Stack - Dark Matter + Overdrive de Clip Assimétrico

    Autor Mensagem
    Tiso
    Veterano
    # mar/17


    Galera, depois de muito tempo de convívio com a minha Zoom G21u, resolvi montar um set analógico. Aproveitei uma promoção no eBay e comprei um Tc Eletronic Dark Matter por 180 reais, meu primeiro pedal analógico (todo lugar diz que ele é analógico, mas o selo na parte de baixo diz 'Class B digital device"). Segue um vídeo dele:

    https://www.youtube.com/watch?v=msCJj_J7XHk

    Bom, o que importa: o pedal soa superbem! Como é bom tocar em um dispositivo de drive/distorção que não transfigura o som do conjunto guitarra +amplificador. Ele tem toda a sensação da escola Marshall de distorção moderada (ou seria um overdrive ostensivo?). Enfim, consegui a minha distorção para ser o Sancho Pança, o caro Watson, o Kuririm do overdrive principal.

    Há anos eu pesquiso no You Tube e em fóruns todo tipo de overdrive. E faz mais de um ano eu decidi pelo Looking Glass, pedal criado pela Shoe Pedals e fabricado pela DOD. Ele é um pedal de clip assimétrico, ou seja, ele não comprime o som. Ele satura principalmente os picos de amplitude, o que torna o efeito extremamente dinâmico. Ele pode atuar tanto no high gain quanto no low gain, pois possui uma chave que alterna entre os dois modos. Ele possui controle de drive, volume e dois tipos de equalização, uma que precede o efeito e outra que sucede o efeito. Além disso ele possui duas chaves na parte interna. Uma alterna entre buffer e true bypass, a outra controla o bias. Não sei o que vocês já viram em matéria de drive e distorção, mas este me pareceu ser o pedal mais tesudo deste ramo. Segue um vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=d_5waaWntwo

    O único problema é que tanto o Looking Glass quanto o Dark Matter produzem sons sem compressão - o que é uma coisa ótima, mas notei em vídeos que o Dark Matter vira um picador de gelo quanto antecedido pelo Spark Booster, também da TC. E pelo que eu pude perceber, o Looking Glass no modo Low Gain guarda uma semelhança muito forte com o Spark.

    Fiquei me perguntando se um compressor entre os dois pedais poderia dar o achatamento necessário nas frequências para evitar esse transbordamento de dinâmica, essa estalactite sonora. Alguém acha que vai prestar?

    Tiso
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Outros pedais que estão na minha mira para os próximos dois anos são:

    * Artec Classic Fuzztown (fuzz que eu mais gostei em reviews e vídeos)
    * TC Eletronic Hall of Fame (ou sua nova versão, o Arena)
    * Danelectro Dan Echo ou MXR Carbon Copy

    São todos pedais bons e que me custarão muitos salgados com Coca por ano, mas a economia vai valer a pena. Essa onda de pedais chineses tá até bonita, mas eles continuam dando motivo para muita desconfiança quanto a durabilidade. Não quero nada descartável.

    Tiso
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Outros pedais que estão na minha mira para os próximos dois anos são:

    * Artec Classic Fuzztown (fuzz que eu mais gostei em reviews e vídeos)
    * TC Eletronic Hall of Fame (ou sua nova versão, o Arena)
    * Danelectro Dan Echo ou MXR Carbon Copy

    São todos pedais bons e que me custarão muitos salgados com Coca por ano, mas a economia vai valer a pena. Essa onda de pedais chineses tá até bonita, mas eles continuam dando motivo para muita desconfiança quanto a durabilidade. Não quero nada descartável.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Tiso
    Um compressor ligado entre esses dois pedais de baixo ganho não vai fazer diferença quase nenhuma no som.
    É o mesmo que jogar dinheiro fora.
    Pedais de compressor só se justificam em sets de High Gain.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ramsay
    Uso um num set country, quase nem ligo drive.

    Penso que voce não tem muita ideia do para que serve e como usar um compressor.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ramsay

    Coé?

    Galera do country, guitarrada lá do norte, música gaúcha tradicional, e demais mandaram alô!

    Não acho que no caso ali, se justifique par'o qu'ele deseja, mas se não usar um amp valvulado (realidade majoritária), é aconselhável um compressor para dar aquele tchan final...

    Tiso

    Não creio que funcione como esperado, o mais aconselhado é testar. A princípio, toque com os pedais que tu comprou, veja o que falta. E então voltemos a questão...

    Tiso
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ramsay

    O Looking Glass é híbrido, um de seus chaveamentos é high gain. O Dark Matter não chega a ser brutal, mas tampouco é low gain.

    JoeCruzGuitar

    Ambos os drives têm clip assimétrico, o que significa que a dinâmica é muito preservada após o efeito, algo mais na linha do Timmy e do Saprkle Drive - e menos na linha do TS e do OCD. Eu lido há oito anos com uma pedaleira multiefeitos e completei recentemente um curso de Tecnologia Musical na Escola de Comunicações e Artes. Eu sei exatamente qual é a função do compressor. Ele nivela a amplitude entre diferentes faixas de frequência, o que provoca um achatamento da dinâmica, um realce no ataque e um sustain planificado e longo. Escolhi estes drives porque um efeito de distorção com compressão não pode ser descomprimido, mas o contrário pode ser feito. Quero nivelar as frequências e achatar a dinâmica quando considerar necessário, mas faço questão de ter a minha disposição o overdrive dinâmico.

    Ismah

    Pois é, eu sou casado com um solid state. Valvulado é um sonho, por enquanto.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Tiso

    Caso tenha ficado a impressão que meu primeiro post foi direcionado a voce, na verdade foi ao ultimo paragrafo do Ramsay...

    Pedais de compressor só se justificam em sets de High Gain.


    Em relação ao set que comentei, também uso o meu compressor num board pequeno que montei, os drives são um Sparkle e um Zendrive.

    Adoro o Sparkle com o compressor ligado, puta som.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Tiso

    Tu e a maioria avassaladora neste país, que não tem uma fonte de renda jorrando moedas...

    Alguns amps incluem compressor para dar aquele "tchan" de um valvulado, mas não é algo que aparentemente vingou... Pessoal acabou preferindo os lineares. Sem falar no menor custo pra desenvolvimento, produção etc...

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Que timbrão, rapaz.

    Tiso
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Entendi errado mesmo. Desculpa o vacilo. Eu piro no Sparkle, quando eu tiver recursos para ter mais de uma opção dos mesmos efeitos, o Sparkle certamente estará entre eles.

    Ismah

    Pior que o fetiche pelo vintage só cresce, em todos os lugares. O Vira-Lata, que custava mil quando era produzido, agora não se encontra por menos de 3k. T. Miranda, Pedrone, Acedo, Alien e Aura têm projetos de babar, mas todos custam pelo menos o valor de 3 meses do aluguel da minha casa.

    daimon blackfire

    Qual dos dois pedais?

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Tiso

    Não é lá um sábio conselho, porque equipo velho pode dar problema a qualquer hora, mas... Não te ocorreu pegar um amp antigo? Tem uns Palmer e Giannini que pintam por um bom preço (não menos de 1k5 e mais uns pila pra revisão geral, válvulas etc...) volta e meia e valem bastante a pena.

    Eu tenho um Duovox de 78 e não abro mão - talvez mesmo só se fosse uma versão de guitarra.

    Buja
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ramsay
    Pedais de compressor só se justificam em sets de High Gain.

    E porque? A pergunta nao é critica. Mas é que praticamente quase todo setup clean que vejo ha um pedal compressor ou algum tipo de compressao no setup.

    Tiso
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ismah

    Já considerei, mas quando vejo a galera falando dos seus amps antigos parece que estão falando de carro velho: "Tá uma beleza, capacitores trocados, falante restaurado, transformadores trocados por modelos mais adequados ao ajuste de bias do modelo. Falta só um tanque de reverb novo, mas aviso que os modelos da accutronics não servirão neste amp". Por isso vou esperar para ter verba pra pegar um combo Bourne T7 parcelado.

    No mais, a experiência de tocar com uma distorção analógica de qualidade está sendo uma descoberta para mim. O Dark Matter é maravilhoso e viciante. Recentemente um amigo foi para os EUA e voltará com o DOD Looking Glass! Combinei de pagar para ele em algumas parcelas. Prometo review de ambos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Stack - Dark Matter + Overdrive de Clip Assimétrico