Como ler um diagrama pcb numa placas furada ou universal

    Autor Mensagem
    evg_Enrique
    Membro Novato
    # mai/17


    Boa noite gente,
    Me perdoe se já houver algum tópico similar, mas realmente não acho nada na internet, inclusive aqui no fórum. Possivelmente tenho usado as palavras chaves erradas.
    Tenho pensado em construir meus próprios pedais, entretanto quando coloco o nome do pedal + pcb board ou pcb layout e sempre tem aparecido esse tipo de diagrama, não estou certo se seria um diagrama em si.

    O que não entendo é: como esses componentes se ligam uma vez que cada furo eh isolado?
    Tenho uma teoria, mas acredito que esteja equivocada. Tem linhas horizontais na placa como se eles formassem uma linha. Porventura, compraria uma placa universal e soldaria essas linhas horizontalmente, é claro, deixando de ligar os pontos vermelhos?
    Caso conheçam algum site aonde posso me informar ficaria muito grato.
    Att,

    evg_Enrique
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Desculpe, mas creio que n tenha ido o exemplo que mencionei...
    http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2013/07/rockett-pedals-animal.h tml
    Esse é o link

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    como esses componentes se ligam uma vez que cada furo eh isolado?

    Não, cada furo NÃO é isolado. São linhas horizontais que são chamadas de trilhas, e são isoladas entre si verticalmente. Os quadros vermelhos com um ponto no centro, indicam onde se deva interromper a trilha.
    Existem outras placas universais, essa é chamada de "trilhada", mas existe a ilhada, e trilhadas em grupos de 3, 4, 5, trilhadas circulares...

    Não são diagramas são apenas esquemáticos para a montagem em "pracas" universais... PCB layout seria o positivo e espelhado das trilhas, que vai ser transferido para a placa de fenolite, para corrosão posterior.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Duplo

    Ismah
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Triplo...

    evg_Enrique
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Muito obrigado Ismah...
    Não sabia ao certo o nome, mas era isso que imaginava: uma trilha. Obrigado mesmo, agora posso pensar em montar meu primeiro pedal. Muito obrigado!

    Ramsay
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    evg_Enrique
    Explicando melhor, a placa do link que vc postou é uma veroboard com trilhas de cobre paralelas e com furos como a do link abaixo:
    http://www.co-bw.com/Images_DIY/fig7_008.gif

    Sendo que na placa do link que vc postou os quadrados em vermelho são os pontos do circuito que tem que ser cortados, usando uma faca Olfa ou similar:
    http://casadaarte.vteximg.com.br/arquivos/ids/202493-1000-1000/Estilet e-18mm-Olfa-L-2-Heavy-Duty-Cutter-36267-1-.jpg

    E, finalmente, as linhas verticais em preto são os pontos do circuito que tem que ser interligados por um fio rígido de cobre desencapado.
    Entendeu??

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    evg_Enrique

    o ideal é ter o esquema do circuito para montar. este que você postou não tem e ainda por cima usa uma placa padrão que não é convencional. vai ficar bem mais difícil.
    se esta começando recomendo montar os projetos no tonepad, e recomendo começar pelo fuzz face por ser o mais fácil, se montar ele e deixar funcionando estará apto a pegar circuitos mais complexos.

    particularmente eu recomendo a seguinte sequencia para aprender bem sobre montagem ->fuzz face ,MXR dist, Rat dist.
    http://www.tonepad.com/projects.asp?projectType=fx

    Casper
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    http://www.zpag.net/Electroniques/Kit/Radio_Shack_Electronics_Learning _Lab_01.pdf

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    evg_Enrique
    Cara, não seria mais fácil trabalhar numa placa comum mesmo?

    Aí vc desenha o circuito livremente, corrói ela com percloreto, e fica muito mais fácil!

    O que me diz?

    evg_Enrique
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ramsay
    Muito obrigado consegui entender sim. Na verdade sou engenheiro, porém químico.. rsrs
    Tive aulas de fis3 exp na faculdade aonde montei alguns circuitos, não seria a minha primeira vez, mas confesso que não lembro de muita coisa. Na vdd, quase nd... rsrs
    Minha maior dúvida ao ver esses esquemáticos era justamente como os componentes se ligavam. Suspeitava da trilha, mas não tinha ctza...
    Muito obrigado por apoiar e ajudar...

    Luiz_RibeiroSP
    "o ideal é ter o esquema do circuito para montar. este que você postou não tem e ainda por cima usa uma placa padrão que não é convencional. vai ficar bem mais difícil."
    Concordo em numero, gênero e grau, entretanto a maioria dos pedais que procuro sempre apresentam esse mesmo tipo de "esquema".
    Achei a ideia do tonepad muito boa, ainda mais para inciantes como eu. Tenho visto-os e estudado o assunto.

    Casper
    Muito legal a apostila, muito obrigado msm!

    strinbergshredder
    "Cara, não seria mais fácil trabalhar numa placa comum mesmo?"
    Sem dúvidas, é muito mais intuitivo, todavia não acho "nenhum" pedal que tenho interesse mesmo em fazer no pcb layout normal. Dai meio que m forcei a entender esse tipo de esquemático para poder fazê-los.

    D vdd, muito obrigado a todos pela ajuda! Na vdd, meu deu uma bela luz e informação é sempre muito bem vinda!
    Vou tentar retribuir no fórum e tentar ser tão atencioso quanto vcs!
    Vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ler um diagrama pcb numa placas furada ou universal