projeto pedal de OD valvulado, super simples.

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# mai/14


E ai galera,
Beleza? contribuindo para vocês,
vou montar um pedal valvulado OD, esperando a válvula chegar.

aqui o site do projeto

pelo que eu vi é super simples, nao precisa de circuito impresso (CI)
é só soldar direto na válvula.

quando estiver pronto,
postarei aqui.

sobre preço,
a valvula custou R$40,00 as peças nem R$20,00... bem barato.

maspn
Veterano
# mai/14
· votar


foto 1
foto 2

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


Que doido!!
Sera que serve de Pré tb, pra microfone, talvez?

amilanezi
Veterano
# mai/14
· votar


Show de bola!!

o/

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


A valvula é usada como uma PCB nesse caso?
Porra, SUPER interessante :)
Dá pra fazer pedais bem comptactos com esta idéia. Me surpreende ainda não ter visto um pedal valvulado compacto no mercado. De acordo com este diagrama é bem possível!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/14
· votar


Agora vou ter que montar. só preciso saber qual o resistência do filamento da válvula, para poder calcular a corrente e estimar a fonte. Acho que o consume dele é alto.

maspn
Veterano
# mai/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

O site diz

"The schematic specifies an operating voltage of 9v but I decided to bump it up to 12v "

O esquema especifica uma operação de voltagem em 9 volts, mas decidi aumentar para 12volts.


Traduzindo,
Uma fonte de 12 volts com uma boa amperagem faz o pedal funcionar.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/14
· votar


maspn
mas quanto é essa boa amperagem? 100mA,1A... geralmente fonte de pedal é 300mA mas eu gosto de deixar uma folga de 30%. por isso que queria medir a resistência e calcular. queria saber se uma 12ax7 serve no lugar porque tenho uma em casa.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


Interessante.

Só acho que não fica muito prático usar num set de pedais. A válvula fica bem exposta, pode levar pisões acidentais, ou danificar dependendo do fechamento do case.

http://damacleod.files.wordpress.com/2011/03/valvecaster.jpg

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Nossa, ja penso pisar na valvula?

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Tem como resolver isso mole mole:
http://www.tangomusic.com.br/images/_product/442/442333/pedal-meteoro- doctor-drive-unico-203852.jpg
Como no doctor drive, usina uma caixa com um compartimento destes internos para a valvula. Já que o circuito é minimo, cabe certinho.

maspn
Veterano
# mai/14
· votar


pisar na válvula por que?
vou por ela dentro do pedal mesmo... ficar exibindo ela? "ahh meu handmade tem uma válvula..."

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


maspn
Faz com um "grill" tipo o Dr. Drive, aí vc pode ostentar sua valvula para os amiguinhos hahahahah :P

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Soquete não é opção?

Quanto a tensão, tem que ver se os capacitores e resistores suportam...

Ismah
Veterano
# mai/14 · Editado por: Ismah
· votar


Esse link pode ajudar

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


maspn


Animal esse pedal!! Deve ter um som foda, até por que não recria o som das válvulas fritando, ele frita mesmo! Não manjo nada de pedais, mas colocar mais de uma válvula ficaria melhor?

Teria como ampliar esse projeto para uma espécie de pré e power amps?

Dois pedais "separados" em um só, no qual de um lado seria um pré, bem desse jeito desse pedal e do outro lado um power, com knobs e switch separados?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14

Seguirei um pensamento lógico, mais que entendido no assunto...

colocar mais de uma válvula ficaria melhor?

Depende o sentido que vc colocar em "melhor". Mais uma válvula pode gerar mais distorção (colocada como segundo estágio - creio que se ligaria em série), ou mais volume (se colocada em paralelo)...

O que gera o drive ali é a baixa alimentação (9v), que logo dá o teto... Se fossem 18v o headroom aumentaria... Não?!

O Power fica complicado, pois seria uma arma para matar pessoas devido as altas tensões... E vc ficaria limitado a potência de alimentação (9v a 1A daria um máximo de 9W). Não?

inExperienced
Veterano
# mai/14
· votar


Marcado pra não perde! : )

juanlm
Membro Novato
# mai/14
· votar


Vi um monte de videos sobre esse pedal.
Alguns com bons sons e outros com um som ruim.
Fiquei na duvida se monto ele ou nao
.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


juanlm

To na mesma duvida..

Filippo14

Se ta com cara que não sabe o que é um power amp..

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

E vc sabe? #plantando_treta HUE

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Sei sim, digamos que eu manjo dos bangs. Mentira, seu cursado em eletronica, me apaixonei por essa area desde que tenho guitarra, hoje sei construir um amplificador transistorizado pra violao, guitarra apartir do zero, inclusive planejar o esquema hehe lembro quando entrei no forum, o retardado que eu era kkkkk

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Baseado em corrente DC e transistors em níveis?

E não sou formado em nada. Meu papito foi mais de 10 anos mecânico indústrial-elétrico na Tramontina, e eu nasci mexendo com isso, mas não aprendi metade antes dele falecer... Ele tinha imensa dificuldade em explicar o que gostaria.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


maspn
projeto pedal de OD valvulado, super simples.
Eu já conhecia esse projeto (tem outros tb) ... Mas vc sabe que 9V não são suficientes para tirar o "melhor da válvula", né??? É um valvulado que não tem o melhor que a válvula pode proporcionar .... Embora o timbre seja legal (podia ser melhor)!

ogner
Sera que serve de Pré tb, pra microfone, talvez?
A função ideal seria para Pré (power nem pensar)... Para MIC daria certo também, vc só teria que adaptar alguns resistores e capacitores.

R. Carvalho
A valvula é usada como uma PCB nesse caso?
Porra, SUPER interessante :)
Dá pra fazer pedais bem comptactos com esta idéia. Me surpreende ainda não ter visto um pedal valvulado compacto no mercado. De acordo com este diagrama é bem possível!

Opa, nem precisa de placa, dá pra soldar direto nos terminais ...
Já tem simillares sendo vendidos a R$189,00 -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558939327-pre-amplificador-valv ulado-mackout-lancamento-promoco-_JM
Ou ainda -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556598241-simulador-de-cabecote -valvulado-mars-attack-eng-_JM

Luiz_RibeiroSP
Agora vou ter que montar. só preciso saber qual o resistência do filamento da válvula, para poder calcular a corrente e estimar a fonte. Acho que o consume dele é alto.
Cara, consome entre 200mA e 300mA aproximadamente.

maspn
O site diz
"The schematic specifies an operating voltage of 9v but I decided to bump it up to 12v "
O esquema especifica uma operação de voltagem em 9 volts, mas decidi aumentar para 12volts.
Traduzindo,
Uma fonte de 12 volts com uma boa amperagem faz o pedal funcionar.

Cara, amplis valvulados trabalham com tensões (internas) de até 600V (não necessariamente isso tudo chega à valvula). Quanto mais tensão (experimente colocar 15V ou até mesmo 18V ou 24V) a valvula responde melhor.
Esse caras do link também usam 12V - (R$189,00 com fonte 12V inclusa) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558939327-pre-amplificador-valv ulado-mackout-lancamento-promoco-_JM

Filippo14
Não manjo nada de pedais, mas colocar mais de uma válvula ficaria melhor?
Se souber fazer pode melhorar. .. Se não, pode até piorar ...

Ismah
O que gera o drive ali é a baixa alimentação (9v), que logo dá o teto... Se fossem 18v o headroom aumentaria... Não?!
Com certeza ... É por aí mesmo que funciona ... O drive proporcionado, não será o "melhor" que a valvula pode produzir por o projeto trabalhar com tensão baixa.

O Power fica complicado, pois seria uma arma para matar pessoas devido as altas tensões... E vc ficaria limitado a potência de alimentação (9v a 1A daria um máximo de 9W). Não?

Aí não dá ... não é o lance só de tensão e corrente - tem que casar as impedâncias e para isso deve-se usar o transformador de saída. Além do que não é toda a potencia (Watt) elétrica que é transformada em potencia sonora.
Só pra vc ter uma idéia, pra fazer um Mini Tube Poweramp de uns 5W (máx), precisaria de tensões internas entre 250V e 280V (isso utilizaria um trafo de entrada), 6,3V para cada filamento - a corrente consumida pelo projeto, para o Trafo de entrada não ficar muito grande, seria de aprox. 40mA. Para fazer um Mini tube Poweramp usaria de componentes "grandes" 1 válvula (que seja uma 6BM8/ECL82), 1 trafo de saída e 1 trafo de entrada ... o restante seria resistores, capacitores, jacks, etc ...

juanlm
Alguns com bons sons e outros com um som ruim.
Fiquei na duvida se monto ele ou nao

Alex guitar man
To na mesma duvida..
Caras, monta e corrige eventuais erros ... Um projeto pode funcionar legal com uma determinada guita+ ampli mas não com outra. Basicamente o que dá pra mudar são resistores, capacitores, potenciômetros e tensão ...

juanlm
Membro Novato
# mai/14
· votar


Fernando de almeida
precisa responder todo mundo de uma vez so ?

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


juanlm
precisa responder todo mundo de uma vez so ?

É que tava fazendo uma resposta e aí a outra já veio que puxou a outra e aí foi indo e respondi tudo ...

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Ismah
Fernando de almeida

Na real que eu não manjo nada de elétrica, só toco em amplificadores, mal se minha pergunta foi muito idiota, pensei só em ter um "boost" de volume e um drive no mesmo amp de uma forma bem real, que é com válvulas.

Existem pedais de guitarra que chegam até 24V, uma mudança dessas seria uma possivel melhoria para esse pedal então?

Abração

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14

Existem pedais de guitarra que chegam até 24V, uma mudança dessas seria uma possivel melhoria para esse pedal então?


Eu posso projetar um pedal que pode funcionar com 800 volts, isso não importa, vai do projeto, tensão maior não é timbre melhor, é projeto diferente. Mas nesse caso, a tensão varia no timbre (é uma Valvula) p segredo é testar...

Não coloque 15 volts em um pedal de de 9v que ele queima rs

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Filippo14
Existem pedais de guitarra que chegam até 24V, uma mudança dessas seria uma possivel melhoria para esse pedal então?
Fera, em pedais analógicos ou digitais não necessariamente vale isso - Na verdade até dá pra aumentar a tensão um pouco, mas não recomendo pois cada pedal tem um projeto diferente.
Se for pedal analógico, tem uns que dá pra ligar de 9V até 18V - mas tem que conhecer de eletrônica para ter certeza.
Em pedais (não pedaleiras) digitais, tem uns que dá pra ligar de 9V até 12V - mas também tem que conhecer de eletrônica para ter certeza.
Em valvulados, a maioria dá pra aumentar a tensão pois os projetos são similares, poucas mudanças nos projetos podem ser feitas, então pode aumentar (mesmo assim tem limites para esse aumento de tensão).

Obs - lembrando que, em válvulas, a tensão do filamento é sempre fixa e não é recomendado ser alterada ... As outras tensões (anodo, catodo e placa) podem mudar chegando a um pico de 600V, dependendo do modelo da válvula. (estude os datasheets das principais válvulas utilizadas em pedais e amplis para instrumento)

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


é esse o som dele ?.-.

Ta parecendo um fuzz...

http://www.youtube.com/watch?v=qB0Cog7WIsg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a projeto pedal de OD valvulado, super simples.