Cabos com terra?

    Autor Mensagem
    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: VitorRibeiro


    Oi pessoal,
    eu já estava irritado com o chiado dos meus pedais,
    ai um dia enquanto tava fazendo cabos novos, pensei em soldar um fio na parte externa do cabo que entra no ampli, e a outra ponta liguei no pino do amplificador, o amplificador tem o terra, e então galera,
    foi lindo XD, quase zero chiado com o ds1 ligado, já tem 3 meses e até agora continua tudo normal
    será que é errado fazer isso?pode dar alguma merda? hsauhsa

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    VitorRibeiro
    será que é errado fazer isso?pode dar alguma merda? hsauhsa
    isso tem que ser respondido por alguem que entenda de eletrica...

    Cabos com terra?
    todo cabo tem terra, ele passa pela malha (o lado de fora dos cabos, onde nao vai sinal).
    o terra da malha é ligado na ponte da guitarra, e vai pras cordas, entao é aterrado quando voce segura nas cordas.

    o que deve acontecer no seu caso é que algum pedal corta esse terra na cadeia de pedais, daí fica ochiado. não sei como funciona daí pra frente no ampli.

    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    No caso é o chiado natural da distorção,
    que quando você coloca as mãos em alguma parte metalica diminui o chiado,
    só que esse fio que soldei, não só diminuiu, ele tirou quase todo,
    graças a rede aterrada eu não preciso ficar usando noise gate, no caso eu posso ligar o cabo em qualquer outro lugar, até se eu colocar soldar esse fio no pedal e a outra ponta estiver ligada numa tomada com terra ele faz o mesmo efeito entende?,
    pra pedais de distorção, ta me parecendo uma boa solução, não sei
    talvez alguém que saque bem de eletronica possa me dizer se é errado fazer isso ou não, mas que tem funcionado tem

    Ramsay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    e a outra ponta liguei no pino do amplificador...

    VitorRibeiro

    Vc quer dizer que ligou a outra ponta no 3º pino (o do centro) do plug de tomada do amplificador, certo?
    Se for isso, significa que o 3º pino da sua tomada da rede elétrica deve estar de alguma forma aterrado, e mesmo que não seja um terra ideal, ainda assim o ruído "Humm" que você errôneamente chama de "chiado" já diminui bastante, não havendo nada de errado no seu procedimento.

    O que vc não pode fazer é usar o neutro da rede elétrica como terra (um dos 2 pinos das extremidades).

    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    É isso mesmo, e eu coloquei ele num plug já com o terra do ampli pra ficar mais seguro,
    só que agora vou fazer isso numa fonte,
    e pode ser um boa solução para os problemas com o "humm"
    valeu pessoal XD.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    VitorRibeiro

    Vc diz essas fontes para alimentar pedais?
    Se for é inútil. Essas fontes DC, por elas mesmas já filtram o ruido, tanto que a maioria delas só tem 2 pinos para se ligar na rede elétrica.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    VitorRibeiro
    o meu medo (é chute, não entendo nada de eletrica) é o terra do ampli dar algum problema nos pedais.
    não sei se caso o ampli precise descarregar alguma coisa pelo terra, se isso não vai pros pedais.

    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: VitorRibeiro
    · votar


    Ramsay,
    o que eu quis dizer, é pegar uma dessas fontes, e colocar um pino de 3 pontas, ligar esse fio do p10 no terra dela, e assim tu tem o set movel entende? pode carregar pra qualquer lugar, tendo rede aterrada ou não,
    kiki, não conheço muito sobre eletrica, mas eu arrisquei nos meus pedais, tem funcionado.
    Se o terra da tomada que usar estiver funcionando direito, acho que não tem como acontecer de dar algum retorno

    Ramsay
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    VitorRibeiro

    Vc pode fazer isso, mas, o ruído não vai aumentar e nem diminuir, vai ficar o mesmo.
    A única coisa que precisa estar aterrada é o chassis do amp que é onde é soldado o fio que vem desse 3º pino central do plug de tomada do amp.
    Não vai adiantar vc contruir um set móvel que não reduz em nada o ruído.
    Teste por você mesmo e comprove.

    Um jeito de reduzir o ruído da fonte é abri-la e colocar um capacitor eletrolítico de maior valor, por exemplo, se a fonte usar um de 1000uF/16V coloque no lugar um de 4700uf/16V.

    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ramsay

    eu coloquei no pino e funcionou do mesmo jeito tirando o "hum",
    até usando ele indepente, só colocando um fio na tomada deu no mesmo, o amplificador era só um lugar mais seguro pra colocar, agr no pedal fica bem mais pratico, e é só ligar numa tomada de 3 pinos se não, é só colocar o adaptador,
    mas vou procurar sobre isso que tu falou da fonte, muito obrigado ramsay

    VitorRibeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    agr no pedal fica bem mais pratico

    correçaão,
    agora na fonte fica mais pratico (:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabos com terra?