"Zona morta" em potenciômetros de pedal

    Autor Mensagem
    master_splinter
    Membro Novato
    # ago/18


    (ja usei e busca e nao achei nada)

    caras, tenho um tc alter ego x4, pedalzao bom, mas os potenciômetros de level, feedback, delay e looper tem uma zona morta muito grande... ele só atuam de 11h até 14h, fora isso nao mudam nada. isso é propriamente um defeito ou é comum ver isso em pedais? ja vi mtos relatos em pedal de vol/wha/aux, mas pedais normais mesmo vi pouco isso. uma vez vi uma mesma reclamação em pedais da fire custom shop.

    vcs ja se depararam com isso?

    macaco veio
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Isso é uma questão de economia e velocidade de montagem (seja manual ou robótica). O projetista tenta condicionar o projeto de forma a usar todos os potenciômetros de mesmo valor e mesmo tipo de pista interna (é mais rápido de montar quanto é tudo igual e os potenciômetros são comuns não tendo nenhum especial mais caro), e ai nem sempre funciona perfeitamente. É comum tentarem usar tudo de 100KB. Porem se os valores em determinado aparelho estão diferentes entre si, então é projeto que é desenhado por engenheiros feito totalmente na matemática sem teste prático feito por músicos juntando a isso a economia e praticidade de montagem, (exemplo equipamentos da Behringer).

    Velvete
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Meu cry baby depois da mod tem uma perda de volume quando está todo levantado (grave). Eu troquei o pot por um tipo Icar que comprei no ebay.

    JJJ
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Acontece em pedais caseiros, lata de sardinha e tal. Eu mesmo estava tentando montar um tremolo aqui e penei até achar uma combinação melhorzinha entre resistores, capacitores e o próprio pot, pra evitar isso.

    Acho que em pedais de linha, em tese bem planejados por engenheiros e não por curiosos, não devia acontecer (mas o pior é que acontece, às vezes).

    master_splinter
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    valeu galera...

    JJJ
    Acho que em pedais de linha, em tese bem planejados por engenheiros e não por curiosos, não devia acontecer (mas o pior é que acontece, às vezes).


    isso que eu penso. que chato...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Muitos técnicos estão ganhando um "qualquer" fazendo modificações em pedais "de linha" para resolver esse e outros problemas...

    JJJ
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Verdade. Eu mesmo comprei um "mod" (é o nome que se dá a isso) pra um pedal de distorção da Behringer. O pot de drive ficou muito mais responsivo, com um curso mais suave. Ele era bem abrupto, tipo 8 ou 80, sem meio-termo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    JJJ
    Exatamente, embora o problema dos Behringers não seja APENAS esse...
    Abç

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/18
    · votar


    macaco veio
    É comum tentarem usar tudo de 100KB.
    2

    Velvete
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Meu cry baby depois da mod tem uma perda de volume quando está todo levantado (grave). Eu troquei o pot por um tipo Icar que comprei no ebay.

    O problema ocorre quando o espectro do pedal gira abaixo de 400-450 Hz. Para corrigir, é preciso mexer em um ou dois capacitores. Eu até tive sucesso nessa parte, mas prejudiquei outras...rs as trilhas da placa estão um verdadeiro cenário de guerra, por isso deixei de lado por enquanto.

    Velvete
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Ou melhor...

    O problema era o casamento entre os transistores.

    Um BC457B no Q1 sempre soou bem, mas dependendo do transistor do Q2 o range fica prejudicado ou ocorre microfonia. Para corrigir o problema é preciso trocar o transistor ou polarizar o resistor do coletor.

    No Q2, um transistor com hfe entre 300-400 parece ser adequado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Zona morta" em potenciômetros de pedal