Essa fonte funciona em pedais?

    Autor Mensagem
    Higo.
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Higo.


    Eu pedi emprestado um pedal a um amigo pra usar junto com a minha pedaleira, pra boostar o sinal e suprir o problema de sustain dela, só que ele não tem fonte de pedal pra emprestar, eu só tenho a da pedaleira e uma outra aqui, a da pedaleira eu sei que funciona com pedais, mas eu não sei se essa outra serve, e eu tenho medo de queimar o pedal dele.
    O pedal é um Onner Mercury Distorion, a entrada de fonte dele é padrão Boss básico.
    Vou passar as especificações das duas fontes, da pedaleira e a outra.

    Fonte da pedaleira: É uma da "R.S".
    Entrada: 100-240 ~50/60Hz 0.2A
    Saída: 9.0V --- 0.5A 'Centro negativo'

    Outra fonte: É uma da "LEI"
    Entrada: 100-240V ~ 50/60Hz 0.3A
    Saída: 9V --- 0.6A 'Centro positivo'

    Eu vi que elas são bem similares, mas a outra fonte tem 0.1 ampere a mais de entrada e saída que a outra. E a questão do centro positivo, eu já inverti os fios.
    Será q tem algum problema se eu usar essa fonte?

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Higo.

    Seu único problema aí é a inversão de polaridade. Se você inverteu os fios corretamente não tem problema nenhum em utilizar a fonte só porque a amperagem dela é maior. Pelo contrário, quanto maior a amperagem da sua fonte, menos ela vai aquecer e correr o risco de queimar. Seria preocupante se fosse o contrário, com uma amperagem menor. Embora pedais de overdrive não passem de 0,030A. Pensando dessa forma a sua fonte de 0,3A daria em tese pra alimentar 10 pedais iguais a este. Só fique muito atento à polaridade.

    GPONTESFM
    Membro
    # out/16
    · votar


    Aparentemente as suas são retificadas. Estou supondo isso pelos três traços que você colocou na especificação das duas (---). Então a única diferença mesmo é a polaridade, o que você já corrigiu.
    Não esqueça de colocar uma etiqueta na fonte com informações da nova polaridade para evitar que algum desavisado danifique algum equipamento com ela.
    Quanto a indicação de corrente , esses 0,6A indicam a capacidade da fonte, se o seu pedal consumir por exemplo 0,2A, ele continuará consumindo 0,2A mesmo ligado em uma fonte de 1,0 A ou qualquer outra com uma capacidade maior.
    Só não dá certo se ficar ao contrário. Um equipamento que consume 0,5A não funcionara bem em uma fonte com capacidade nominal de 0,4 A.

    Higo.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    LeandroP
    Muito obrigado cara! Eu só não tava entendendo essa coisa da amperagem, agora resolvi. E eu nem sabia que dava pra ligar tanto pedal com a mesma fonte, mas como eu faço isso? Existe algum cabo pra comportar dois pedais ou eu tenho que fazer essa adaptação?


    GPONTESFM
    Muito obrigado também!
    Eu não sabia o que significava esse negócio dos traços, mas eu achei q fosse importante e coloquei nas informações. E eu fiquei surpreso por saber que essa fonte é tão legal pra pedais, pois é uma fonte 9V qualquer que meu amigo me deu.

    GPONTESFM
    Membro
    # out/16 · Editado por: GPONTESFM
    · votar


    Existe um rabicho a venda na internet com um plug fêmea e cinco plugs macho que você pode usar para conectar vários pedais em uma fonte.

    Para completar a informação dos traços, o sinal ~ na entrada significa que a entrada é corrente alternada, entao se sua fonte não fosse retificada, ela teria a especificação 9,0 v ~ 0,5A na saída.

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Higo.
    E eu nem sabia que dava pra ligar tanto pedal com a mesma fonte

    Dá sim, e é como o GPONTESFM disse acima. Algumas fontes já vem com este cabo pra ligar 3, 5, 10, etc...

    Mas é importante também identificar a amperagem de cada pedal que será ligado na fonte. A soma da amperagem deve ser inferior à amperagem da fonte. Geralmente pedais analógicos de overdrive, distorção, compressor, exigem uma baixa amperagem. Algo que pode ser em torno de 10mA a 30mA. No entanto, pedais digitais, com efeitos mais complexos, podem exigir 200mA ou mesmo 300mA. Se a sua fonte é de 300mA e o pedal exige isso, matematicamente falando poderia, mas é legal deixar uma folga e não usar o limite da fonte. Geralmente a fonte aquece quando isso ocorre, na melhor das hipóteses, podendo inclusive queimar a fonte.

    Higo.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    GPONTESFM
    LeandroP
    Muito obrigado, vcs são demais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa fonte funciona em pedais?