Pedais Fuhrmann com defeito

Autor Mensagem
kevinluis
Veterano
# mar/14


tenho um hot rod desde 2012 e um smooth tremolo desde janeiro de 2013 e ambos deram o mesmo defeito a uns 3 meses, as vezes quando você liga o pedal ele fica com o som muito baixo ou sem som e com o timbre muito ruim, ai você liga ele mais algumas vezes e ele volta ao normal, e o tremolo parece que não funciona mais tão bem quanto antes...

Uso uma fonte da fuhrmann mesmo a FT300 e tenho mais um boss ds2, um mxr micro chorus e um mxr carbon copy e esses 3 nunca deram nenhum defeito.

Aconteceu isso com alguem também? E como faço para consertar? Será que só trocar a chave dpdt?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/14
· votar


kevinluis
Eu tô com esse problema no meu pedal de chorus da DMT custom shop, há algum tempo. Ele acende o led, mas o efeito não funciona. Aí depois de algum tempo funciona, mas com o efeito mais baixo, e um ruído extremamente estranho, como se o amplificador estivesse reproduzindo o som de uma ventania...

kevinluis
Veterano
# mar/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

pois é, eu to pensando em levar em algum lugar pra darem uma olhada nele, mas queria saber se já aconteceu com alguem e quanto custou pra consertar, porque dependendo do preço talvez compense comprar um novo, o pedal é barato e imagino que o preço das peças mais mão de obra ja de quase o preço dele...

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


Tenho dois pedais desta marca e está tudo bem até o momento.

Como se trata de uma empresa nacional, acho válido entrar em contato com o fabricante e buscar alguma explicação por parte deles.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


vou dar uma sugestão, acho que é a chave DPDT com mau contato. coloca álcool isopropílico ou limpa contado nela, pode usar WD40 tmb. Se não resolver leva pra assistência técnica.

kevinluis
Veterano
# mar/14
· votar


Eu mandei um email pra eles na segunda porque a parte de contato no site ta dando erro :s.

Mas até agora não me responderam, só tenho o email do marketing deles, alguém tem outro endereço de email que não seja esse:

marketing@fuhrmann.com.br ?

De Ros
Veterano
# mar/14
· votar


kevinluis

Opa velho, tudo bom? Só agora vi esse teu tópico!

Usa esse e-mail aqui:

atendimento@fuhrmann.com.br

E me avisa o desenrolar da história, acho tri importante o funcionamento correto do pós-venda!

thiagoahaeuro
Membro Novato
# abr/17
· votar


ai mano. resouveu o problema de seus pedais?

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Lá se foram 3 anos... No que podemos te ajudar "abiguinho"?

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ismah
Aproveitando a ressurreição do tópico....
Tenho um punch box da fuhrman, pra eu conseguir tocar com o mesmo volume dele desligado, eu tenho que deixar o pot de volume quase todo fechado aproximadamente em 8h senão fica muito alto (percebi que o som fica meio "abafado")... Bom, isso e normal? Teria como eu trocar algum resistor pra poder usar o potenciômetro um pouco mais aberto? Pq talvez com isso ele fique menos abafado.

Ismah
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ismah
· votar


É um problema que costuma aparecer nos TBP, abrir mais o tone não é opção?
Pra modificações do pedal, precisaria ver o esquemático para ver a solução mais viável. Mas esteja ciente que na revenda isso desvaloriza bastante, ou em caso de venda tu fica quieto da modificação ou arca com ônus.

A ideia é um tanto simples, mas realmente é chutômetro puro. Algumas formas que eu penso:

- atenuar o nível de sinal que entra no estágio de saída, o que força a usar o volume mais aberto, adicionando uma resistência em série, com o pino do pot que VEM ou VOLTA pra placa, mas NÃO o GND
- inserir um/trocar o resistor em série com a saída
- usar um pot de valor maior (normalmente 1M) tenderá a deixar passar mais agudos
- menos recomendado, diminuir a tensão de alimentação do CI/transistor de saída (não sei se funcionaria como o planejado).

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar


abrir mais o tone não é opção?
Já fiz isso, mas fica uma sensacao de que está faltando algo no som, que só melhora quando abre o pot

atenuar o nível de sinal que entra no estágio de saída, o que força a usar o volume mais aberto, adicionando uma resistência em série, com o pino do pot que VEM ou VOLTA pra placa,
Acho que vou tentar essa opção. Obrigado!

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Eu sei o que tu quer dizer, não tenho bem certeza do que é do ponto de vista elétrico, mas faz todo sentido na prática. Tenho dois pedais que tem isso e assim que der um tempo, vou fazer a mesma mudança, pelo mesmo motivo: degrau de volume muito grande ao acioná-los.

Existem algumas formas como disse, mas acho que a mais acertada é mexer em pontos um pouco diferentes do que eu falei.

Tomemos por exemplo Boss DS1.

Muito provavelmtne, existem dois resistores na saída do circuito do DS1. Mexendo neles, vai manipular a Zout, e é interessante qu'ela aumente, o que diminui a tensão na saída. Podes conseguir isso ao aumentar R22 ou diminuir o R21 (não recomendo, sem motivo exato, mas por intuição).

E sim, é depois do buffer. Se mexer antes do buffer, vai mexer no espectro de sinal, nas impedâncias (supostamente) calculadas, para não gerar perdas (pelos filtros RC criados) numa determinada faixa e blá blá blá.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# abr/17
· votar


é que eu tenho um fuhrmann vintqge chorus que de vez em quando demora pra ligar o led, levando em consideracao q a fuhrmann usa dpdt com millenium bypass. fiz alguns testes. dei uma geral nas soldas do millenium , mas nao resolveu.
entao liguei ele aberto e quando o led ainda estava meio apagado ( acendendo bem fraco e devagarinho vai aumentando ) coloquei o dedo no terminal da dpdt q vai para o millenium e o led se acendeu rapido e forte. entao me corrija se tiver enganado , mas creio q o millenium esteja ok, pois o led acendeu certinho quando pus o dedo na entrada de sinal do circuito.
estou desconfiado q seja a dpdt. sera?

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar


Hum... Teve um dia que o meu ficou assim, mas depois ficou normal de novo.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar


Seria melhor se fosse uma chave 3pdt

macaco veio
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah
O que acontece quando se tem um ganho muito alto e é obrigado a abrir o pot de volume quase no mínimo para se ter pouca amplificação, é o mesmo que acontece nos volumes de valvulados, o sinal tende a perder brilho. Por isso nos valvulados se coloca um capacitor no potenciomentrode com a chave brilho (com volume muito baixo o capacitor deixa passar mais brilho), ainda que seja uma solução meio fajuta mesmo nos valvulados mas resolve.
existem dois resistores na saída do circuito do DS1. Mexendo neles, vai manipular a Zout, e é interessante qu'ela aumente, o que diminui a tensão na saída. Podes conseguir isso ao aumentar R22 ou diminuir o R21 (não recomendo, sem motivo exato, mas por intuição).
O Zout não vai alterar quase nada, não será suficiente pra manipular o volume, se aumentar R21 (ainda que umas 10 vezes maior) o volume será o mesmo, se diminuir R21 terá que diminuir muito (1k pra menos) pra diminuir o volume (não tem resistor no coletor pois é um buffer) irá inoperar o transistor. Se aumentar R22 será o mesmo que fazer R23 parecer um potenciomentro, estara mexendo do cursor sem nunca conseguir diminuir o volume pois o restante do cursor terá sempre 100k entre o terra. A solução é diminuir muito R23 para abaixar o volume. a melhor solução é aumentar R18 umas 10 vezes. Se aumentar muito mais irá perder brilho, nesse caso poe em paralelo com o resistor um capacitor de uns 100pf (o valor exato depende do gosto e de quanto aumentou R18). Estas soluções estariam abaixando o volume máximo também. Para manter o volume máximo e ultilizar com baixo volume sem perder o brilho teria que usar a solução dos valvulados, por um capacitor no VR2 entre o cursor do tone VR3 e o cursor de VR2, o valor do cap tem que experimentar (100pf ou 220pf etc)

thiagoahaeuro
Membro Novato
# abr/17
· votar


poderia ser a dpdt?

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Yuri ycs
?

thiagoahaeuro

Me parece que há algo atuando como "capacitor" que precisa carregar para acender o LED. Precisaria revisar.

macaco veio

No caso do Furhmann aí, como no caso do meu OCD é um tanto complicado, pois nunca fiz uma alteração assim.
Ao que entendi o problema está no nível de saída ser muito alto, na posição ideal, aumentando a carga, se abaixa o volume geral e voi la...!
Todavia acho qu'é preciso testar e ver o que funciona melhor. Não?

macaco veio
Veterano
# abr/17
· votar


Pelo que eu entendi o problema
Tenho um punch box da fuhrman, pra eu conseguir tocar com o mesmo volume dele desligado, eu tenho que deixar o pot de volume quase todo fechado aproximadamente em 8h senão fica muito alto (percebi que o som fica meio "abafado")...
é o seguinte, todo resistor na prática ele é um filtro bassa baixa, estando o cursor do pot muito perto do terra, o restante do pot terá uma resistência muito maior limitando as altas frequencias, isso sempre vai acontecer qualquer que seja o pot de volume (logico que um pot de 1M o efeito é maior que um de 1K). Um pot colocado antes da amplificação o efeito é maior do que colocado depois. Assim tem que se estudar cada caso pelo esquema. (Ao se analisar o quanto de sinal que passa pelos resistores evite misturar a impedância na analise). Se não houvesse o problema do sinal abafado (no caso do pedal esta sendo notado) então seria so o caso de trocar o pot por um log ou talvez antilog e a posição 8 horas poderia se situar em 10 ou 11 melhorando o giro do cursor.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


E se eu reduzir a resistência do pot, no caso aqui acho que é um A500k, para um de A1k poderia melhorar o negócio?

Sendo assim, porque sistemas ativos normalmente usam um pot de 1M?

macaco veio
Veterano
# abr/17
· votar


tambem não precisa ser tão drastico de 500 pra 1 , quem sabe de 500 pra 50? Como assim sistemas ativos normalmente? porque normalmente? Cada caso é um caso, eu so consigo analizar olhando o esquema. A única coisa que eu posso lhe afirmar (e isso voce não vê em livros e acho que nenhuma escola vai afirmar isso), é que é sempre melhor evitar ter potênciometros de valores muito altos (acima de 500K) em circuitos de amplificação. Uma das razões eu já disse acima, resistores são "na prática" filtros passa baixa. Agora vai falar isso para um engenheiro!

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ismah
O que eu quis dizer é que com a chave 3pdt, dá pra ligar e desligar o led individualmente, (por fora do circuito do pedal)

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


macaco veio

A maioria dos prés que conheçi e mexi, usam um pot A1M. o que me leva a crer é que eles pensam que o ponto médio é o mais comum para ser usado, e metade do curso vale cerca de 1k. Se fosse um pot de 1K haveriam 10r apenas na metade do curso.

Em guitarras, se opta por valores maiores quando a intenção é deixar passar mais agudos, 250k para singles (naturalmente bem agudos), 500k para HB, e 1M para sistemas ativos/pré-amplificados.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Yuri ycs
Manda e-mail pro Jorge Furhmann reclamando hehehehe

kevinluis
Veterano
# mai/17
· votar


thiagoahaeuro

Oloco, tu ressuscitou bonito meu post...

Como o Hot Rod eu uso o tempo todo (pra dar aquela sujeirinha no som) eu não pude enviar pra alguém dar uma olhada, e como uso pouco o tremolo resolvi deixar assim mesmo.
Ou seja, os dois ainda estão com defeito, porém o tremolo parou de cortar o volume da guitarra, mas continua bem menos perceptivel o mix do efeito no sinal do que quando comprei ele.
O Hot Rod continua igual, mas como deixo ele sempre ligado, ai só tenho o problema dele cortar o volume da guitarra se eu desligar ele e for querer ligar de novo (ai é uma sessão de pisoteamento na chave até ligar direito).

Como já fazem 3 anos, comprei vários outros pedais, até mais guitarras e como tenho optado por pedais de boutique brasileiros (BFFX, JL, Fire?...) percebi que o preço do Fuhrmann é exatamente o que você paga, um pedal com som razoavelmente bom, mas com componentes baratos, então futuramente vou trocar o Hot Rod por um Ibanez TS9 ou o TS808, tenho que ver ainda qual é mais parecido com ele, e o tremolo ainda não decedi por qual trocar, mas depois dessas duas decepções, Fuhrmann nunca mais, infelizmente!

Ramsay
Veterano
# mai/17
· votar


Recentemente, eu fiz uma experiência com o pot de volume de um amp valvulado: tirei o pot original de 500K e coloquei no lugar um pot push-pull de 500K e soldei na chave do push-pull um resistor de 10K de tal maneira que em uso normal o pot marcava 500K, mas quando se puxava o eixo do push-pull a resistência de 10K era conectada em paralelo com os terminais extremos do pot, reduzindo a resistência de 500K para aproximadamente 10K.
E o resultado foi: Com 500K o som era um pouco mais aberto e com um nível de ruído levemente maior e com 10K o som era um pouco mais fechado e com um ruído um pouco menor.

Ocorre que essa diferença, entre usar 500K ou 10K existe, mas não é gritante como eu pensei que seria.
Por isso, acabei optando por colocar de volta o pot original de 500K.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Teria de fazer as contas, eu sei que isso implica em balanço de impedâncias que muda isso.

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Acabei ganhando um Cool Chorus da Fuhrmann.
Lojista amigo meu trouxe da loja dele, tinha caído no chão, de uma altura bem baixa, dentro da caixa, e parou de funcionar, sabendo que eu ainda estava sem pedal de chorus e esperando ele encomendar um Micro Chorus da MXR, ele trouxe o Cool Chorus e me disse: "Se funcionar é teu".

No mesmo dia abri o pedal, e os potenciômetros já tinham abrido ao meio, se não me engano eram de 100k, acredito que tenham quebrado porque a sustentação da placa é por meus dos potenciômetros.
Seria só substituí-los e iria funcionar, mas a trilha inteira na parte de um dos potenciômetros havia se soltado, e não existia mais trilha.
Só teve uma solução para isto, fios de telefonia, usei tres fios de telefonia e liguei o potenciômetro em nós diferentes do circuito que não alterariam as características do circuito.
E pah, funcionou, ganhei um Cool Chorus.

Uma recomendação para quem faz os pedais da Furhmann, é usar trilhas mais largas, e fazer trilhas mais bem desenhadas, sem curvas que geram "antenas" de ruído.

Robinson CG
Membro Novato
# nov/18
· votar


Bem, estou upando o tópico pelo seguinte:
Recentemente adquiri o pedal Super Metal Drive-2 numa loja no RJ. Bem, usando o pedal e quando se deixa uma nota em sustain até "morrer" (silenciar), chega um ponto em que a distorção perde a força e há como que um corte abrupto do som distorcido e a nota se extingue, finalmente, em som limpo. Ou seja: o som distorcido (efeito ligado) não permanece distorcido até o fim da nota ou acorde, coisa que não acontece nos meus outros efeitos de distorção (tenho vários) e pelo fato de não acontecer... estou achando um tanto estranho esse comportamento. Já enviei, ontem mesmo, e-mail para a Fuhrmann relatando a questão (ao mesmo endereço sugerido pelo M. De Ros), aguardo resposta e, espero eu, que eles respondam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Fuhrmann com defeito