Chorus MXR ligado no loop ocasionando perda de volume

    Autor Mensagem
    pedbrandao
    Veterano
    # jul/17


    Fala pessoal, beleza?

    Eu "aprendi" que efeitos de modulação (delay, reverb, tremolo e etc) devem ser ligados no loop. Porém ao testar meu Micro Chorus MXR no loop do meu Marshall JCM 2000 401 achei ele um tanto baixo, como se ele cortasse o volume do pré amp, indo assim um volume mais baixo pro power. Ao testá-lo antes do pré (no input) precebi que ele não ocasiona essa perda de volume, porém não é ideal pois está antes da distorção das válvulas.

    Essa perda de volume ocasionada pelo pedal no loop é normal?

    Obrigado

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    pedbrandao
    Ao testá-lo antes do pré (no input) precebi que ele não ocasiona essa perda de volume, porém não é ideal pois está antes da distorção das válvulas.

    Fera, esse lance de sequencia de pedais existe a mais indicada, mas NÃO é obrigatório, ou seja, pode sim ligar modulações e ambiências sim antes do pré ... Só tem que testar se fica bom ...

    No caso com o chorus, guitas como Edu Ardanuy e Van Halen (caras que não tocam e não entendem "nada" de guitarra e efeitos) usam o chorus antes dos prés e distorções, então acho que vale a pena usar no input ...

    O Micro chorus só tem um controle e os outros parâmetros do chorus são fixos ...se ele fosse um chorus com vários controles, inclusive o de volume do efeito, dava pra colocar no loop.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    É comum a muitos amps ter um atenuador no loop. Tipo assim, se vc colocar só um cabinho ligando o send direto com o return sem nada no meio, ele já atenua o sinal (perde volume).
    Não sei qual o motivo pra isso nem estou afirmando com certeza que é o caso do seu, mas muitos amps são assim. Inclusive, tive um Blackstar HT-40 que tinha uma chavinha no painel traseiro pra vc selecionar qual o nível de atenuação do loop.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Tipo assim, se vc colocar só um cabinho ligando o send direto com o return sem nada no meio, ele já atenua o sinal (perde volume).
    Já vi uns amps assim ...
    Talvez seja para evitar sinais altos entrando nos pedais que estão no loop para não queimá-los, pois os prés aumentam muito o sinal vindo do input ...
    Dá pra usar desse jeito, mas a ligação e as regulagens devem ser sempre fixas - regula tudo, já considerando a diminuição do volume, e não modifica nunca ...

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Fernando de almeida
    Edu Ardanuy e Van Halen

    Eu não chamaria um desses caras nem pra carregar meu case vazio, imagina dizer que entendem de guitarra... Eles podem tocar pra caramba, mas isso não significa que entendam muito da parte técnica... Bem sinceramente, o EVH conduziu e conduz muito experimento, MAS quase sempre na tentativa e erro pelo que entendi das poucas entrevistas sobre isso...

    acabaramosnicks
    Fernando de almeida

    A questão é nível de sinal... Não há um parâmetro para o que é nível de linha, existem variações de -20 dBu a +50 dBu... Ainda há o problema de impedância de entrada do próximo estágio: dentro do amp é calculado, fora é loteria...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Não há um parâmetro para o que é nível de linha, existem variações de -20 dBu a +50 dBu...
    Putz ... Pode crê ... Já tive diversos problemas em ajustes ao vivo ... saída de linha de um equipo muito baixa e em outra saída de linha saturando o canal do mixer ...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Eu já desconfiava mas achei melhor não falar nada do que talvez falar besteira rsrsrs tava só esperando vc postar pra tirar a dúvida

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu também corro o risco de falar besteira, não estou isento dessa! hehehe

    É uma maneira bem simplista o que eu falei... Cada caso é um caso... O jeito mais simples é ligar um cabinho e ver o que acontece exatamente... Pode ser o buffer do pedal que está dando contra... Acontece com pedais também...

    De todo modo a forma menos pior de fazer essa ligação que eu achei é com loop sempre ativado, e desarmar os efeitos, mas não é prático e corre-se o risco de diminuir o sinal que entra no power de todo modo...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    pedbrandao
    Eu "aprendi" que efeitos de modulação (delay, reverb, tremolo e etc) devem ser ligados no loop.
    Errado, principalmente quando se trata de chorus.
    Zakk Wylde usa e sempre usou Chorus antes da distorção do amplificador.
    Da mesma forma, Van Halen, referência para muitos guitarristas, usava não só o churus, mas também Phaser e Flanger antes da distorção.
    Esse negócio de que modulação deve ser ligado no loop é historinha da Boss, que projeta suas modulações para ficarem no loop.

    porém não é ideal pois está antes da distorção das válvulas.

    Então, sinto te dizer, mas o micro chorus da MXR foi desenhado exatamente para ficar antes da distorção do amplificador, e sabe porque?
    Ele é um pedal de chorus vintage, ele foi desenhado ainda nos anos 70, e naquela época não existia loop.
    Os pedais mantém a mesma característica até hoje, a única mudança é a chave true by pass.
    Eu tenho um, e é meu primeiro efeito, até antes do wahwah, e eu amo o som dele, bem anos 70/80 mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não sei se é papo da Boss, não...
    Isso tem mais cara de ser algo que rolou na década de 80, com a moda dos efeitos em rack, e a eterna busca pela limpeza no som... Nada marcou mais essa época, que cada coisa milimetricamente no seu lugar.

    Eu gravo guitarra e amp. Modulação, ambiência, vem só depois do mic...
    Estudo ainda uma forma de fazer isso no board, de forma prática - meio que uma forma alternativa do "four cables method"...

    EM TESE, o pré-distorce o sinal, e não afeta a modulação em si, aí o power só amplifica... Faz sentido.
    Mas as vezes é desejado que ocorra o contrário... Eu não consigo bons resultados de um som country ou rock'n'roll assim...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: Paludo756
    · votar


    Ismah
    Cara, pior que o Chorus da MXR, se é que ele está falando do Micro Chorus, e acho que sim, só vai soar bem antes da distorção.
    Tenho um, e é assim mesmo. foi projetado pra isso.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Pode ser, mas o que faria dele diferente? Não consigo imaginar o que poderia ser tão diferente ali...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Depois da distorção, não necessariamente no loop de um amplificador, mas até mesmo depois de um pedal de overdrive ou distorção, o pedal responde de forma diferente.
    O pedal tem apenas o controle de Rate, e este muda muito a sonoridade do Chorus, ele consegue fazer uma sonoridade similar ao flanger com o knob em 9 horas, e um som que lembra caixa leslie em 4 horas, e por aí vai.

    Não sei te dar um laudo técnico do porque ele é assim, só sei que é assim.

    O novo Guitarrista do Judas Priest, Richie Faulkner usa este chorus inclusive antes do Cry Baby signature do Jerry Cantrell, pois o pedal é bem crítico com questão ao pedal que está antes dele, o que acontece também com a maioria dos pedais de Fuzz por exemplo.
    No meu caso ele soa bem após o GCB95, cada caso é um caso.

    Existem muitos pedais temperamentais, e a ordem em que está na cadeia altera totalmente o funcionamento, e o micro chorus da MXR é um desses casos. Mas possui uma característica sonora muito interessante, ao meu ver, tanto para sons limpos quanto com distorção, após ele na cadeia.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não estou bem convencido, mas não tenho o equipamento para testar. Então resta o silêncio.

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Cara, eu e o pedbrandao já constatamos a mesma coisa
    tá duvidando ainda? kkk

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não cara, não estou duvidando que soou melhor.
    Mas estou desconfiado que só soou melhor para o que vocês queriam assim, e não que foi projetado para ser assim.

    Estudando um pouco, me parece que é derivado do M134 não?

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: Paludo756
    · votar


    Estudando um pouco, me parece que é derivado do M134 não?

    To meio perdido, derivado do M134 quer dizer que ele veio depois ou antes?
    Enfim, dá a entender que são similares, principalmente pela cor né?
    Porém, este Stereo Chorus já vi sendo utilizado depois das distorções, inclusive o Slash e também o Zakk Wylde já usaram um desses, o primeiro depois das distorções e o segundo antes das distorções.
    Curioso que o Zakk não usa delay, a não ser com som limpo, o Chorus antes das distorções dá mais característica de ambiência, e o micro chorus é muito bom pra isso, consegue dar aquela sensação de tocar no banheiro kkkk.
    Podem ser derivados sim, vou dar uma procurada sobre o assunto.

    Sobre o lance de ser projetado para funcionar antes do loop (ou pedal de over ou dist) faz sentido se tu pensar que na época que ele foi criado só se usava modulação antes da distorção, e o circuito é o mesmo até os dias de hoje.
    Não é que ele foi projetado pra funcionar bem somente antes das distorções, é que ele foi projetado para esta situação que era única na época. Talvez seja detalhe bobo de impedância de entrada e saída, o que faz sentido pelo pedal causar perda de volume no loop do amplificador entendeu?

    desculpa escrever tanto

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Derivado quer dizer que partiram do circuito do M134 para chegar no MicroChorus... A MXR sempre fez associação de cores, como várias empresas do ramo fazem... Mas claro, não vamos pirar e dizer que o Distortion+ tem a ver com o M134 também...

    este Stereo Chorus já vi sendo utilizado depois das distorções

    Tá, mas o Micro Chorus também deve ter quem use depois... Não entendo onde quer chegar com isso...

    Não é que ele foi projetado pra funcionar bem somente antes das distorções, é que ele foi projetado para esta situação que era única na época.

    Bicho, pedal de guitarra sempre foi o restolho, a cópia mal feita, do equipo de estúdio... Desconheço algum grande engenheiro que se dedicou a pedal de guitarra... Nego viu o flanger no rack de estúdio achou massa e passou a usar nas seis cordas, alguém usou e emplacou um disco...

    Talvez seja detalhe bobo de impedância de entrada e saída, o que faz sentido pelo pedal causar perda de volume no loop do amplificador entendeu?

    Geralmente é por aí o problema... Buffers que costumam dar diferença...
    Loop em série é horrível... Sempre tem perdas consideráveis

    O valvulado em si, raramente tem funcionamento correto do ponto de vista da engenharia...

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Vcs perdem o seu tempo respondendo e o autor do tópico que é bom neca!!!!
    Ele criou o tópico há 45 dias atrás e até agora não voltou pra saber o resultado, o que é, no mínimo, lamentável.
    E notem que se trata de um veterano

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ramsay
    Pelo que o autor escreveu ele já deve ter vendido o pedal, pois não pretendia utilizar o chorus antes dos drives, então deve tá pouco se lixando pra esse tópico.
    Porém, partindo do princípio que ele não é a única pessoa que frequenta este forum que tenha dúvidas em relação ao pedal, acho a discussão muito saudável.

    Ismah
    Sim, muitos pedais foram feitos na "cagada", mas a MXR é uma empresa séria, agora, se o problema do pedal perder muito sinal no loop for mesmo impedância de entrada e/ou saída, é super aceitável, visto que quiseram mantém as características vintage do pedal.
    E na boa, pra usar no loop eles tem o analog chorus, vai nele.

    Dados do Micro Chorus M148:
    Impedância de Entrada: 1 Mega Ohm
    Impedância de Saída: 1 kilo Ohm
    Máximo sinal de entrada a 500 kilo Hertz: -5 dBvolt (o que dá um sinal de 560 mVp)
    Máximo sinal de saída: 8 dBvolt (2,511 Vp0)
    0 dBvolt = 1 V RMS

    Os outros dados são dispensáveis.

    Paludo756
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Ismah
    Mistério resolvido, o problema está na impedância de entrada.
    Ela é muito alta para o Loop de efeitos, e então o volume baixa quando o loop é acionado.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    1dBv = 1Vrms
    -3dBv = 0,5Vrms
    -5dBv = seria um pouco mais que 0,25 (-6dBv)

    0,56Vrms = -2,52dBv

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Adquiri um MXR Micro Chorus e resolvi fazer o teste (colocar o pedal no loop de efeitos).
    No Mesa Boogie Dual Rectifier, como é loop paralelo, não ocasiona perda de volume.
    No Bulldog de 40 watts também não ocasiona perda de volume.
    Ocorreu o problema de perda de volume em um amplificador da Yamaha, no JCM900 e no DSL40. Não testei em mais amps, mas no amplificador da Yamaha até meu Carbon Copy teve este problema, mas o transformador de saída foi substituído por um menor, então pode estar relacionado, sei lá.

    Pedro-Sims
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Interessante, ligo sempre o micro chorus no loop de um Orange TH30, com o reverb (hall of game - TC) e delay (memory man -EHX) e não noto perda de sinal. Funciona perfeitamente. Já outros pedais de modulação, no caso flanger, trêmulo e phaser, não timbram bem no loop. O som sai “distorcido”. Acabo ligando na frente do amp depois dos overdrives e fuzz. Não sei se é a melhor forma, mas consigo um bom som assim. Na base da tentativa e erro mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Mas é isso que é timbrar amp... Não importa estar tecnicamente certo ou errado, importa que se tire o som pretendido.
    Cada amp é um amp diferente, não dá para pensar no loop como algo absoluto. Mesmo sistemas de som profissional e estúdio, não é padronizado o que seria sinal de linha, como ele deve trafegar, e quais as impedâncias... Simplesmente porque até existem perdas, mas elas são praticamente insignificantes... Sinal de microfone já é padronizado, por ser algo relativamente problemático...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chorus MXR ligado no loop ocasionando perda de volume