Problema com ruídos

    Autor Mensagem
    Dhemerson
    Membro Novato
    # nov/19


    Galera, enfrento um problema de ruído meio chato, um pouco acima do normal

    Tenho uma telecaster Eagle blindada
    meu setup de pedais segue:

    afinador > overdrive > distorção high gain > chorus > delay

    todos ligados em uma fonte landscape isolada, com cabos santo angelo fazendo a ligação e mesmo assim dá ruídos, principalmente qnd uso o drive como booster

    teriam mais alguma dica para me dar? qual a diferença do aterramento e a blindagem?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    O ruído acontece somente quando o pedal de drive está ligado? Se sim, isso é normal.
    Blindagem e aterramento são duas coisas diferentes. A blindagem é para interferência magnética, já o aterramento serve para descarregar sobras de energia.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Tem que ir testando pra eliminar as possíveis causas. A primeira coisa que vc deve ter em mente é que singles coils fazem um bocado de ruído naturalmente, e quando vc taca distorção o ruído aumenta.

    Lâmpadas fluorescentes, monitores de computador e outras telas, motores elétricos como de ventilador e semelhantes, tudo isso são coisas que quando estão perto da guitarra gera ruído. Sério cara, aproxima uma guitarra com single coils do monitor do PC pra vc ver, faz muito ruido. O primeiro passo é ver se vc não tem fontes de ruído deste tipo perto da guitarra. Isso é ruído por interferência ou indução.

    Aterramento é bom ter também, evita ruídos que vêm da rede elétrica, que é outro tipo de ruído. O primeiro é interferência, o da rede é outro. Um teste pra ver se aterramento vai ajudar no teu caso e pegar um fio e encostar uma ponta na carcaça do ampli (ou algum parafuso que não seja pintado) e encostar a outra ponta do fio em alguma janela de ferro ou batente de porta de ferro que esteja em contato direto com a casa, coisas chumbadas e tal. Se o ruído diminuir, provavelmente seu aterramento não está suficientemente bom.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    o aterramento serve para descarregar sobras de energia

    E servir de referência de 0 V.

    Dhemerson
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Então manos, o ruído aumenta mais ainda qnd ligo o OD e a distorção, mas até no clean dá pra ouvir alguma coisinha.

    E notei que qnd estou com o pé no chão o ruído aumenta, além de tbm notar que quando mexo nos potenciometros também dá um ruído a mais...

    Gabezorx
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    teriam mais alguma dica para me dar?

    Compre um pedal noise gate/supressor e seja feliz, tem opções para todos gostos e bolsos.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1348319783-joyo-jf-31-noise-ga te-effect-pedal-true-bypass-design-guitar-_JM?quantity=1#position=1&ty pe=item&tracking_id=8db43d12-be1d-429e-bab6-6a4c33d2c37d

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Então manos, o ruído aumenta mais ainda qnd ligo o OD e a distorção, mas até no clean dá pra ouvir alguma coisinha.

    E notei que qnd estou com o pé no chão o ruído aumenta, além de tbm notar que quando mexo nos potenciometros também dá um ruído a mais...


    Isso aí tem cara de ser problema com cabo ou com o jack da guitarra. Vale a pena testar outro cabo, caso seja possível.

    Dhemerson
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Isso aí tem cara de ser problema com cabo ou com o jack da guitarra. Vale a pena testar outro cabo, caso seja possível.

    Eu comprei cabos novos da santo angelo e fiz esse teste, mas diminuiu pouca coisa. O jack eu troquei tem uns 2 meses, mas creio que seja outra coisa na parte elétrica da guitarra mesmo...

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Tem é cara de fase invertida por algum motivo. Isso acontece regularmente no mundo real... Só que não tem receita, é tentativa e erro. A experiência, já te leva mais ao cerne da questão.

    Gabezorx
    acabaramosnicks

    Por que um gate em hardware, se o gate do GR já funciona?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Por que um gate em hardware, se o gate do GR já funciona?


    Eu não partiria para gate também, não. O ideal é tentar achar a "fonte" do ruído e minimizá-lo. Usar de gate só te faz "perder" corpo do som.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Ismah
    Realmente, já vi acontecer isso de fase invertida. Detalhe besta, mas que faz a diferença as vezes.

    Por que um gate em hardware, se o gate do GR já funciona?


    Devo ter perdido alguma parte da conversa, eu não sabia que ele usava o gutiar rig, pelo que entendi, ele tem um board com pedais comuns

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Ih verdade! Confundi os tópicos que surgiram com o mesmo problema, falha grave!

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Usar de gate só te faz "perder" corpo do som

    Não necessariamente, apesar de que os pedais eu acho bizarramente limitados. Entendo que precisa ser pré-configurado, em função de que é um pouco complexo... Só que há uma variação ligeiramente grande entre um instrumento e outro. Sem falar que vejo muito gate depois do drive, quando aí não resolve nada...
    Uso gate em quase tudo ao vivo, pra desencargo de consciência, pra limpar a mix, pra diminuir vazamentos...
    Tem umas tramóias que deve ser a base de funcionamento dos noise supressors...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com ruídos