Rebote delay - funciona/não funciona

    Autor Mensagem
    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14


    Olá pessoal.

    Montei um rebote delay 2.5 e ele não funciona adequadamente. O que acontece é que quando tiro o cabo que sai da guitarra e vai para a entrada do pedal e coloco o dedo na ponta do cabo, o efeito aparece, mas na guitarra nada. Ou seja, aparentemente o efeito só funciona com um ganho de input muito alto.

    Já conferi todas as soldas, já funcionei sem o pt2399 e o som sai normalmente. O manuseio do pt sempre foi com luvas e com todo o cuidado possível. O regulador está fornecendo 4,98V certinho.

    Minha única esperança de problema seria o potenciometro de delay. Por causa da pressa em ver se ia funcionar ou não, usei um pot Acel (pra nunca mais!) que está cheio de mal contato ao inves de usar os Alpha que comprei e vão demorar uma eternidade pra chegar. Será que o potenciometro pode estar causando isto ou pode ser outra coisa?

    Valeu!!!

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    deutilt

    Espeta o multimetro no Pot e testa ele...Esse delay é muito legal!!
    Tenho um tb!! O meu tem um POP q nunca consegui consertar, melhorei bastante o volume do POP mas nunca consegui tirar totalmente...

    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Valeu ogner, vou testar o pot!

    Sobre o pop, apesar do meu não estar funcionando, não acontece não. Ja fiz um dyna comp, o tube screamer, big muff, phase 90 e o pulsar tremolo e em todos eles percebi que tinham resistores de 1M na entrada. Nenhum com pop. Segundo um amigo com experiência em pedais, esse resistor é o responsável por evitar esses pops. Será que não poderia ser isso seu problema?

    BJKGUITAR
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Quando acontece o pop ele vem pra ficar, tem mais a ver com magia black do que física. Teoricamente se você colocar um pedal tipo boss que já tem buffer na frente e/ou atrás era pra desaparecer, mas os meus pedais com pop nunca desapareceram, nunca, nunquinha, never...

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    deutilt
    resistores de 1M na entrada. Nenhum com pop. Segundo um amigo com experiência em pedais, esse resistor é o responsável por evitar esses pops. Será que não poderia ser isso seu problema?
    To por dentro desse Res de entrada. ja coloquei um monte de valores e nada. Só consegui diminuir o volume do Pop.. :(
    Ja montei alguns tb. Me especializei em TS, hhehehe. Fiz uns 5 ou 6..

    BJKGUITAR
    Quando acontece o pop ele vem pra ficar, tem mais a ver com magia black do que física.
    HAuheuhaue!! Ta explicado!!
    Nao testei ainda colocar um fragão assado suculento com farofa na esquina pro POP/Encosto ir embora!! Tentarei!!
    \o/

    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    BJKGUITAR
    Eu dou sorte demais então rsrsrs! Mas minto, ja fiz uns 3 fuzz faces e todos dão um grande POP. Nesse caso do fuzz, como vc disse, vieram pra ficar! hehehe

    ogner
    Gostei da solução do frango assado pro POP e to pensando em fazer o mesmo pro delay! Vai que funciona hehe

    BJKGUITAR
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: BJKGUITAR
    · votar


    ogner
    deutilt
    aHAUhauHAuhaUHUh
    Na verdade a coisa é muito além disso, Hendrix quando adquiria uma guitarra era necessário que um guitarrista no mundo tivesse que ser sacrificado para que a alma dele encarnasse na guitarra do Hendrix. A mesma coisa acontece com os pedais hand mades com POP.

    O ato de construir um pedal, principalmente overdrivers, fuzzes e delays na verdade é um ritual de magia de encarnação, que se constitui em abrir o portal dos mortos vivos e encarnar a alma penada maligna mais próxima no pedal. Até por que os pedais com POP são os melhores, você pode perceber, principalmente em questão de timbre!

    Para tirá-lo, apenas um ritual de exorcismo todo em latim aprovado pelo vaticano ou a destruição do pedal...

    Eu tinha um boost invejável, com o ben(mal)dito POP.. ahuhuahuhau
    Acabei destruindo-o no exorcismo =/

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    BJKGUITAR
    Até por que os pedais com POP são os melhores
    #Socorro
    É verdade!!!

    O.o

    Ramsay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    deutilt

    Isso é problema no PT2399 que está com defeito de fábrica (baixa sensibilidade).
    Quando vc coloca o dedo no cabo vc insere um sinal 100 vezes maior que o sinal da guitarra e por isso vc percebe o efeito.

    Esse PT2399 é um CI problemático e nego vende ele defeituoso mesmo.
    Eu sugiro que compre um novo CI PT2399, mas em outro lugar e, de preferência, checando a marca do fabricante e a procedência.

    ogner

    Pedais com "Pop"?? Argh!!!
    Nenhum dos meus dá isso, porque eu só uso chaves 2PDT e 3PDT de qualidade e coloco arruela de nylon entre a chave e a carcaça do pedal.

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ramsay
    Pedais com "Pop"?? Argh!!!
    Nenhum dos meus dá isso, porque eu só uso chaves 2PDT e 3PDT de qualidade e coloco arruela de nylon entre a chave e a carcaça do pedal.

    Nem sabia..Tem 3pdt "de qualidade"?? Tem marca? Só compro aquelas xnglings do Aliexpress...
    E sera que a arruela de plastico ajuda mesmo nessa questão, sera q o POP não é uma questão somente eletrônica/componentes/circuito mesmo, vc acha que é de contato/fisica tb??

    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Ramsay
    Valeu cara, eu suspeitava de PT defeituoso mesmo. Já foram 3 e nenhum funcionando corretamente. Comprei todos eles na mesma loja no Brasil mesmo e agora ja comprei outros em loja de fora. O que achei muito esquisito foi que cada PT da loja brasileira custava R$3,00 enquanto na loja confiável custaram $3,75 (dólares mesmo).

    Muito obrigado a todos pela ajuda, agora é esperar os componentes chegarem e então posto aqui o que aconteceu!

    Abraço

    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Funcionou!!!!!!!!

    Aeeee, não vou mais precisar de frango assado com farofa na esquina! kkkkk

    Troquei o pt e realmente ele estava defeituoso. O pot também está ruim e vou trocar, mas pelo menos o efeito funcionou! Ufa!

    Muito obrigado Ramsay!

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    deutilt
    \o/
    Ramsay
    Troquei o pt e realmente ele estava defeituoso
    Na mosca hein!! :)

    DiegoGplay
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: DiegoGplay
    · votar


    Acabei de montar o meu, e nada de funcionar o efeito também!
    Ele sai só o som limpo, o OpAmp parece estar ok! Mas depois de uns 15 segundos começa um som estranho, parece até uma máquina de caça níquel, sei lá, e o som ainda obedece aos ajustes, principalmente o do level.
    Será que é o PT2399 também? Sou cuidadoso e só instalei ele depois de tudo pronto, e usando luvas. E sem ele sai o som limpo e não acontece o problema. Utilizei alguns capacitores, poliester metal Alguém tem uma ideia, pra me ajudar?

    gravei agora um áudio do defeito:
    http://www.4shared.com/mp3/g1c2yfEoba/Voice00044.html

    DiegoGplay
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    A respeito do Pop, eu encontrei uma solução muito satisfatória que gostaria de compartilhar.
    Tive este problema com o meu Chorus Small clone.
    Fiz um chaveamento utilizando um Led alto brilho e um LDR, ambos de 5mm.
    Tirei a chave 3PDT e coloquei uma 2PDT.
    Em um lado chaveei o Led do efeito ON, juntamente com o Led acoplado ao LDR. Porém utilizei um resistor de 220R, no Led acoplado ao LDR, pra que ele emitisse bastante luz para o LDR ficar com uma resistência em torno de 100R.
    Então do outro lado, deixei o IN do efeito ligado diretamente ao jack de entrada. E então soldei o fio do jack de saída na posição central da chave, soldei o sinal do jack de entrada no lado correspondente ao OFF do Led, e soldei a saída do efeito em uma extremidade do LDR, e a outra extremidade do LDR na respectiva posição que seria da saída do efeito na chave.
    Ou seja, toda vez que o efeito é acionado, antes de sair para o amplificador, passa antes pelo LDR. E isso elimina todo Pop do acionamento, e não tirou em nada o volume e brilho do som.
    Testei este acoplador óptico com várias formas de chavear, e a única que se mostrou totalmente eficiente foi esta.

    Perfeito! vale a pena conferir.
    Qualquer dúvida posso fazer um esquema!
    E por favor, me ajudem também aí!
    Obrigado!

    pedrolake
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Coloca um resistor de 1M5 aterrando a entrada isso remove o pop, se possível use buffer bypass ou bypass falso, o true bypass tem alternância entre a baixa impedância e a alta o que causa alguns ruídos e perdas

    rafael_cpu
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ramsay

    Isso é problema no PT2399 que está com defeito de fábrica (baixa sensibilidade).

    Pô, acertou em cheio!

    Pedais com "Pop"?? Argh!!!
    Nenhum dos meus dá isso, porque eu só uso chaves 2PDT e 3PDT de qualidade e coloco arruela de nylon entre a chave e a carcaça do pedal.


    Essa arruela de nylon vem nos Wampler, MadProfessor, TC, etc.
    :)

    T+

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Sobre esse "pop", eu piso na chave várias vezes antes de usar e muitas vezes some. Pode ter sido coincidência, mas já aconteceu de silenciar. Era energia residual em algum capacitor, provavelmente.

    Me corrijam se estiver maluco!

    Abs

    DiegoGplay
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: DiegoGplay
    · votar


    Acabei de montar o meu, e nada de funcionar o efeito também!
    Ele sai só o som limpo, o OpAmp parece estar ok! Mas depois de uns 15 segundos começa um som estranho, parece até uma máquina de caça níquel, sei lá, e o som ainda obedece aos ajustes, principalmente o do level.
    Será que é o PT2399 também? Sou cuidadoso e só instalei ele depois de tudo pronto, e usando luvas. E sem ele sai o som limpo e não acontece o problema. Utilizei alguns capacitores, poliester metal Alguém tem uma ideia, pra me ajudar?


    Preciso de mais ideias, do que fazer...

    DiegoGplay
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Sobre esse "pop", eu piso na chave várias vezes antes de usar e muitas vezes some. Pode ter sido coincidência, mas já aconteceu de silenciar. Era energia residual em algum capacitor, provavelmente.

    Me corrijam se estiver maluco!

    Comigo aconteceu também, mas mesmo depois de pisar várias vezes se demorar de usar um pouco você pisa de novo, e lá vem o Ploc!

    Mas eu encontrei a solução definitiva e sem usar buffer, e ainda por cima sem 3PDT e nem millenium pra acender o Led.
    Uso LDR.

    deutilt
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Acabei de montar o meu, e nada de funcionar o efeito também!

    DiegoGplay

    Acabei de escutar o audio que vc gravou. Essa barulheira no final do audio aconteceu de forma idêntica no meu Rebote. O que eu percebi foi que o potenciometro que usei para controle da função delay era muito ruim, estava com mal contato interno, e quando eu movimentava os fios que ligavam esse pot a placa, o barulho as vezes aumentava, as vezes mudava e uma vez parou e o efeito funcionou. Tente trocar o potenciometro por um de outra marca mais confiável mesmo que de valor diferente. Ou voce até pode usar um resistor no lugar do pot (tente um de 39k ou qualquer valor proximo, até 50k pro intervalo de repetições não ficar muito grande) e veja se funciona. Outra coisa que percebi foi que depois de apertar mais o pt2399 no soquete, ele funcionou também (sempre utilizando luvas). Não se desespere achando que possa ser o pt queimado. Aconteceu o mesmo comigo. Aproveito pra reiterar que o pot que utilizei que estava dando defeito era um Acel. Inclusive, todos os pots Acel que ja utilizei em pedais deram defeitos, 100% deles ruins!

    Boa sorte!

    DiegoGplay
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Obrigado pela ajuda!
    No meu caso, foram os dois resistores de 1K, que a loja se enganou e enviou de 1M. depois de checar os códigos de todos os componentes da placa, encontrei os danados, Substituí e ficou show!

    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rebote delay - funciona/não funciona