GT-100, método 4 cabos, timbragem

    Autor Mensagem
    Al
    Veterano
    # jan/17


    Galera,

    Dando um rolê na Santa Ifigênia, passei na Playtech e fui arrebatado pelo timbre do canal clean do Hiwatt G100R. O drive também é uma coisa linda pra um hard rock, bem rasgadão, o problema é: eu toco metal progressivo. Usei por 11 anos um cubinho bem zuado (Warm Music 108DR) e por um ano um Staner GT-200. Esses dois caras não têm drive usável e eu sempre utilizei pedaleiras digitais no input direto, no canal clean, para fazer meu som hi gain.

    A dúvida é: é possível empurrar o drive do amp em algo que lembre um pouco uma distorção hi-gain lisa, ou eu tenho que fazer bypass no preamp do Hiwatt e utilizar só as simulações da GT-100 no lugar, da mesma forma que faria com os outros amps? Ou ainda, tem uma configuração legal que dê pra usar o preamp do Hiwatt no clean e um pedal de Overdrive ou distortion que alcance o timbre desejável para um cover de DT ou Vai?

    Obs.: uso a GT-100 no send/return, fazendo ligação com 4 cabos.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Não entendo sua questão... Vais continuar fazendo (quase) a mesma coisa, mas colocando o pré do amp no loop da pedaleira... Qual o galho?

    Al
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Você diz deixar ligado o pré do amp (no clean) no loop e depois passar a simulação de, digamos, rectifier? É isso mesmo?

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Deixar o pré do amp, como se fosse um efeito (drive) da pedaleira, e usar simulações para clean, injetando direto no power (return)...

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Al

    com uma ligação de 4 cabos e a GT100, vc pode fazer as duas coisas. Usar os prés do ampli no ext fx e usar as simulações da GT direto no return do ampli.

    Só não sei como o Hiwatt troca os canais, se é compatível com as saídas de controle da GT100 (deve ser).

    Aí vc controla qualquer preset que queira usando os dois canais do hiwatt ou dando um bypass nos prés dele.

    Eu uso uma GT100 com 4 cabos num Randall RM100 com 3 canais e funciona muito bem. Dá para fazer muita coisa.

    Só não dá para misturar dois prés, o do ampli e da pedaleira. Tecnicamente até dá, mas fica esquisito.

    Al
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Al
    · votar


    Só não dá para misturar dois prés, o do ampli e da pedaleira. Tecnicamente até dá, mas fica esquisito.

    É essa que é a minha grande questão, porque as simulações de amps são até legais mas eu acho os timbres um pouco fechados. Estava testando agora e coloquei só um distortion antes do loop, com o send/return ligado, as simulações de amp da gt-100 desligadas e o ampli em clean. Achei que ficou quase lá!

    Só não sei como o Hiwatt troca os canais, se é compatível com as saídas de controle da GT100 (deve ser).

    São três canais tb: clean/drive & gain em um cabo stereo e o reverb em outro. Mas nem ligo na GT-100, deixo no footswitch mesmo. Na verdade, eu nunca entendi o objetivo de ligar o footswitch na GT-100 (além de usar os stomps para outra coisa, obviamente).

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Al

    Na verdade, eu nunca entendi o objetivo de ligar o footswitch na GT-100

    Vc pode alternar os prés programando em um preset na GT100. Eu acho isso fundamental.

    Por exemplo:

    Preset 001 usa o canal clean do ampli
    Preset 002 usa o canal drive do ampli
    Preset 003 usa o canal gain do ampli

    Vc deve pensar que o pré (ou os prés) são um efeito da cadeia da GT100 e que vc pode colocar eles onde quiser, no início, no fim, no meio. Mexer no ganho "empurrando" o drive do pré, ou atenuando para um clean absolutamente cristalino. Uma das coisas que fica muito bom na GT100 é colocar um noise gate imediatamente depois do pré do ampli, por exemplo.

    Enfim, as possibilidades ficam imensas.

    Al
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Deixar o pré do amp, como se fosse um efeito (drive) da pedaleira, e usar simulações para clean, injetando direto no power (return)...

    Estava pensando mais em colocar o OD antes, deixando a simulação de amp desligada. Os dois (Hiwatt e GT-100) ligados achei meio estranho, mas pode ser noobisse também, tenho de testar mais.

    Se fosse pra colocar um pedal pra solo, qual seria? OD-1, DS, Metal Zone...? Ou, através de alguma config no EQ eu consigo 'domar' o drive e distortion do meu amp? O Hiwatt tem muito 'presence' ou 'bright', o que é bom pra muita coisa, mas não pra solar um DT.

    Obs.: tocar um Dr. Sin nesse amp tá irado demais! Pink Floyd então, putz!

    Al
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Al
    · votar


    boblau

    Vc pode alternar os prés programando em um preset na GT100. Eu acho isso fundamental.

    Ah, mais pra quem quer usar só a GT-100 e dispensar o switch, né?

    Mexer no ganho "empurrando" o drive do pré, ou atenuando para um clean absolutamente cristalino.

    Eu vi que uma galera usa o EQ da GT-100 como boost de ganho para o pré do amplificador (colocando antes do S/R). Você usa isso também? Preciso de uma config, porque a opção de SOLO do OD só aumenta volume, não altera ganho se estiver no canal clean do amp (pelo que me pareceu).

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ah, mais pra quem quer usar só a GT-100 e dispensar o switch, né?

    Sim e programar por preset o que quer fazer com o pré.

    Eu vi que uma galera usa o EQ da GT-100 como boost de ganho para o pré do amplificador (colocando antes do S/R). Você usa isso também?

    Uso, não só Eq, mas também o boost dentro das distorções tem boost também. E vários tipos. Dá ainda para mexer no ganho.

    Use a programação da GT100 via PC. Dá para enxergar melhor a distribuição e opções de efeitos.

    Delson
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Plugue a GT-100 no Return do amp, usando a opção "Line/Phones" e seja feliz.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Al
    colocar o OD antes, deixando a simulação de amp desligada

    EU usaria simulação ativa para sinais limpos. Algum Fender Twin com chorus sempre tem espaço.

    Se fosse pra colocar um pedal pra solo, qual seria? OD-1, DS, Metal Zone...?

    É relativo, no seu caso eu preferiria operar com EQ mesmo.

    através de alguma config no EQ eu consigo 'domar' o drive e distortion do meu amp?

    Sim, é o esperado.

    Al
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Final de semana jogo uns recordings aqui e vocês me dizem o que mudar, hehe

    Ismah
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não é assim cara... É sempre tentativa e erro... O lógico nem sempre soa tão bem quanto o ilógico...

    Exemplos

    - uso uma cópia de Phaser90 para simular uma leslie, antes até do afinador, pois sei que o buffer dele é bom. Não é o lógico, mas é o que tem funcionado (e bem) pra mim.
    - uso um Onner DD1 para simular um reverb, no input do amp. Novamente, nada lógico, mas tem funcionado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GT-100, método 4 cabos, timbragem