GT-2: TL072 ou TLC2262?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


pessoal, alguém pode me explicar pra que serve esse CI?

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


alguém explica pf

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


cada CI é um pre-amplificador, que nem um simples transistor eles simplesmente aumentam o sinal eletrico, este ai é dual (tem dois em cada pastilha), conforme a disposição dos componentes (resistores e capacitores) em volta, se cria funções diferentes com o CI (tipo buffers, filtros de grave e agudo, distorção do sinal, etc). Dependendo da função no circuito, alguns funcionam melhor que outros ex: como oscilador: TLO72 oscila legal, RC1458 num oscila nem a pau, ja como distorcedor os dois funcionam igual.
tudo que se cria com um CI da pra fazer igual usando apenas transistores, mas o CI é muito mais versatil de se configurar.

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


macaco veio

Cara, num amplificador transistorado, o efeito da distorção é feito como?

Tem um processador de efeito??

VLW!!

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


não existe nenhum chip especial para "processar' efeitos de distorção, num ampli transistorizado é feito igual num pedal analogico, CIs amplificadores operacionais (ou transistores) e componentes ao redor configurados de tal forma que se consiga a modificação do sinal do jeito que se quer. Entendendo eletronica se sabe como colocar determinados componentes de forma tal obter tais modificações.
Se o circuito for completamente digital, onde assim que o sinal entra logo é transformado numa especie de codigo, ou seja o desenho da onda sonora original é transformado num outro desenho de onda completamente diferente (grosseiramente falando), tambem é feito da mesma maneira, componentes em volta fazem a modificação da onda, dai então no final é transformado outra vez na onda original neste caso alterada pelas modificações (que foram feitas no sinal enquanto no formato digital). (pedaleiras digitais).
Nos dois casos, se algum efeito é muito usado, então para as fabricas é interessante condenssa-lo tudo num chip só (onde teriam CIs amplificadores operacionais e o maximo possivel de componentes ao redor, ja dentro do chip). ai poderia ser chamado a grosso modo de "chip processador de efeitos".

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


macaco veio:

Vlw pela explicação!!

+1

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


Hei, alguem sabe qual é a melhor opção pra um pré amp (Gostaria de um clean lindo e limpo)


LM1458L:

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-lm1458l-mc1458l-p-3000. html

RC4558:

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-rc4558-p-1036.html

TL072CN :

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-tl072cn-p-1260.html

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


up

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


clean e limpo depende mais do desenho do que propriamente do CI.
1458 e 4558 - uso geral, os equivalentes mais novos ditos de menor ruido são rc4560 e rc4580 e NE5532.
TLO72 é tambem de menor ruido mas tem entrada J-fet (mais alta impedancia e mais caro), bom pra booster.
usar um de baixo ruido ou uso geral (mais barato) pode não ter diferença nenhuma, depende do projeto do circuito. quando não se conheçe bem o desenho é melhor ir no de menor ruido.

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


macaco veio

Cara, brigado, mas quero justamente pra fazer isso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/251231/


(pagina 3 meu comentário)

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


o que a meteoro fez foi aumentar o ganho estupidamente aumentando R17 e colocando o capacitor de 470p para evitar de o ampli pegar estação de radio por causa do ganho alto demais. Usaram o LF453 (j-fet semelhante ao TLO72). O valor do capacitor é alto demais e rouba agudos (botaram alto por causa do ganho estupido), um valor entre 100p a 220p resolveria (maior ganho maior valor para o cap). enquanto mais aumentar o ganho atravez de R17 menos clean vai ficar o ampli.
alguem la no comentario trocou R1 (330K) por 1M e aumentou a impedancia de entrada, o circuito carece de um resistor e um capacitor na entrada, o sinal vai direto no integrado (economia porca da marshal), assim sendo acho 1M alto demais pois pode a entrada ficar mais sensivel ainda a ruidos e estação de radio, R1 ali pode ser em torno de 500k (470k ou 560k).
Pra ter ampli clean tem que ter menor ganho nos estagios de pre e aumentar o ganho no estagio de potencia, no pre satura e distorce.
CI não muda timbre, muda apenas ganho na amplificação, quando se muda o ganho e impedancia se afeta toda a rede de controle de tom la na frente (a coisa não é completamente linear que acompanha a mudança igualmente), então se tem a impressao que o timbre tambem alterou (o que então não deixa de ser verdade, muda muito pouco mas muda) mas não o CI por si proprio.

Alex guitar man
Veterano
# out/11 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Bom, tem alguma ideia no que posso fazer nesse AMP pra melhorar o timbre do clean? E a distoção?

Cara a distorção é horrível!

Ah, ele clipa o som usando leds, se eu trocar esses leds por diodos terei uma distorção menos abelhuda e indefinida?

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


apenas trocando valores de componentes sem modificar o circuito fica meio limitado, mas vou indicar as peças onde é possivel mexer e voce faz a seu criterio.
Cada triangulo de CI é um estagio.
No primeiro estagio coloque os valores como o esquema do Marshall, mas aumente R1 (330K) para 560k ou 680k.
No segundo stagio, se precisar dar mais ganho geral no canal clean aumente R5 (22k) para uns 47k (ate 100k no maximo), so aumentara no clean. no boost seria R18 (1M) mas ja ta alto demais (alguns CI entram em pane, depende do CI).
No controle de tom, sugiro trocar C4 por 1000p (.001) pra dar mais brilho e diminuir R7 (33k) para uns 15k ou 22k pra que C7 mate um pouco dos medios pra terra. O controle de tom é muito simplificado ai e não da pra mexer muito, tem que experimentar os valores e observar se fica melhor ou pior.
No estagio de potencia R19 e R20 controlam o ganho, R20 não da pra mexer, ja ta baixo demais, entao pode tentar aumentar R19 (39k) para 47k , 56k, 68k enquanto mais aumentar mais ganho dá (ate entrar em pane). Os valores no esquema ja estão acima do sugerido pelo fabricante do Chip, então puxar um pouco mais so testando. Pode ser que o ruido HUMM aumente tambem (depende do transformador) mas se conseguir dar ganho por ai a distorção é menor que dar ganho pelo pre.
A distorção abelhuda pode se tentar trocar por diodos, se botar dois 1n4148 ali vai virar um DS1 da boss (praticamente o mesmo circuito), pra clipar mais tentar aumentar R18 pra 1M5 ou 2M2 (e ver se CI aguenta sem dar pane) ja que não pode aumentar ganho no primeiro estagio porque compromete o som clean. (teria que mexer em R16 e R3 diminuindo um e compensando no outro, ai ja complica).
Tudo isso é baseado apenas analisando a função das peças, não conheço o som desse ampli, entao pode ficar melhor ou pior. Estes amplis pequenos depende muito de um melhor alto falante pra soar melhor.
Fazer modificações direto na placa sem ter uma placa de testes é outro problema de solda e dissolda.
Isso é tudo que da pra fazer sem complicar muito.

Alex guitar man
Veterano
# out/11
· votar


Cara muito obrigado, gostei da ideia de trocar os diodos!

Vc conhece o nitrus drive?

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


não, apenas ja ouvi falar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a GT-2: TL072 ou TLC2262?