Olá Tudo bom, será que alguem poderia me ajudar ,quais sao os efeitos usados neste solo.?

    Autor Mensagem
    KevinOliver
    Membro Novato
    # fev/19




    https://www.youtube.com/watch?v=E4ERXvnXSRc

    Queria saber que pedais ou efeitos no caso estao sendo utilizados neste solo
    do mestre Steve Lukather se alguem poder ajudar serei muito grato!!

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    KevinOliver

    Cara, é um timbre típico anos 80 e como todo "guitarrista rico" da época, Lukather era adepto dos racks. Digo rico, porque os racks eram muito caros.

    Guitar Rack 80´s

    Então, não são exatamente pedais, eram processadores de efeitos, com recursos mais abrangentes.

    Difícil especificar com certeza, mas para tentar chegar próximo deste timbre eu arriscaria:

    Turbo Overdrive, Chorus ou Flanger, Sustain e Delay.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Lelo Mig
    Bastante compressão, chorus, delay baixo pra dar "ambiência" e drive também leve.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    eu acho que é só chorus com uma boa distorção e delay, com um reverber adicionado na mixagem, o sustain é da própria distorção.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Não acredito em compressores, essa época se prezava pela dinâmica. Que fora esquecido nas duas décadas anteriores.

    É possível que dada a época, já havia alguma coisa de digital, que hoje chamamos de low-fi. Pela natureza da coisa, isso dá uma certa comprimida.
    Cheguei com certa facilidade nesses timbres com a Zoom G1.

    Também é possível que seja o clássico Roland Jazz Chorus (JC). Ou ainda o Roland Space Echo, que é tem diversas versões, algumas com chorus, flanger, reverb, e claro o delay...

    rafael_cpu
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bastante compressão, chorus, delay baixo pra dar "ambiência" e drive também leve.

    Também acho, concordo.

    Ismah
    Não acredito em compressores, essa época se prezava pela dinâmica. Que fora esquecido nas duas décadas anteriores.

    Amigo Ismah, aos meus ouvidos parece claro o uso de compressor. E se usava bastante naquela época. E ele especialmente usava e ainda usa compressor, inclusive em pedal.

    T+

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Ismah
    Anos 80 cara, compressor direto e onipresente em tudo!
    Eu estava na faixa dos 20 anos na época, e já tocava; todo guitarrista da época "dava um rim" por um Boss CS... Eu tenho um colega (Carlos Granja), que tocava só com um pedal de volume e compressor. Concomitantemente foi a "moda" dos overdrives e do chorus, inspirado no som do Andy Summers e do Andrew Belew.
    Qualquer guitarrista de bairro tinha um overdrive da Chorus, Bautner ou Vetron, quem tinha mais grana comprava um chorus importado, Ibanez ou Arion; Boss era para os "filhinhos de papai" (na época um pedal Boss custava o equivalente hoje a quase R$ 1000 golpistas!!!).
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Eu falei o que ele provavelmente usava na época e o que eu usaria hoje para conseguir esse mesmo timbre.

    Me deem os pedais acima citados (Turbo Overdrive Boss, CS Boss, Flanger/Chorus e Delay) e uma superstrato que chego nesse timbre facinho. Não porque sou "bom", mas porque é um timbre fácil pra quem tocou nos 80.

    Como Bertola citou, alguns timbres são marcas dos 80, o próprio Lukather é referência, tanto é que é basicamente o timbre que o Kiko do Roupa Nova usa.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    rafael_cpu
    Mauricio Luiz Bertola

    Pra mim também parece evidente que há uma nivelada no som, mas não sei se há compressor. Isso foi o que quis dizer, desculpem. Estava na estrada, cansado já...
    Alguns aparatos como os citados Space Echo, dão uma chapada, mas não sei muito sobre o funcionamento. Sei que todo sistema de fita, possui um generoso hard limiter.

    Já sobre o uso de pedais... Não dá para medir pelo cara do bairro, o que um conceituado músico de estúdio, morador de LA usava...
    Pra começar, estamos falando dos anos 80, e de um guitarrista estabelecido, como sideman em estúdio - como presumo que saibam, Toto é formado por músicos veteranos, com muita bagagem de estúdio. E por si só, isso é um agravante para se copiar, enfim...
    Não creio que ele usasse pedais em estúdio. Ao vivo é outra história, aí a praticidade fala mais alto - mesmo na época, ao menos até 82 com Toto IV e o sucesso mundial, não creio que tivessem tanta bala na agulha como nos anos posteriores...

    A tentativa de usar compressor é válida, e ver o que fica melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Olá Tudo bom, será que alguem poderia me ajudar ,quais sao os efeitos usados neste solo.?