Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

"Zona morta" em potenciômetros de pedal

Autor Mensagem
      master_splinter
      Membro Novato
      # 11/ago/18 18:50

(ja usei e busca e nao achei nada)

caras, tenho um tc alter ego x4, pedalzao bom, mas os potenciômetros de level, feedback, delay e looper tem uma zona morta muito grande... ele só atuam de 11h até 14h, fora isso nao mudam nada. isso é propriamente um defeito ou é comum ver isso em pedais? ja vi mtos relatos em pedal de vol/wha/aux, mas pedais normais mesmo vi pouco isso. uma vez vi uma mesma reclamação em pedais da fire custom shop.

vcs ja se depararam com isso?

macaco veio
      Veterano
      # 12/ago/18 13:51
      · votar

Isso é uma questão de economia e velocidade de montagem (seja manual ou robótica). O projetista tenta condicionar o projeto de forma a usar todos os potenciômetros de mesmo valor e mesmo tipo de pista interna (é mais rápido de montar quanto é tudo igual e os potenciômetros são comuns não tendo nenhum especial mais caro), e ai nem sempre funciona perfeitamente. É comum tentarem usar tudo de 100KB. Porem se os valores em determinado aparelho estão diferentes entre si, então é projeto que é desenhado por engenheiros feito totalmente na matemática sem teste prático feito por músicos juntando a isso a economia e praticidade de montagem, (exemplo equipamentos da Behringer).

Velvete
      Veterano
      # 12/ago/18 14:05
      · votar

Meu cry baby depois da mod tem uma perda de volume quando está todo levantado (grave). Eu troquei o pot por um tipo Icar que comprei no ebay.

JJJ
      Veterano
      # 12/ago/18 15:45
      · votar

Acontece em pedais caseiros, lata de sardinha e tal. Eu mesmo estava tentando montar um tremolo aqui e penei até achar uma combinação melhorzinha entre resistores, capacitores e o próprio pot, pra evitar isso.

Acho que em pedais de linha, em tese bem planejados por engenheiros e não por curiosos, não devia acontecer (mas o pior é que acontece, às vezes).

master_splinter
      Membro Novato
      # 13/ago/18 18:07
      · votar

valeu galera...

JJJ
      Acho que em pedais de linha, em tese bem planejados por engenheiros e não por curiosos, não devia acontecer (mas o pior é que acontece, às vezes).

isso que eu penso. que chato...

Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # 13/ago/18 19:00
      · votar

Muitos técnicos estão ganhando um "qualquer" fazendo modificações em pedais "de linha" para resolver esse e outros problemas...

JJJ
      Veterano
      # 13/ago/18 19:03
      · votar

Mauricio Luiz Bertola

Verdade. Eu mesmo comprei um "mod" (é o nome que se dá a isso) pra um pedal de distorção da Behringer. O pot de drive ficou muito mais responsivo, com um curso mais suave. Ele era bem abrupto, tipo 8 ou 80, sem meio-termo.

Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # 13/ago/18 21:45
      · votar

JJJ
      Exatamente, embora o problema dos Behringers não seja APENAS esse...
      Abç

Fernando de almeida
      Veterano
      # 11/set/18 12:46
      · votar

macaco veio
      É comum tentarem usar tudo de 100KB.
      2

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a "Zona morta" em potenciômetros de pedal