Galera mais experiente me deem umas dicas e opiniões sobre meu set.

    Autor Mensagem
    Caio Guitar
    Membro Novato
    # fev/15


    Olá. Boa noite a todos.

    Bem, venho acompanhando o Fórum Cifra Club tem um tempo. Adoro ler a seção de pedais e guitarras e me deram uma noção bem formada sobre o instrumento. Criei uma conta então para sanar algumas dúvidas e se possível contribuir futuramente com minha experiencia.

    Vamos lá. Na época que ganhei minha primeira guitarra, ha dois anos do meu pai, eu ganhei juntamente um setup de pedais básicos, e com os que ganhei com o tempo tenho: Todos da marca Behringer:
    - Ultra Metal (UM300)
    - Digital Delay (DD400)
    - Digital Multi-FX (FX600)
    - Tube Overdrive (TO100)
    - Ultra Shifter Harmonist (US600)
    - Guitar Amp Modeler (GDI 21)
    ...
    Quem vê até pensa que sou patrocinado pela Behringer haha. Mas na verdade meu pai não levou muita fé que eu me interessaria realmente em guitarras no decorrer do tempo e me deu pedais Behringer por ser uma das marcas mais baratas de pedais.

    Hoje, dois anos após minha primeira guitarra, possuo 18 anos e pensei bem e quer saber... Ta na hora de gastar um dinheiro com esse hobbie que tanto gosto.

    Meu pai já me poupou do trabalho de adquirir uma nova guitarra... pelo menos por agora. De uma Stratocaster Gianinni (GG100) passei para uma Golden Les Paul e em um futuro não muito distante penso em adquirir uma floyd rose das quais não entendo absolutamente nada hahaha, mas testei e aprovei a Cort X11. Mas esse é assunto pra um próximo tópico.

    Recentemente, com a ajuda das informações, reviews e opiniões no FCC, adquiri um Wahwah Cry Baby do qual só tenho a elogiar, e também um Jackhammer da Marshall do qual ouvi e li boas críticas e acompanhei alguns reviews e deve chegar aqui na próxima semana.

    No momento tenho mais 800 reais dos quais separei para investir em pedais. Mas como alguém inexperiente, não tenho a menor idéia de como administrar esse dinheiro em pedais. Então estou aqui a pedir a ajuda de vocês.

    Tipos de som que gosto: Sou bem eclético. Curto desde Pop Rock, Hard Rock até um Heavy Metal, só não entro na parte de Death & Black Metal.
    De guitarristas, admiro desde o famigerado mestre da pentatonica Slash, até guitarristas altamente técnicos como Steve Vai, guitarristas de Pop como The Edge, guitarristas nacionais como Juninho Afram, Kiko Loureiro... Enfim... se é musica e tem guitarra eu tou dentro.

    O que espero com os pedais: Eu sinto algumas dificuldades em executar técnicas como arpejos e tappings, talvez seja por ser uma les paul, ou pelos pedais mesmo, mas ja constatei que não é por incapacidade da minha parte. Enfim, gostaria primordialmente de pedais que me auxiliem nessas técnicas para solos, porque de base com som limpo sou muito feliz com o DD400 e eventualmente com o FX600 como Chorus.

    Nada contra os pedais Behringers, mas eles dão uma grande decaída no timbre da guitarra e se eu não for sábio na regulagem, o que mais se ouvem são ruídos. Mas eu costumo utilizar o GDI como uma distorção de baixo ganho para pequenos licks preenchendo espaços vazios da música, o Overdriver eu utilizo como um boost com médio ganho pra solos limpos, o UM300 eu deixo o ganho no máx possível equilibrando com os ruídos para alguns licks fritadose para os solos principais, e o Ultra Shifter eu regulei para simular uma alavanca de floyd rose com a opção Trem Bar e eventualmente uso como pitch shifter.

    Bom, é isso, tentei esclarecer o máximo possível para ajudá-los a me ajudar hahaha. Como meu primeiro tópico, acredito que não infligi nenhuma regra pelo que eu li nos termos, mas se infligi, peço sinceras desculpas a todos. No mais, obrigado a todos que estiverem dispostos a ajudar e boa noite.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Caio Guitar

    1- Antes de falarmos nos pedais....onde esta ligando tudo isso? Em que ampli?

    2- "Eu sinto algumas dificuldades em executar técnicas como arpejos e tappings, talvez seja por ser uma les paul, ou pelos pedais mesmo, mas ja constatei que não é por incapacidade da minha parte."

    Creio que temos um equívoco aqui. Arpejos e Tappings, são técnicas, se vc dominar, fará com ou sem pedais.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig
    fará com ou sem pedais

    Manitas concorda!

    Caio Guitar

    Pode ser uma guitarra desregulada, ou regulada com ação bem alta... o tamanho da palheta também influencia...

    JJJ
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Realmente os pedais não te ajudam a fazer tappings. Mas o SOM do tapping pede algum tipo de distorção (tapping clean é estranho) e um compressorzinho também pode ser de alguma utilidade, para dar aquela "nivelada" básica na pegada.

    Quanto aos arpejos, esses sim são na praia do clean (se distorcer demais fica estranho). Um compressor (de novo) pode ser interessante, bem como algum tipo de modulação.

    Portanto... Como você já tem distorções e modulações no seu set, eu pensaria num compressor bacaninha. Mas atenção!!!!!!!! Compressor é um efeito pouco óbvio aos iniciantes! O primeiro compressor que eu comprei, me frustrei pacas, por achar que ele não fazia "nada". É um efeito relativamente sutil e menos evidente que modulações ou distorções, então, só compre se tiver noção do que está querendo.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Realmente compressão é difícil de domar. Vc pode aumentar o ataque e cortar o sustain (solos rápidos clean cai bem) ou alongar o sustain, alongar o sustain... E o pior que a maioria dos pedais tem só os controles de ataque, sustain/ratio, e tone (pra dar uma equilibrada)... o que torna o desafio interessante rs

    Caio Guitar
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Caio Guitar
    · votar


    Lelo Mig
    Depende, eu possuo um meteoro nitrous driver em casa só pra treino. Na igreja onde toco a galera ja disponibiliza um marshall bem legal. Onde ensaio com minha banda ja tem um da vox e quando toco com a banda de lugar em lugar, utilizo a caixa local que disponibilizam e vez ou outra damos sorte de pegar amps bem tops, e muitas vezes jogamos o som direto na mesa devido a ausência de amps.
    O problema nas técnicas é que na verdade saem falhadas, o tapping por exemplo soa muito mais baixo que a palhetada. O mesmo com os arpejos, pois utilizo muito arpejos com tapping. Posso colocar a força que for, sai totalmente tímida a nota.

    Ismah
    Acho que as les pauls não foram feitas para isso haha. Quando citei por exemplo que testei a Cort X11, nela saem um brinco.

    JJJ & Ismah
    Realmente li muito sobre compressores e vi reviews no youtube. Mas como vocês mesmos citaram, eu não consigo ver diferença. Me sinto até meio retardado quando o cara do video faz com som limpo, liga o compressor e depois diz "sentiram a grande diferença?" hahaha... fico até meio frustrado. Estava lendo sobre CS3 Boss e DYna Comp Mrx, e pelo que entendi a função principal do compressor é deixar o volume das notas constantes mesmo que eu bata fraco ou forte com a palheta, me corrijam se eu estiver errado.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Caio Guitar

    PODE (não significa que deve), estar ligado ao tamanho dos trastes e a saída da tua guitarra... tentaria colocar os captadores mais próximos das cordas, mas... isso diminui o sustain...

    Eu tenho um sustain considerável, mas saída baixa, pq pra isso uso os captadores bem baixos...

    a função principal do compressor é deixar o volume das notas constantes mesmo que eu bata fraco ou forte com a palheta, me corrijam se eu estiver errado.

    Não a principal, mas uma delas... Bem basicamente, o comp achata as notas altas e amplifica as baixas... Mas como já dissemos, é um efeito difícil de domar - mais que o fuzz - pois, ele em excesso tira a dinâmica.

    A título de curiosidade, o mal de um amp valvulado é a compressão, pois tens menos dinâmica que num SS... E o drive de um valvulado nada mais é que uma compressão excessivamente forte.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Tem um tutorial do Stanley Jordan falando sobre como conseguir aquele tapping clean dele. Basicamente, pelo que eu lembro, ele deixa a ação baixa e os captadores próximos das cordas. No sistema dele, a guitarra fica meio que dedicada para essa técnica.

    A ideia é evitar qualquer esforço para a corda atingir o traste. Desta forma, basta dar uma batidinha fraca na corda. Nunca fiz esse experimento, mas aquele trastejamento que passa um clima de amadorismo no tapping parece ter a ver com o esforço para bater e empurrar a corda. Quanto menos tempo durar o tap e menor o esforço aplicado, menor o trastejamento.

    Sobre os pedais da Behringer, a impressão que tenho é que no fundo fica um som de ovo fritando na frigideira. É só prestar um pouco de atenção para perceber (algo que na loja nem sempre notamos).

    JJJ
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Caio Guitar
    Mas como vocês mesmos citaram, eu não consigo ver diferença. Me sinto até meio retardado quando o cara do video faz com som limpo, liga o compressor e depois diz "sentiram a grande diferença?" hahaha... fico até meio frustrado.

    Pois é. Foi o que aconteceu comigo também, quando estava começando a usar pedais. Frustrante mesmo! Já que é assim, melhor não comprar agora. Fique com os efeitos mais "modificadores", por enquanto.

    Quando você tiver passado essa fase, vai perceber que seu ouvido clama por mudanças mais sutis. Detalhes de corpo, ataque, sustentação, nivelamento... não pra mudar o som radicalmente como um phaser ou um fuzz, mas pra "esculpir" o som, da forma mais precisa possível. Nessa hora, um compressor talvez possa te dar o que você precisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Caio Guitar

    Ok, vamos por partes, deixando claro que esta é a minha opinião, pessoal, e isso não quer dizer que seja certa ou errada... algumas coisas são muito pessoais.

    1- Com relação as técnicas citadas, Tappings e Arpegios, a primeira coisa que eu faria, seria levar a guitarra a um amigo, professor, primo, mas alguém que DOMINE muito bem estas técnicas para ele avaliar as dificuldades na guita. Existem muitas variáveis aqui (altura de cordas e ação, largura de trastes, angulação de braço, altura de captadores e etc.), eu não domino Tapping, mas sinceramente, acho difícil alguém avaliar sem tocar seu instrumento.

    2- "eu possuo um meteoro nitrous driver em casa só pra treino"

    É com ele que você têm de encontrar seu timbre. Você só consegue timbrar sua guitarra em qualquer lugar que ligue, se sabe exatamente o que ela faz "em casa". Se você timbra decentemente em casa e for tocar onde há um fender, orange, vox e etc, vai timbrar melhor ainda.

    Se eu fosse você não gastava dinheiro em pedal algum, por ora.

    Desconecte tudo. Ligue só a guitarra em seu meteoro, perca algumas horas entendendo cada regulagem e possibilidade. Anote tudo.

    Ligue pedal por pedal (um só, sem cadeia), faça o mesmo, e assim por diante... perca pelo menos 15 dias estudando o som de seu equipo.

    Ao fim, você saberá o que sente falta, com clareza. Peso, Cor, Punch, Sustain, Graves... etc.

    Aí a gente volta a conversar...........

    Obs: É um saco, eu sei. Dá trabalho. Você tá louco para gastar seu dinheiro e eu não respondi o que você gostaria de ler.

    Mas, qualquer coisa, fora isso, que eu dissesse, seria leviano.

    Abraço!

    Shy_Boy
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Caio Guitar
    Os conselhos dos amigos aqui devem lhe guiar bem o suficiente. O único adendo que eu posso fazer é em relação a um de seus pedais:

    - Ultra Shifter Harmonist (US600)

    Esse pedal, em particular, é um clone do super shifter da Boss, mas soa melhor que o original. Se você só usa para as funções que você falou, não sei se você pensa em trocar o pitch shifter, mas sugiro que não gaste dinheiro com outro, deixe para melhorar coisas mais vitais ao setup.


    Abraço!

    Caio Guitar
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ismah & francisco2004 & JJJ
    Eu ja regulei muito bem isso e no momento o da ponte que uso bastante para solos mais rápidos ta bem alto e o do braço ta bem baixo. Na captação dos dois também fica um som bem legal pra base.
    Sobre compressores, creio que não seja o momento próprio para adquirir um mesmo.

    Lelo Mig
    Opa, ótima dica Lelo haha. Mas eu ja as segui faz um bom tempo. Não mexo na regulação do meu amp a bastante tempo, na escala dos meses, justamente porque já encontrei o timbre que me agradou bastante. O mesmo com os pedais dos quais os únicos que estou constantemente mexendo são o GDI e o FX. Na verdade no momento estou necessitando de pedais que me ajudem em solos especificamente, em todos os sentidos para torná-lo mais dinâmico.

    Shy_Boy
    Sim, é bem legal a função pitch shifter dele. Um som oitavado ou com as terças fica sensacional, porém é algo muito específico que não costumo usar. Uso muito o Trem Bar, Detune e Flutter.

    Obrigado a todos que estão ajudando, mas no momento eu ainda estou meio perdido kkk. Ainda não sei quais pedais comprar e em qualquer hipótese com a compra do compressor, ainda sobrarão cerca de 450~550 reais para gastar. Apesar das dicas do nosso amigo Lelo, me sinto bem seguro em adquirir pedais.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Caio Guitar

    Curioso, pode ser particularidade minha mas pra solos usaria os do braço por ter um som mais equilibrado, e um sustain razoável.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Galera mais experiente me deem umas dicas e opiniões sobre meu set.