Beano, Eric Clapton timbre.

Autor Mensagem
FernandoPgdo
Veterano
# dez/13


Bom gostaria de saber qual pedal de overdrive seria legal pra simular o timbre desse álbum ( john mayall and the bluesbreakers with eric clapton ).
Tenho uma Fender teleca AS.


Obs: Já conheço o BB-II, mais queria saber se tem outro overdrive que fique mais parecido, ou similar a esse. Porque não estou achando esse pedal.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


E ae cara, esse album é realmente foda, tenho ouvido cada vez mais material do Clapton dessa época. Eu acabei de gravar um cover de LIttle Girl e joguei nesse tópico aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/311055/p1
Eu usei o drive amp que é um Marshall bluesbreaker, pra tirar em pedal eu acho que teria que ser alguma coisa na linha do tube screamer, ou um fuzz Tone Bender, mas eu não tenho muita experiencia com pedais. Voce sabe dizer se nesse album o Eric Clapton usava telecaster ou Les Paul?

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


Cara muito foda o video, esse álbum é realmente lindo.
Nesse ele usa uma Les Paul, ainda me pergunto porque o Clapton foi largar a Les Paul.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


FernandoPgdo

Cara, esse álbum Eric Clapton gravou com uma Gibson Les Paul Standard 1960.

Muito provavelmente E.C usou um Marshall JTM 45 (que inclusive foi batizado posteriormente de Marshall Bluesbreaker).

Com 2 Humbucks PAF e esse Marshall, muito provavelmente E.C usou apenas a saturação dele.

Considere ainda os equipos usados num estúdio em 1966.

Resumindo, para você chegar perto, com equipamento diferente e usando pedais, só usando o ouvido para chegar "o mais próximo possível"........ igual acho impossível.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Apesar de a lenda dizer que ele usou um Rangemaster, acho que não tem nenhum pedal nesse som, porque tem bem pouco ganho (pode parecer que tem mais ganho do que realmente tem por causa da pegada monstruosa do Clapton). Acho quer é só a guitarra e o amp. E é um som de estúdio, bem diferente de como o Clapton soava ao vivo na época, então acho difícil de atingir com amps e pedais...
E o BB-II não é dificil de achar pra vender. Você procurou direitinho mesmo? hehe...

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


rapaziada,

Achei este link bem interessante.
http://www.legendarytones.com/claptonearly1.html

Acabei de ler tb que essa aparencia de ter mais ganhoi pode ter vindo das mesas de som que eram valvuladas. Assim como Lelo Mig disse, a maior parte das pessoas que estudam o timbre e gear do Clapton acredita que não tinha pedal no set dele, era apenas o amp e guitarra.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


BrotherCrow
PEMAMETAL

Desconhecia a "lenda" de ele ter usado um Rangemaster....hehehe. Sempre aprendendo mais aqui no FCC.

De qualquer forma, se ele usou, um Rangemaster "original" não acha mais, no entanto, era um efeito muito simples....é apenas um booster de agudos e tá cheio de clones no mercado.

Nosso amigo FernandoPgdo poderá experimentar um desses....




filipelemisz
Veterano
# dez/13
· votar


Fiz uma gravação buscando esse timbre e na minha opinião tem um drivezinho a mais do que o amp somente ali (mesa valvulada como disse o amigo?)

Aki, Pedrone Pegasus + Les Paul apenas:
https://soundcloud.com/filipe-lemisz-silverio-santos/john-mayall-with- eric-clapton

Já aqui, Pedrone Pegasus + Les Paul + Boss SD-1 (sem drive, level alto e leve boost nos agudos)
https://soundcloud.com/filipe-lemisz-silverio-santos/john-mayall-with- eric

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


Gostei do Analogman, estou indo pros EUA no dia 15, e vou trazer um deluxe reverb de lá. E esse fender não distorce facil não, por isso tava pensando em comprar um pedal de OD. Sei que não vou conseguir chegar no timbre do Beano, ate porque uma Les paul com um Marshall no talo em um estudio, e bem dificil de simular o som, HAHA. Tava procurando uma coisa que lembrasse esse som.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


Gostei do Analogman, estou indo pros EUA no dia 15, e vou trazer um deluxe reverb de lá. E esse fender não distorce facil não, por isso tava pensando em comprar um pedal de OD. Sei que não vou conseguir chegar no timbre do Beano, ate porque uma Les paul com um Marshall no talo em um estudio, e bem dificil de simular o som, HAHA. Tava procurando uma coisa que lembrasse esse som.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


Não sei se essa gravação é ao vivo, mais me parece que sim.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


O rangemaster foi muito usado pelo Rory gallagher mesmo, não sabia que o Clapton tinha usado.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


filipelemisz
iz uma gravação buscando esse timbre e na minha opinião tem um drivezinho a mais do que o amp somente ali (mesa valvulada como disse o amigo?)

Cara tem alguma coisa errada. Até o meu bluesbreaker que tem bem menos drive consegue distorcer o bastante pra não precisar de pedais, vi que voce ta usando um pegasus no canal jcm 800, não é possível que precise de pedal. O problema é que vc usou o volume no 1, tem que saturar o power, aí vai dar certo.

Se eu fosse voce usaria o canal plexi com o volume onde for o ideal pra atingir a distorção que precisa. Nem precisa de pedais

nichendrix
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo

Cara, em pedal é meio complicado conseguir esse timbre, comece zerando o controle de tonalidade da guitarra e bote os caps na posição do meio. O Clapton sempre usa o seletor em posições que tem dois captadores (meio em lespas e teles e posição 2 e 4 das stratos), Com Les Pauls e com o Mid Boost das stratos ele sempre usa o botão de tonalidade no zero ou 1.

O único pedal que peguei que tem um som que vai no rumo foi o SansAmp GT-2, mas mesmo nele ainda fica meio fora.

O jeito mais legal é topar o volume de um Marshall JTM distorcer tudo, fora isso, sempre vai ficar um pouco diferente.

Lelo Mig

É até possível que ele tenha tido um Rangemaster nessa época, mas duvido que tenha usado nessa gravação, o agudo a mais é do captador, pouco tempo atrás toquei na Les Paul Beano Reissue e uma das coisas que você nota de cara é que os caps dela tem mais brilho do que o que deveria, por isso usaram Alnico III nos magnetos da reissue e não Alnico II.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


nichendrix
O Clapton sempre usa o seletor em posições que tem dois captadores (meio em lespas e teles e posição 2 e 4 das stratos), Com Les Pauls e com o Mid Boost das stratos ele sempre usa o botão de tonalidade no zero ou 1.

Disso eu não sabia, achava que ele usasse ponte ou braço, não os 2 juntos, quem eu sei que usa os 2 juntos é o Bonamassa.
Quando quero um timbre no tipo do Sunshine of Your Love ou Crossroads eu coloco no captador da ponte e o tone no 2, mas pra outros sons como por exemplo o LIttle girl que eu gravei, o tone no 2 fica muito fechado, parece que não soa certo.

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13 · Editado por: FernandoPgdo
· votar


nichendrix

Cara mais acho que não seria viável eu comprar um Fender deluxe reverb e colocar um simulador de vox nele, você acha que vale a pena?


PEMAMETAL

No video de Little girl o tone tava no talo?

Victorblues
Veterano
# dez/13
· votar


Putz isso é uma história que se tem uma baita nuvem negra em cima, uns dizem que sim, outros (que são a maioria) dizem que foi sim usado um Dallas Range Master eu tenho minhas dúvidas pelas mesmas coisas que o nichendrix disse, a LP 60 e principalmente o JTM45 com KT66 "no talo" tem um timbre ardido demais...sobrando agudos.

O garantido é que o Clapton usava uma unidade desse TrebbleBoster em algumas apresentações ao vivo dos bluesbreakers, no disco já não se sabe ao certo. Algumas músicas como Little Girl e Double Crossing Time apresentam um timbre característico de um range desses mas vai saber.... e as lendas continuam com os tipos de fuzz usados no Cream.

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


Victorblues

a LP 60 e principalmente o JTM45 com KT66 "no talo" tem um timbre ardido demais...sobrando agudos.

Opa cara, pode ser que nossa concepção de ardido seja um pouco diferente, mas para mim um jtm45 no talo é "creme" puro, não acho ardido, sinto que ele ganha punch e médios extremamente musicais e firmes.

Tenho um de uma marca de boutique americana, a Soultone.

Meu professor tem um também, aqui tem um som dele com uma 335 e um bluesbraker combo com falantes greenback da década de 70.

https://www.youtube.com/watch?v=K1lVLgFutZI



Tem bastante vídeo dele usando uma R7 Historic Reissue também, o timbre é na mesma linha da 335 com o amp no talo.

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


Como a pergunta foi sobre pedal, tenta encontrar algum "dumble" like para testar.

Tiro certo para este tipo de drive com médios é o Hermida Zen Drive, mas ele custa bem caro.

Tentei uns anos atrás fazer um clone com o pessoal da DMT, mas não gostei do pedal e acabei me desfazendo logo na sequencia.

O Ottaviano tem um no board e usa bastante com o bluesbraker, é baseado no Hermida mas com algumas mod´s feito pela Blues Aim (o cara era aqui de sampa, mas pena que não fabrica mais pedais e mudou-se para a Alemanha). Enfim, usei este da Blue Aim algumas vezes e gostei bastante do som.

Ainda vou comprar um Zen Drive pra mim.

Só para reforçar o que os camaradas ai de cima já falaram :

John Mayal & Bluesbrakers with Clapton = SOM NO TALO , ALTO, CLARO E ENSURDECEDOR hehehe Tem que tocar alto para conseguir esse tipo de timbre.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Primeiro... Tocar um JTM no talo para as KT66 distorcerem é alto pra caramba. Foi aí que o Clapton começou a ficar surdo, melhor não fazer a mesma cagada.

Não é a mesma coisa... Mas em 2005 na reunião do Cream o Clapton usou um `57 Twin, válvulas 6L6. A Fender lançou recentemente um reedição deste amplificador, o EC Twinolux, feito em Corona, ponto a ponto, com os melhores componentes, baseado no esquema do Twin 5E8-A tweed (tweed narrow panel 1957 5E8A low power Twin circuit). São 2 6L6 GE que dão 40W, 4 12AX7, 5U4GB para retificação, 2x12` falantes de alnico desenhados pela Weber (fabricados pela Eminence), transformadores Mercury, atenuador de potência, tremolo, gabinete de pinho sólido "finger-joined", construção ponto a ponto e o escambau...

A verdade é que este Twinolux é um dos melhores amps que já vi na vida, simplesmente sensacional. É um amp de muita personalidade, som muito encorpado, grande. Pode colocar ao lado de amps de boutique como Two Rock, Tone King ou mesmo outros Twin, não dá para o começo, é diferente. Estranhamente, apesar de ser um Twin, não é um amp de clean tão perfeito, tem um headroom baixo, logo começa a crunchar. Só que o clean discretamente crunchado dele é muito bom. Mas o ataque que ele tem das notas nunca vi em outro amp, é sensacional. Mais ainda: o atenuador dele funciona de forma exemplar. PQP, que GAS! huahuahuahua

É impressionante... A gente tem mania de falar que um amp tem tanto de potência e tais válvulas, parece que já descreveu o que ele pode fazer. Mas tem tantos detalhes, tantas formas de mudar o som, seja no gabinete, seja nos falantes, seja nos transformadores e um monte de detalhes, que de repente a gente topa com um amp completamente fora do que se conhece e se espera.

Soultunes
Membro
# dez/13 · Editado por: Soultunes
· votar


Estranhamente, apesar de ser um Twin, não é um amp de clean tão perfeito,

MMI, é isso mesmo, são da família tweed como vc citou acima, são amps para crunchar logo. Os da MG Music vão todos nesta linha Tweed também, não sei se vocês conhecem, mas os Serranos (lá do Sul) idem.

Cogitei pegar o tremolux dessa serie signature dele na Sunshine, mas acabei desistindo, paga-se muito pela assinatura e eu não resisto aos médios da Marshall heheh

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


FernandoPgdo
No video de Little girl o tone tava no talo?
Sim tava no talo. Só o volume da guitarra que no começo tava no 7(o que diminui um pouco os agudos) e no solo eu subi pra 10.
O amp tava regulado em treble, mids e presence no 8, bass no 3, volume I- 9

Victorblues
a LP 60 e principalmente o JTM45 com KT66 "no talo" tem um timbre ardido demais...sobrando agudos.

Cara desculpe, mas eu vou ter que discordar. Eu tenho um bluesbreaker que é o mesmo amp que o jtm 45 e a não ser que o reissue seja extremamente diferente do original, ele sobra é graves no talo. Quanto mais alto mais graves e o grave dele é frouxo, começa a bufar, eu mesmo prefiro usar ele entre 5 e 7, a partir de 7 quando uso tenho que colocar o bass no 3, mid, treble e presence no 8 pra ficar do meu agrado.

Soultunes
O som desse teu professor ta foda pra caralho! É um bluesbreaker reissue comum igual o meu? Vc sabe em que volume ele usa o amp? Aparentemente (estou falando com base no que eu faço no meu) ele setou o amp um pouco mais limpo e ta usando um pedal junto, por que o timbre do bluesbreaker no talo não é assim.

MMI
Primeiro... Tocar um JTM no talo para as KT66 distorcerem é alto pra caramba. Foi aí que o Clapton começou a ficar surdo, melhor não fazer a mesma cagada.

Cara com todo respeito ao seu conhecimento, mas pra mim o bluesbreaker não é alto, é o amp que eu uso pra tocar em casa sentado no sofá de boa. Talvez o meu conceito de alto seja diferente do seu, mas alto é o meu JCM 800 2203 de 83, te garanto que o bluesbreaker no máximo não da metade do volume dele no 7/8, eu nunca consegui passar disso hahaha.

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


Também com respeito a opinião dos demais foristas, mas alguns adjetivos fogem bem ao que ouço do amp.

Ele não é alto, sobretudo com os falantes que fizeram a fama com ele (um par de greenbacks). São falantes de baixa performance, com sensibilidade baixa (acho q 96db)..

Ligo o meu em caixa com eminence the governor e depois em caixa com greenback e a diferença de volume para menor nos green é bastante perceptível.

E é bem isto ai que o PENAMETAL comentou, quanto mais alto, mais gordo e com médios fica o som. Adoro o amp.

PEMAMETAL

O dele é uma série reissue que a Marshall lancou nos anos 90´s (é o circuito que tem tremulo) e esta com um par de greenback´s dos anos 70s.

Ele consegue esse timbre basicamente com guitarra e amp mesmo, tem vídeos dele com strato e o amp fica mais limpo um pouco. Ele usa o amp bem no limite.

Tem outros vídeos com a R7 que fica mais nessa linha da 335.

No board dele tem fulltone 69, tem o clone do hermida zen drive que comentei e tem mais alguns boost´s. Ele de fato usa bastante pedais, mas não sei te garantir se neste vídeo estava com algum ligado ou não.

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


PEMAMETAL

Quando tiver um tempo, assiste este com uma strato (é uma .
squier japan).

http://www.youtube.com/watch?v=lK4iAkZwIxQ

Ou esse com a R7 (por sinal, um som do Clapton na fase Cream).

http://www.youtube.com/watch?v=epZ9G6_5w6Q




Voltando ao tema original e também a citação aos amps siganture da Fender, na minha opinião são amps bemmmm diferentes e que remetem a fases distintas do Clapton.

Dá para perceber nos posts acima que gosto mais da fase "marshall" dele.


FernandoPgdo

Acho que algum amp na linha Marshall e um pedal de fuzz você chega muito perto do timbre que quer. O resto é com seus dedos.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
· votar


Soultunes
O dele é uma série reissue que a Marshall lancou nos anos 90´s (é o circuito que tem tremulo) e esta com um par de greenback´s dos anos 70s.

O meu tb tem o tremolo, mas o tremolo funciona só no canal II. Achava que isso era padrão dos bluesbreaker. O meu tem um adesivo de 50 years of loud, vem com 2 greenback g12m25
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151708267879419.1073741833 .690109418&type=1&l=f6c9961d0d

No board dele tem fulltone 69, tem o clone do hermida zen drive que comentei e tem mais alguns boost´s. Ele de fato usa bastante pedais, mas não sei te garantir se neste vídeo estava com algum ligado ou não.

Aos meus ouvidos o amp dele estava regulado no limite de distorcer por que ta bem cristalino e com um brilho que não no meu se eu coloco o volume no 9 ou 10. Eu chutaria que o volume dele ta entre 4 e 6. Aos 1:30 da pra ver ele acionando algum boost pra dar mais sustain

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


PEMAMETAL

Cara com todo respeito ao seu conhecimento, mas pra mim o bluesbreaker não é alto, é o amp que eu uso pra tocar em casa sentado no sofá de boa. Talvez o meu conceito de alto seja diferente do seu, mas alto é o meu JCM 800 2203 de 83, te garanto que o bluesbreaker no máximo não da metade do volume dele no 7/8, eu nunca consegui passar disso hahaha.

Alto é qualquer coisa que passe de 85 dB, se tornando lesivo aos ouvidos. Um amp de 1 W passa disso com facilidade num falante que não seja muito sensível. Acredite, isso é bastante lesivo para a audição. Até uns 90-95 dB ainda é possível, desde que não seja por um período muito longo. Tirando isso, é alto demais, trazendo dano a saúde, não faz sentido.

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


PEMAMETAL
Eu chutaria que o volume dele ta entre 4 e 6. Aos 1:30 da pra ver ele acionando algum boost pra dar mais sustain

Acho que você chutou no gol. Penso que foi + ou - por ai mesmo, vou perguntar e depois posto.

Sobre o tremolo, acho que na versão bluesbreaker é padrão mesmo, nos heads não.

Meu jtm45 head não tem, mas tem outras frescuras legais.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Soultunes

MMI, é isso mesmo, são da família tweed como vc citou acima, são amps para crunchar logo. Os da MG Music vão todos nesta linha Tweed também, não sei se vocês conhecem, mas os Serranos (lá do Sul) idem.

Cogitei pegar o tremolux dessa serie signature dele na Sunshine, mas acabei desistindo, paga-se muito pela assinatura e eu não resisto aos médios da Marshall heheh


Eu já pude tocar em alguns Tweed originais de época. Assim como muito amp de boutique, um dos Victoria Amps chegou perto, mas acredite, não é disso que estou falando. Além disso, o Tremolux não tem esse mojo.

Já os Marshall, é difícil um que me impressione. Hoje eu não teria um em mente para comprar.

Victorblues
Veterano
# dez/13
· votar


Senhores amo o som de um JTM-45 no talo... ardido mesmo (crunchado rasgando tudo!!) Estamos falando do tone que EC usa, e se tem ou não o Trebble Booster envolvido... e sim o MS JTM-45 dependendo da configuração KT66, 6550 ,EL34 com 2x12 ou 4x10 equalizado da forma certa se consegue um timbre similar ao Treble Booster ( que por óbvio é um booster de agudos).

Cabe lembrar uma coisa bem importante, quando Clapton chega ao som "bluesbreakers" ela estava tentando recriar o timbre do Freddie King que tem um drive estridente lindo e único... Não sei os modelos ao certo mas o Frederiquinho usava amps gibson e fender.

nichendrix
Saturar daquele jeito uma KT66 (famosa pela estabilidade) sem um booster é possível??

FernandoPgdo
Veterano
# dez/13
· votar


Qual amp seria melhor trazer então nessa faixa de preço gente?, não sei se o deluxe reverb vai me agradar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Beano, Eric Clapton timbre.