Existe perigo em continuar usando essa fonte?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/17


    ja tenho a alguns anos uma fonte landscape ps8

    tenho notado que de alguns dias pra cá, a luz laranja que acende no botão liga/desliga quando a fonte esta ligado, fica sutilmente piscando, procurei algum mal contato e inclusive tentei desplugar tudo que estava plugado nela, mas continua piscando.
    não acho que seja a rede eletrica, pois plugada na mesma parede esta uma outra fonte tambem landscape ps8 (o modelo antigo, preta) e a luz esta normal.
    ja tentei trocar as tomadas também..... assim como ligar a fonte direto na energia sem nenhuma extensão.

    a fonte esta começando a pifar? existe risco para meus pedais continuar ligados nela?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    "existe risco para meus pedais continuarem ligados nela?"

    Não... se ela pifar vai parar de passar corrente, não vai aumentar a voltagem, o que realmente seria um risco. Uma forma simples de checar isso é com o multímetro, verifique se esta com a voltagem correta e estabilizada.

    Acho bastante provável que seja só a vida útil da "luzinha", ou mal contato, umidade etc. (não sei se neste modelo é lâmpada ou led). Qualquer casa de conserto de eletrônicos troca isso prá você.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Lelo Mig
    pow obrigado! me tranquilizou, eu estava utilizando mas estava com medo de acontecer algo

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    rhoadsvsvai

    Um lembrete um pouco técnico... Não se assuste se medir mais de 9VDC na saída da fonte, isso é norma em qualquer fonte (até pilhas e baterias) quando sem carga.

    Eu não conheço ela, mas vale a pena investigar, ainda mais se for chaveada que essa é BEM propensa a queimar alguma coisa, quando dá problema. Se está receoso com aumento de tensão, adicione um varistor de 10~12 volts em paralelo com a saída, se a tensão subir, ele vai diminuir sua resistência, e curto-circuitar a saída, criando um aumento de corrente que vai queimar o fusível. O show para, mas nada queima.

    A luz piscante não significa problemas na fonte a priori, mas tem algo atuando como capacitor. Talvez algum capacitor que esteja indo para o céu dos componentes. Como disse, vale a pena investigar, e como o Lelo disse, é serviço simples, que qualquer lugar que concerta eletrônicos faz - de tão simples, é mais propenso de não pegarem o serviço por não valer apena o tempo investido, em função do valo a se cobrar.

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Eu não conheço ela, mas vale a pena investigar, ainda mais se for chaveada que essa é BEM propensa a queimar alguma coisa, quando dá problema.
    Esta não é chaveada, tenho uma chaveada e no último show que fiz ela decidiu não funcionar, tem suspeita do que pode ter acontecido?
    Fonte ligava mas não havia alimentação nos pedais.

    rhoadsvsvai
    Se não encontrar uma eletrônica que faça o trabalho pra você, procure por um amigo ou conhecido que faça algum curso técnico de eletrônica, isso é facinho de resolver.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Só abrindo e realizando medidas... Capacitores são os mais sensíveis, seguindo a ponte de diodos... A parte lógica pode dar defeito também, mas não tenho ideia de testes...

    Salvo se uma fonte MUITO específica, tipo uma Clocks Clokolate, uma Voodoo Labs Mondo, Truetone 1Spot... Não vale o concerto... Eu comprei por 10 pila minha fonte genérica... Montei um board mês passado, com uma fonte de notebook que custo 35...

    O colega rhoadsvsvai, tem uma Landscape PS8, tá 250 nova... Se já comprou, então vale a pena gastar 30 conto no concerto...
    Mas eu não compraria, mandaria montar uma...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Testes? A minha fonte não está com problemas.
    Foi só nas tomadas de palco, isso é o estranho.
    Ou aquelas tomadas estavam pra lá de bagdá, ou como eu suspeito, por ser fonte chaveada, talvez o circuito das tomadas tivesse com uma qualidade de energia péssima.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Olha o que tu me disse:

    Fonte ligava mas não havia alimentação nos pedais.

    Minha bola de cristal quebrou, não tenho mais runas, e as cartas roubaram... Assim não há muito o que fazer... Não posso adivinhar o que tu falou...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    O que seria interessante tu entender é que

    não funcionou no palco

    funcionou no camarim

    funcionou em casa

    funciona na sala, na cozinha, no banheiro, no quarto, na garagem, na lavanderia.

    Só não funcionava nas tomadas do palco.

    Quer desenho?

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Quero que se resolva solito. ;)

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    O que eu desconfio:
    Tomadas, sabe como são essas tomadas de palco, quando velhas a parte de plástico já trabalhou tanto que os pinos de metal lá dentro se deslocam.
    Acredito que a fonte ficou ligada em meia fase, o que explicaria ela ligar, mas não funcionar corretamente.
    Já acertei com o dono da casa que quando eu for tocar lá novamente, vou um dia antes abrir a instalação e tentar resolver o problema. Em casa a fonte nunca apresentou nem apresenta problemas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe perigo em continuar usando essa fonte?