Beano, Eric Clapton timbre.

Autor Mensagem
FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


O plimsoul da fulltone parece ter um a pegada mais blusy, vocês acham que ele poderia ser o pedal. Pra colocar com uma telecaster e um deluxe reverb. Lembrando que quero um timbre parecido e não igual. Quero um médio cremoso na mesma linha que ta nesse álbum. Ontem pluguei a tele, e como tele já tem muito médio coloquei o tone no 7 e aumentei o middle do amp, não ficou igual mais ficou um pouco parecido.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

"Um pouco parecido" é relativo, muito pessoal. O que para você está bom, para outros não estará.

Eu não conheço um pedal que chegue perto, que me desculpe o amigo Nichendrix, na minha opinião o GT2 passa longe, mas é um bom pedal. Mais ainda, me parece uma tarefa inglória tirar o timbre de uma Les Paul + JTM (aliás, uma super LP e um super JTM) numa tele + deluxe.

No fundo não acho legal buscar timbres de artistas. O lance é buscar o seu som, mas claro, uma referência é boa. Mas o timbre tem que te agradar, não se parecer com um cara. Tem que te fazer feliz e satisfeito! Se for com tele, deluxe e um pedal, ótimo.

MMI
Veterano
# dez/13 · Editado por: MMI
· votar


duplo...

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

É exatamente isso que eu estou procurando, o meu próprio timbre, a ideia é um som na linha do Beano entende, e sei que é impossível tirar o esse som em um deluxe. O meu medo é exatamente esse, me parece que se eu comprar o deluxe vou estar indo na linha contraria ao som que eu estou buscando, entende?

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar




Victorblues
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

Isso aí cara... tem de buscar seu som mesmo.
Com uma tele+deluxe vc está com um cálice sagrado nas mãos...
Quer tirar um timbre Clapton?? vide os sons que ele fazia no Blind Faith com esse mesma config sua... é devastador!! rss...

Abraços

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo
Cara mais acho que não seria viável eu comprar um Fender deluxe reverb e colocar um simulador de vox nele, você acha que vale a pena?

Pra mim não faz sentido nenhum, mas se agrada teu ouvido beleza cara, não existe formula mágica, um dos sons mais legais que eu já ouvi é o que um amigo meu tira plugando a guitarra num preamp valvulado para microfone e ligando a saída dele no send return de um Fender transistorizado.

PEMAMETAL
Disso eu não sabia, achava que ele usasse ponte ou braço, não os 2 juntos, quem eu sei que usa os 2 juntos é o Bonamassa.

Tem até video do Clapton pouco depois mostrando como tirar o som dele, coloca na posição do meio, zera os tones e vez por outra ainda ligava um wha e abria, esse video é bem fácil de achar no youtube.

Eu uso essa combinação direto na 335.

Victorblues
Putz isso é uma história que se tem uma baita nuvem negra em cima, uns dizem que sim, outros (que são a maioria) dizem que foi sim usado um Dallas Range Master eu tenho minhas dúvidas pelas mesmas coisas que o nichendrix disse, a LP 60 e principalmente o JTM45 com KT66 "no talo" tem um timbre ardido demais...sobrando agudos.

Cara, ele provavelmente usou um Rangemaster sim, mas não creio que seja algo de uso frequente, a maioria desses caras do começo do uso de pedais experimentava para caramba.

Soultunes
Meu professor tem um também, aqui tem um som dele com uma 335 e um bluesbraker combo com falantes greenback da década de 70.

Cara, eu conheço bem o Bluesbreaker do Marcos, até porque fui aluno dele, conheço também esses reissue stock porque embora não fosse meu cheguei a ficar quase 2 anos com o de um amigo em casa.

É um amp legal que só, mas ele stock, não tem o timbre do Beano não, ele até porque eles de fábrica saem com 5881 que tem um timbre bem mais anasalado e uma resposta de frequências bem mais estreita.

MMI
"Um pouco parecido" é relativo, muito pessoal. O que para você está bom, para outros não estará.

Eu não conheço um pedal que chegue perto, que me desculpe o amigo Nichendrix, na minha opinião o GT2 passa longe, mas é um bom pedal. Mais ainda, me parece uma tarefa inglória tirar o timbre de uma Les Paul + JTM (aliás, uma super LP e um super JTM) numa tele + deluxe.


Cara, eu não disse que o GT-2 fica igual ou muito próximo, mas ele ligado em linha tem algumas configurações que numa mix dá para enganar legal. Só que não tem ilusão, eses timbres é muito do dedo do cara, não tem como copiar fácil. Uma coisa que o Marcos Ottaviano e o Beto Ianicelli batem muito é que até o dedo que os caras escolhem pra dar um bend dá uma mudada drástica no som, e no caso dos bends de 1 tom com vibrato do Clapton isso é muito marcante, nunca consegui fazer igual usando a técnica redondinha, só sai se eu tentar usar aquela pegada meio torta e fizer com dedo 2 como ele faz.

É impressionante... A gente tem mania de falar que um amp tem tanto de potência e tais válvulas, parece que já descreveu o que ele pode fazer. Mas tem tantos detalhes, tantas formas de mudar o som, seja no gabinete, seja nos falantes, seja nos transformadores e um monte de detalhes, que de repente a gente topa com um amp completamente fora do que se conhece e se espera.

Cara, eu concordo com isso em gênero número o grau, tenho os mesmos amps há algum tempo já e embora tenham ficado em Teresina, lá eu tenho um caderninho em que anoto as regulagens interessantes que vou encontrando, raramente pego no amp por mais de 1 ou 2h e fico sem achar uma nova regulagem, se pensar que alguns desses amps eu tenho há mais de 15 anos e pelo menos um deles ainda está com as valvulas originais, é muita possibilidade para se explorar ao longo de uma vida.

Victorblues
Saturar daquele jeito uma KT66 (famosa pela estabilidade) sem um booster é possível??

Tanto é que é o segredo do Clapton e do Hendrix, dois grandes usuários de KT66 e 6550, é só deixar a regulagem de bias passando mais voltagem do que deveria que elas saturam até mais fácil que uma EL35 na configuração padrão. Por isso que esses caras viviam estourando amp. Quando a Marshall foi fazer o reissue do JTM45/100 de 100W para o aniversário do Hendrix, só encontraram 2 amps no mundo inteiro que estavam com os circuitos 100% originais, todos os outros tinham capacitores e trafos trocados porque era tão comum deixar o bias alto demais nessa época que a grande maioria dos amps ou foi pro brejo e os que sobreviveram tiveram que ter componentes trocados para dar conta.

nichendrix
Veterano
# dez/13 · Editado por: nichendrix
· votar


double post

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

Estava aqui tentando... Não tenho o hábito de pegar um timbre e tentar buscar, nunca tinha feito isso com o "woman tone" talvez até por respeito e reverência. Eu acabo achando um som legal, acabo dispersando e deixando de lado a busca... kkkk

Umas dicas que podem te ajudar.

De qualquer forma, peguei a R9, o Kemper Profiling Preamp, liguei no Two Notes Torpedo CAB em linha, porque sabia que isso aí funciona saturando o power, em altos volumes e não era isso o que eu queria. Não é, de forma nenhuma, um timbre simples de se tirar. Consegui chegar bem próximo principalmente do ataque descomunalmente grave, mas infelizmente a simulação do Kemper não especificava neste preset o que estava simulando. O que deu mais certo foi ligando uma simulação de power amp de KT88 single ended em pentodo bem saturado, num Marshall 4x12 Celestion V30 closed back, microfone Bayerdynamic M160N (ribbon), close miking em 40% off-center. Mesmo assim não ficou igual não, faltaria acertar um pouco mais o timbre cristalino que ele tira, mas como eu disse eu acabo perdendo o foco. kkkk

Vale falar: eu larguei mão de procurar o timbre quando resolvi usar esta configuração com a R6, com os P-90. Ficou sensacional! Se eu fosse tocar um som do Cream seria com esta configuração, que lembra mas não é igual, como prefiro fazer. Acho que você com sua tele tem chances de conseguir, mas estou achando que este timbre é trabalho para um amp SE class A saturadão mesmo...

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


MMI

Gostei muito das dicas, muito obrigado.
E assim o que me fez pensar em trazer o deluxe foi os falantes jensen. Tem como você me indicar outro amp pra eu poder pensar mais, HAHA?

Victorblues

O problema é que no concerto do Blind Faith o Clapton ta usando marshall, e no estudio ele usava a E335.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

Cara, é questão de vc pegar sua guitarra e testar amplificadores. Como eu disse, é um timbre difícil. O que te agrada não sou quem vai falar...

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

O Deluxe Reverb é um amp que eu acho legal para caramba, até já namorei com alguns tanto novos, quanto silverface, o problema mesmo é que não rola pra mim pegar amp sem canal drive, loop e essas frescuras que eu não uso muito, mas ao mesmo tempo não vivo sem. Faz um tempo que só tenho usado amps de 5W para baixo, o que as vezes penso ser um desperdício porque tenho dois de 60, um de 30 e um 15 parados.

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Posta uns sons disso aí!.

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo
Som do Clapton com Tele:



Victorblues
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

É vero... o EC usava a tele ligada no Marshall e nos Fender Dual Showman. E o bixo ainda colocou braço de strato na tele, e no Blind ainda rolava uma Firebird..rss

O Clapton é um tremendo freak!! kkk...

Victorblues
Veterano
# dez/13
· votar


nichendrix

Pois é sabia que as KT66 são muito resistentes... pq com bias regular elas são umas mais mais lineares. rsss...não sabia dessa que os amps originais foram todos pro saco!! É por isso que todos esses reissues são diferentes dos originais justamente por essas questões.

Não sei muito da parte técnica da coisa, mas li uma vez que qndo se tem um drive de KT66 saturando na real o conjunto todo: válvulas de pré, power, capacitores e transformadores estão trabalhando no limite de temperatura e tensão e o drive é na verdade o circuito inteiro entrando em colapso, prestes a incendiar!! Já tive um thunderbass mod 5f6a que entrou em colapso assim e o drive é incrível e nos dias de frio aqui em Curitiba virava aquecedor..rs

Abraço Nicolas!

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


Bom pessoal muito obrigado a todos, as dicas ajudaram muito. Estou indo pros EUA dia 15 agora, e vou fazer questão de testar todos os amplis que cabem no meu bolso, HAHA. mais vou mirando no deluxe primeiro, pode ser que eu encontre outro ( oque eu acho difícil nessa faixa de preço).

http://www.guitarcenter.com/Fender--68-Custom-Deluxe-Reverb-22W-1x12-T ube-Guitar-Combo-Amp-with-Celestion-G12V-70-Speaker-109572453-i3320756 .gc

http://www.guitarcenter.com/Fender-Vintage-Reissue--65-Deluxe-Reverb-G uitar-Combo-Amp-100243765-i1803018.gc

Acho que vou escolher o segundo por causa do falante, apesar do custom ser bem mais bonito!

Abraços!


edit

http://www.guitarcenter.com/Fender-FSR-65-Deluxe-Reverb-22W-1x12-Tube- Guitar-Combo-Amp-109298869-i3181631.gc

Esse parece ter as mesma configurações do segundo ali e ta mais caro, é questão estética?

Schenker
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo


neste vídeo que vc postou do cara com o pedal marshall bb tem um detalhe que precisa ser considerado, e muito, ainda mais se vc tem ele como referencia.

preste atenção já no som limpo meio sag dele já. ele está usando um AC30 (que como sabe são EL84 . . .) no breakup da distorção.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


Schenker

É verdade não tinha percebido isso, acho que o deluxe começa a crunchar no 8, a 5AR4 não chega perto da do vox. Parece que o deluxe quanto mais distorce vai ficando mais agudo por causa da valvula né.

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


Victorblues
Pois é sabia que as KT66 são muito resistentes... pq com bias regular elas são umas mais mais lineares. rsss...não sabia dessa que os amps originais foram todos pro saco!! É por isso que todos esses reissues são diferentes dos originais justamente por essas questões.

Não só por isso, mas porque realmente tem muito amp antigo mal construído, o que limita a vida útil do equipamento. Um exemplo clássico é o Vox AC30, que tinha uma ventilação tão ruim que as valvulas literalmente assavam o interior do amp. Uma vez vi dentro do gabinete
de um AC30 '63 e lá a madeira literalmente estava preta de tão quente que o bicho ficava. Mesmo os ACTBX dos anos 90, que são os mais próximos dos originais, deram uma melhorada na ventilação interna do amp.

No caso dos Marshall, quanto mais perto do começo, mais difícil achar o amp, porque eles nem eram lá muito resistentes então ou pifavam de vez ou então tinham que receber alguma modificação para sobreviver algumas preferências da época, como o Bias alto.

Não sei muito da parte técnica da coisa, mas li uma vez que qndo se tem um drive de KT66 saturando na real o conjunto todo: válvulas de pré, power, capacitores e transformadores estão trabalhando no limite de temperatura e tensão e o drive é na verdade o circuito inteiro entrando em colapso, prestes a incendiar!! Já tive um thunderbass mod 5f6a que entrou em colapso assim e o drive é incrível e nos dias de frio aqui em Curitiba virava aquecedor..rs

Em geral ou o capacitor ou o trafo morrem antes, quando a temperatura está muito alta as soldas também podem se desfazer. Nos amps modernos, quando isso acontece, em geral algum dos fusíveis internos pifa antes para cortar a alimentação do amp. Por exemplo, os amps Marshall da linha JTM dos anos 90, são notórios por problema de superaquecimento, eles tem até um fusível que o filamento rompe antes de causar algum dano maior.

FernandoPgdo

Você já pensou nos Vox, já que você curte, os amps da marca em geral são na mesma faixa de preço, os AC15 são bem menos de 1000 dólares, não raro acha por 499.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


nichendrix

Posta uns sons disso aí!.

No momento tá duro de gravar aqui... Mas o som ainda não ficou tão próximo, o ataque grave ficou, mas a sustentação ainda ficou diferente.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


nichendrix

Cara o AC-30 era minha primeira opção, justamente por causa da EL84, ate porque eu não curtia as EL34, então comecei a olhar os Vox. Até que um cara comentou comigo que os vox de hoje não estão prestando, poque estavam sendo feitos na China e os únicos que tavam saindo com um som legal eram os vox custom. Ai eu desisti de trazer vox e comecei a pensar no deluxe.


edit.

Não sei se essa historia procede mais esse cara faz amplificador, e um amigo dele compro um AC-30, e ele comentou que o som tava uma porcaria.

nichendrix
Veterano
# dez/13 · Editado por: nichendrix
· votar


FernandoPgdo
Cara o AC-30 era minha primeira opção, justamente por causa da EL84, ate porque eu não curtia as EL34, então comecei a olhar os Vox. Até que um cara comentou comigo que os vox de hoje não estão prestando, poque estavam sendo feitos na China e os únicos que tavam saindo com um som legal eram os vox custom. Ai eu desisti de trazer vox e comecei a pensar no deluxe.

Eu tenho um Vox AC30C2 desses novos e conheço bem os AC30TB e AC30TBX ingleses dos anos 90, no geral eu não vejo diferença significativa de som, a exceção é o tremolo, que os antigos eram melhores que os atuais (o tremolo dos antigos eram valvulados e os atuais não). Fora isso não vejo realmente diferença no som e nem na qualidade geral do amp, tem algumas coisas que os antigos eram melhores, como os falantes, só que os antigos tinham 3 canais sem loop, sem reverb, sem mudança de canal e nem nada, os atuais tem todas essas modernidades, então acho que o trade off é interessante.

Enfim, teve uma época que os chinas deram problemas no tremolo (havia um componente que queimava muito fácil), mas depois isso se acertou e ficou tudo normal continuam sendo bons amps.

O lance é que o povo tem um certo preconceito por ser China, mas a Korg (dona da Vox) sempre fabricou tudo na região (China, Coreia, Japão, Taiwan, etc) e nunca apresentou grandes problemas na qualidade, o mesmo vale para os Vox.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


nichendrix

Assim, é certeza que eu teste um ac15 antes de escolher o amp, e outra coisa , a unica diferença do reissue 65 pro custom 68 são os falantes?

Porque eu já ouvi falar que o custom tem uma entrada que seria tipo uma do bassman e aceitava melhor pedal de distorção.

nichendrix
Veterano
# dez/13 · Editado por: nichendrix
· votar


FernandoPgdo
a unica diferença do reissue 65 pro custom 68 são os falantes?

Não, os circuitos são diferentes.

Porque eu já ouvi falar que o custom tem uma entrada que seria tipo uma do bassman e aceitava melhor pedal de distorção.

Na verdade ele não tem uma entrada, o que ele tem é os capacitores dos controles de tonalidade similares aos dos Bassman. Não sei se faz tanta diferença não, visto que os Silverface originais até encaravam bem pedais, talvez isso resolva a tendência que alguns pedais tem de ficar mais agudos com amps Fender dessa época.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


nichendrix

Sim parece que o custom tem mais low mid nele. Você acha que eu devo trazer qual cara?

O deluxe custom tambem é feito nos EUA? e os circuitos deles são do mesmo nivel?

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

Cara, eu não sei qual você deve ir, eu sei o som que eu gosto, e não o que você gosta, o segredo é testar bem e ver o que acha mais legal.

Para mim, por mais que eu goste desses amps da linha vintage e custom, só rolaria de pegar mesmo ou um Vibrolux ou um Vibro-King, porque eles tem tanto o timbre vintage quanto as modernidades que eu curto. Como eu gosto de som de Fender e curto essas "moderndades" tive por 15 anos um Blues Deluxe e já são 17 anos com um Blues Deville. Troquei o Deluxe uns anos atrás em um AC30C2 e não me arrependo porque estava com 3 Fender da mesma linha (também tenho o Blues Jr. NOS).

Em geral eu tendo a ficar com esses amps aos da linha vintage porque são mais comodos para tocar em casa e o timbre por mais diferente que seja não é diferente o suficiente para que eu não consiga um som similar aos Bassman ou Deluxe regulando-os corretamente. E no fim, se esses amps foram bons os suficiente para o Clapton e o Keith Richarsds no inicio dos anos 90, porque não seriam para mim?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Beano, Eric Clapton timbre.