É normal alguns pedais de Guitarra esquentarem?

    Autor Mensagem
    DaronMalakiHaammett
    Membro Novato
    # 08/mai/23 15:50


    Comprei um Nux Solid Studio usado e notei que ele está esquentando um pouco a carcaça e está com um consumo de 200mA mesmo quando as simulações de MIC e AMP estão desligadas(tenho multímetro por isso conseguir medir) em Bypass no caso gostaria de saber se isso é normal

    LeandroP
    Moderador
    # 08/mai/23 19:23
    · votar


    DaronMalakiHaammett Baseado no meu achismo, não é normal um pedal esquentar. Nunca vi isso acontecer com algum pedal meu. Eu tive uma pedaleira antiga que esquentava um pouco próximo à entrada de energia (a fonte da pedaleira era interna).

    Schelb
    Veterano
    # 08/mai/23 20:51
    · votar


    Eu já vou no meu achismo no oposto do LeandroP .. haha .. porque é comum componentes eletrônicos esquentarem, então imagino que dependendo do projeto pode acontecer sim de esquentar, mesmo os pedais analógicos vão esquentar em alguma medida insignificante, mas pedais digitais como este já podem esquentar mais. Eu pesquisaria sobre esse pedal específico por aí.

    JJJ
    Veterano
    # 09/mai/23 09:17
    · votar


    Cara... bota um voltímetro na sua fonte e confere a voltagem... Uma vez, eu tive uma que estava esquisita. Fui medir e... ao invés dos 9V que dizia ter, estava dando 13V!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 09/mai/23 10:35
    · votar


    Eu tenho o NUX Studio Mini (versão pelada do Solid Studio) e ele esquenta um pouco sim. Não entendo nada de eletrônica, mas imagino que pedais desse tipo (IR loader) não deixam de ser um "computadorzinho", então acho que esquentar um pouco é normal. Já ouvi história daquele pedalzinho da Donner que imita um Mesa Boogie esquentar demais. Creio que há pedais que esquentam, e se não for um exagero não há com que se preocupar.

    makumbator
    Moderador
    # 09/mai/23 12:17
    · votar


    Eu tenho um Mooer 500 que esquenta bastante (não ao ponto de ser desconfortável tocar no pedal, mas fica claramente quente). Parece ser normal nesses mini pedais digitais com simulação.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 09/mai/23 13:09
    · votar


    BrotherCrow Já tive esse aí e não me lembro dele esquentando não hehehe DaronMalakiHaammett Um técnico amigo meu fez recentemente manutenção em Nux Solid Studio. Vou perguntar se ele esquentava e se ele anotou o consumo. PS: A dica do JJJ de medir as saídas da fonte é boa. Sempre faço isso com fontes q adquiro antes de ligar pedais nelas.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 09/mai/23 13:28
    · votar


    DaronMalakiHaammett Falei com ele agora. Ele me disse que não notou assim o pedal esquentando anormalmente (de repente esquentar um pouco pode ser normal, como disse BrotherCrow. Isso ocorre em algumas pedaleiras). Pesquisei sobre o consumo desse pedal e ele apresenta consumo em uma faixa abaixo de 240ma, segundo fabricante - condizentes com os 200 que você mediu, Via de regra equipamentos vão esquentar mais q o normal ou por problema/ineficiência da fonte ou problema nos capacitores da fonte interna (qd estes estão com problema [ESR alta] passam a funcionar como resistência). Se ainda estiver encucado, investiga a fonte primeiro, como disse o JJJ.

    Lelo Mig
    Membro
    # 09/mai/23 15:37 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    DaronMalakiHaammett Primeiro ponto é ter certeza que a voltagem de alimentação esta correta, se não há sobrecarga, medindo como nosso amigo JJJ já falou. Se esta tudo "nos conformes" o aquecimento moderado de alguns componentes eletrônicos é normal. Se você pensar que um SSD de computador chega a 60 graus facinho, não é tão difícil mensurar.

    DaronMalakiHaammett
    Membro Novato
    # 16/mai/23 00:02
    · votar


    Obrigado a todos que responderam, e aparentemente era normal sim, fui a casa de um amigo que têm alguns pedais digitais e de fato a maioria deles esquentavam um pouco também, então fiquei mais tranquilo(bom só seria ruim se todos estivem com defeito heuheuheu) vlw ai!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É normal alguns pedais de Guitarra esquentarem?