Meu Setup - 2013

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jan/13


    Olá pessoal, boa tarde.

    Antes de tudo, um olá para todos. Depois de muito tempo estou de volta à casa. Tive um período musicalmente um pouco parado, mas aos poucos retomei a música, remontei meu setup e comecei a fazer vídeos e gravar uns sons. Pretendo esse ano, dedicar cada vez mais tempo, gravar quantas músicas puder, gravar outros materiais se possível. Então, espero poder participar com vocês do fórum mais uma vez!

    Sobre o tópico mesmo, vou falar do meu pedalboard. Depois de muitas indas e vindas do meu equipamento, como valvulado queimado, pedaleira roubada, incompatibilidades timbrísticas de alguns equipamentos, fui montando aos poucos um setup que hoje me atende de forma excelente.

    Primeiramente, tive a preocupação de customizar um board, para que pudesse organizar tanto os pedais quanto o cabeamento de forma organizada e que ao mesmo tempo me atendesse bem no palco ou em apresentações, tanto em durabilidade quanto em disposição dos pedais. Montei junto com meu pai, um pedalboard com a esquemática conforme a foto abaixo:

    http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/3780_532946526716352_649 898125_n.jpg

    Sobre o cabeamento do mesmo, resolvi usar os cabos Sparflex e Tiaflex, os quais possuem um bom custo benefício. Mantém o baixo nível de ruído no setup e preservam bem o timbre. Espero que durem! A fonte utilizada, é uma Landscape PS2 somada de um daisy chain, ligando ao todo 7 pedais.

    Agora, os pedais. Há um bom tempo, me encantei pela Joyo. É uma marca chinesa que produz vários pedais baseados em esquemas clássicos. Tem o chassis metálico muito bem construido, chave true bypass, excelente acabamento e timbre. Já tive alguns aqui, mas decidi manter em meu setup três deles:

    1 - Joyo Vintage Overdrive - Meu pedal favorito, definitivamente. É um clone do TS808, que usa inclusive o mesmo CI do original. É um pedal bem versátil, primordialmente Low Gain, como o 808 original. Ele tem um range de frequências muito bom, assim como de ganho e volume. Funciona bem tanto sozinho como booster. Posso dizer que é um pedal de grande importância no meu setup.

    2 - Joyo Dyna Compressor - Como o nome diz, é uma re-criação do compressor da MXR. Mas não do Dyna, e sim daquele que tem 3 knobs. Com guitarras de humbucker, uso normalmente antes dos drives para boostar eles sem deixar o som "sobrecarregado". Para guitarras com single coil, gosto de usar ele para ressaltar ainda mais aquela característica estalada dos single coils. Me agrada muito!

    3 - Joyo Crunch Distortion - Definitivamente um distortion conforme eu procurava a muito tempo; que tivesse o knob de tone bem usável em todas as posições, que possuisse uma distorção voltada para o Hard Rock mas usável em outros estilos, bem dinâmica - quando necessário porrada, mas também que pudesse ser usada para situações mais calmas. Nisso posso encaixar o crunch distortion. Outra coisa muito legal dele é que conforme você vai explorando o knob de volume dele, você consegue diferentes timbres. Não é em todo pedal que se percebe isso tão bem.

    Outra marca que tive o prazer de receber em meu pedalboard foi a AndyFX! O Andy é um cara sensacional. Excelente profissional, muito gente boa. Mas além disso, o cara faz pedais sensacionais! De muita qualidade mesmo. Da marca dele, por enquanto tenho dois pedais, que são re-criações de dois pedais principais no setup do David Gilmour:

    4 - AndyFX The Big Wall - O timbre do "The Wall", aquele timbre que se ouve no "Pulse" também? É esse pedal. Cópia do lendário "Ram's Head 73" usado pelo David Gilmour. É um muff bem expressivo, com MUITO sustain, sabendo ser suave ou "rasgado" dependendo de como você usar o tone dele. Gosto muito de usar ele para tocar "Comfortably Numb", "Young Lust", "Mother", dentre outras. É aquele som mesmo. Mas para outras utilizações de Muff também é bem pertinente, já que é um pedal bem versátil. Eu testei ele e o Muff PI da EHX e acabei preferindo ele, acho que é um pedal mais "específico" Detalhe, casing de metal e chave true bypass, sem falar no acabamento e design dele que são SENSACIONAIS.

    5 - AndyFX DarkMoon - Esse pedal é show demais! Um dos meus favoritos, porque tem uma sonoridade bem única. Esse pedal é o "Analogman Sun Face", aquele Fuzz Face com transistores BC108, amplamente usado pelo Gilmour no começo dos anos 70. Pode se ouvir claramente esse pedal em "Time" e "Echoes". Aquele timbre rasgado de solo, entre um overdrive e um fuzz. Maneiro demais! Com esse pedal, da pra mandar também um Hendrix, já que o JH Fuzz também utiliza destes transistores de silício e tem uma sonoridade parecida. Consegui também, com outros efeitos, um som de fuzz semelhante à Cliffs of Dover. E o acabamento desse pedal é SHOW também!

    6 - Dunlop Crybaby - Um clássico! Não tem muito o que falar. É um pedal simples, mas atende bem minhas necessidades. Wah Wah bem vocalico, bom em diversas ocasiões. Mas um uso bem pecular que gosto de fazer com ele, é fazer a ligação inversa e conseguir o "seagul sound", que é aquele som de gaivotas que você pode ouvir no break entre "Echoes" Pt1 e Pt2 do Pink Floyd. Fica bem maneiro em algumas ocasiões!

    7 - EHX Small Stone Nano - Antes eu tinha o Phase da Joyo. Era um phase bom, mas faltava algo. Foi qunado descobri esse Phase da EHX. Quando encontrei ele, achei um pedal com o som muito agradável, que se encaixava naquela sonoridade dos anos 70 e 80 de phase que tanto me agradavam, e além disso, tem uma chave que pode conferir um som ainda mais "denso" e psicodélico ao som. Dois usuários famosos desse pedal são Dave Murray do Iron Maiden e David Gilmour, Pink Floyd. Apesar de terem o MXR Phase 90, eles também tem este pedal. O único contra dele é abaixar um pouco o volume quando ligado, mas é pouca coisa MESMO, e acaba sendo uma característica dos phases de antigamente.

    8 - Zoom G3 - Meu coringa. Essa belezinha aqui se encaixou PERFEITAMENTE nas minhas necessidades de modulações. delays e reverbs, sem contar que é um looper e tem um bom afinador. Antes, estava usando quatro outros pedais de modulação e delay, incluindo alguns Boss. Mas o que estava acontecendo, era que os Boss, estavam comendo sinal DEMAIS da minha cadeia de efeitos. E além disso, nenhum deles era programável, o que reduzia bem a versatilidade do board e me dava um trabalho a mais. Então, fui a procura de um multi efeitos que pudesse suprir isso com qualidade, e ainda tivesse um bom buffer, sem comprometer meu sinal, e também uma boa conversão A/D/A. Fiquei entre esta e a M9 da Line 6. Testei as duas pessoalmente.A L6 é um excelente equipamento, mas acabei preferindo a Zoom. Um buffer bem melhor, que conseguia manter o sinal menos processado, além de ter uma qualidade e versatilidade maior dos efeitos, em minha opinião. Fora a interface dela, que é algo extremamente revolucionário no segmento em que ela se encontra. E no fim das contas, o custo benefício dela é matador. Além de se encaixar perfeitamente no meu board. Foi um equipamento que me agradou demais e com certeza recomendo à qualquer um.

    9 - Waldman Expression/Volume Pedal - Por ultimo, temos o pedal da Wadlman. Vi ele por 79,90 no grupo muraro e decidi arriscar. O pedal chegou em pouco tempo, belezinha. Ele é de plástico injetado, assim como os Behringer. Mas é um pedal durável. Imagino que não roube sinal algum, por não ter chave liga/desliga e não precisar de alimentação. Gostei muito dele. Macio no pé e ao mesmo tempo firme aonde tem que ficar. Tenho dois usos para ele, como pedal de volume no loop de efeitos em conjunto da G3, ou como Controlador da Zoom G3, para Whammy, speed da modulação e outros. Pedal com excelente custo benefício, gostei muito.

    E este é meu setup, pronto e cabeado pessoal:

    http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/249820_532947580049580_1 855678851_n.jpg

    http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/550931_532947590049579_1 583351833_n.jpg

    Bem, é isso ai pessoal, este é o primeiro tópico de outros que virão, e espero cada vez mais participar daqui do fórum e poder contribuir! É isso ai, um abraço à todos e um bom começo de ano.

    Vitor_Guitar
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Vitor_Guitar
    · votar


    janick

    Belo setup. Parabéns.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vitor_Guitar
    Obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Mais um que se rendeu à Zoom G3, hehe! :D Realmente é um "coringa". Ainda dá pra sacar do set, colocar na mochila, tacar pilhas comuns e pronto. Não faz feio em qualquer situação.

    Belo set!

    Abs.

    Hitman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Set legal!

    Parabens!!

    ...eu ainda estou no meio da minha jornada timbristica, infelizmente. haha

    Onde voce comprou os andyfx?

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MauricioBahia
    Oi Mauricio! Beleza? cara, desde que ela saiu, sempre fui doido pra pegar ela. Depois fui lendo seus reviews, e do pessoal que comprou, ai quando pintou a grana e eu vendi uns pedais, sabia que era certeira. Ela serve de MUITA coisa, inclusive como um pequeno setup autônomo dependendo da ocasião!
    Hitman
    Oi! Cara, muito obrigado! Estou amplamente satisfeito com os pedais. Os do Andy então, viraram meus favoritos. Pedais muito bem construidos, e que cumprem MUITO bem a proposta das latinhas originais. eu que buscava o som do Gilmour, estava ali!
    Cara, o Andy tem uma conta no mercadolivre, onde ele anuncia seus pedais! Acho que ele é de Passos-MG!

    Abçs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Setup - 2013