Pedais de guitarra guardados

    Autor Mensagem
    GUITARK2
    Veterano
    # jun/20


    Quanto tempo preciso deixar eles ligados na fonte para não estragar(carregar os capacitores)? E de quanto em quanto tempo é bom ligar?Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Olha, depende do pedal, depende dos capacitores e da tensão sobre eles, mas em geral é quase imediatamente, depois de conectar a fonte...

    O problema não é tanto elétrico, mas sim na parte mecânica. Todo equipamento tem componentes mecânicos - como conectores, chaves, e potenciômetros. Eles tendem a sofrer com a ação do tempo, oxidar e/ou acumular poeira, e então gerar ruído...

    Num determinado ambiente, pode levar décadas. Em outro pode levar semanas. Muitas variáveis para uma resposta absoluta.
    Eu parei de ter problema com meu amp valvulado, quando trouxe ele para meu quarto, e passei a tocar com ele ao menos uma vez por mês.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    GUITARK2
    A vida útil deles desligados depende apenas de um fator, a expessura da camada do dielétrico, o dielétrico é o espaço entre as duas lâminas do capacitor, que no capacitor eletrolítico é uma camada de pasta com ácido. Esse acido com o tempo tende a corroer por completo em um lado da làmina (igual uma ferrugem comendo com o tempo), porém quando se liga o capacitor essa "ferrugem" se regenera como se fosse uma pele recuperando de uma ferida. Se o capacitor estiver quase todo "enferrujado" restando apenas um pouquinho ainda sem ferrugem, este mínimo pouquinho ao ser ligado é capaz de regenerar o capacitor por completo. Porem se não existir nem o mínimo pouquinho, aí já era. Quanto tempo leva desligado pra "enferrujar" completo depende do tamanho do capacitor, e o tamanho depende da tensão dele, ex> um capacitor de 1uF/10V funcionando a 8V tende a acabar primeiro do que um de 10uF/50V porque o de 50V precisa ter lâminas mais grossas e camada de acido mais grossa (a reação com 8V em relação a 50V será mais lenta). Por pior que ele seja pode passar pelo menos uns 2 a 3 anos desligados. Eu deixei um pedal Boss uns 20 anos sem ligar, quando eu liguei ele não funcionou imediatamente, levou uns 2 minutos pra começar a funcionar. Voltou ao normal. Logicamente um capacitor Panasonic que custa 15 centavo de dolar vai demorar muito mais a se perder desligado do que um xingling igualzinho de 3 centavos (preços bem aproximados da realidade para 1uF/50V). Dizem que eles ressecam o ácido, não é bem verdade, a reação química fica indo e vindo conforme liga desliga, pode até parecer com bateria recarregavel mas dura uns 50 anos nesse vai e vem antes de secar tudo. Tem a historia de um capacitor que ficou submerso no mar por uns 15 anos, quando foi encontrado o barco o capacitor estava funcionando (isso nos anos 70, com os xingling de agora talvez uns 3 ou 4 anos). Um bom engenheiro evita o uso de capacitores e mais ainda os eletrolíticos (mas a maioria não está nem aí ou são burros mesmo) Entendeu.

    GUITARK2
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ismah
    macaco veio
    Valeu...liguei todos e estão perfeitos...muito obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GUITARK2

    Se não esta usando por algum motivo mas pretende num futuro, crie o hábito de ligar de vez em quando, não precisa ser sempre. 1 vez a cada 3 meses, limpe, tire o pó, acione as chaves e potenciômetros, passe um limpa contatos nos conectores e deixe ligado, um pouco, enquanto dá um trato. Se forem bons pedais irão durar uma eternidade com uma manutenção periódica.

    Se for prá deixar encostado e "sabe lá quando vai usar", venda, faça um dinheiro e compre algo que use.

    Abraço!

    GUITARK2
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Lelo Mig
    valeu....

    JJJ
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: JJJ
    · votar


    Tenho um ou outro aqui sem ligar há anos... Pelo menos estão muito bem guardados, limpos, fechadinhos, com saquinho anti-umidade e tudo mais...

    Não sabia desse lance dos capacitores. Vivendo e aprendendo...

    Já arrumei uma boa desculpa pra "desenferrujar" os pedais e tocar bastante hoje! kkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Eu seria (tento ser) realmente mais periódico, que a recomendação do Lelo Mig...

    Sub_Zero
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Interessante o tópico.
    Estou com uns problemas estranhos no set, tenho uma fonte isolada boa, troquei todos os cabos do set (comprei bons cabos) e infelizmente "perdi" 2 pedais. Meu Keeley Fuzz Head parou de funcionar repentinamente (faz uns 3 meses) e depois meu Keeley Katana tb apresentou uns ruídos estranhos. Mandei consertar, mas em pouco tempo ele voltou a apresentar problemas (quando ligo e depois desligo fica um ruído no som). O mais engraçado é que tenho um clone do OCD da EFX (tem uns 12 anos) e mesmo todo enferrujado funciona muito bem kkkk.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Mas o que está enferrujado é o case ou o circuito?

    Sub_Zero
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ismah
    Enferrujado na parte externa mesmo. Esse OCD eu considerava um pedal frágil e funciona bem há vários anos. Já os Keeley que eu considerava "top" me deixaram na mão. E olha que só uso em casa, toco por hobbie apenas.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    É que isso é algo extremamente difícil de quantificar. Nesse ponto, os reviews são muito poucos, e a própria preocupação do pós-venda não é grande - afinal, já venderam, já passou a garantia legal... Lá no fundo, alguns querem é que estrague mesmo, para vender outro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais de guitarra guardados