MXR Carbon Copy Mudando o Timbre Original

    Autor Mensagem
    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14


    Recentemente comprei um delay MXR carbon copy, analogico.
    Estou tendo um pequeno probleminha, pois uso um boss blues driver keeley mod boostando um jvm205h com o delay no loop. No bypass tudo certo, porém quando ativo o delay ele muda completamente o timbre do amp, da a impressao de que está saturando o pedal, pois se deixo baixo o volume do pre amp isso já nao acontece. Com o volume do canal perto, ou até antes do meio, já comeco a ter problemas. Nao me convem simplesmente reduzir o volume ja que perco totalmente o timbre saturado das valvulas. Alguma idéia?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    teste o pedal da seguinte forma: desconecte-o do loop

    conecte a guitarra -> pedal - > ampli

    se o som continuar distorcido, poder ser que o pedal queimou ou danificou algum componente interno e isso pode ser a causa da alteração no timbre.

    Mas se não, revise o amplificador, conexões, regulagens, e fontes.

    Muitos amplis tem o pré-amplificador com alto ganho no loop e alguns pedais de baixa impedância não se dão muito bem com isso gerando uma saturação no sinal.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    Um resistor de entrada ou um capacitor de acoplamento?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Se não me engano, o carbon copy tinha um buffer com transistores para dividir o sinal em seco e o sinal que iria ser repetido, ( a dunlop pode ter mudado o circuito), já aconteceu comigo de um pedal da boss dar problema em um transistor do buffer e o pedal ficou com aquele som que lembra um fuzz ligado em uma pilha fraca, mixado no sinal da guitarra, tipo uma sujeira de fundo. Mas pode ser sim um capacitor ou resistor.

    Neste caso, por ser um pedal que usa componentes difíceis de reposição no caso o MN3005 e o NE570, vale a pena levar em uma assistência técnica, ao invés de forcar e queimar todo o pedal

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    BJAofficial

    Estou tendo um pequeno probleminha, pois uso um boss blues driver keeley mod boostando um jvm205h com o delay no loop. No bypass tudo certo, porém quando ativo o delay ele muda completamente o timbre do amp, da a impressao de que está saturando o pedal,

    Pelo que vc descreveu, esse sinal todo boostado da guitarra, mais pedal, mais drive do amp, está saturando a entrada do pedal de forma que acontece o que vc diz. Conforme disse o pedrolake no final da postagem.

    Tanto que quando vc não usa tanto ganho isso não acontece.

    Em resumo: Seu pedal não está com defeito; é uma "característica" dele. Apenas o "headroom" do pedal que é baixo e não aguenta tanta porrada na cara.

    A questão aí é o ganho no pré amp, não volume propriamente dito do canal (e as vzs os knobs tem nomes diferentes ou trocados nos amps).

    Se vc ligar o delay antes do amp e usar o drive do amp, muito provavelmente vai embolar.

    A solução é dar um jeito do sinal chegar mais manso no pedal ou usar um pedal com headroom maior.

    Abraços

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Exatamente, Nefelibata.
    É o "headroom" do pedal mesmo.
    Acho que tem a ver mais o volume em si do canal do que o ganho.
    Mas enfim, o problema eu sei qual é, o post é para ver se alguém já passou por algo parecido e tem alguma idéia/solucao.
    Como disse posso facilmente solucionar isto reduzindo o volume do canal, mas nao quero fazer isso pois isso também modifica o timbre tanto quando a saturacao do pedal. Mas se nao tiver outra alternativa terei que recorrer a isso mesmo.

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    BJAofficial

    Bom, então o caso é procurar um pedal que aceite melhor esse sinal forte ou um pedal que possa diminuir diminuir o sinal antes de ir pro seu delay, como um pedal eq com master, que vc possa abaixar o volume, ou casar a impedância.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nefelibata

    Tenho um eq mxr m108 logo antes do delay no loop, cheguei a pensar em fazer isso, mas preciso de outro pedal depois do delay para aumentar o sinal de novo.
    Trocar de delay, nao está nos planos, realmente gosto do carbon copy, fora esse pequeno inconveniente.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nefelibata

    Vai alterar o timbre de qualquer maneira...

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Vai alterar o timbre de qualquer maneira...

    Talvez sim, talvez não. Se apenas abaixar um tanto necessário.

    Ainda, acho q um pedal com buffer bom (frise-se) pode resolver isso sem alteração de timbre apenas por casar a impedância.

    Só testando pra saber.

    Abraços

    goonies
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    BJAofficial]

    que chato isso heim.
    Eu uso esse pedal no loop de um superlead 1959SLP de boa. Volume no talo. Não tem nenhuma alteração, apenas as repetições.

    Dentro do pedal tem regulagem de bias e um trim pot. Eu já mexi no meu MXR phase 90 e cagou o som. Tem que regular o bias.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Você pode simplesmente resolver isso colocando um potenciômetro na entrada do pedal para poder dosar o sinal e evitar essa saturação,

    No set do Steve Morse ele usava um Carbon Copy, no amp de drive, mas como o Engl tinha muito ganho o engenheiro de som dele colocou um pedal de volume e travou o cursor, no ponto que quando o pedal estivesse em bypass ou ligado não geraria alterações no volume.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Você pode simplesmente resolver isso colocando um potenciômetro na entrada do pedal para poder dosar o sinal e evitar essa saturação,

    No set do Steve Morse ele usava um Carbon Copy, no amp de drive, mas como o Engl tinha muito ganho o engenheiro de som dele colocou um pedal de volume e travou o cursor, no ponto que quando o pedal estivesse em bypass ou ligado não geraria alterações no volume.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Nefelibata

    É questao de achar o ponto ideal, com a menor alteração possível.
    Só preciso de outro pedal depois do carbon copy, cheguei a pensar em colocar meu cs3 no loop, já vi alguns guitarristas fazendo isso.
    Vou testar hoje a noite, Send - CS3 - Carbon Copy - M108 - Return.

    goonies

    As regulagens internas dele são referentes à modulação se não me engano, width e speed.

    pedrolake

    Essa é a idéia com o cs3 e m108. Porém notei que o M108 Pisca os leds nessa situação, provavelmente indicando o nivel de sinal muito alto, não sei se a culpa não pode ser dele também, vou testar hoje isso.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Tente primeiro resolver o problema do delay.

    Sobre o equalizer , todo equalizer é feito para se usar no input do amplificador e não no loop, pois ele é dimensionado para amplificar o sinal vindo do instrumento, ou seja com baixa voltagem pico-a-pico e pouca corrente, no máximo para ser colocado entre os dois primeiros pedais.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Pessoal, acabei de ler um problema igual em um fórum americano:

    http://jvmforum.com/phpBB3/viewtopic.php?t=1080

    A solução foi 'trocar de loop'. Ao parecer o que eu estou usando "Power Amp insert/Serial Loop", não é um loop de efeitos. Então pergunto, alguém saberia explicar o que é?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    O loop send - return em 70% dos amplis ficam entre o preamp e a potencia.

    Sendo o send o envio do sinal do preamp e o return a esntrada do sinal para o power amp

    Mas alguns amplis tem a saída de slave ou power, que serve para se conectar uma potencia e aproveitar o mesmo preamp transformado o amplificador em estéreo.

    Você tem que usar os jacks de seria/ parallel FX loop

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Foi exatamente o que eu andei lendo agora. Por algum motivo tinha a idéia de que o loop que estava usando era só um loop normal sem ser paralelo para reduzir a perda de sinal.
    Enfim, estava errado, a principio problema resolvido, ao chegar em casa de tardezinha faço os testes e confirmo a solução. Obrigado a todos de qualquer forma.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Se o problema persistir no pedal, por segurança envie em uma autorizada, se possível fora do Brasil, porque os técnicos das autorizadas daqui fazem cada M****D*.

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    BJAofficial

    Se vc for usar o pedal num loop paralelo, tem q ver se o pedal tem um "kill dry" switch interno, senão vc vai ter dois sinais da guitarra indo pro power mais as repetições, o que pode ficar ruim.

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    Explica mais sobre transformar um amp em stereo...

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Sabe a saída line ou, alguns amplis tem uma saida que pega o sinal que é o mesmo apos a inversão de fase e coloca a saída slave/ power, isso serve para se ligar outra potencia propria para isso, e usar o som do preamp, é um falso estero sendo mono + mono

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    No caso eu colocaria um pré e dois power, pra colocar um efeito stereo, como delay, chorus etc??? Usaria no caso, dois amps de mesmo modelo?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Sim, mas baseado nos amplis que vi isso no caso os Hiwatt da decada de 70, era para aumentar o volume no palco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MXR Carbon Copy Mudando o Timbre Original