Big Muff Pi (o grandão!) - Minha opinião

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12


    Lembro até hoje: um tio meu, macaco véio, conhecia muita gente. Políticos, atores, médicos... e músicos. Ele me apresentou a essa cara, um tiozão dono de um autêntico Fender Twinreverb de 100W e uma Gibson Les Paul. Tocava numa banda clássicos do rock. Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Deep Purple e tal. Me convidou para ver o set de pedais dele. Era simples, mas parrudo. Tinha um TS9, um P90, um BOSS DD7... E no meio daquelas caixinhas coloridas reinava absoluto, em toda a sua majestade balofa, aquela caixona cinza, arranhada, suja e fodida: um autêntico Big Muff Pi feito em Nova Iórque. Sou grande fã do Jack White, Black Sabbath, Stooges e garage rock. Eu TIVE que pedir pra brincar. E brinquei. A cada pisada eu gozava fartamente. Esse foi o meu primeiro orgasmo múltiplo.
    Algumas horas depois o cara me disse que estava vendendo algumas coisas, entre eles o grande bolinho. Quanto você quer?!??! O cara pediu 200 dinheiros na hora, mas eu só tinha metade. Graças à influência do meu tio consegui dar o restante do dinheiro outro dia. A partir de então me tornei proprietário de um Big Muff Pi, um pedal que eu sonhava há tempos.

    Como deu pra perceber, este é um dos meus pedais favoritos. Apesar de toda lambeção de bolas, eu tentei ser o mais crítico possível nessa revisão do pedal. Então bora!

    Electro-Harmonix Big Muff Pi (clique aqui p/ página do produto)

    Origem: EUA, Nova Iórque
    Controles: Volume, Tone e Sustain (ganho)
    Conexões: Entrada, saída e entrada p/ fonte (plug P2)
    Preço médio: R$380 a R$420 (novo)
    Carcaça: Metal
    Tamanho: 140 x 174 x 71 mm
    Bypass: Truebypass, chave de 6 pólos
    Alimentação: 9V DC centro negativo c/ plug P2 (padrão EHX)
    Compartimento p/ bateria: Sim, do caralho
    Consumo: 100 mA

    Prós: Um dos melhores fuzzes já fabricados. Clássico. Comportado e cheiroso com o ganho no mínimo, agressivo e imundo a partir da metade. Controle de tonalidade permite graves absurdos ou agudos irritantes. A carcaça e o botão liga/desliga são os mais resistentes que eu já vi, só não pulo em cima porque sou uma bola.
    Contras: Tamanho. A jéba é grande. 14 x 17 cm de puro amor, mas quando você abre o pedal o circuito tem o tamanho de um Boss. Aí um longo fio percorre o caminho entre o circuito até o botão de ligar. Resumindo, o tamanho é só pra impressionar. A carcaça é muito maior que o circuito. Eu gosto, mas ocupa muito espaço na malinha (após muitas reclamações a EHX lançou o Little Big Muff, uma versão compacta).
    Alimentação. Ao contrário de todos os outros pedais, padrão Boss plug P4, a zica da EHX usa plug P2. Pra quem usa fonte pra vários pedais isso é foda, porque você precisa trocar um dos plugs. Aqui em casa sempre que eu ligo o Big Muff a fonte para de funcionar, não sei por que, então tenho de usar outra fonte exclusiva pra ele.
    Também sinto uma pequena carência nos médios, mas isso pode ser balanceado no amplificador.

    Aplicações: Guitarra e baixo. Rock clássico e pesado. Jimi Hendrix, Pink Floyd, Black Sabbath e garage rock (White Stripes, Rolling Stones, Kinks, Black Keys, etc). Também pode ser usado em stoner rock, em sons como Queens of the Stone Age, Orange Goblin e Electric Wizard. Colocando o agudo no talo, dá pra simular aquelas fuzzes do Tropicalismo, como os Mutantes e Secos & Molhados.
    Nota: 9,5 (pra mim só peca na alimentação)

    Antes de tudo gostaria de esclarecer uma coisa: fuzz não é distorção. Na verdade é, mas não é. Distorce o som da guitarra sim, mas aquilo que hoje comumente chamamos de distorção (DS1, Disto+, etc) é outra parada. Fuzz é fuzz e ponto. Um outro toque que eu dou é que este é um pedal único. Ele tem um som particular que só de ouvir é possível reconhecê-lo. Assim como um Fuzzface ou Superfuzz. Cada um destes são pedais únicos, com características particulares.
    No site da EHX tem o seguinte texto: "(...) from Pink Floyd to The White Stripes, everyone still wants a piece of the Pi!". Entendedores entenderão. O bolinho é danado de bom. Com ele você pode ir desde um drive leve, muito legal com acordes de várias notas, até uma guitarra rasgada e gritante que nem o White Stripes ao vivo. Ao contrário do que eu li uma vez num outro tópico aqui, ele se dá muito bem com power chords sim, em qualquer regulagem.
    O botão de volume regula a saída do sinal. No meu amp transistorado de 50 W, em 75% já fica no mesmo nível da guitarra limpa. Mais que isso ele fica bem mais alto. O botão de ganho também serve como compressor. Em regulagens mais agressivas você consegue sustentar a nota durante muito tempo e gerar harmônicos com facilidade. A partir de 75% começa a fazer muito barulho. É necessário um bom equipamento pra guitarra não ficar chiando. Eu geralmente uso o ganho perto da metade, e quando preciso de menos ganho diminuo o volume na própria guitarra.
    O controle de tom é muito legal. No mínimo o timbre fica bem grave e escuro, no máximo fica agudo e estridente. Só no meio que eu não achei um médio tão bom, mas resolvo isso mexendo no amp ou no tom da guitarra. Tenho o costume de mexer muito nesse controle. Quando coloco o tom entre 30% e 40% me lembra muito o álbum Vol. 3 do Black Sabbath (na minha opinião o mais pesado e grave de todos). Entre 75% e 100% me lembra o fuzz dos Mutantes. Meu favorito fica entre 40% e 75%, onde toco White Stripes e Stooges.
    O pedal também mantém muitas das características originais do instrumento. Se você plugar uma Les Paul e uma Strato, você vai conseguir definir claramente qual é qual. E pra cada tipo de guitarra ele gera um timbre único. Eu costumo usar numa Condor semiacústica, mas às vezes brinco numa Les Paul ou numa Strato. Enfim, só ouvindo mesmo pra entender.
    O pedal se sai perfeitamente bem tanto em acordes quanto melodias. Mesmo com muito ganho você ainda consegue ouvir nitidamente todas as notas de um acorde. Pra solo é um tezão só.
    O tamanho pode ser um problema, principalmente pra quem gosta de usar muitos pedais. Eu gosto, mas pra quem não gosta, recomendo que dê uma olhada no Little Big Muff. Eu nunca testei isso.
    Quanto à alimentação, pra evitar maiores dores de cabeça, eu sugiro que use uma fonte exclusiva para este pedal.
    Os botõezinhos são todos muito resistentes, o circuito muito bem feito e a pintura linda (pelo menos os que eu vejo na net, o meu tá tão arranhado que nem dá pra ver direito).
    Testei o pedal num contra-baixo ativo e ficou muito bom também. Meu preferido foi usar o captador da ponte tocando com palheta e tom na metade. Outra timbragem legal é usar o captador do braço, tocar no dedo e fechar o tom.

    Eu mais do que recomendo esse pedal. Mas para músicos um pouco experientes. Vejo muita gente comprando fuzz e dizendo que é uma merda. Fuzz. Ame-o ou deixe-o. Quem gosta gosta, que não gosta não gosta. Não é só pisar. Tem que ter as manhas de timbrar tanto o pedal, quanto o amplificador quanto a guitarra. É uma menina difícil de lidar no começo, mas depois que vocês se entendem é amor pra vida inteira.
    Em seguida estarei postando alguns vídeos. Abraço!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O melhor vídeo na minha opinião. Aliás, todos os vídeos da Proguitarshop são excelentes. Sempre que você for pesquisar um pedal no Youtube, procura um vídeo deles que são muito bons.



    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tocado numa Stratocaster com os dedos. Reparem na sustentação e nos harmônicos. Pra solo usando as mãos ao invés de palheta é muito bom também.



    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Algumas bandas famosas que casam bem

    White Stripes


    Santana


    Black Keys


    The Stooges


    Pink Floyd (o Gilmour usa uma versão mais antiga e costuma usar um drive junto com o bolinho)


    Black Sabbath


    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    BÔNUS
    Pra quem curte fuzz, fica a dica: Superfuzz Bigmuff do Mudhoney. Este álbum foi nomeado em cima dos dois pedais preferidos do cara.




    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    E pra finalizar uma página com músicos famosos que usam o bolinho em seu set:

    Big Muff Pi and Their Users

    Ufa! Deu um trampo, mas acho que dá pra esclarecer algumas coisas. Abração negada!

    JC_Junior
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O grande contra dele, pelo menos pra mim, é que se você tocar com ele numa banda de dois guitarristas a sua guitarra some. Tive esse problema com ele, pra ele se sobressair no mix da banda eu tinha que aumentar muito os médios - e eu já uso bastante. É ótimo pra bandas com uma só guitarra. Possui um som maravilhoso, mas não chega a ser um fuzzão, tá ali na intermediária entre a distorção e o fuzz.

    fla3d
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Muito legal o tópico cara, tenho uma curiosidade muito grande de experimentar o big muff, espero um dia encontrar um pra testar.

    Já li muito sobre ele, tanto que dizem que os bons são os antigos e que também ele só sai legal em um amp valvulado e com muito volume. Vc teria como colocar uns samples pra gente ver como ele se sai em um equipamento mais modesto? Vc ja colocou algum boost pra empurrar ele?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    fla3d
    Ih mano, pior que vou ficar te devendo os samples porque não tenho equipamento de gravação. Em se tratando de saturação, 90% dos pedais vão soar melhor em amp valvulado mesmo, isso é fato. O melhor exemplo é o Boss DS1. Eu comprei e achei um lixo, mas quando toquei num valvulado resolvi mantê-lo.
    Eu já toquei o Big Muff em semi, Les Paul, Strato e SG (tirando a Les Paul, tudo marca barata). Em casa eu gosto de usar um amp Meteoro pra contra-baixo de 50W, porque dá mais ênfase nos graves. Nos ensaios eu uso um Sheldon 100W. Cara, eu acho animal. Ainda não testei num valvulado, mas se a previsão é só melhorar, eu tô feito.
    Isso dos antigos serem melhores, eu não ligo muito não. A EHX é uma empresa séria e seus produtos são todos de excelente qualidade. Não é à toa que seus pedais são mais caros. E um EHX vintage você vai pagar muito caro. Eu acho bobeira pagar 4x mais só porque foi feito em 1900 e Internet discada. O meu é anos 2000 e eu gosto. A fórmula é simples: se não gostou, não compre. Se gostou, mas algumas coisas lhe incomodam, enviem pra um técnico e peça pra modificar. O próprio Jack White modifica todos os seus Big Muffs pra ter mais ênfase nos médios.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/12
    · votar


    fla3d
    Ah sim, já tentei misturar ele com um Tube Screamer TS808 e um Boss DS1. Eu sou meio purista e gosto do fuzz sozinho, mas usar o TS antes como ganho pra solos fica bem legal. Mas você tem que tomar muito cuidado MESMO com os controles de tom de ambos os pedais pra não mudar muito o timbre.

    fla3d
    Veterano
    # out/12 · Editado por: fla3d
    · votar


    Legal esses relatos, sempre li sobre ele mas é muito melhor quando alguém mais próximo testou e podemos trocar informações.
    Vou pegar emprestado de um amigo um pedal de fuzz que me disseram ser clone do big muff, vamos ver o que sai. :)

    fla3d
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Um up no tópico pra colocar o meu relato, ja que estou agora com um little big muff. :)

    Pra quem não sabe o little big muff usa o mesmo circuito do seu irmão de caixa grande mas em um tamanho compacto, mais ou menos do tamanho de dois pedais mxr lado a lado. Tem também a vantagem de usar conector de fonte padrão boss, com o mesmo som tradicional do big muff.

    Minha primeira experiência foi ligar o muff na pedaleira boss me-25 com simulação de ampli e caixas super stack, ouvindo o resultado em um fone da sony. Tocando com a minha fender stratocaster american standard, com captadores custom shop fat 50s e um clone do ts 808 com clipagem assimétrica antes do muff funcionando como boost, após alguns testes o resultado foi como um soco na orelha. Nunca ouvi algo assim antes, era o som que eu queria ha muitos ano, fiquei maravilhado com os diferentes resultados que sai com os ajustes. O ts 808 além de boost serve como equalizador pra dar mais ganho nos médios, colocando um delay depois saiu aquele som característico do David Gilmour.

    Ok, hora de plugar no ampli pra ver o que sai. Liguei direto a dupla ts 808 e little big muff em um Laney LV200 que peguei emprestado, pra quem não conhece é um solid state com uma valvula no pre amp, 65W e falante celestion de 12. Aí eu ouvi aquilo que sempre apenas tinha ouvido falar: o big muff em um transistorizado e com volume baixo fica uma merda! Não teve ajuste que resolvesse, era sempre uma caixa de abelhas. Eu estava em casa e não podia ver aumentar muito o volume e estava muito longe do limite de um ampli de 65W pra ver se melhorava com volume alto.

    Pra finalizar, botei a pedaleira de volta na brincadeira, e com o simulador de ampli clean dela ligado, junto com o super stack e ligando direto na entrada do laney sem usar o loop, parece que o big muff renasceu e voltou tudo o que eu estava ouvindo no fone mas ainda melhor. Conversando com Bjorn do site gilmourish.com ele acha que o simulador de ampli e super stack de pedaleira fez o efeito de boost e equalizador que o muff precisa pra ganhar vida.

    Agora não sei se da pra dizer que ele é um fuzz, testei alguns fuzz e o big muff é diferente de todos, assim como também é diferente de todas as distorções. Ja vi ele ser classificado como uma distorção, ja vi dizerem que é um fuzz, mas o muff funciona bem no meio da cadeia de pedais enquanto que fuzz tem que ser sempre o primeiro.

    Conclusão que eu tirei: big muff é big muff, ponto. É um pedal único, temperamental como um fuzz mas diferente no som. Só tocando e ouvindo pra saber o que é. Vou ver se depois gravo uns samples pra quem quiser ouvir.

    Ultimo detalhe: custa menos de US$70 novo no ebay, chegou pra mim por 80 com frete, preço de pedal genérico mas é um EHX autentico.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fla3d
    Agora não sei se da pra dizer que ele é um fuzz, testei alguns fuzz e o big muff é diferente de todos, assim como também é diferente de todas as distorções. Ja vi ele ser classificado como uma distorção, ja vi dizerem que é um fuzz, mas o muff funciona bem no meio da cadeia de pedais enquanto que fuzz tem que ser sempre o primeiro.

    Ele é o famoso "fuzzstortion".

    lindoso
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    fla3d
    manda o link por onde tu comprou mano! :) foi taxado?

    amo a sonoridade desse pedal, em janeiro to cogitando catar um!

    vlw, abraçao!

    BrayanBoy
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: BrayanBoy
    · votar


    p-90 nao seria um captador ?
    tem um pedal chamado p-90?

    a proposito, o pedal é realmente fantastico,
    tenho ele no meu set e nao posso deixar de citar a combinação dele com o ds-2
    que faz o som caracteristico do john frusciante;

    valeu!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    fla3d
    O Jack White modifica os dele pra enfatizar os médios. Eu também sinto que os médios dele não são tão bons, mas você pode usar um overdrive depois do Muff, com pouco ganho, pra acentuar os médios. O TS8 é excelente pra isso.
    Como você mesmo disse é um fuzz único e temperamental. É bem agressivo, mas usando o knob de volume da guitarra você consegue algo mais leve.

    BrayanBoy
    Captador P90 é um muito usado em Les Paul, Rickenbackers.
    Pedal MXR Phaser 90 (ou MXR P90) é o mais famoso phaser de todos, e tem esse nome pela inclinação de 90º da onda.

    fla3d
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    lindoso
    Opa, eu tinha postado lá no tópico de compras no ebay mas vou colar aqui:

    Paguei dia 7/11 e chegou hoje, dia 26/11, 19 dias corridos, acho que foi muito bom e não fui taxado. Ele me custou US$80 com frete, mas o vendedor declarou por $34,75, marcou como gift e veio no nome de uma pessoa em vez de nome de loja, perfeito! Pra quem quiser a referencia:
    http://myworld.ebay.com/spotlightnetmall/

    Renan Gonçalves Flores
    Pois é, o bixo é temperamental mas estou adorando. Esse TS808 que eu tenho parece casar bem com ele, além da ME-25 que eu não esperava funcionar tão bem juntos.

    Victorblues
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    temperamental e delicioso como todo ( ou quase todo ) FUZZ.

    BrayanBoy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    HAUSAH, eu tenho esse pedal.
    so nao caiu a ficha


    :facepalm:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Big Muff Pi (o grandão!) - Minha opinião