::::::: Review - Overdrive Tom Tone Hotbox Ebollution Point (com áudio) :::::::

    Autor Mensagem
    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13


    Olá a todos mais uma vez!

    Estou aqui de novo, desta vez para fazer um review do maravilhoso pedal de overdrive da Tom Tone Custom Effects, o Hotbox Ebollution Point.
    Espero que curtam!


    CARACTERÍSTICAS GERAIS

    Esse pedal, segundo o que li a respeito, é um handmade clone do Rockbox Boiling Point. Se não me engano, o amigo FBluesRock tem o original. Vamos ver se ele aparece por aqui para dar um opinião, dizer as semelhanças entre eles, etc.

    Ele tem os tradicionais controles de volume, ganho e tone, e além destes, tem duas chavinhas. Uma delas é uma chave de fat, que adiciona um tanto de graves ao som, e a outra é uma chave de modo. Esse pedal tem 3 modos: clipping simétrico, clipping assimétrico e booster.

    Quanto ao visual, o acabamento é feito com uma pintura swirl customizada, muito bonita. Eu mesmo escolhi as cores do pedal e dos knobs. Ficou lindão. Veio muito bem embalado, acompanhado de duas palhetas Lost Dog personalizadas como o logo da Tom Tone e um folheto explicativo sobre o pedal. O atendimento do Tom também é super 10, o cara é muito gente boa, tirou todas as minhas dúvidas. O pedal ficou pronto, se não me engano, em 10 dias ou menos, não me lembro muito bem, só sei que foi mais rápido que eu esperava.

    Fotos:
    http://imageshack.us/a/img502/2228/hotboxebollutionpoint44l.jpg
    http://img27.imageshack.us/img27/4173/534f.jpg


    SONORIDADE

    Ah o som desse pedal é muito lindo! Além do mais, essa chavinha de 3 modos, aliada à chave de fat proporciona uma variedade enorme de timbres. O pedal também é bastante dinâmico, responde muito bem aos controles de volume e tone da guitarra e ao ataque da palhetada. Além disso, ele tem um range de ganho muito bom mesmo. Na minha opinião dá pra tirar desde um blues até um hard rock bem de boa.

    Vou postar abaixo alguns samples que gravei com ele. Todos os sons foram gravados usando minha guitarra Vintage V100 AFD Paradise, plugada no canal limpo do meu amplificador Alien Monster. O som foi captado por um microfone Arcano A57, e dele vai pra uma Zoom A2, do meu pai, usando a função de interface de áudio dela. Daí vai pro Reaper, sem adição de nenhum efeito posterior (exceto no sample do improviso). O gabinete usado é um 2x12 da Alien, com falantes Eminence The Governor e Cannabis Rex, e todos os sons foram gravados com o microfone no The Governor. Só pra ressaltar, além do fato de eu não ser um guitarrista com boa técnica, o equipamento usado na captação foi ultra mega simples, e também eu não aprendi exatamente a microfonar bem o som do amp. Ao vivo o som do pedal é melhor que nos samples. Mas, mesmo assim, acredito que dá pra ter uma boa ideia de como soa o pedal.

    SAMPLE 1
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-ganho

    Aqui eu toquei inicialmente no som limpo, depois liguei o pedal e fiz algumas firulas malucas. A partir de 00:46, eu toquei variando o controle de ganho do pedal, começando no mínimo e terminando no máximo. A posição da chavinha estava no modo assimétrico, com a chave de fat desligada.

    SAMPLE 2
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-modos

    Aqui eu variei a posição da chavinha, mostrando os modos de clipping assimétrico e simétrico. Comecei tocando no modo assimétrico, e daí pra frente vai ser moleza de vocês perceberem quando eu mudo a posição para o modo simétrico. Aqui eu deixei todos os controles na mesma posição, variando apenas a posição da chave. O modo assimétrico tem mais volume, é um pouco mais aberto e tem mais dinâmica, em minha opinião. Já o modo simétrico tem um som que me agrada bastante também, aparentemente com um tiquinho a mais de ganho, e parece ser mais comprimido também. Não sei se dá pra perceber isso pelos samples, mas ao vivo é a impressão que tenho a respeito. Os dois modos pra mim são sensacionais. A versatilidade que se consegue variando-os é bem legal.


    SAMPLE 3
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-tone

    Esse sample eu gravei para mostrar a variação que se pode obter com o controle de tone. Durante o som eu só mexi nele, comecei no mínimo e terminei no máximo, deixei os outros controles quietos. Usei com o modo assimétrico e a chave fat desligada.


    SAMPLE 4
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-chave-fat

    Esse eu gravei para mostrar o funcionamento da chave fat. Usei o pedal no modo assimétrico, começando com a chave desligada. Acho que vai dar pra ouvir um pequenino click quando eu ligo/desligo a chave. Esse sample me frustrou um pouco. Não sei se foi a minha inexperiência na captação do áudio ou o que... Tipo, ao vivo dá pra perceber bem a diferença que dá no timbre do pedal quando a chave tá ligada. Agora nessa gravação, a diferença ficou extremamente sutil aos meus ouvidos, quase que eu não consegui perceber... Eu hein...


    SAMPLE 5
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-dinamica

    Esse aqui é para mostrar a dinâmica do pedal. Ele responde super bem ao ataque da palhetada e às variações nos knobs da guitarra. Aqui eu usei o modo assimétrico com a chave de fat desligada, e não mexi em absolutamente nada no pedal. Até 00:49 eu variei a força da palhetada, e dos 00:50 pra frente, variei usando o knob de volume da guitarra. É bem legal ouvir essa dinâmica, principalmente pra mim que curto muito ter o controle do meu timbre na minha mão.

    SAMPLE 6
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-boost-no-drive

    Esse é para mostrar como o pedal funciona com a chavinha no modo boost. Aqui eu regulei com o tone no meio, ganho praticamente zerado e volume no meio. Como esse modo soa mais alto que os outros, eu não curto deixar o controle de volume no máximo, como se costuma fazer ao usar overdrives como booster de ganho. Aqui eu comecei tocando no canal de drive do amp e fico ligando e desligando o pedal. Não sei se vai ficar muito claro no sample esse boost, mas ao vivo dá pra perceber muito bem a diferença. Atualmente eu não uso esse modo de boost pra empurrar meu amplificador, porque eu não toco sons muito pesados, e também porque mesmo se tocasse, o ganho do amp dá conta tranquilo. Mas, como provavelmente alguém pode se interessar pelo pedal, fica mais uma dica de uso, pra empurrar o drive do amp quando necessário.


    SAMPLE 7
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/tom-tone-hotbox-clean-boost

    Esse é para mostrar a função de booster no canal clean do amp. É meu uso favorito atualmente. Eu curto regular o som do amp pra não ficar exatamente clean, mas com aquele leve toquinho de drive. Daí usando o pedal como booster eu adiciono uma sutil quantidade de drive ao som, o que fica maravilhoso aos meus ouvidos. Curto muito isso pra tocar uns lances mais bluesy, ou solos mais lentinhos com delay, fica show de bola. A regulagem usada foi a mesma do sample anterior. Acredito que vai dar pra perceber a diferença entre o som com o pedal e o som sem ele.


    SAMPLE 8
    https://soundcloud.com/kellalbuquerque/improviso-kokoro-ni-kissu

    E pra fechar a lista dos samples, uma gravação com BT, pra mostrar como o pedal soa numa mix, com efeitos adicionados. Aqui eu gravei em cima da BT da música Kokoro Ni Kissu, do guitarrista Rodrigo Rodrigues, baixada do site do projeto Heróis da Guitarra.

    Aqui eu usei o modo simétrico, com chave de fat desligada. No Reaper eu adicionei os efeitos ReaVerb e ReaDelay, pra dar um tchans no solo pra não ficar seco demais.



    BALANÇO GERAL

    Pontos positivos
    Pedal muito versátil, com bastantes opções de som e com um range de ganho muito bom.
    Permite tocar vários estilos.
    Custo x benefício muito bom também.
    Muito bonito e muito bem construído.
    Pintura customizada.
    Prazo de entrega muito bom.
    Atendimento do Tom é show de bola.

    Pontos negativos
    Sinceramente, não achei nenhum. Me pareceu um pouco estranho a princípio a diferença de volume entre os três modos, mas isso deve ser característica do pedal mesmo, e pra mim acaba não fazendo diferença.


    É isso aí, pessoal! Espero que tenham gostado. Fica a dica de um ótimo pedal de drive, handmade nacional, bem versátil e com ótimo custo x benefício. Além deste, o Tom tem mais uma porrada de pedais na linha, acho que vale a penda dar uma conferida.


    Abraço!

    krz4fx
    Veterano
    # out/13 · Editado por: krz4fx
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Review top! Um dos mais completos que eu já ví. Parabéns!

    O Tom faz excelentes clones (tenho 3, dos mais antigos: Handcraft (Landgraff LDO), Yin Yang (Hermida Zendrive) e o Sagitarius (Klon Centaur) e todos são muito bons!)

    Este do review é o clone do Rockbox Boiling Point, para os que não conhecem o original.

    abs

    ps - gostei especialmente com o BT, que dá uma noção bastante boa de como soa com outros instumentos.

    Me esquecí de perguntar: que equipamento usou: guitarra, amp, etc?

    abs

    krz4fx
    Veterano
    # out/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    O Tom clona muito bem os pedais e o som é bem parecido. Se você gosta de pintura, a do meu Boiling Point é excepcional e possivelmente a mais bonita de todos os pedais que tenho:

    Boiling Point: observe a quantidade de detalhes na pintura!

    foto 2

    foto 3 parte de trás do pedal

    abs

    krz4fx
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Putz, esquecí de redimensionar as fotos! Acho que é só clicar nelas que abrem em tamanho menor em outra janela.

    Foi mal!

    abs

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Na dúvida me manda MP, mas olha eu aqui! hehe

    Cara, primeiro parabéns, tomou gosto pelos reviews e os faz bem detalhados, muito bons.
    Do jeito que montou, ficaria ainda mais top em vídeo! Montou um roteiro para a demo; tente, mesmo se for com câmera ruim, deve curtir bastante o resultado (e nós também).

    Quanto ao pedal, tem muita coisa que influencia no nosso set, desde as guitarras (tomarei por referência minha semi-acústica com SD Jazz Model no braço e JB na ponte) até o amp, fora o set de gravação e eu usar o Rockbox Boiling Point (BP) em 12v... mas tentarei comparar:

    Na sua descrição, logo identifiquei estarmos tratando mesmo de uma réplica:
    "Ah o som desse pedal é muito lindo! Além do mais, essa chavinha de 3 modos, aliada à chave de fat proporciona uma variedade enorme de timbres. O pedal também é bastante dinâmico, responde muito bem aos controles de volume e tone da guitarra e ao ataque da palhetada. Além disso, ele tem um range de ganho muito bom mesmo. Na minha opinião dá pra tirar desde um blues até um hard rock bem de boa."
    Faria descrição muito parecida do meu, mesmas qualidades que fixaram ele no meu set. Só acrescentaria a clareza das notas, no BP mesmo com bastante ganho é notável a separação das notas.

    Já nas amostras (samples) percebi diferenças:
    Achei mais acentuado o médio-agudo no seu do que no meu BP. Tive impressão de que o BP soa um pouco mais "macio" (sem aspereza, se isso faz sentido... hehe), ótimo para blues, blues-rock e rock clássico, embora dependendo da regulagem fica ótimo até mesmo para hard rock.
    Mas lembrei que usa o Arcano A57 (comprei um após você comentar dele), que de fato acentua os agudos e médio-agudos, assim como tira um pouco a clareza das notas, então deve ser por conta do set, não diferença do pedal.

    Sobre a diferença de volume, considero menos perceptível no BP entre o simétrico e assimétrico. Já o booster, as regulagens funcionam diferentes, então costuma destoar bastante.

    A diferença maior talvez seja na dinâmica percebida. Embora de fato na suas amostras dê para perceber boa dinâmica, no BP a diferença é enorme na palhetada, pode sair do leve overdrive para uma distorção, ou de um quase clean para bom OD.
    Também o modo "plexi" (simétrico) possui tanta dinâmica quanto o assimétrico e em vários níveis de ganho.

    Resumindo, na descrição é praticamente igual e nas amostras de áudio há algumas notáveis diferenças mas que podem ser apenas devido ao set ou por conta do equip de gravação. Sem dúvida ótimo pedal, sem custar os "olhos da cara" como o Rockbox.

    Só uma sugestão, pode até não fazer diferença ou mesmo piorar, mas tenta aumentar um pouco a distância do mic do falante. No meu gostei do resultado.

    PS: curti demais o timbre no improviso. Embora tenha alguns detalhes, o improviso em si ficou muito bom também, parabéns.

    abs

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    krz4fx
    Poxa, cara, que bom que curtiu o review! Rapaz, eu não sabia que você tinha o original também. A pintura do seu é show de bola mesmo. É bem do jeito que eu gosto, cheia de detalhes, e um tanto quanto psicodélica. Curti muito.

    Sobre o equipo que usei, tá lá no primeiro post:

    Todos os sons foram gravados usando minha guitarra Vintage V100 AFD Paradise, plugada no canal limpo do meu amplificador Alien Monster. O som foi captado por um microfone Arcano A57, e dele vai pra uma Zoom A2, do meu pai, usando a função de interface de áudio dela. Daí vai pro Reaper, sem adição de nenhum efeito posterior (exceto no sample do improviso). O gabinete usado é um 2x12 da Alien, com falantes Eminence The Governor e Cannabis Rex, e todos os sons foram gravados com o microfone no The Governor.

    Abraço!


    FBlues_rock
    Opa... Apareceu! hehehehe Chegou mais rápido do que eu pensei.

    Cara, primeiro parabéns, tomou gosto pelos reviews e os faz bem detalhados, muito bons.
    Cara, muito obrigado! Fico feliz que gostou. A minha intenção mesmo com esses reviews é tentar mostrar ao máximo tudo que consigo extrair dos equipamentos. Eu não me considero um bom guitarrista, mas acredito que sei timbrar bem os equipamentos que uso. Gosto de explorar bastante e tentei transmitir isso no review.

    Do jeito que montou, ficaria ainda mais top em vídeo! Montou um roteiro para a demo; tente, mesmo se for com câmera ruim, deve curtir bastante o resultado (e nós também).

    Cara, eu quase faço mesmo. Só não fiz porque essas gravações eu fiz um pouco apressado. Tô meio na correria ultimamente. Mas sua sugestão tá anotada. De repente eu faço um vídeo desse pedal, ou então do fuzz, ou do amp, ou de outra coisa qualquer... hehehehe

    Sobre as comparações, realmente enriqueceu bastante o review a sua presença por aqui. Esse lance que você falou sobre ser mais cortante, acredito também que deva ter bastante relação com todo o set. Eu defendo a ideia de que tudo entre a mão do guitarrista e o cone do falante altera o timbre, e até mesmo depois do cone, como microfones e posição em relação ao amp. Neste caso, eu usei meu amplificador Alien Monster, que tem válvulas EL34, que puxa mais para os médios; e eu microfonei com o Arcano no falante Eminence The Governor, que também ressalta os médios e agudos. Tenho certeza que o pedal pode assumir outras texturas, dependendo do set. Depois se eu tiver tempo, gravo um com o amp microfonado no outro falante, que é um pouco mais "calmo" com os médios e agudos.

    Sobre o improviso, eu esqueci de comentar antes, mas tem umas notas fora do tempo, e umas fora do tom. Eu gravei de first take, e depois pensei: "dane-se, vou postar assim mesmo!" hehehe

    De qualquer forma, mais uma vez, fico feliz que gostou, e agradeço pelos elogios. O timbre eu também amei mesmo... rsrsrs Eu tinha tirado esse pedal do set, por estar usando só o drive do amp, mas depois que parei para escrever o review, e gravar os samples, acabei não resistindo e coloquei de volta.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Passando só pra dar aquele velho UP

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Dando mais um upzinho pra ver se a galera comenta sobre o pedal.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    E dá-lhe mais um Up...

    nofear
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Esse pedal é um "TS like"?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    nofear
    Eu diria que sim e que não.

    O sim é pelo manualzinho que vem junto com o pedal, que na descrição diz que ele tem dois modos, um que puxa pra TS e outro que puxa pra Plexi, e o terceiro modo de booster.

    O não acho que é porque, mesmo no modo TS eu acho um pouco diferente de tudo que ouvi do TS. Nunca toquei em um pra saber realmente a diferença, mas ao que me parece, o Tom Tone tem um range de ganho mais amplo, chegando um pouco mais longe, e também eu tenho a impressão que o tone do Tom Tone é mais atuante. Tipo, em muita coisa que eu ouvi do TS ele parece ser um pedal mais focado nos médios. O Tom Tone também tem uma pitada de médios legais, mas dá pra variar bastante, indo pra uns drives mais ardidos ou mais fechados.

    nofear
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Obrigado pela resposta! Onde se compra os Tom Tone?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Entra em contato com ele pelo Facebook ou pelo e-mail. Tem esse blog também, tem algumas informações legais sobre os pedais: http://tomtoneefx.blogspot.com.br/

    O e-mail dele você acha aqui:
    https://www.blogger.com/profile/13203501110364326791

    biscoitomusic
    Membro
    # ago/15
    · votar


    pessoal com esse pedal, eu consigo um som do timbre do ocd?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    biscoitomusic
    Cara... Acho que dá pra chegar em sons próximos, mas o pedal puxa um pouco mais pra um TS mais vitaminado, sei lá... Nunca toquei num OCD pra saber com certeza se tem como.

    Agora eu acho que o Tom Tone seja bem mais versátil que o OCD, e é mais barato também.

    BorderLand
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Venho com a pá na mão nesse tópico para saber: Tom Tone Timmy, estou louco pra pegar, alguém conhece, Tom Tone é zica mesmo? Vale a pena por 300 reais?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ::::::: Review - Overdrive Tom Tone Hotbox Ebollution Point (com áudio) :::::::