Sansamp GT-2, Verdade.

    Autor Mensagem
    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: A11anF1y


    Oi pessoal,

    Vi aqui que falaram que os TLC2262CP são os chips originais do GT-2. Não acredito, se vc ver um Gt-2 aberto realmente, verá que não. Veja as fotos tb, elas mostram um chip bem maior.
    Acho que os caras da Sansamp não usariam um chip fabricado por outra empresa, é burrice e entregariam o ouro ao bandido.
    Empresas fazem seus projetos e mandam fabricar seus chips. O esquema do Gt-2 clone existe, pq alguma info vazou, ou o projeto do CI original foi bizurado e comparado com os OPAMP existentes, favorecendo no caso a Texas (já se sabe há muito tempo da boa aceitação dos FET para simular válvulas).

    Eu vi na Tonepad comentários sobre os TLC2262CP, realmente funcionam e ficam com as simulações de MIC bem mais interessantes. Pode substituir todos os chips por este TLC2262CP que fica legal, aliás se substituir por outros de boa qualidade e grande imunidade à ruídos, ficará bom tb.

    O Gt-2 clone é muito bom, porém possui distorção no Marshall e Mesa no modo clean, porém esta é uma outra história.

    Quanto ao novo esquemático do GT-2 pela tonepad, ele é o mesmo do anterior, só mudou a posição dos amplificadores operacionais internos ao chip, o que não muda nada. É uma jogada para vender mais placas (já que o "layout" das placas mudou, não o circuito). Portanto amigos, não foi corrigido erro algum.

    bissinhu
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    hehehhe, como eu imaginava, isso só deu trabalho pra mim q mexo com plakas e agora tenho q ter os dois modelos deispniveis, foda isso né

    bach
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    A11anF1y
    cara realmente ela naum usa o tlc2262, que eh um dual op-amp!!!! ela usa o tlc2264 que e um quad op-amp.
    quer saber qual a diferença? nenhuma!!! alem de o quad op-amp ter 16 pernas!!!

    bach
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu vi na Tonepad comentários sobre os TLC2262CP, realmente funcionam e ficam com as simulações de MIC bem mais interessantes. Pode substituir todos os chips por este TLC2262CP que fica legal, aliás se substituir por outros de boa qualidade e grande imunidade à ruídos, ficará bom tb.


    fica exatamente igual ao gt2 original, pode ver no site www.pisotones.com os cara compararam com o original e ficou igual.

    O Gt-2 clone é muito bom, porém possui distorção no Marshall e Mesa no modo clean, porém esta é uma outra história.

    com os TLCs isso nao acontece!

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu uso no meu gt2 4 tl072, e o modo clean do marshal e do mesa distorcem? será que usando 1 tl072 e 3 tlc2262 conserta isso?

    CaCo_
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nIgHtWoLf
    acredito q se nao tirar tudo da uma melhorada boa na distorçao do modo clean

    bach
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    o projeto original e CI1- TL072 CI2,3,4 - TLC2262

    com isso fica identico ao original e não distorce no clean do marshall e do mesa

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nIgHtWoLf


    Tô sumido sim, estive um tempo fora em longas viagens à trabalho.
    Distorce sim, com o TLC2262 muda muito pouco. O problema é na polarização do CI.
    Já mudei os meus cis tb, uso o TLC2262 (fiz várias combinações com eles e os TL072). Agora, no modo clean eu já resolvi metade da distorção, mudando o valor de alguns resistores. Quando eu descobrir a filtragem usada em detalhes, poderei resolver. Falta é tempo, :-).

    crowley666
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    A11anF1y
    tava sumidão, hein?

    kaskudo
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: kaskudo
    · votar


    A11anF1y
    Acho que os caras da Sansamp não usariam um chip fabricado por outra empresa, é burrice e entregariam o ouro ao bandido.
    burrice seria eles gastarem milhões de dólares para desenvolver um ci que já existe no mercado... se fosse pelo menos um dsp ou microprocessador...
    muitas empresas tb fazem isso, e além disso nÃo sÃo ci's dedicados, sÃo operacionais com N aplicações além desta. pra que gastar uma fortuna prá reinventar a roda??

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    kaskudo
    burrice seria eles gastarem milhões de dólares para desenvolver um ci que já existe no mercado...

    Desenvolver CIs e fabricá-los não é tão caro assim como vc pensa. Uma fornada com 1000 CI´s dedicados não custa milhões, não passa nem de 100 mil. Já inventaram o Synopsys a bastante tempo, e com ele é fácil projetar CI´s´, principalmente os básicos.

    pra que gastar uma fortuna prá reinventar a roda??

    É uma questão de sigilo tecnológico. Imagine vc criando um circuito fodasso de distorção. Vc deixaria a mostra o modelo do CI usado?
    Considere que vc poderia usar seus próprios CI´s fabricados a um custo mais baixo, do que comprar de um Fabricante.
    Quanto vc acha que a Tech21 perderia com clones de seus produtos, feitos com os mesmos integrados?
    Se o modelo do CI está estampado, pq usaram o TL072 antes?

    A microeletrônica ( de uns 10 anos para cá) hoje é viável e barata, vide os produtos de camelô.

    bach
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    1000 CI´s dedicados não custa milhões, não passa nem de 100 mil

    isso equvale a um custo de 100 por ci!!! enquanto um tlc Não custa nem centavos (em gde quantidade!) alem de ser u otimo op amp!

    É uma questão de sigilo tecnológico. Imagine vc criando um circuito fodasso de distorção. Vc deixaria a mostra o modelo do CI usado?

    o fransico penha do tonepad, não sabia que eles usavam os TLCs (?) tanto que ele usou um generico, o TL, e vc poderia usar qq outro dual op-amp que iria funcionar, mas o cara deve ter testado e chegado a conclusão que os TLs eram os que mais se aproximava ao som do original, mas não eram iguais! os cara da sansamp não deixaram a mostra que eles usavam um TLC, foi um cara russo que descobriu isso não sei como! e um TLC não eh tão facil assim de achar (pelo menos no brasil)

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    bach
    isso equvale a um custo de 100 por ci!!! enquanto um tlc Não custa nem centavos (em gde quantidade!) alem de ser u otimo op amp!

    Eu fiz uma estimativa me baseando em um processador RISC que estudei o projeto. No caso de um OPamp, ficará bem mais barato, principalmente se for feito em larga escala.

    o fransico penha do tonepad, não sabia que eles usavam os TLCs (?) tanto que ele usou um generico

    Ele não menciona os TLCs, quem fala isso é um dos caras que montaram. Tanto é que na especificação original não estão inclusos os TLCs.


    e vc poderia usar qq outro dual op-amp que iria funcionar, mas o cara deve ter testado e chegado a conclusão que os TLs eram os que mais se aproximava ao som do original, mas não eram iguais!

    OK, não disse nada contrário a isto.

    os cara da sansamp não deixaram a mostra que eles usavam um TLC

    Concordo, só confirma minha posição.

    foi um cara russo que descobriu isso não sei como! e um TLC não eh tão facil assim de achar (pelo menos no brasil)

    Ele podia ser de qq nacionalidade, não há evidências que ele descobriu realmente, ele pode ter feito o mesmo caminho do Francisco. Na Rússia deve ser mais difícil que aqui. Eu posso postar amanhã na tonepad que usei um XZSE##%!!!44455ls e ficou bom. Quem tá dizendo que é o original é vc, não o cara que postou a experiência.


    Repetindo, o Clone é excelente, muito próximo do original e conpensa montá-lo.

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vamos fazer o seguinte:

    Se os caras da TECH21 compram os CI´s que usam no projeto, é só descobrir o fornecedor, e sabendo o fornecedor chegaremos ao modelo. Fácil, não?
    Eles não são bobos não.

    bach
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    A11anF1y

    eu me basiei neste report

    http://www.pisotones.com/GT2/GT2.htm

    os caras falam que experimentaram o original e comparara, com o que eles montaram e dizem que ficou exatamente igual, e realmente eu escutei o som que eles gravaram.
    eu não montei ainda o pedal mas vou começar logo e ja tenho ate os TLCs.

    e olha cara, eu acho que eles não tem por que desenvolver um CIs exclusivo ate pq a sansamp não eh uma empresa tão grande assim, e se fosse o caso, a marshall -essa sim eh grande!- faria seus proprios chips, mas ela não faz! isso tudo significa custo adicional! eu ja desmontei o meu marshall que eh um solidstate e vi que eles usam o JRC4558 e um LM3858 na potencia, o bluesbreaker tb da marshal usa os TLs072, e eu ja desmontei tb varios outros amplificadores marshall e nenhum tem peças "marshall".
    mesma coisa as valvulas, que eu acredito que deva custar menos pra mandar fazer ate pq requer menos tecnologia, mas as empresas não mandam fazer elas usam as mesmas que são encontradas no mercado!

    e eh claro que eles não são bobos!!!!se eles fossem nuncam teriam chegado ao topo!o que acontece e que os experts em eletronicas pegaram os esquemarios e desenvolveram seus proprios projetos clones dos originais.isso não eh de agora e nem por causa da internet, isso sempre existiu!

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    bach


    Eu tb eu não montei ainda o pedal mas vou começar logo e ja tenho ate os TLCs.

    Cara eu montei este pedal há uns seis meses atrás e digo a vc, a diferença entre TL072 e TLC2262 é muito pequena e muito pouco perçeptível. Eu deixei o meu com o IC1 sendo um TLC2262 (diferente do que diz o site) pois nesta configuração o som ficou mais vintage (no MIC classic).


    e olha cara, eu acho que eles não tem por que desenvolver um CIs exclusivo ate pq a sansamp não eh uma empresa tão grande assim

    Pode ser, mais não acredito pois eles inovaram com simulação de amplif. (depois do Tom Scholz) e queriam segredo na época (SansAmp Classic). Não precisa ser uma grande empresa para mandar fazer um integrado. Até a própria texas poderia fazer uma alteração sutil e fornecer a eles o que queriam.

    eu ja desmontei o meu marshall que eh um solidstate e vi que eles usam o JRC4558

    O meu Marshall tb foi desmontado e o estágio de distorção possui dois JRC4558. Mas é muito tosco, não vale nem copiar.

    o que acontece e que os experts em eletronicas pegaram os esquemarios e desenvolveram seus proprios projetos clones dos originais

    Experts??? Desenvolveram??? Próprios projetos???
    Eles copiaram o esquema e substituiram os CIs pelos os mais usados (ou manjados) no mercado (por não saberem quais são os originais). Isso sempre existiu, a Giannini já copiava os valvulados famosos desde a década de 70. Veja bem copiava, com minúsculas alterações previsíveis.

    Quem projeta e inova, pensa no que está dentro do CI e não usa um em particular. Se fosse o contrário, ninguém produziria microprocessadores, pois a Intel já os faz.

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Esqueci de falar uma coisa muito importante.
    Na minha opinião, o GT-2 é muito bom, tem um som do cacete, mas sinceramente, CONTINUO TOCANDO COM O MEU V-AMP 2, e não abro mão dele de jeito nenhum para usar o GT-2. Ainda bem que montei, pois se tivesse comprado, estaria muito puto, pois ele não vale o preço que têm.

    elbartman
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    pessoal, eu estou querendo a opinião de vcs:
    eu não entendo nada de montagem de pedais, etc...
    irei com o tempo, tentar montar algum, mas este não vem ao caso.
    eu to muito afim d ter o Gt2, mas eu não tenho $$$ o bastante... estou vendo com um kra q faz pedais para q ele faça este para mim...
    a pergunta é: vale a pena comprar um clone do Gt2?
    quando vcs acham q iria sair o preço? e o pedal, ele é
    igual o original??

    me respondam por favor!!!
    valeuz!

    kaskudo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    elbartman
    se for até uns r$200,00 vale. nem tanto pelas peças, mas pelo trabalho.
    A11anF1y
    Quem projeta e inova, pensa no que está dentro do CI e não usa um em particular. Se fosse o contrário, ninguém produziria microprocessadores, pois a Intel já os faz.

    já trabalhei com equipamentos de automaçÃo industrial e bancária, hoje trabalho com eq. de telecomunicação e te digo uma coisa: numa mesma placa fabricada pela siemens, pode-encontrar ci's da intel, motorola e da própria siemens, que por sinal fabrica quase de tudo que se pode imaginar... o que mais se vê hoje em dia é terceirização de produçÃo, as grandes fábricas preferem simplesmente montar o produto, assim como as montadoras de automóveis. a caixa vem de um fabricante, a placa de outro, a fonte de um terceiro e assim vai. esse modelo de produçÃo de se fazer desde o ci até o knob já está superado a anos...

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    kaskudo
    esse modelo de produçÃo de se fazer desde o ci até o knob já está superado a anos...

    Eu sei disso amigo, e não mencionei este tipo de estratégia feita pela Tech21. A terceirização é tão alta que a própria Tech21 vende o wah fatboy onerr com outro nome e como produto dela (absurdo).

    Uma empresa não pode (pelo menos não é razoável) produzir todos os componentes de um produto eletrônico. É natural, seria muito complexo e inviável financeiramente.

    Se vc quer fazer um projeto inovador, vc não pode ficar agarrado e limitado aos CI's que existem e a partir deles fazer o projeto. Vc pode fazer o projeto todo discreto e depois aproximá-lo de um integrado já existente e limitar e acomodar suas idéias e experiências ao integrado em questão. Entretanto se vc não quer limitar seus objetivos, vc pode mandar fazer este integrado igual ao seu projeto discreto sem tirar nem pôr. Quais as vantagens desta última aproximação? Produto feito por vc integralmente e fiel as suas idéias, sigilo do projeto, proteção, etc... A Tech21 não precisa fabricar o CI, ela pode pedir a uma Foundry para fazê-lo (isto é terceirização).


    Imagine vc tendo que aceitar e usar um CI que usa um resistor para base de un transistor e polarização não ideais à sua idéia original? Como mudar o valor deste resistor? Só fazendo um outro. Já fiz muito projetos limitados, eu fazia o circuito do zero, simulava no Spice, e depois tinha que adequar à um CI existente. Fiz tb muito circuito e felizmente consegui integrá-los.

    A única maneira de se obter o projeto original do GT-2, é acessar a sua patente (existe um site americano de patentes que já acessei várias vezes), e nela obter o descritivo do produto (é obrigatório para se patentear). A partir da descrição, obter o CI que integra o projeto original (discreto). Isto só será válido se o GT-2 for petenteado.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    A11anF1y
    cara vc esta sumido mesmo hein?!?!
    deixa um contato ae mano...tipo icq...mail...gostaria de algumas opinioes suas sobre alguns compoentes...

    van halen
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Queria pedir um grande favor a quem puder fazê-lo: faça duas gravações, uma com um GT2 ORIGINAL e outra com um genérico, com o mesmo equipamento e tocando a mesma coisa. Depois, disponibilize os arquivos na Internet.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sansamp GT-2, Verdade.