Preamp direto ma caixa de som

    Autor Mensagem
    brenovm
    Membro Novato
    # nov/19


    E ai galera!
    Eu sou iniciante e não tive muita experiência com pre-amps de pedaleiras, mas eu sei que geralmente você usa o pre-amp pra dar um up no seu amp. O problema é que eu literalmente não tenho um amp no momento (tenho ligado a guitarra direto na caixa de som), e eu queria comprar algo que resolvesse isso na Black Friday ou no natal. Além disso, se eu for comprar um amp tem que ser um que funcione pra guitarra e baixo, e um decente pra isso parece estar custando muito caro.
    Vocês acham que se eu comprar uma Zoom G1XOn da vida e usar os preamps direto na caixa de som vai dar conta? Ou deve dar problema (danificar a caixa, ou não funcionar direito? A pedaleira parece interessante também pq ela já vem com vários efeitos, e eu gostaria de aprender a experimentar com eles tb. Mas se o preamp não funcionar pro que eu preciso aí nem vale a pena.

    Stalingrado
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    Vai funcionar, inclusive as pedaleiras atuais são feitas (a maioria) pra ligar direto em linha, sem precisar passar por um amplificador pra moldar seu som. Ou seja, ligar na tua caixa provavelmente vai soar melhor que se ligasse num amp.

    Que caixa de som é a que você usa?

    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    Stalingrado
    inclusive as pedaleiras atuais são feitas (a maioria) pra ligar direto em linha, sem precisar passar por um amplificador pra moldar seu som.

    Não é assim que funciona! Quando uma pedaleira é ligada no PA em vez de um amplificador específico, ela também passa por um processo de amplificação do próprio PA.

    brenovm

    Você pode ligar numa caixa passiva. Você certamente ouvirá um som, porém, muito fraco (como se fosse fone de ouvido).

    Explicando de uma forma sucinta e genérica, o pré-amplificador recebe o sinal do seu instrumento e pré amplifica (adiciona ganho, reforça o sinal), podendo fazer inclusive um ajuste mais fino de graves, médios e agudos (dentre outros recursos, conforme o modelo de pré utilizado). Depois disso, o sinal vai para o estágio de potência, que é o próprio amplificador.

    Mesmo ligando sua pedaleira direto num PA, ela ainda passa por outro estágio de pré amplificação, que é a mesa de som.

    brenovm
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Stalingrado
    Não é uma muito potente, é uma Alesis M1 320 USB Active.LeandroP
    Mas o preamp dá ao menos um som um pouco mais potente? Seria mais pra eu usar em casa e tocar com amigos de vez em quando, então mesmo que não dê a potência de um amplificador mais robusto se der um gás a mais já ta valendo pra mim.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    brenovm
    Mas o preamp dá ao menos um som um pouco mais potente?

    Sim, o pré aumenta o ganho do sinal. Mas este ganho não é suficiente nem mesmo pra estudar num quarto silencioso.

    Stalingrado
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    LeandroP
    É claro que ela passa por um processo de amplificação, o que quis dizer é que a coloração do som é muito menor e mais fiel num PA do que num amp de guitarra. Não precisa de um amp pra moldar. Sacou?

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Da história toda, alguns pontos passaram batidos...

    geralmente você usa o pre-amp pra dar um up no seu amp

    Não, a função do pré-amp é dar mais ganho. No entanto, o pré-amp de guitarra é tão ruim (tecnicamente falando), que ele muda absurdamente o timbre de um determinado instrumento. E como era o que tinha, o amp passou a fazer parte do timbre do que chamamos de guitarra.
    No baixo também, mas por limitações diversas, é mais comum usar o sinal captado direto do instrumento, ou as vezes processado pelo pré-amp apenas.

    se eu for comprar um amp tem que ser um que funcione pra guitarra e baixo, e um decente pra isso parece estar custando muito caro

    Apesar de que dá pra usar um amp de guitarra com baixo, ou um de baixo com guitarra, as chances de estragar são boas. E proporcionais a quanta grana pode investir.
    Eu tenho um amp de baixo, pra usar com guitarra. Tenho um amigo, que usa um amp de guitarra - um dos primeiros modelos lançados pela Meteoro - com o baixo. O ponto é que o amp de guitarra, com o baixo funciona bem mais forçado.

    Um amp de guitarra, tem mais ganho para que distorça o sinal - outra limitação que passou a fazer parte do som - e é praticamente médio e agudo só. Isso faz com que os AF's usados, não respondam bem a baixa frequência.
    No baixo, já se deseja o som limpo na maioria das vezes. E como o amp e os AF's são projetados para emitir mais graves, naturalmente vai aguentar o tranco.

    Vocês acham que se eu comprar uma Zoom G1XOn da vida e usar os preamps direto na caixa de som vai dar conta?

    Depende a caixa de som. Ela também tem uma faixa de resposta útil.
    Se for essa descrita, com sorte dura uma música com bass, ou tu mora num lugar bizarramente silencioso... Simplesmente falta potência, pra tocar em casa ao menos um amp SS de 30 W.
    Pra desencargo de consciência, não iria arriscar menos de 50 W, salvo se realmente tu toca pra ti, e num lugar que consiga ouvir sua respiração...

    Com guitarra, não deve ficar muito bom, mas já dá uma enganada legal. Um amp SS de 10 W é mais que suficiente pra estudar.
    Ainda assim, falta potência... Não é uma questão de volume, mas de dinâmica do sinal, onde o amp precisa reproduzir um sinal rms baixo, mas picos bem altos... Não é anormal bater picos de 1000 vezes o valor rms.

    A questão de testar efeitos, é bacana. Permite te conhecer efeitos, e ver como usar cada um na música. Mesmo não te servindo, acho uma excelente ideia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preamp direto ma caixa de som