Efeitos DIY sem gastar quase nada e sem morrer eletrocutado.

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18


    Proponho levantar uma relação de soluções alternativas para quem não dispõe de capital para comprar sequer um pedalzinho.

    Qual é a distorção mais barata que conseguimos fazer em casa, com poucos recursos?

    E o fuzz?

    O overdrive?

    O reverb?

    O delay?

    ...

    makumbator
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Fuzz. O projeto de fuzz do Bertola é barato e simples.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Ninguém morre eletrocutado num sistema desses...

    Gabezorx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    entamoeba
    Quanto em R$ seria quase nada?

    Porque tem pedais chineses por menos de R$100 que são bem razoáveis.

    A não ser que seja pelo aprendizado no processo, aí também já vendem kits com os componentes prontos, só montar...

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Ismah
    Ninguém morre eletrocutado num sistema desses...


    Depende da ousadia do projeto rsrsrs

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Gabezorx

    O mínimo possível. Se der para fazer algo com 40 centavos, tá ótimo! Mas talvez estejamos falando de 20, 30, 60 reais. Não sei dizer.

    O que precisamos para um efeito? Um par de jacks, meia dúzia de componentes eletrônicos (potenciômetros, capacitores, CIs, resistores, sei lá mais o que existe).

    Ismah
    Ninguém morre eletrocutado num sistema desses...

    Foi uma hipérbole com intenção cômica.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    entamoeba
    Cara, acho que vc vai gastar no mínimo uns R$50 pra fazer um projeto com componentes decentes, (isso chutando por baixo e começando por um fuzz) pelo sim pelo não eu preferiria comprar pronto ou da china mesmo, a não ser que tu queira começar a desenvolver isso, aí sim vai fundo.

    ogner
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Fuzz é mais barato. Mas tenho quas
    Cx e chave 3pdt sao os mais caros... Placa e componentes sao bem baratos. Mas vai ter q adiquirir um furador de placa e as paradas pra corroer a placa..investimento inicial...hehe

    ogner
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Ah, ferro de solda e solda..

    HortaRates
    Membro
    # fev/18
    · votar


    O grande problema também é a localidade. Eu moro em BH que é uma capital relativamente grande do sudeste, e não se encontram chaves 3pdt por aqui. Só pela internet, comprando de SP. Assim, só as chaves já saem uns 50 conto. Eu acho que se o budget for muito baixo mesmo, vale a pena comprar um pedal Gianinni Axcess ou Behringer, por exemplo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Hão de convir que chave 3pdt não é essencial.

    Um troço desses não bastaria?

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742723756-boto-switch-h-6x6x5m m-para-arduino-_JM

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Olha esse aqui:

    http://guitarpedalbuilders.blogspot.com.br/2012/05/electra-distortion. html

    Três resistores de 2 reais;
    Um transistor de 5 reais;
    Dois capacitores de 10 centavos;
    Dois diodos de 3 reais;
    Dois jacks p10 de 3 reais;
    Conector p/ bateria de 50 centavos.

    R$ 23,70.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Fuzz



    Gabezorx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    entamoeba
    Vai fundo, mano, se a Fire faz um fuzz num chaveiro e no ML tem Fuzz Face na lata de sardinha por R$50...

    HortaRates
    Membro
    # fev/18
    · votar


    entamoeba
    Cara esse botão não funcionaria porque é necessário um que tenha 2 estados, porque tem que comutar entre o circuito funcionado e o bypass. Sem usar uma chave de 2 estados daria pra construir um pedal que estivesse sempre ligado hahaha
    Existem Chaves de 2 estados mais baratas que as 3pdt ou dpdt, só que não aguentam pisão, teria que trocar na mão. Seriam chaves semelhantes à que amps usam pra trocar de canal no painel.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    entamoeba
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=tf5qc28bn25kahah cg31kg94k3&page=mfuzzbertola
    https://www.youtube.com/watch?v=gpwb9dYrUVM
    https://www.youtube.com/watch?v=xs8YAj6rTAE
    https://www.youtube.com/watch?v=iRceWHhtKHk

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Alex guitar man

    Ali só tem alta tensão... Coisa de 1 a 200 kV talvez, mas não tem capacidade de corrente... Em geral dá para aproximar fácil o dedo das Bobinas de Tesla, e o máximo que se sente é um formigamento - bem menos do que os cagaços num microfone... É o que precisa para ionizar o ar, mas fica inviável alguma corrente matadora...

    1 kV / 1 MΩ (da pele*) = 0,001 A ou 1mA... Nada significativo...

    * Pele seca, sem ferimentos...

    entamoeba
    HortaRates
    Um troço desses não bastaria?

    Dá para optar por flip flop, que pode até ser mais eficiente que a chave de duas posições. Eu usaria buffer também, mas se a ideia é reduzir custos...

    Ordinaire
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Ordinaire
    · votar


    Cara, não precisa comprar essas chaves super caras não, aqui em sampa na Mult Comercial custa R$ 8,50 uma chave DPDT que dá pra fazer pedais tranquilo.
    http://loja.multcomercial.com.br/chave-foot-switch-dpdt-para-solda-fio -pbs-24-202.html

    Ela tem 6 terminais, acabei de fazer uma esquema no paint de como ela vai funcionar no circuito, não tá muito bonito não mas dá para entender heuheuheuhe:
    Esquema
    A parte negativa do circuito não precisa ser comutada, ela não vai ter influência em nada, então tecnicamente se você encontrar uma chave dessas só que de 3 terminais, também serve.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Some o frete para BH, e temos uma chave de 20 pila...

    tecnicamente se você encontrar uma chave dessas só que de 3 terminais, também serve.

    Está sugerindo deixar a saída ligada? Precisaríamos uma altíssima impedância na saída do circuito, e ainda assim temos chance de sinal "voltar" pro circuito... Fica porco, ninguém usa assim, porque é mais problemas que soluções.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Ordinaire
    · votar


    Ismah
    Se nao quiser deixar a saída ligada, isso se resolveria facilmente com um LED e um LDR, juntando os 2 um termo retrátil escuro, daí é só colocar a parte do LDR na saída do circuito com o jack, e o LED para ter o negativo comutado comutado pela DPDT. Assim quando a chave estiver em bypass a resistência do LDR fecharia o circuito sem riscos de feedback. Ou até mesmo com um relé dá para fazer, só que dá barulho na comutação.

    (Edit)
    De qualquer maneira, o esquema acima estava meio cagado mesmo, um verdadeiro desperdicício para uma chave de 6 polos, esquema mais eficaz abaixo:
    Esquema

    macaco veio
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Apenas completando o título do post.
    Efeitos DIY sem gastar quase nada e sem morrer eletrocutado e sem estudar eletrônica.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    macaco veio
    e sem estudar eletrônica.

    Quando tinha uns 18/20 anos, cansei de pegar esquemas e fazer. Tudo o que eu sabia era soldar.

    O que me motivou a fazer o tópico foi pensar que moramos em um país extremamente pobre e que um pedal de "cenzão" é caro para quem ganha um salário mínimo, paga aluguel, transporte, luz etc.

    Pensei até em fazer uns efeitos para doar.

    HortaRates
    Ismah
    Ordinaire
    Se for para tocar punk rock, ligado direto não é problema! Se a chave for cara, vai sem chave.


    Mauricio Luiz Bertola
    Beleza de projeto! Quando sair de férias, vou tentar montar um pra mim!

    Gabezorx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    entamoeba
    Doa um fuzz do Bertola pra mim?? kkkk

    Casper
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Delay com mangueira de jardim:



    ERC
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Monte o MicroFuzz do site www.fxartisan.com.br. O site fornece uma apostila de montagem passo a passo, e há promoções com placas de circuito impresso grátis.

    Buja
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Casper
    Pra fazer um delay a la The Edge, precisariamos de....deixa eu ver...
    Tem musicas que ele usa 3 delays em cascata, cada delay chegando a ter 500ms: Digamos 1500ms = 1,5s

    Velocidade do som no ar = 343 metros/seg
    x 1,5 segundos = MEIO QUILOMETRO de mangueira !!!!

    Prefiro o pedal !
    Mas com certeza não tem pedal tao analogico quanto meio km de mangueira hehehe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos DIY sem gastar quase nada e sem morrer eletrocutado.