detectei uns problemas.

1º Quando aumento d+ o volume ele para de funcionar, isso é o plof que vc falou??

2º No layout do fuzz central não fola o resistor de 2M2. como posso coloca-lo?

Meu icq é 111661613
e o msn é fabiorjfisica@msm.com

Chicao
Veterano
# ago/04
· votar


Zett RJ
ja peguei teu icq. quanto as perguntas... quando vc aumenta d+ o volume ele nao "para" de funcioar. isso deve-se a potenciometro de inferior qualidade ou entao esta mal soldado ou nao é da referencia exata indicada no projeto. o "plof" ainda é outra coisa. no layout do fuzz central realmente nao ha espaço pro resistor. mais vc pode soldar de uma forma um pouco esquisita o resistor ao in e ao GND. fica meio pindura mais funciona. o ideal era do tonepad. mais ta valendo. quanto a primeira msg....
eu montei do GGG. fica 100% pronto no inicio da proxima semana e vou postar no forum. pintei a caixa e tudo. tah bem legal. eu tenho BC108 casados mais usei os AC167 PNP.
bom. vamos falar mais pelo icq ou msn. ja tenho os dois aqui adicionados.
Abraços do Chicão =) =) =)

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


era o tal do potenciometro mal soldado!
Agora tá porreta! Vou até inverter a guitarra e comprar um perucão paraq parecer o Jimmi.
rsrsrsrsr!
Vou por o resistor de 2m no lugar do de 2m2, pode ser??

Chicao
Veterano
# ago/04
· votar


Zett RJ
nesse caso serve sim. é um resistor relativamente alto e absorve bem. serve sem problemas =)
vamos falar pelo icq. abraços =)

Chicão =)=)=)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Olá pessoal, Já fabrico pedais Fuzz a algum tempo e lá vão algumas dicas: Uso resistor de 1M antes da entrada do circuito para descarregar o capacitor de entrada (anti-"pop"). Uso um trimpot de 10K em lugar do resistor de 8K2, assim posso "casar" um transístor com o outro sem problemas.Entre o coletor e a base dos transistores coloco um capacitor de 100pF para cortar o excesso de "ardido" produzido pelos transistores de silício. Uma boa opção é usar o 2N2369, de menor ganho, se vc os encontrar! Já usei vários transístores (BC109, BC 214,BC238, BC547, etc), mas o BC108 é o melhor. Aqui no RJ podem ser encontrados no Méier.
Como fabrico tenho alguns "truques"

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


MUito boa a sua dica! meu fuzz face tb está muito bom com o circuito do fuzz central! agora faço uma pergunta?

VCs já fabricaram Chorus????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Pedais de modulação como chorus, flanger, delay e até o phaser são muito complexos e somente engenheiros ou técnicos eletrônicos muuuuuiiiito experientes, ou as fábricas podem montá-los à contento. Não é que seja impossível, mas é econômicamente contraproducente. é bem melhor ir à uma loja e comprar um usado!!!

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


existe a possibilidade de transformar um flager em delay?

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


acho que não?

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Vc poe o resistor de 1 m antes do circuito para descarregar o capacito! esse resistor entra em paralelo ou em serie com o capacitor??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Em série, depois do jack de entrada e ligado à terra, entendeu.
Para transformar flanger em delay vc teria que mudar todo o esquema de controle do IC, pois o flanger é um delay curto. pode até ser viável, mas não recomendo.

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


Ok tenho um flagem da boss! mais acho que o ci é completamente diferente!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Ok, então não dá mesmo, esqueça, compre um delay usado por aí que é melhor
Abç.

Zett RJ
Veterano
# ago/04
· votar


VC tem ICQ ou msn??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/04
· votar


Meu e-mail é mlbertola@hotmail.com ou mlbertola@ig.com.br.
Não tenho ICQ.
Abç

Zett RJ
Veterano
# set/04
· votar


OK, estou de volta!

Tive conversando com o Chicão que de dá autos toques sobre a construção de pedais (O cara é bom!).

Estou tentando casar os transistores (BC 108) pus um resistencia variavel de 10 K no lugar de 8k2 mais não funcionou.

O efeito está muito, mais muito baixo!

Ajudem por favor!

Valeu Chicão Abraços!!

Zett RJ
Veterano
# set/04
· votar


Alo galera! da uma força ai!

Chicao
Veterano
# set/04
· votar


Zett RJ
fala fera!
aconteceu isso com um fuzz que eu construi. os transistores podem necessitar de um trimpot/pot ainda maior de 10. os meus pra ficarem bem legais acabei casando logo com um pot de 20k. quando eles estao "distantes" entre sim tem a tendencia de funcionar baixo ou entao um som horrivel super rasgado. qualquer coisa entra aí no msn e icq e te dou uma ajuda nisso
abraços

Chicao

Zett RJ
Veterano
# set/04
· votar


VALEU CHICÃO!
Po idiota que sou, coloquei o capacitor com a polaridade invertida!
rsrsrsrsrs

Ai, pus o resistor de 1M no potenciometro de volume e o mesmo parou de funcionar! Será que coloquei o resistor nos terminais errados do potenciometro?

Ao colocar o resistor variavel de 10k (8k2) pude constatar que regulando o mesmo que ficou mais ou menos em 4k5, tive um som mais agradavel! E percebi que ao jogar todo o efeito fuzz (potenciometro no maximo) o som ficava meio rasgado!

Como devo proceder????

Tá ficando boa a parada!

O Orange ficou muito F.... Animal!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


Zett RJ
Olá Rapaziada. Para resolver este problema coloque capacitores de 100pF entre o coletor e a base dos transistores. Esta é a única maneira de um FF de Si funcionar bem.
O resistor de 1M deve ser colocado antes da entrada do circuito, ligado ao terra, para descarregar o capacitor de entrada. Tambem uso capacitor de saída de 0,047uF conjugado com potenciômetro de 100K ao invés do de 500K, isto torna o som mais "claro".
Abç

roggerss
Veterano
# out/04
· votar


Embora seja um circuito pra lá de simples, estou levando uma surra!Montei duas vezes o circuito, primeiro o da tonepad NPN, usei Bc 108 e Bc 548, não sei se falhei nessa escolha, quanto as demais peças, tudo OK! a placa está bem feita, mas algo continua errado, pois quando ligo ele e aumento o vol POT 500K, ele dá um ruído horrivel, isso sem conectar nada á entrada.
Consegui o esquema da MKR, em que não se usa o resistor de 2M2, refiz outra placa, e usei dois BC548, deu o mesmo problema, o que será?
Se alguém puder me ajudar, estarei grato. meu msn roggerss_1810@hotmail.com

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


roggerss
Mande um e-mail para mim (mlbertola@hotmail.com) que te envio os esquemas de meu SuperFuzz (um desenvolvimento do FuzzFace).
Abç

roggerss
Veterano
# out/04
· votar


Já lhe enviei o email, e desde já lhe agradeço pela ajuda, gostaria de saber se existe a possibilidade de se construir um pedal de REVERB.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


roggerss
Já te mandei. Espero q vc tenha sucesso.
Abç

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


pedais de reverb, chorus, flanger e o proprio delay , quando são analogicos usam um circuito integrado especial chamado "linha de retardo" (só tão sendo usados atulamente em chorus e flanger) este integrado dá um pequeno atraso (delay) no sinal (sem ser memoria), chorus e flanger são faceis de construir, o dificil é achar este integrado (panasonic MN3001 3002 3003 etc)

pklzo
Veterano
# jan/05
· votar


opa!.. . . . é o seguinte,::::: o meu fuzz face tem um ruido filo da puta que não pára nunca... acho que pode estar relacionado aos potenciometros... . alguém sabe como eliminar esta barulheira?!? poderia ser algum problema de aterramento, já que, quando eu encosto nas cordas da guitarra o zumbido diminui um pouco....
valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu Fuzz Face não Funciona!