Como adicionar o microfone a cadeia de efeitos?

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# jul/15
· votar


Se você quer fazer isso, ligue o microfone na mesa. Considerando que seja um microfone que vá microfonar teu cubo. Pois bem, na maioria das mesas, existe um "insert" nos canais. Neste insert, você plugará os pedais de delay, reverb, modulação, o que bem entender. E estes efeitos serão processados depois do som microfonado. Legal para ligar depois de distorção. Com voz funciona no mesmo naipe.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


f14gomes

Oficialmente sou só o roadie, que ajuda na timbragem, organização do equipo etc.

Seria sim, a busca do timbre. Pro set ficar como é numa POD, com o mic, amp, falantes, pré do mic etc, participando do timbre.

R. Carvalho

A ideia é mandar um sinal processado, balanceado, de baixa impedância, pra entrada de linha da mesa. Exatamente como se eu exportasse o sinal de CD.

Teoricamente, vai ficar assim a cadeia:

Guitarra -> Pedais -> Amp -> Cab -> Mic -> Pré amp -> Rack de Efeitos -> DI -> Line in da mesa

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


Ismah

Neguinho adora caçar encrenca!

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Lelo Mig

To sendo pago pra isso... Não posso reclamar kkk

Casper
Veterano
# jul/15
· votar


Caro Ismah:

Guitarra -> Pedais -> Amp -> Cab -> Mic -> Pré amp -> Rack de Efeitos -> DI -> Line in da mesa

De todas as ordens possíveis de se colocar o som de uma
guitarra em algum lugar, entendo que a ordem acima é a
que pode alcançar melhores resultados. Une as vantagens
de se gerar um sinal de guitarra menos congestionado e
sem compressão, em um primeiro estágio (aumentando a
dinâmica) e permite usar efeitos de compressão e modulação
de maior qualidade em um estágio posterior. Perfeito.

boblau
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

fica bem parecido com um loop paralelo não?

Ou vc não vai usar o sinal do mic também na mesa?

Em uma outra forma, eu já fazer a sua idéia mas com dois amplis. Um só para o som cru da guitarra e outro só para as ambiências. O autor desta proeza foi, se eu não me engano, o Hélcio Aguirre.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Casper

Valeu amigo :)
Fico muito feliz com isso. Mesmo que não tenha sido claro.

Guitarra -> Pedais¹ -> Pré -> Efeitos no loop* -> Power -> Cab -> Mic -> Pré amp -> Rack de Efeitos/Pedais² -> DI -> Line in da mesa

Pedais¹ = compressão, boosters, drives, distorção, fuzz, wah, e alguma modulação que viria ANTES dos drives.

Pedais² = modulações que viriam depois dos drives, ambiências, e wah (alguns soam melhor aqui)

*Efeitos no loop = caso desejar usar o drive do pré-amp, e deixar o wah depois vai precisar desse recurso.

Ismah
Veterano
# jul/15 · Editado por: Ismah
· votar


boblau
fica bem parecido com um loop paralelo não?

Nunca vi '-'

não vai usar o sinal do mic também na mesa?

Seria o sinal captado ali no mic que ia pra mesa. Talvez um segundo mic, que capturava o sinal puro, e o outro só mandava o efeito. Podendo controlar o balanço de sinal, com e sem efeito.

Sei que o Brian May fazia isso já...

www.petecornish.co.uk/queen.html

boblau
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

No loop paralelo vc tem dois sinais:

1-O sinal cru da guitarra vindo do pré, passa diretamente para o power, como se não houvesse um loop.

2-O sinal cru da guitarra vindo do pré, vai para a cadeia de efeitos pelo send e volta pelo return onde encontra um "mixer" que regula a intensidade deste sinal na entrada do power, misturando este sinal ao item 1.

Com isso, vc somente "adiciona" os efeitos sem perder timbre e sinal do pré do ampli e na intensidade que quiser.

Para mim é o melhor loop que existe. Eu inclusive corto o sinal cru do pré, através do mixer da minha pedaleira (uma velha e eficiente ART SGX2000) e adiciono somente o efeito.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Não é exatamente a mesma coisa, já que o som captado pelo mic é entendido como o som final, e depois ele será modulado e ambientado.

O amp funciona isolado (usa-se sistemas de fones), já que como monitor, ele soaria sem as modulações.
Seria bem mais funcional com uma closed box, e pra monitor um floor fill (de chão) ou como nosso caso, in ear (fones intra-auriculares).

O que vc se refere como pedaleira (pra mim ainda é multiFX :P), é um rack certo?

boblau
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
O que vc se refere como pedaleira (pra mim ainda é multiFX :P), é um rack certo?

é isso mesmo

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Fazia uns 10 anos que não via uma rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como adicionar o microfone a cadeia de efeitos?