Alguns videos mostrando a diferença de alguns pedais analogicos e digitais,só para ter noção.

Autor Mensagem
RSKD
Veterano
# set/10 · Editado por: RSKD


Não é nenhuma rivalidade nem nada significativo,pois são pedais diferentes,e é por gosto proprio,pra ter uma noção da diferença dos pedais.Eu realmente gosto mais dos analógicos,mas tem quem goste dos digitais.
Delay:
Delay Analógico(de fita/Tape Delay):

Delay Digital:

Distorção:
Analógica:

Digital:
FAVOR PULAR PARA 2:35 m

Reverb:
Analógico/de mola(Esse é meu reverb favorito):
ATENÇÃO: EU ME ENGANEI EM UM REVERB E COLOQUEI UMA SIMULAÇÃO DE ANALOGICO POR ACIDENTE,ENTÃO AQUI VAI O REVERB DE MOLA

Digital:

Chorus:
Analógico:

Digital:

Bom gente,é isso por enquanto,se eu achar mais depois,eu posto aqui,vlws abrazz

janderimperium
Veterano
# set/10
· votar


vo da um saque ai cara
abraço

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Cara que excelente idéia. Curti o tópico.

Eu me amarro em coisas analógicas também, porque puxam bem melhor o timbre natural da guitarra.

Hoje em dia temos muitos guitarristas que curtem a limpeza de som causada pela tecnologia. Realmente traz efeitos mais precisos e que ajudaram a fundar o rock moderno e tudo mais.

Mas eu confesso que acho o som antigo mais bacana em termos de guitarra. Os pedais modernos transformaram a guitarra em algo diferente. Eu curto mais um rock enraizado no blues/country de antigamente (ou das bandas "retro" de hoje) e que dependam menos de tecnologia e tal.

No meu set tenho 2 pedais que usam tecnologia digital, são bons mas comprei eles mais pensando na marca, durabilidade, preço, qualidade geral, do que pensando que são os efeitos mais irados do universo. Quero muito com o tempo adquirir esses puramente analógicos pra poder comparar pessoalmente e ver se vale a pena substituir ou manter os dois estilos.

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Só uma coisa, esse FRV-1 é um reverb digital, apenas simula os springs Fender antigos. Pedal de reverb analógico é uma coisa difícil, só vi uns que eram umas caixas de madeira grandes. Como era um efeito incluso em amplificadores, imagino que o princípio de molas deles exija bastante espaço.

Só comprei um Holy Grail porque não encontrei no mercado um reverb de menos de 150 dólares que não fosse digital, então optei por um bem popular pra não errar. Ouvi falar que tem um hand made que usa o mesmo chip mas tem outro circuito, que soa bem legal, talvez melhor, mas se não me engano custa mais de 200. É um pedal azul. Só não lembro o nome...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


RSKD

Duas falhas, o sample do Fender Reverb na verdade é do pedal Boss FRV-1 que é digital e é uma simulação do Fender Reverb.

No primeiro video, do delay, é um delay analógico transistorizado e não um delay de fita.

Agora eu acho muitas das comparações que você fez totalmente nada haver, pois na maioria é comparar Porshe com Fusquinha 78, o dia que você pegar analógicos e digitais de mesmo nível vai ver que a diferença de qualidade de som é mínima. São coisas diferentes, com propostas diferentes, mas com diferenças bem menos significativas que vai tender muito mais pro gosto ou funcionalidade do que pra qualidade sonora em sí.

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Não achei todas as comparações desequilibradas. A do Chorus sim foi. O Diamond vale 300 dólares, deve ser o preço da Zoom G7 que é uma pedaleira, logo, cada efeito em si tende a ser mais genérico do que efeitos individuais. Mas também não podemos ficar só no preço. Tem muito pedal de 80 dólares ocupando espaço que poderia caber um de 600 as vezes.

Acho interessante comparar os pedais que vivem nas boards de gente famosa. Comprar qualquer coisa com Boss é interessante pois tem zilhões de guitarristas usando Boss. Achei legal comparar um Mega Distortion com um digital, até mesmo o Boss ganhou em termos de naturalidade/transparência.

Ao meu ver a graça dos analógicos é sentir mais o timbre da guitarra do que os efeitos. Os digitais tem muito mais capacidade de transformar o som, podem ser tão perfeitos que ou falta alguma coisa da naturalidade ou estragam o som. Tem gente que adora isso. Eu não curto pois tem um ponto que a guitarra parece que se transforma num sintetizador. Pra tirar um som assim nem precisa mais de um sujeito tocando, é só montar digitalmente uma track... Isso é, considerando alguém que exagere e reverencie tudo digital.

Eu achava isso legal no começo, depois fui sentindo gosto por timbres naturais e vi que não fazia sentido pro tipo de música que eu gosto buscar efeitos que transformem totalmente a natureza do instrumento.

RSKD
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix
Então cara,tipo,não é pra ver qual é melhor e qual é pior assim por dizer,é para apenas mostrar uma diferença mesmo,só pra ter uma noção,entende?

BaseGuitar
Veterano
# set/10
· votar


Pro meu gosto, distorções analógicas/valvuladas e efeitos digitais já estão mais que suficientes.

RSKD
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt
A do Chorus sim foi. O Diamond vale 300 dólares, deve ser o preço da Zoom G7 que é uma pedaleira, logo, cada efeito em si tende a ser mais genérico do que efeitos individuais.
É que tipo,eu não achei um Chorus digital a não ser da pedaleira,e não acho os das pedaleiras tão genéricos assim,um exemplo é na Zoom G1 que tem ótimos Delays e Reverbs,isso eu tenho q admitir.

RSKD
Veterano
# set/10
· votar


falando em efeitos aconteceu um negocio muito bizarro,liguei a distorção depois da pedaleira só pra ver o que acontecia,adivinha o q aconteceu?Um reverb,só que MUITO reverb,mas era muito natural tbm,eu acho q vou estudar isso daí e tentar fazer um reverb mais compacto,barato e poder regular o tanto.

BaseGuitar
Veterano
# set/10
· votar


RSKD

Eu acabei de comprar uma, mais pelos efeitos, acoustic, clean e afinador.

Bom custo benefício.

Delay e reverb não testei pra valer, mas gostei dos timbres.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


RSKD
Então cara,tipo,não é pra ver qual é melhor e qual é pior assim por dizer,é para apenas mostrar uma diferença mesmo,só pra ter uma noção,entende?

O grande problema é que tudo é uma questão de qualidade.

Eu falo por experiência própria, se tu pega um analógico e um digital de mesmo nível a diferença cai mesmo pro gosto, pois a qualidade é a mesma.

Aí tu pega um delay analógico top pra comparar com um Boss da vida, é uma covardia tremenda, e fosse ao menos pra comparar com um Replica Delay.

A comparação dos Chorus também foi muito desigual também. Se for pra comparar com o Diamond, tenta um TC Electronics.

Enfim como disse é como comparar fusca com Porshe, a primeira vista dá pra ver a semelhança, mas acabam bem aí.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: O grande problema é que tudo é uma questão de qualidade.

Ainda, essa qualidade é percebida de maneira diferente para cada seu humano. Isso envolve fatores sócio/culturais, psicológicos e mesmo fisiológicos. Algo altamente cognitivo.

Digo isso baseado no que já estudei sobre cores. Na música, a coisa é bem similar.

Abs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Ainda, essa qualidade é percebida de maneira diferente para cada seu humano. Isso envolve fatores sócio/culturais, psicológicos e mesmo fisiológicos. Algo altamente cognitivo.

Sim, claro que pode, por isso sou um defensor da política de testar antes de usar e não me preocupar com preços. Um exemplo interessante que sempre vejo é com overdrives, as pessoas hoje em dia olham muito pros bem caros, como os Fulltones e Barber, mas um dos melhores ODs que eu já vi na vida foi o Danelectro Daddy-O dos anos 90, e é um pedal que mesmo novo não passa de 130 reais.

E além de lindo com aquele visual retrô dele, é um puta overdrive com EQ de 3 bandas, mas se eu disser isso pro ZeroZen... a conversa vai longe hehehehhee.

Digo isso baseado no que já estudei sobre cores. Na música, a coisa é bem similar.

Sim, mas mesmo nas cores tem signos e significados universais, embora no geral sejam completamente relativos.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


nichendrix

Pois é! :-)

Abs

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=DsFu6CBuBqs&feature=related

Esse Danelectro Spring King é supostamente um reverb analógico com um circuito digital de delay que pode ser "desligado". Bem "compacto" hehe. Ele é absurdamente diferente de um Holy Grail, mas tem que fazer uma comparação melhor pra saber se o som não vai ficar sempre parecendo Surf Music...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Aliás o grande problema da música, até mais que as artes plasticas e visuais e da arquitetura é o fato de que não há materialidade, então a maior parte da experiência está ligada apenas à percepção. Você pode até analisar técnica, construção (tanto na musica quanto nos equipamentos), mas isso tem um impacto mínimo no que está sendo tocado.

Isso faz com que muita coisa seja ligado à capacidade ou não de perceber certos detalhes. Um exemplo foi aquela conversa sobre qualidade de guitarras, onde caras como o MMI percebem detalhes que pra nós passariam batido.

O mesmo vai para pedais, especialmente porque o fator humano tem uma influência enorme, o mesmo set, com as mesmas regulagens usados para tocar a mesma música por pessoas diferentes pode ter sons absurdamente diferentes. Uma vez eu fiz um testo com o equipamento de um colega que usava 2 pedaleiras e uns pedais pra tirar os sons do Gilmour na banda cover dele e com ele tocando, ficava realmente muito próximo, quando eu fui tocar, o som não tinha nada haver, a distorção estava exagerada e muito comprimida, alguns dos efeitos também.

Aí vai ver a diferença no toque, ele tem a mão ultra leve, toca com cordas finas, eu toco com cordas bem grossas então mesmo que com elas eu toque leve, ao tocar da mesma forma numa corda fina, fica muito forte. Então não rolava de eu tocar em um set todo regulado pra um tipo de pegada, de corda e usar o mesmo set pra minha pegada.

janick
Veterano
# set/10
· votar


Se fossem testados os pedais no MESMO setup, mesmo amplificador, mesma guitarra, acho que seria mais válido.

Van_Lorien
Veterano
# set/10
· votar


RSKD
Caralho, tu teve um pingo de bom senso e criou um tópico com utilidade ao fórum! :O
2012 se aproxima.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt

Cara isso é meio conversa pra boi dormir heheheheh

Tipo ele usa um taque de molas e um delay digital, mas o reverb é um efeito todo baseado em delay, logo a mola no fim só tem a função de atenuar um efeito digital.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Só sei que esse papo de analógico/digital /valvulado é sempre polêmico e no final das contas o fator que "bate o martelo" é aquele que você disse e que é quase um mantra: "tem que testar, tem que testar, tem que testar..." Som é algo presencial, justamente o oposto do que tentamos expressar pela Internet, que ajuda, mas não é definitivo, e muitas vezes até engana!!!!!!!

Abs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

E como engana, agora eu acho que essa coisa de analógico e valvulado ser melhor que digital é uma das grandes lendas da internet. Se a gente voltar 10 ou 15 anos atrás ou mais, cada uma dessas tecnologias era muito respeitada, cada uma tinha seu uso e não raro se usava as 3 ao mesmo tempo já que o mais importante era o som.

Só de 15 anos pra cá, quando a internet se popularizou no mundo todo que começou todo esse monte de lendas. Dá pra ver isso até nos preços das guitarras, 20 anos atrás uma Les Paul 1958 era 5mil dolares, hoje é 500mil. 15 anos atrás tu comprava um Twin Reverb vintage por um preço até em conta, não raro menor que o de um novo e quando muito uns 10% acima, hoje é de 3 a 5x o valor de um novo.

E no fim nem adianta que 99% do que tu ouve foi processado digitalmente pelo menos uma vez antes de bater no teu ouvido, o mais comum é ser processado digitalmente em todas as etapas do processo.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: E no fim nem adianta que 99% do que tu ouve foi processado digitalmente pelo menos uma vez antes de bater no teu ouvido, o mais comum é ser processado digitalmente em todas as etapas do processo.

Processado e compactado! Isso quer dizer que um monte de freqüências são jogadas no lixo nessa compactação em prol da redução de Kbytes. Mas, é o que temos hoje e melhor que nada. Só que não da pra acreditar 100% naquilo que ouvimos e, muitas vezes, no que vemos! :-)

Toda vez que eu compro algo pela internet, sei do risco, mas quem não arrisca, não petisca! ;-)

Abs

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
muitas vezes, no que se vê! :-)

Caraca.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Processado e compactado! Isso quer dizer que um monte de freqüências são jogadas no lixo nessa compactação em prol da redução de Kbytes.

Com certeza, mesmo os tais adeptos dos analógicos, gravam nos Pro Tools e Cubases da vida, mesmo eles sempre tacam um reverb, delay ou chorus digital na hora da mixagem pra encaixar melhor na gravação.

Enfim, o único jeito de perceber a diferenreça mesmo é ouvindo, e nessa hora muitas vezes a diferença é nenhuma.

Mas, é o que temos hoje e melhor que nada. Só que não da pra acreditar 100% naquilo que se ouve e, muitas vezes, no que se vê! :-)

Eu já tinha visto algumas dessas pinturas, agora a do leite, eu juro que vi outra coisa acontecendo heheheheheh

Toda vez que eu compro algo pela internet, sei do risco, mas quem não arrisca, não petisca! ;-)

Com certeza, da mesma forma quem não arrisca todas as tecnologias está arriscando não achar o que procurava. Tu jogava fora teu ModFactor porque é digital?

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


nichendrix: Tu jogava fora teu ModFactor porque é digital?

Cruzes! Me interna num hospício o dia que fizer isso. Prefiro rasgar dinheiro! hehe

Abx!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Cruzes! Me interna num hospício o dia que fizer isso. Prefiro rasgar dinheiro! hehe

Se algum dia ficar louco, me avisa onde foi a lixeira que tu fez a loucura, mas sobre o dinheiro, rasga não, me dá que é mais negócio... hhehheheheheh

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Konrad: Caraca.

Meu português tava ruim ou foram as fotos? hehe

Abs

ps. até editei lá...

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Cara isso é meio conversa pra boi dormir heheheheh

Tipo ele usa um taque de molas e um delay digital, mas o reverb é um efeito todo baseado em delay, logo a mola no fim só tem a função de atenuar um efeito digital.


Não entendi o que você quis dizer. Você está dizendo que o reverb desse pedal é digital mas tem molas pra colorir e parecer com os antigos?

Por que o reverb de molas original é bem anterior ao delay.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Meu português tava ruim ou foram as fotos? hehe

Abs

ps. até editei lá...


As fotos, pô! Fantásticas!!

ps. até editei lá...

Tá de sacanagem...... ahha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguns videos mostrando a diferença de alguns pedais analogicos e digitais,só para ter noção.