Discussão e dúvidas - Combinação de distorção de pedal (Fire Ultimate Distortion) + distorçã

    Autor Mensagem
    Gabriel Gabiru
    Membro Novato
    # mar/15


    Bom pessoal, quero levantar uma discussão, e colocar algumas dúvidas que surgiram na minha cabeça com essa experimentação.

    O set em questão: pedal Ultimate Distortion da Fire; uma pedaleira Korg AX3G que uso pra dar boost de volume e colocar efeitos (delay/chorus); um amplificador Peavey Bandit.


    Normalmente eu usava a seguinte configuração:
    Guitarra -> Ultimate Distortion -> Korg AX3G -> Amp

    o que acontecia era que eu deixava o amp no canal clean, e usava apenas a distorção do Ultimate Distortion, que é bem versátil, dando para regular desde um drive sussa até distorções hi-gain. Mas isso sempre me incomodou um pouco, porque eu gosto da distorção do Peavey Bandit, principalmente na chavinha "modern", que dá pra tirar uns bons timbres para metal. Meio que sentia que tava deixando ela de lado ahahha

    Mas daí tem um porém: o Peavey Bandit puxa bastante pro grave, e eu senti uma certa falta de agudos no meu timbre quando usei apenas a distorção dele. Daí eu decidi combinar com o pedal Ultimate Distortion, que dá uma puxada pro agudo - tem um timbre bem brilhante. Tentei fazer isso para dar uma compensada no excesso de graves do Peavey.

    Ficou assim a configuração:
    Guitarra > Ultimate Distortion > Amp > Send > Korg AX3G > Return

    Daí eu tento deixar o pedal da Fire com um ganho bem baixo, e o volume um pouco alto, aproveitando os knobs de Tone e Middle pra conseguir lapidar um pouco o timbre. Pelo que entendi, basicamente o que eu fiz foi transformar meu pedal de distorção num booster pra distorção do Peavey, certo?

    Surgem algumas dúvidas daí:

    1 - Percebi que não importa o quanto eu aumente o knob de Volume do pedal, o volume final não se altera - apenas o timbre. Isso significa que o knob Volume controla o nível de compressão do sinal (funcionando, dessa forma, como um compressor)? Pensei nisso porque, pelo que entendi, quanto mais aumento o volume de saída do pedal, mais eu obrigo o Peavey a comprimir o sinal que entra nele... mas conversando com um brother, ele comentou que na real o que eu to fazendo é estimular/facilitar a saturação no pré-amp do Peavey... e que o efeito de attack mais ou menos nivelado acaba ficando semelhante ao que uma compressão faz, mas que o efeito de sustain não ocorre (e testando aqui, percebi que realmente, o sustain continua praticamente o mesmo)

    2 - Existe algum risco de eu prejudicar meu amplificador aumentando o knob de Volume do meu pedal? Tô com um receio de estar dando um sinal de entrada muito alto para ele.

    3 - Faria mais sentido eu usar o pedal de distorção no send/return (dessa forma a lógica seria inversa: o drive do Amp seria um booster para o drive do pedal) ? Existe algum risco de, ao fazer isso, voltar um sinal muito alto para o Return do amp (desta forma, prejudicando ele) ?

    4 - Qual a opinião de vocês sobre misturar dois drives diferentes? Estou testando aumentar um pouco mais o ganho no pedal e diminuir um pouco o ganho do amp, e o resultado não fica ruim necessariamente... O problema é que tende a apitar bastante, acho que pelo fato de estar rolando uma distorção em cima de um som já distorcido...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Discussão e dúvidas - Combinação de distorção de pedal (Fire Ultimate Distortion) + distorçã