Me ajude no set de pedais

    Autor Mensagem
    Lucas overBorba
    Membro Novato
    # ago/16


    E ai, to montando os pedais pra estruturar melhor o repertório de musicas autorais que venho tocando, a musica é experimental, se mistura com a musica popular brasileira até o som do rock n roll puro e inclusive momentos e musicas de rock pesado. A ideia é um guitarra mais pra base, porém também faço riffs, solo, dedilhado... enfim, experimental.

    Até agora eu tenho um Fuzz Shelter FZ3, um som sujo e pesado que dá pra usar bem em alguns momentos, mas não se encaixa com tudo. Preciso de um over drive mais simples que de aquela cara de rockzinho antigo que não tem perigo de assustar ninguém.. Aqui no interior onde moro tem um Nig Easy Drive Booster por R$300, to pensando em testa-lo mas quase certo que vou levar. A questão é: vale a pena?

    Pensei em pegar uma daquelas latas de sardinha pra compor o resto já o custo é bom e preciso disso pra ontem...

    Até então teria isso:

    Fuzz Shelter FZ3 - Som sujo e um pouco vintage
    Nig Easy Drive Booster - Ainda a testar o som puro dele


    Esse nig é suficiente pra dar aquele gás no solo?
    O nig é bom pra base com over drive puro?
    No caso de essas duas ''distorções'' serem bem dinâmicas e me dando muitas possibilidades, existe um pedal baratinho pra me quebrar um galho e ter mais uma carta na manga pra estruturar essas musicas?

    aah, e pedais de eco ou delay não me aprumam e não somam ao estilo das musicas que são mais secas e decadentes, os videos de reverb me deixaram confuso, e gostei do chorus estilo camisa de venus, acho que vou levar um da fab pra ir quebrando o galho.

    Q mais posso fazer?
    Desde já agradeço. Cês só oh, uma beleza o/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lucas overBorba
    to montando os pedais pra estruturar melhor o repertório de musicas autorais que venho tocando
    Fera, minha sugestão é que, antes de tudo, vc leia esse tópico que fiz sobre pedais e efeitos - ele te ajudará em várias duvidas:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/


    a musica é experimental, se mistura com a musica popular brasileira até o som do rock n roll puro e inclusive momentos e musicas de rock pesado. A ideia é um guitarra mais pra base, porém também faço riffs, solo, dedilhado... enfim, experimental.
    Um colega (nickname Penta Blues) uma vez postou essa estrutura que pode te ajudar:

    Rock - Receita Básica: Distorção e Delay
    O Rock é um verdadeiro paraíso para os fãs de efeitos, justificado, entre tantos outros fatores, pelo fato de existirem inúmeras vertentes deste gênero. Do "Progressivo" ao "Thrash", do "Rockabilly" ao "Psicodélico" há espaço para todos os efeitos criados e ainda sobra lugar para os que ainda serão inventados.

    Funk - Receita Básica: Envelope Filter, Wah Wah, Compressor e Phaser
    A "alma" do Funk está no trabalho executado pela mão ritmica, no entanto, alguns efeitos caracterizam o gênero. Um bom "Envelope Filter" é o primeiro passo para o característico balanço Funk. Completam a receita o "Wah Wah", o "Compressor" e o "Phaser", este último para acrescentar o "som circular" do ritmo.

    Blues - Receita Básica: Overdrive
    Caracterizado pela simplicidade, o Blues é uma questão de "alma". O gênero exige muito mais um equipamento de qualidade, capaz de captar todas as nuances de uma interpretação (bends e ligados, por ex.), do que uma infinidade de timbres e efeitos. O "Santo Graal" para se tocar Blues chama-se Tube Screamer, da Ibanez.

    Jazz - Receita Básica: Chorus e Reverb
    Até a década de 70, o Jazz se caracterizava pelos timbres limpos. Com a chegada do Fusion, os pedais e efeitos ganharam mais espaço. Como no Rock, o Fusion permite desde a simplicidade do Set Guitarra/Ampli até o uso dos mais sofisticados Racks. No Jazz, bons timbres podem ser encontrados a partir do uso de Chorus e Reverb.



    Nig Easy Drive Booster por R$300, to pensando em testa-lo mas quase certo que vou levar. A questão é: vale a pena?
    Esse nig é suficiente pra dar aquele gás no solo?
    O nig é bom pra base com over drive puro?
    No caso de essas duas ''distorções'' serem bem dinâmicas e me dando muitas possibilidades, existe um pedal baratinho pra me quebrar um galho e ter mais uma carta na manga pra estruturar essas musicas?

    Cara os preços praticados mudam conforme a região - esse pedal custa de 250 à 320, conforme a loja.
    Agora, o pedal que tem o que vc precisa é difícil falar ... São tantas opções no mercado (ainda mais se vc não tiver problema em comprar usados).
    Para tentar te ajudar vamos limitar as opções pelo valor - quanto vc pretende gastar com esse pedal?


    Q mais posso fazer?
    Fera, notei que você está bem perdido ...
    Minha sugestão para que está perdido, é não começar comprando pedais ... Minha sugestão é que vc pegue sua grana e compre um pedaleira (multiefeito) e comece a trabalhar e a fuçar nela ... Explore todos os recursos ... Ouça todos os efeitos e timbres ... Depois de um tempo, você mesmo começará a tirar suas próprias conclusões, já vai saber exatamente o timbre que procura, já vai saber o que buscar em cada pedal de efeito e por consequência qual (ou quais) equipamento vai comprar.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: alan.bassplayer
    · votar


    Preciso de um over drive mais simples que de aquela cara de rockzinho antigo que não tem perigo de assustar ninguém
    Teste o Bad Monkey da Digitech

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Minha sugestão é que vc pegue sua grana e compre um pedaleira (multiefeito) e comece a trabalhar e a fuçar nela

    Procure pela Zoom G1On - tenho certeza que conseguirá muitos timbres bons com ela.

    Lucas overBorba
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Então, os pedais multi efeitos não me agradam, já tive uma e vendi pela opção de tocar com a guitarra limpa (sim, extranho né?) não gostei dos timbres de um zoomg1, claro que essa deve ser das piorzinha.
    Eu to meio perdido por estar começando a montar o set, no caso não tem como saber oque mais eu preciso se eu não tenho nada além de um fuzz que posso usar apenas em umas 2 ou 3 musicas do repertório.

    To pesquisando bastante na internet, lendo e vendo videos. Eu preciso de um amplificador descente pra ter um som bom. Mas como vou fazer um ensaio gravado com a turma, os ampli tá na mão, preciso realmente de pedais que me proporcionem um leque de opções, e não consigo gostar dos timbres, ou pelo menos não consegui configurar uma pedaleira multi efeito.

    Como meu som é simples, dando margem aos musicos a improvisação, não preciso ter os pedais mais incriveis, e também não sou tão rigido quanto ao som de um efeito, me interessa mais gastar grana pra deixar a guitarra com um som mais forte.

    Eu enrolo muito nessas discussões, e sei que o canal realmente é testar os pedais na loja ou de quem for comprar.

    Nas ultimas pesquisas que fiz me deu uma duvida:
    Com qual pedal de distorção eu teria maiores possibilidades, Nig Easy Drive Boster ou Nig Hot Drive?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lucas overBorba
    Nig Hot Drive
    Tive esse pedal, não achei muito versátil.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lucas overBorba
    Com qual pedal de distorção eu teria maiores possibilidades, Nig Easy Drive Boster ou Nig Hot Drive?
    Creio que vc terá mais possibilidades com o Hot Drive.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lucas overBorba

    Acho muito válido o conselho do Fernando de almeida, mas compre uma pedaleira mais bacana, não tome por base a que você teve. Dá pra se tirar sim drives muito bons de uma ME70 por exemplo.

    Antes de sair comprando vários pedalzinhos, você precisa tocar com o máximo de efeitos possíveis para aprender o que cada um faz etc. Saber a diferença de um delay digital pra um analógico, phaser para flanger, tremolo pra vibrato, e saber qual você mais gosta, aí sim se sentir necessidade você compra pedais separados aos poucos. Não recomendo também resolver montar um setup de pedais e comprar só coisa de baixo custo por não ter como comprar 10 pedais tops de uma vez. Compre quando souber o que quer e pague por isso, nem que demore pra juntar e comprar um único pedal. Antes um pedal bom do que três meia boca no set. Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Me ajude no set de pedais