Vale a pena trocar a Gt-10 por um SET de analogicos ?

Autor Mensagem
Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


MetalJames
Interessante você ter tocado nesse ponto de impressionar ( ou não) os outros. Quem acha que quem tem pedaleira passa vergonha são só alguns guitarristas. O público leigo olha para uma G5 ( pra mim, a mais bonita de todas) e acha que aquilo é o supra sumo da guitarra. Impressiona muito mais do que um set de pedais vintage, todos descascados, faltando knobs e sujos. Me lembro de uma situação onde fui tocar com um cara que só tinha Boss vintage made in japan masi uns fulltone. Cada pedal dele custava em média 600 reais. Eu estava , na época ,com uma x v-amp . O cara não tocava bosta nenhuma. Só gostava de exibir equipo. Daí, no final, um cara veio me cumprimentar falando que o meu som tava bem melhor do que o do outro cara. Ele disse : mas também , com essa pedaleira violenta que cê tá usando, até sacanagem ....kkkkk. Vai vendo...

alfacorrea
Veterano
# set/13
· votar


Minhas ideias:

Não é vergonha nenhuma ter o equipamento que se pode ter, no momento que se pode ter, com a grana que se pode ter. Vergonha é ficar tirando onda e não saber tocar.

Se você só pode ter uma Zoom G2, vai em frente e procure extrair dela o melhor resultado que essa G2 pode te dar. Usar um equipamento de entrada não significa obrigatoriamente que seu timbre será ruim.

Outra coisa é ter um certo poder aquisitivo e ter a opção de escolher o que se quer. Aí é que o bicho pega... Vou citar meu exemplo:

1) Timbre clean com chorus e um efeito de ambiência bem suave. Acho que todas as pedaleiras deste Universo têm algum patch com um efeito desse tipo, algo como um Clean & Chorus. Todos são bacanas e resolvem o problema. E daí???

Daí que, para meu gosto musical, nada se compara ao timbre de 2 pedais de chorus que, para meus ouvidos, são insuperáveis: Boss CE-2 (2 botões, azul clarinho, made in Japan) e Electro-Harmonix Small Clone com a chave na posição "para baixo" e o knob exatamente em 12 horas.

Na minha opinião, estes timbres são insuperáveis, mas esse é meu gosto musical.

2) Por outro lado, um efeito que gosto bastante é o Envelope Filter e recentemente descobri o melhor timbre de Q-Tron para meus ouvidos, que vem de uma Vox Tonelab ST, na simulação Filtron com sensibilidade em + ou - 11 horas. Pra mim, esse é o melhor timbre de Q-Tron e chega a ser melhor até do que os pedais Electro-Harmonix Q-Tron original.

3) A experiência de outros pode contar bastante como dica. Te digo isso porque não adianta nada vc comprar pedais de excelente qualidade, tudo do bom e do melhor e usar um amplificador multiuso tipo Ciclotron/Wattsom para apresentar-se. Se o seu amplificador é bastante "meia-boca", mas é este que vc tem e pode ter, uma pedaleira pode lhe trazer resultados mais positivos que um "set analógico".

4) Considere também que nem tudo que se diz ser analógico é efetivamente analógico. Outra coisa: quem disse que precisa ser analógico para ser bom? Tem muito efeito "digital" que é coisa muito fina e de excelente qualidade.

5) Por último, saiba que os timbres "ao vivo" dos caras super famosos são produzidos com centenas de equipamentos, com centenas de processamentos e outros tantos amplificadores. Dessas últimas bandas que tocaram no Rock in Rio, nas horas das entrevistas antes da banda entrar no palco, eu ficava só de olho nos equipamentos dos caras, nos efeitos, nos amplificadores. Soma-se a isso o fato de que as bandas estavam usando Marshall JCM900 direto e outras usavam Vox AC30 e outros amplificadores bem selecionados, como Bogner e Mesa Boogie. Junte-se mais os microfones de captação dos alto falantes, que seriam SM-57 ou outros e ainda mais os processamentos e efeitos da mesa de som. Entenda que o timbre que vc ouve no show ou no CD (ainda existe isso?) é muito, muito, muito processado e acaba sendo "digital" (alguém não grava em ProTools???).

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


Cara, o seguinte: é o que todo mundo falou aí. Pra uns, preferem mais os pedais. Pra outros, as pedaleiras são melhores... Vai de cada um.
Se tu nunca entrou no mundo dos pedais, vai em frente. Eu acho o mundo dos pedais muito mais amplo que das pedaleiras. Por exemplo: nunca achei distorção que me agradasse nas pedaleiras (sempre são meio abelhudas, agudas demais ou graves demais, baseados nos pedais mais famosinhos do mercado). Por mais que seja uma POD HD 500, nunca vai ter um timbre exato. Nos pedais, encontrei o MXR distortion III, que é um pedal que me sinto bem tocando.
Tem pedais baratos que tem um som incrível. Eu mesmo tirei do meu set um Boss CH-1 e coloquei um Fuhrmann vintage chorus e to bem mais satisfeito com o Fuhrmann. E o fuhrmann me custou quase a metade do que paguei pelo ch-1 (se não foi a metade).
Ter trabalho com pedais? Claro que vai ter! A mesma coisa com pedaleiras.
Pra mim, os pedais são bem mais práticos pra shows e etc. Se algo ficou mal timbrado, tu dá um tapa em cada pedal e já tá bem timbrado rsrsrs
No meu caso, estou bem mais feliz com pedais.
Mas tem aqueles que ficam felizes com pedaleiras.

Ah, os pedais que tu citou não são analógicos, mas sim digitais, como muitos já falaram aí.

Ainda mais, pq todo o seu equipamento tem que ser top pro timbre ficar top.

Discordo plenamente. Já vi gente tirar uma bosta de som com pedais incríveis, assim como já vi gente tirando um bom timbre de pedaleiras. Um amigo meu tinha um TS9 e não tinha um timbre legal. Eu até me perguntava o motivo de tantos guitarristas amarem o TS9 quando vi ele tocando com um. Mas depois percebi que isso é questão de timbre.

Cabos Sto Angelo ruins? Po, no custo/benefício que tive, são ótimos cabos. Não posso gastar 150 reais em cada cabinho de 25 cm e os sto ângelo são ótimos. Claro que não dá pra comparar com Mogami da vida. Mas são ótimos cabos pro preço que tem e pro que posso pagar no momento. Não dá pra ir nessa laia de que tem que ser cabos mogami, fulltone plugados em strymon's e eventide's da vida. Dá pra fazer um bom set com TC Electronic, Fire, Fuhrmann, Boss (menos pra distorções), etc.
Aliás, tem uma gama de marcas nacionais com uma proposta muito interessante e melhores até que pedais das gringas. Dá uma pesquisada.

Se for entrar nos pedais, vai uma dica: Dá uma BOA pesquisada em marcas, modelos e tenha bastante paciência pra pesquisar preços e comprar. Não age pelo impulso.

Abraço

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


Kaah_lol
Ainda mais, pq todo o seu equipamento tem que ser top pro timbre ficar top.

Discordo plenamente. Já vi gente tirar uma b.... de som com pedais incríveis, assim como já vi gente tirando um bom timbre de pedaleiras.

Eu me expressei mal. hehe. Eu tava falando que quando é com pedais analógicos, a qualidade da guitarra e do amp tem que seguir o pedal pra tu poder ter mais chances de timbrar melhor (não que com uma Tonante vc não consiga tirar um timbre bom, mas é beeeeem mais difícil), e com "top" eu tava me referindo à qualidade, não à fama/marca. Tanto que uns posts antes eu disse que não trocaria minha pedaleira por pedais analógicos.

Um amigo meu tinha um TS9 e não tinha um timbre legal.
Eu particularmente não gosto desse pedal. Só se for ajudando as válvulas, com o ganho do TS9 no 2, por exemplo.

Cabos Sto Angelo ruins?
Nunca usei Santo Angelo, mas eu uso cabos Hayonik, que é muito mais desconhecido (é uma empresa paranaense).

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Eu me expressei mal. hehe. Eu tava falando que quando é com pedais analógicos, a qualidade da guitarra e do amp tem que seguir o pedal pra tu poder ter mais chances de timbrar melhor (não que com uma Tonante vc não consiga tirar um timbre bom, mas é beeeeem mais difícil), e com "top" eu tava me referindo à qualidade, não à fama/marca.

aaaaaah ta kkkkkk
Tranquilo mano! Se referindo à qualidade, isso é essencial em qualquer setup.

Eu particularmente não gosto desse pedal. Só se for ajudando as válvulas, com o ganho do TS9 no 2, por exemplo.

Talvez assim fique bom. Mas, pra mim, o TS9 não passa de um overdrive normal. Eu o usaria como drive "clean", com pouco ganho. Mas, pra isso, tenho meu SD-1 que faz um ótimo trabalho e custa bem menos.

mas eu uso cabos Hayonik, que é muito mais desconhecido (...)

Nem sabia que a Hayonik fabricava cabos... Eu achava que fabricava apenas fontes. Tenho uma 12V que uso no meu teclado. Aguenta o trampo legal.

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Ardinal

Entendo o que você diz a respeito de se perder com tantos parametros para mexer numa pedaleira. Creio que com 3 pedais dá pra suprir a grande maioria das necessidades:

Drive (Overdrive/Distortion/Fuzz)
Chorus
Delay

Durante muito tempo usei somente 3 pedais da Boss (isto foi há MUITO tempo, nos anos 80) e gostava muito dos timbres que eu tirava. Fora a facilidade de ajustar os pedais.

abs

MetalJames
Membro
# set/13
· votar


krz4fx
Ah anos 80, bons tempos..... Que eu nem era nascido kk. Acho muito interessante essas histórias de vocês que já tem uma vida de guitarra, eu tenho um amigo que me trata como irmão cassula, hoje ele é produtor musical, ele sempre me fala do tempo que era ele que subia nos palcos... Pra tocar, cantar, ele me fala também dos pedais da epoca, muito interessante a "vintagilidade" do tempo que realmente as pedaleiras eram terriveis... Ele viveu essa fase no final dos 80 pros 90... Há um tempo a Fender AM dele ja tava parada, ele batalhou geral pra ter ela e vendeu há 2 meses... Hoje ele tá caminhando pra música erudita tambem. Naquela epoca ele disse que era rock nacional na cabeça, Legião e afins... Um CE2 e um OS2 (pra quem não conhece, é um pedal de drive e dist. da Boss) já davam conta do recado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena trocar a Gt-10 por um SET de analogicos ?