Pré Amp x Direct Box

    Autor Mensagem
    Rmazur
    Membro Novato
    # abr/22 · Editado por: Rmazur


    Olá, eu tenho uma banda e a gente usa ligação em linha tanto para instrumentos (2 guitarras e 1 baixo) quanto para os microfones (3 mics). Uso uma mesa de som Behringer Arcano am-eq16 saindo para caixas da JBL ativas. Pesquisando melhor, descobri que muito do som "embolado" ou "abelhudo" como dizem pode ser por conta dessa ligação em linha e que isso pode ser resolvido com alguns equipamentos.

    Minha duvida seria, tendo em vista que a compra de um amplificador é inviável, o melhor meio de ligar tais instrumentos na mesa seria usando um pedal de pré amp, um direct box ou ambos? Se tiverem indicações de equipamentos que façam ambas as funções (pré amp e direct box) fico agradecido.

    PS: O som da minha banda é bastante pesado, tendo em vista grunge's como nirvana e alice in chains e heavy metal's como system of a down e iron maiden

    Rmazur
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Esqueci de mencionar que uso cerca de 5 a 6 pedais, alguns com uma distorção bem pesada

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rmazur

    Não ficou muito claro se o som ruim é da "banda toda" ou das guitarras.

    Vejam bem, baixo e vocal, normalmente não costumam ser muito problemáticos ao ligar direto na mesa. Guitarras sim, costumam ficar sem peso, com timbre muito metálico e abelhudo... distorções não costumam cair bem ao serem ligadas direto na mesa.

    Se você conseguir um som melhor das guitarras, ficara mais fácil equalizar os demais instrumentos, supondo que (pelo menos nos ensaios) a batera não precisa ser microfonada então você precisará apenas ajustar baixo e vocal.

    Se for isso que esta acontecendo, eu começaria com pedais simuladores de amps e caixas nas guitarras. Mesmo que você compre um simulador de Amp e um de Cabs separados, vai sair bem mais barato que um ampli, mas possuem simuladores de Amp e Cabs juntos.



    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Algumas soluções de baixo custo:

    1) Pedais preamp da Joyo:
    - Tenho um American Sound, que simula um amp fender. Uso ele como backup pra ligar em linha, qd n posso microfonar ou usar meu fender valvulado.
    Para sons pesados recomendo o Joyo British Sound, versão que simula um Marshall. Tem tb a versão California, mas acho que esse British é mais versátil.
    Aqui ele foi usado inclusive como pedal de distorção nesse segundo
    teste:
    https://www.youtube.com/watch?v=6YDTCwwf2Fw (review em pt)
    https://www.youtube.com/watch?v=AO3Wd-xUB68

    2) Flamma preamp:
    - Esse aqui é bem legal pq tem muiitos recursos e simula vários amps , possuindo um preço muito bom. Tenho vontade de ter um bichinho desses tb para ligar em linha, pois ele possui outros sons nele. No segundo demo ele usa um outro pedal, simulador de gabinetes. Muito bom tb, mas acho q o preamp já vem com boas simulacoes de gabinete e já é suficiente por si só. Eu inclusive uso às vezes um simulador de gabinete em conjunto c meu Am. Sound (até pq eu fiz uma mod nele pra funcionar apenas como "pré" e combinar melhor com sims de gabinete, mas sinceramente ele tb é bom o suficiente sozinho.
    https://www.youtube.com/watch?v=TtorO8ugiAE
    https://www.youtube.com/watch?v=DMUBUE9EqCo
    https://www.youtube.com/watch?v=-97owb6v4wI (review em pt)

    Caso deseje somar futuramente um simulador de gabinete a um deles, tem a sugestão acima do Lelo. Além disso, tem o cab da flamma e o nux mini studio (q eu uso).
    Boa sorte.

    Rmazur
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Valeu galera, ambos me ajudaram muito, saio esclarecido!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pré Amp x Direct Box