alguem afim de desenvolver app Android - pedal ?

Autor Mensagem
guitar_93
Veterano
# dez/12


Olá Pessoal! tudo blz?

Estou cursando análise de sistemas e comecei a me interessar a programar apps para android!

Toco guitarra e fiz uma busca pela internet sobre aplicativos no estilo Guitar Rig para o Android e não encontrei nada, apenas para os Sistemas da Apple!

Então resolvi a criar meu próprio aplicativo, já tenho alguma coisa, consigo conectar a guitarra no meu cel e o mesmo reproduzir o que estou tocando, ainda está bem simples, nada de efeitos, apenas som clean por enquanto, com um pouco de Delay ainda :\

Queria saber se alguém do fórum topa entrar nessa e me ajudar a tocar esse aplicativo pra frente? abraçoss!

fla3d
Veterano
# dez/12 · Editado por: fla3d
· votar


Eu tenho um amigo que é desenvolvedor pra android, posso pedir pra ele dar uma passada aqui, mas infelizmente tudo o que eu li sobre isso fala que até hoje a google não resolveu o problema da latencia, por isso que não existe guitar rig pro android, tem alguns tópicos no forum deles que falam isso. Dizem que resolveria isso com o Jelly Bean, mas ainda não li nada que confirmasse isso.
Por enquanto se quiser posso ser beta tester, tenho um galaxy s3 com android 4.1.1 e um galaxy note 10.1 com 4.0.4.

Abs!

BJKGUITAR
Veterano
# dez/12
· votar


Posso ser beta tester tb!

guitar_93
Veterano
# dez/12 · Editado por: guitar_93
· votar


fla3d

Poisé cara, li sobre isso também, mas eu acho que tem alguma maneira de reduzir um pouco a latencia... vi que se usar código nativo talvez melhore.. eu consegui reduzir já um pouco a latencia desde que peguei a fuçar no código...

vou dar uma ajeitada aqui no meu eclipse que formatei o pc essa semana ai posto aqui o código fonte e o Apk caso queiram dar uma olhada..

Vlew pelo interesse! abraços!

BJKGUITAR
Veterano
# dez/12
· votar


Pq não programa um drive para que o guitar link funcione no android?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar


BJKGuitar
Excelente idéia cara!

guitar_93
meu celular tem android 2.2.2...
não sei se seria viável projetar algo para essa plataforma, mas caso interesse tbm posso ser beta tester...

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


BJKGuitar

seria uma boa usar o guitar link, mas se eu não me engano o guitar link usar um cabo usb, o que dificultaria a ligação no celular, por isso estou usando um cabo que fiz a partir de uns fones...

strinbergshredder

Quanto a plataforma, estou programando na 2.3.4 , mas estou vendo se atualizo meu cel pra 4.0 , pois nesta eu vi que tem novas ferramentas para lidar com audio...

mas é isso ai galera, vamos dando idéia e mostrar que podemos sim ter um app desses pro android!..

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Entendi...

de qq forma, no que tu precisar, que eu possa ajudar, estamos aê cara (y)

fla3d
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Então, é fato que até o 4.0 o problema era no sistema, só no 4.1 (jelly bean) que resolveram, os proprios desenvolvedores do iRig disseram que ficaram um bom tempo com uma equipe só tentando fazer o port pro android e desistiram por causa da latencia, se for desenvolver algo que só vale pro 4.1 em diante. Não sei se vc ja leu, mas essa matéria fala sobre isso:
http://createdigitalmusic.com/2012/07/android-high-performance-audio-i n-4-1-and-what-it-means-plus-libpd-goodness-today/

E tem esse app que parece que só funciona bem no 4.1 em diante:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.delayeffects

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


fla3d

Não havia lido ainda esta matéria, de fato o android possui suas limitações mesmo... :\

bom, por enquanto será dificil pra mim desenvolver na plataforma 4.1 , já que a sony deixou meu cel de fora da lista de atualizações, talvez o jeito seja testar no emulador, mas não sei se o mesmo se comporta bem para este tipo de aplicação...

Mas foi então que me ocorreu uma outra ideia esta tarde, não sei se já notaram, mas quando fazemos uma ligação usando os fones, ao falarmos no microfone o som retorna sem latência nenhuma, não sei se é o fato do som não ser processado e sim jogado na saida dos fones diretamente... não sei ainda como ocorre isto, mas o fato é que apartir disto pode-se no minimo então fazer um app que transmita o som via wireless ou bluetooth para o pc, processar os efeitos pelo guitar rig ou similar e ligar o pc a um amp e utilizar a guitarra sem fios.... é uma idéia que foge um pouco do meu objetivo principal de desenvolver um pedal, mas é uma alternativa...

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


Eu desenvolvo para android. Mas cara, isso que voce ta tentando fazer nao é mole nao, rsrs!

brunowebguitar
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
O principal ponto do desenvolvimento para Android é a grande variação de hardware. Existem aparelhos com um hardware invejável, e existem aparelhos com um hardware medíocre!! Ambos podem rodar a mesma versão do OS, mas não vão conseguir rodar os apps da mesma maneira!! É por isso que os desenvolvedores dão prioridade para o IOS, já que o hardware é sempre o mesmo, tem eficiência garantida.
Sua ideia é excelente, mas fazer um software vst que simule efeitos e amps bem o suficiente, com todos os parâmetros ajustáveis, que seja realmente bom, que atraia muitos usuários do sistema, é uma coisa muito complicada.

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


brunowebguitar
O complicado de desevolver app pra android assim nao é o processador ou a memoria do aparelho. Isso dai a gente resolve. Tem metodologias pra desenvolver para mobile que nao se usa em desktop ou app web. O negocio é justamente a qualidade de audio. Para apple essa qualidade é de certa forma garantida, até porque o hardware de audio é bom, alem do proc e memoria claro. Ja para o android a coisa é diferente. O galaxy s3 tem proc e memoria de sobra pra criar apps exigentes, mas nao garante fidelidade de audio tao bem. Ate o velho Ipodin fala melhor que um galaxy tab. O guitar rig é feito pra apple justamente por estes fatores, audio. Um telefoninho de 400 conto com android rodando guitar rig com certeza viraria um mega caixa de abelha com delay e lag. Mesmo o s3, talvez nao daria delay nem lag, mas gritaria esganado com high gain.

Mas eu curto a ideia sim, nao digo que é impossivel nao, é até bem possivel, mas nao pode ser feito em carater de bater frente a frente um apple, nao, nem sao da mesma categoria de telefones.

brunowebguitar
Veterano
# dez/12
· votar


Buja
Sim, é uma limitação fisica dos aparelhos, e devido a enorme gama de aparelhos que rodam Android, fica dificil obter uma qualidade garantida em todos os casos. A Apple tem o sistema de audio extremamente aprimorado, devido a grande experiência adquirida durante todos os anos de desenvolvimento e produção da linha Ipod, que é a referência no mundo dos players portáteis.
Eu acho que é possível sim desenvolver um sistema desses para os aparelhos Android, dentro das limitações fisicas dos aparelhos, mas não sei o nível de complexidade que um projeto desses apresentaria, tendo e vista uma qualidade aceitável nos efeitos...

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


Buja
Poisé cara, este é um ponto importante, o áudio... a idéia principal era nem usar o som do celular e sim jogar ele direto num amp ou qualquer caixa de som... infelizmente possuimos essa limitação...

....
já tenho um começo do app, to usando streaming, que grava num buffer e reproduz, desde que peguei a fuçar nisso reduzi um pouco a latencia, sei que é complicado mas sera que usando o NDK não teriamos resultados melhores?

acho que quarta-feira eu consigo posta aqui o código fonte, não posto agora que to sem os arquivos, formatei o pc e deixei num hd lá no serviço..

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


sim, também acho que não se pode fazer um app com as mesmas características da apple, não tem nem comparação... mas acho que se pode sim fazer algo, continuarei tentando aqui, uma hora vai ter que sair algo .. haeuheahuaoehaoeh

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Cara, programando direto no java cru, activity e rodando em emulador é complicado controlar isso, ja com o framework ndk fica um pouco mais facil (tem que saber C++ rsrs). O negocio mesmo é ter um hardware que faça isso pra gente, tipo o iRig. Usando o harware do aparelho tudo que conseguimos é habilitar o audio do cara e mandar a saida pra la, com as limitacoes do hardware do cara claro.

Aqui, voce gravando a entrada de audio em buffer e mandando pra saida logo depois reduz um pouquinho a latencia? A gente precisava ter zero ou muito preto de zero de latencia pra conseguir fazer os efeitos responderem certinho. Senao a distorcao embola em solos rapidos e os delays ficam errados.

Sobre os fontes, mande por email pra quem quiser. Nao solta no forum assim largado nao por que internet voce ja viu ne, nao tem dono =/

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


beleza então, pode ser, envio por email pra quem quiser... só pedir!

Aqui, voce gravando a entrada de audio em buffer e mandando pra saida logo depois reduz um pouquinho a latencia?

então, eu consegui reduzir a latência um pouco, mudando o valor dos samples e combinando com outros valores, acredito que se tentarmos mais um pouco é possível reduzir mais...

vou ver se dou uma estudada em C++ pra usar o NDK...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Legal sua iniciativa, pelo menos já conseguiu pegar o sinal e processa-lo, mas acho que por hora não vai conseguir uma coisa muito usual, mas se criar algo, guarda na gaveta para quando o processamento ficar mais potente. Mas vai ser muito difícil porque precisa fazer um modelamento matemático do sinal, ai que ferrou. empresas grandes como Fender, Line6...tem equipes de engenheiros trabalhando num projeto assim, é caro e demanda muito tempo de pesquisas.
Mas pode fazer umas experiencias, por exemplo, tenta colocar o sinal de saída passando apenas por 8 bis, quem sabe fica com som de Nintendinho, ou soma umas funções malucas no sinal só pra ver como fica, aos poucos vai criar umas coisas legais e vai aprender muito.

fla3d
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Espero que vc não tenha desanimado com essa matéria, como falei tenho um galaxy s3 com android 4.1 e posso fazer testes pra vc.
E qual é o teu celular? Não existe uma custom rom pra ele?

guitar_93
Veterano
# dez/12 · Editado por: guitar_93
· votar


fla3d

Não não capaz, vou seguir meus testes aqui, não costumo dizer que algo é impossível sem antes tentar... vou seguir meus testes aqui :)

Tenho um sony Xperia Play , a sony tinha colocado meu cel na lista de atualizações, lançou a rom beta do 4.0 e depois retirou o celular da lista :\

Já vi pessoalmente em um celular de um amigo meu ele rodando essa rom beta, a principio funciona ok... mas é o máximo que consigo acho...

tenho um galaxy s3 com android 4.1 e posso fazer testes pra vc.
beleza, vou dar uma estudada nas novas APi's do 4.1 e se conseguir algo te passo pra você testar ...

Vlw pessoal!!

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
verdade, sei que é complexo, o jeito é ir fazendo uns testes, quando vê acabo criando sem querer um novo tipo de efeito... haeohaoaehaea

mas seguimos na luta!

fla3d
Veterano
# dez/12
· votar


guitar_93
Bom, eu recomendo vc fazer um root logo e colocar uma custom rom, ja fiz isso pra um amigo que tinha um celular da sony que não lembro o modelo agora e mudou da agua pro vinho, a rom que a sony coloca é muito ruim.
Aqui nesse fórum tem varias roms pra baixar pro teu celular, ja tem até port do jelly bean e uma guia pra fazer o root no começo:
http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1093

Acho que vale o que eu li o que um desenvolvedor disse: se vai desenvolver algo ligado a audio pro celular, só vale desenvolver do 4.1 pra frente.

guitar_93
Veterano
# dez/12
· votar


fla3d
valew pelo link!

o root até já fiz, o problema é que talvez não funcione os Pads do meu cel na versão 4.1 , mas vou dar uma pesquisada nisso...

abração!

peresmarcos
Membro
# mai/13
· votar


up!
e ai, galera, adquiri um galaxy tab 2 recentemente e queria saber como anda esse projeto de vcs.. vcs conseguiram terminar ou ficou inacabado mesmo?

valeu, abraço

FelipildoAvatar
Veterano
# ago/13
· votar


Galera não entendo nada de programação, porém uso o guitar Rig no notebook com auxilio de um guitar link, haveria como acabar com a latencia do instrumento plugando de algum modo o guitar link no aparelho android?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Eu tava nessas pilha de fazer amplicativos pra celular uma época, fiz alguns app pra windows fone mas abandonei tudo isso ja faz tempo.

Usando um pc com uma boa interface 24 bits e 192khz e um belo simulador pra simular uma saturação de alguns pedais e memso assim não fica legal na pratica, imagina com esses telefones limitados.

Apenas por divertimento.... quem sabe, vão querer vender depois? alguem vai comprar porque o som é melhor q algum pc ou q um analogico ou digital? nao, do ponto de vista do mercado nao tem sentido.


obs. ultimamente estou fazendo pedais valvulados, não preciso nem dizer mais nada né.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/13
· votar


tava com uma ideia, uma coisa relativamente fácil de se fazer é deixar a resolução do sinal do instrumento com 8 bits e moldar isso para ficar com som de Nintendinho. acho que ficaria bom assim:

sinal-> dobra de sinal =sinal A e sinal B
-> sinal A -> converte para 8-Bits -> aumenta a frequência para um numero x
-> sinal B-> converte para 8-Bits -> abaixa a frequência para um numero x

faz a saída = sinal + sinal A + sinal B.

Nunca mexi com aplicativos e nem sei quais as linguagens utilizar, esse numero x tem que ser dimensionado usando a teoria de formação de acordes para que as frequências combinem.

então por exemplo, se 'sinal' é igual a um Mi, o 'sinal A' =Sol e 'sinal B'=Dó(corrigir se eu estiver errado ).

abaixar frequência é fácil,é só variar nível alto ou baixo depois de 2 períodos do sinal original. aumentar acho que vai precisar fazer uma integral da vida, to enferrujado em calculo.
Quem puder faz um treco parecido com isso, e vê como fica, talvez embole tudo porque o sinal vai ser composto por varios harmonicos do som, mas ai é pensar em como filtrar.

Lelo Mig
Membro
# dez/16
· votar


5 anos se passaram e nada top ainda foi desenvolvido no mercado.

Porque desenterrei??

Apenas para dizer/constatar que algumas coisas, ainda que aparentemente simples não o são.

Neste meio tempo apareceu o Amplitube para Android no mercado (bem bacana e grátis), mas só é compatível com o iRig UA (um trambolho e caro prá caray) justamente porque a interface de áudio do Android não oferece os requisitos que o iOS oferece.

E aí? Cadê os magos da computação prá "redesenhar" o Android e melhorar sua lógica de áudio.

Sim, porque apesar do Android ser uma merda neste quesito, o iOS é simplesmente insuportável nos demais, o que não me motiva a adquirir um IPhone nem ferrando.

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Lelo Mig

AndRig
Ve la...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguem afim de desenvolver app Android - pedal ?