OLX - Comprar ou não comprar, eis a questão?

Autor Mensagem
Chev Chelios
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Chev Chelios


Seguinte pessoal. Achei uma oferta muito boa de um pedal pela OLX, mas o produto está sendo vendido em outro estado. Sei que agora existe o OLX Direto, parecido com o Mercado Pago do Mercado Livre, mas o vendedor não utiliza tal meio. Ele quer que eu deposite o dinheiro em sua conta e ele envia o produto via Sedex. Mas, é aquela coisa, o cara jura que sempre vendeu na OLX recebendo dinheiro via depósito bancário, e que sempre enviou os produtos, mas isso pode muito facilmente ser uma mentira. E outra, não dá pra saber quem está do outro lado do teclado. O que vocês acham, faço a compra ou deixo-a passar, infelizmente?
OBS.: Só pra constar, é um pedal Ditto Looper.

Noto Kalen
Veterano
# mai/16
· votar


Eu sempre comprei pelo OLx, mas sempre fiz o negocio frente a frente.
Fazer depoisito tem sempre um risco envolvido, uma solucao seria pedir pra ele anunciar no Mercado Livre, e se tiver uma taxa vc se oferecer pra pagar, seria mais seguro pra vc.

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Chev Chelios
eu nunca comprei no olx mas que saber, é melhor se arrepender Do que se fez do que não ter tido a coragem de fazer

Chev Chelios
Membro Novato
# mai/16
· votar


Noto Kalen
Já sugeri que anunciasse no ML, mas diz ele que nunca comprou ou vendeu por lá e que tem de pedir ajuda pra um primo que compra e vende no ML. Acho que só pela dor de cabeça o barato está saindo caro. Já desisti da compra...

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


OLX só na presença da pessoa e em local público, de dia. Segure o impulso...

makumbator
Moderador
# mai/16 · Editado por: makumbator
· votar


Chev Chelios

Só faria a compra pessoalmente ou através desse tal sistema parecido com o mercado pago.

Ironicamente eu já vendi um leitor kindle + capa original através do OLX pra um cara de outra cidade. Eu me ofereci a criar um anúncio no Mercado livre com mercado pago para ele ter mais segurança (pois minha ideia inicial era vender na minha cidade mesmo), mas o cara confiou e fizemos a transação através do OLX. Ele pagou antes e eu enviei o produto no mesmo dia em que o valor caiu na minha conta. Mas ele confiou totalmente em mim (e me mandou e-mail depois agradecendo que estava tudo conforme foi prometido).

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


makumbator

Já vendi e já comprei coisa na OLX desse jeito, mas é loucura, não sei se faria novamente. O mais arriscado que já fiz foi a 18i20 que comprei e depositei na confiança, e o mais arriscado que compraram de mim acho que foi um AT4050. Deu tudo certo, mas realmente é doidera fazer isso. Hoje uso a OLX só pra pegar o WhatsApp e conversar melhor, trocar fotos etc, mas a negociação final é pelo ML mesmo. Se o cara se esquiva do Mercado Pago, é de se desconfiar.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/16
· votar


Já comprei um monte de coisas de valor até elevado pela OLX de outros estados, com depósito antecipado e tudo mais.

Mas a minha rotina não é tão simples: Adiciono no facebook e vamos falando por lá. Confiro se o perfil é ativo mesmo, nomes e sobrenomes, familiares, etc. Peço o endereço para calcular o frete, faço uma conferência no street view se a rua existe. Se houver algum comercio na rua com telefone visível, entro em contato e pergunto se conhece o 'vizinho'.

Se houver sequer um sinal de fraude, suspendo o negócio.

Até hoje, tem funcionado bem. Mas precisa ficar bem esperto. :)

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Christhian

Sigo esse mesmo padrão de street view, etc, com exceção do facebook que não tenho. Adicionaria na sua rotina ainda, pedir um video curto mostrando o produto, ou alguma foto bem específica, como um "close da etiqueta no canto inferior direito", só pra garantir que a pessoa tem realmente o produto. Uns tempos atrás me interessei por uma guitarra na OLX, vendedor atencioso e tudo mais, qd pedi uma foto específica, o cara desconversou no chat da olx falando que o celular tava com problema e mais N problemas. Resumo da ópera, achei as mesmas imagens do anúncio em outro site, e não deu 2 dias o vendedor desapareceu. Mesmo checando tudo, atualmente prefiro empurrar o negócio pro ML pela facilidade do pagamento com o Mercado Pago, alem do frete ficar geralmente bem mais em conta com o Mercado Envios.

demian e eduardo
Membro Novato
# mai/16
· votar


fala pra ele enviar por sedex a cobra com cobrança na retirada do produto.

já vendi assim e é muito pratico, seguro para ambos. funciona assim

ele paga uma taxa de 10,00 para colocar o produto no sedex a cobrar, e quando chegar na sua cidade você só pode retirar se pagar o montante que ele declarou por exemplo,
produto 1.000,00
envio 50,00
total 1.050,00

voce só retira se pagar esse total, ai depois que voce retira ele vai no correio com o documento e retira esse valor total la

Chev Chelios
Membro Novato
# mai/16
· votar


Christhian
Já pensou em trabalhar como detetive particular?

demian e eduardo
Interessante esse sistema, não o conhecia. Vou procurar saber mais sobre ele.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# mai/16
· votar


compra sim ja comprei muita coisa por la , é melhor q mercado livre pois ali peco para vir a minha casa para testar

Golias
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Golias
· votar


Chev Chelios
Cara... dá pra fazer o que o Christhian faz, mas ainda assim você corre o risco de ser lesado. O vendedor pode ser muito experiente em dar esse tipo de golpe. Se você tem dinheiro sobrando, vai na fé. Caso contrário, eu não arriscaria...
É como o Noto Kalen disse logo acima: OLX só comprando pra receber em mãos, de dia, num local aberto e bastante movimentado. Até porque, o vendedor sabe que você, possivelmente, está indo ao encontro dele com o dinheiro do produto, e isso pode pôr você em risco. Como você mesmo disse, não sabemos quem está do outro lado do teclado.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Golias
Cara... dá pra fazer o que o Christhian faz, mas ainda assim você corre o risco de ser lesado. O vendedor pode ser muito experiente em dar esse tipo de golpe.

Um cara só vai perder tempo com um golpe tão elaborado se houver muita grana envolvida. Adiciona o cara no Facebook e dá uma fuçada lá, tá de bom tamanho.

Golias
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Golias
· votar


Rachmaninoff
Rapaz, do jeito que tá a crise vale tudo, tem gente roubando até farinha de padaria... E outra, vai que o vendedor não tem Facebook, como faz?

PS.: Ótimo compositor.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Eu já comprei e já vendi pelo Mercado Livre na base da confiança. Na época não tinha Mercado Pago e outras facilidades. Em todas as transações que fiz, seja comprando ou vendendo, deu certo, e muito certo.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Já fiz na confiança também, mas não recomendo...

Iversonfr
Veterano
# mai/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


sandroguiraldo
Já fiz na confiança também, mas não recomendo...

Há um tempo atrás até era explicável usar a OLX, pois o ML cobrava 10% de comissão obrigatória. Hoje em dia aceitando anúncio gratuito de usados, tendo a garantia do Mercado Pago e enviando por Mercado Envios que é muito prático, não tem cabimento um vendedor na OLX recusar passar a negociação pro ML. É mais seguro pra todo mundo e com envio mais barato, e com o Mercado Envios libera o dinheiro 2 dias depois da entrega dos correios. Se o cara recusa hoje em dia isso, a chance de ser sacanagem é bem maior que antigamente.

Golias
Membro Novato
# mai/16
· votar


Se o cara quer que eu pague o produto pra depois ele enviar, na confiança, vale o mesmo eu pedir pra ele enviar o pedal, testar e depois pagar, tudo baseado na confiança?

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Golias
Se o cara quer que eu pague o produto pra depois ele enviar, na confiança, vale o mesmo eu pedir pra ele enviar o pedal, testar e depois pagar, tudo baseado na confiança?

Quero ver ele aceitar. O que já fiz foi pedir propor o seguinte na OLX. Como eu teria que confiar no vendedor, propus depositar 50% antes e 50% depois que recebesse. Assim eu teria que confiar que ele enviaria, e ele teria que confiar em mim também, foi um meio termo. Já que é um risco, que ambos arrisquem, eu que não ia arriscar sozinho rs. No final deu certo.

Golias
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Golias
· votar


Iversonfr
É uma boa, mas eu só faria isso com produtos de pequenas quantias, no máximo 300 temer's. Mas, ainda acho mais interessante o que o demian e eduardo falou:
Sedex a cobra com cobrança na retirada do produto. Funciona assim:
Ele paga uma taxa de 10,00 para colocar o produto no sedex a cobrar, e quando chegar na sua cidade você só pode retirar se pagar o montante que ele declarou. Por exemplo:
Produto 1.000,00
Envio 50,00
Total 1.050,00
Você só retira se pagar esse total, ai depois que voce retira ele vai no correio com o documento e retira esse valor total lá.


Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Golias
Mas, ainda acho mais interessante o que o demian e eduardo falou:

Sim, aí vc retira nos correios e recebe um lindo tijolo no lugar do seu pedal rsrs, como já li em alguns casos de receber caixa vazia, com tijolo, etc. Se o cara for sacana ele vai tentar sacanear de qquer jeito. Só podemos tentar nos previnir com todas as dicas que o pessoal postou aqui, mas nunca é 100%. Se quer garantia 100% vai na loja e compra novo. Igual um cara que queria comprar um de ville meu de 20 anos de idade e queria que eu assinasse um contrato dando 6 meses de garantia pra ele, é cada nego sem noção que aparece...

Golias
Membro Novato
# mai/16
· votar


Iversonfr
Não há como verificar o produto na agência dos Curreios?

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Golias

Utilizei esse sistema apenas umas 2 vezes há alguns anos atrás. Não sei hoje, mas a função do sedex a cobrar é te entregar a caixa mediante o pagamento de determinado valor. Eles te entregam o pacote após o pagamento, e se entendi bem, se tivesse um tijolo la dentro o problema seria meu, pq os correios fizeram a parte deles de entregar o pacote e cobrar. Não vi vantagem nenhuma e por isso recomendo tanto o Mercado Envios, é uma tranquilidade enorme, ainda mais num país onde só tem gente esperta e a lei que impera é a de Gerson.

Golias
Membro Novato
# mai/16
· votar


Iversonfr
Vish... Se ainda for assim, não vale a pena mesmo! Foda é quando você entra na OLX, fala com o vendedor pra ele criar um anúncio no ML, e quando ele cria escreve na descrição: "Apenas para retirar em mãos." Ai você fala com o cara, e ele não te responde mais...

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Golias
E outra, vai que o vendedor não tem Facebook, como faz?

Se o cara não tem Facebook nem quer anunciar no ML, então deixa passar. Não vale o risco. Lembre-se: para um golpe acontecer é preciso duas pessoas querendo se dar bem.

Golias
Membro Novato
# mai/16
· votar


Se não for pra retirar em mãos, o que já é um tanto arriscado, que seja pelo ML ou OLX Direto. A não ser que o indivíduo queira tentar a sorte e comprar na base da confiança. Por mais que o vendedor pareça confiável...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/16 · Editado por: Christhian
· votar


Rachmaninoff
Pois é, acabei de comprar um câmera de 2500$ usando exatamente esse esquema, vinda de SC. Mas deixei de comprar uma de Campinas por que o cara disse não ter facebook.

E vendi uma lente para uma pessoa de GO por 1500$, sugerindo o mesmo esquema pra ele ficar seguro.

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Christhian
Mas deixei de comprar uma de Campinas por que o cara disse não ter facebook.

Poxa que preconceito rsrs.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/16
· votar


Iversonfr
aehuaeuae :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OLX - Comprar ou não comprar, eis a questão?