Ajuda com pedais Electro-Harmonix

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # jun/12


    Pessoal estou querendo comprar alguns pedais da EHX e fico com uma dúvida enorme em alguns aspectos. Primeiro preciso dizer que não sou o típico visitante da área de pedais... sou um tecladista que está a procura de pedais para usar com um sintetizador analógico monofônico, mais precisamente um Moog.

    Minha namorada vai para os EUA e a compra é praticamente certa. A princípio pensei em 3 pedais:
    - EHX Memory Boy
    - EHX Holy Grail
    - EHX Stereo Electric Mistress

    Meu problema é com a escolha dos 2 últimos. O Holy Grail me parece um ótimo pedal e imagino que conseguiria resultados interessantes com ele, assim como o Electric Mistress.

    A minha grande dúvida é: será que vale a pena trocar os dois por apenas um Cathedral? Estou com essa dúvida a alguns dias e até agora não consegui achar nada a respeito, então resolvi perguntar por aqui.

    Hoje fiz umas experiências bem interessantes na casa de um amigo guitarrista e gostei do resultado obtido com todos os efeitos (feito em um Eleven Rack).

    Estava precisando também de alguém que conhece o Electric Mistress para me dar uma luz se vale a pena.

    Obrigado a todos!

    james.gurley
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara, dá uma olhada no site da Electro Harmonix, dá uma olhada nos vídeos, e só vc pode decidir qual o melhor para o que vc precisa.

    lessofme
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cara no youtube tem bons reviews dos Electro-Harmonix. A maioria são do ProGuitarShop.com
    Todos parecem muito bons, pretendo comprar o holy grail quando tiver $ sobrando. o/

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    será que vale a pena trocar os dois por apenas um Cathedral? Estou com essa dúvida a alguns dias e até agora não consegui achar nada a respeito, então resolvi perguntar por aqui.

    Como guitarrista, não faria isso. Talvez um guitarriste E tecladista saiba responder melhor.

    Mas que o Holy Grail e EHX Stereo Electric Mistress de longe valem muito no sentido ''clássico'' e ''vintage'' do que um Cathedral. Mas isso tb não ajuda em nada, pq podem ser classicos e vintages pra uma guitarra... sorry man. Acho que tu precisa falar com alguem que tenha pelo menos uma noçao de efeitos em tecla.

    Aqui a maioria vai te responder sempre elevando o ponto de vista na guitarra.

    silvG8
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    james.gurley
    lessofme
    A pergunta parte mesmo pro lado pessoal. Cheguei a ver todos os reviews e vídeos mais interessantes de todos os pedais. A minha intenção é ver um pouco de como guitarristas escolheriam os efeitos.

    Azian
    Você já me respondeu de uma forma que considero melhor... é de fato uma pergunta pessoal e que vai variar do gosto de cada um. O bom é que muitas vezes ouvindo essas respostas conseguimos pegar alguma coisa dos motivos ou sugestões e é o que estou precisando no momento.

    Obrigado a todos!

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    silvG8

    Bom, então vou dar meu pitaco (bem limitado em relação a sua dúvida)...

    Eu tive muitos anos de aulas de piano, já tive alguns teclados, mas nem de longe diria que sou tecladista, sou das seis cordas. O Holy Grail de fato é bacana, o Memory man/boy idem, senão não teriam a fama que possuem. A questão é que uso efeitos em estereo atualmente, acabei optando por um Cathedral e fiquei sem os Memory. Para mim o som do Holy Grail e do Cathedral não são tão absurdamente diferentes e não posso dizer que o HG tão superior ao Cathedral, é uma questão de acertar os parâmetros. Mesmo porque não tenho usado quase pedais mais, quase não toco ao vivo. Para gravação reverb é um efeito que precisa de cuidado e atenção a alguns detalhes, então acabo gravando sem e adicionando depois para acertar o conjunto.

    Que tipo de sugestões você está esperando? Pessoalmente acho besteira o papo de "qual é o melhor", x é mais vintage que y, um é bom porque é analógico e o outro é digital etc.

    silvG8
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    MMI
    Obrigado pela resposta... pra dizer a verdade, estou esperando respostas como a sua, que mesmo parecendo não ajudar muito, me passam uma melhor visão de algum dos equipamentos (achei pouca coisa vindo de usuários fora "compra logo" ou "vale a pena"). Essa coisa de fulano X ciclano não é pra mim. No caso, os 2 são digitais (HG e Cathedral), então não faz muita diferença apenas isto.

    O que gostaria de saber de você, que possui um Cathedral, é se os extras valem os U$100 a mais... Fico a procura de vídeos onde ele é utilizado com um sintetizador e é praticamente impossível. Não gosto muito dos vídeos da ProGuitarShop porque eles simplesmente não criticam nenhum equipamento (o que me deixa bastante apreensivo quando se trata de um review).

    lessofme
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não gosto muito dos vídeos da ProGuitarShop porque eles simplesmente não criticam nenhum equipamento
    FATO!
    Eles só fazem reviews do que eles vendem... sempre mostram o melhor possível do equipamento, nunca mostram pontos negativos... isso é palha

    silvG8
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    lessofme
    Com toda certeza... sempre tenho um pé atrás quando o review é feito por uma loja ou artista conhecido.

    Mais alguém?
    :)

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    silvG8

    O que gostaria de saber de você, que possui um Cathedral, é se os extras valem os U$100 a mais... Fico a procura de vídeos onde ele é utilizado com um sintetizador e é praticamente impossível. Não gosto muito dos vídeos da ProGuitarShop porque eles simplesmente não criticam nenhum equipamento (o que me deixa bastante apreensivo quando se trata de um review).

    Review de revistas sofrem do mesmo mal, tipo a Guitar Player, eles tem um lance de anunciante ali. Mesmo alguns de fóruns, ocorre que o cara escolheu e comprou aquele determinado instrumento ou efeito. É difícil falar mal.

    Para mim valem os 100 a mais, claro. São raros os pedais de reverb estereo, não iria comprar 2 monos e usar uma ligação complexa para ligar 2 pedais iguais. E este é um reverb estereo muito legal. O reverb dele é muito bom, mas não uso exageros. Também os sons mais "viajantes" dele para mim não adicionam muita coisa, apesar de ter sons legais. Como eu disse, reverb eu uso um pouco só. E o pedal serve muito mais para tocar ao vivo, coisa que praticamente não faço mais, já que em estúdio nunca gravo com reverb.

    silvG8
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI
    Acabei convencendo minha namorada a trazer 3 pedais, incluindo o Cathedral no lugar do Holy Grail!! Acabou não sendo difícil, mas tive que desistir de um outro negócio que ela traria para mim.

    O pessoal não deu um retorno aqui por não saber o assunto ou porque é um tópico idiota de iniciante? Se for a segunda opção me desculpe, mas não sabia a mais quem perguntar.

    Obrigado pela resposta!

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    silvG8

    O pessoal não deu um retorno aqui por não saber o assunto ou porque é um tópico idiota de iniciante?

    Acho que a maioria não sabe o assunto mesmo. O fórum tem muita gente, é o maior do Brasil, mas tem gente de todos os níveis e muita gente que não entende muito e "especialistas de youtube" (cara que nunca viu um pedal na frente, mas vê vídeos e se diz especialista). Mas tem gente muito boa e experiente também. É legal, o fórum serve para essa dúvidas mesmo, para trocar experiências. O desafio é você atrair gente que entende para seu tópico, buscar os caras que sabem para te dar as respostas certas. Minhas dicas? (posso estar errado...)

    - crie um título mais detalhado e objetivo, já que pode escrever mais, use esse artifício.

    - se sua dúvida é efeitos em teclados, talvez criar lá no fórum de teclado, algo do tipo "uso de efeitos, delay, chorus e reverb. EHX?". A questão é que o fórum é mais frequentado por guitarristas, então lá no teclado tem um pouco menos de movimento, mas as respostas são mais direcionadas. Aqui nos pedais tem mais movimento, mas muito guitarrista e mais respostas pouco úteis. Tem que pesar o "custo-benefício" de escolher determinado tema do fórum.

    - Talvez você escorregou na forma, mas nada a ver o fato de ser iniciante. Talvez você seja veterano no fórum mas iniciante em equipamentos, mas tem muito novato no fórum e super-experiente em equipamentos. Nada a ver...

    - Sempre espere todo o tipo de respostas, das mais úteis a nada úteis. Acontece, desencana. Nem precisa se desculpar, tem tópicos muito piores. Só continue vindo ao fórum, conte suas experiências com seus novos pedais, venha para acrescetar porque é disso que o fórum precisa!

    Nem sei se era esse tipo de resposta que você esperava e se talvez só falei baboseira, mas enfim... Abraço e espero que seu tópico tenha ajudado em algo. Abç

    silvG8
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI
    Sou um veterano lá no fórum de teclado e colega do único por lá que entende um pouco sobre o uso de efeitos externos com teclados. Pode até ser que aqui o pessoal entenda pouco de teclados, mas sei que entendem de efeitos. Sei também que lá alguns outros também entendem e mais raramente utilizam pedais de guitarra com seus teclados.

    Acho que meu objetivo aqui era ver se conseguia mais respostas do que no fórum de teclados, local onde estou presente quase que diariamente ajudando uma ampla gama de usuários.

    Entendi suas dicas e imagino que se tivesse colocado a palavra "teclado" no título, teria ficado mais claro. Quanto ao fato de ser ou não iniciante, em termos de pedais para guitarra, sou um amador completo, mesmo sendo guitarrista durante uma fase de minha adolescência.

    De qualquer forma, me ajudou e me encorajou a tomar algumas mudanças na minha escolha inicial, e por mais que sua resposta tenha sido objetiva, falou algumas poucas coisas que eu queria ouvir.

    Abraço! Tendo novidades com os pedais passo por aqui novamente!

    silvG8
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Galera, minha namorada comprou ontem pra mim 3 pedais:
    - EHX Deluxe Memory Boy
    - EHX Cathedral
    - EHX Stereo Electric Mistress

    Feliz pra caramba! Assim que estiver com eles em mãos tentarei escrever algo sobre eles em um novo tópico. Obrigado pela ajuda!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    MMI

    "O pessoal não deu um retorno aqui por não saber o assunto ou porque é um tópico idiota de iniciante?"

    Não dei retorno algum porque, apesar de conhecer alguns dos pedais citados e gostar muito da EH sou guitarrista, desta feita não me julgo apto a dar opinião do comportamento dos pedais em teclados.

    Mas fiquei muito curioso. Agora, que esta com os pedais, se fizer um "review" explicando a atuação de cada um deles no teclado, as nuances e "corês" que incorporaram em seu som, sobre que voz fará maior utilização (piano elétrico? strings? organs?)....será muito legal e muito útil.

    Apesar de guitarrista, gosto de visitar outros instrumentos...cultura musical nunca é demais.

    Valeu e boa sorte ai com os novos "brinquedinhos"!!....\o/

    silvG8
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Vou tentar fazer uma resenha mais completa... toco também guitarra e posso me aventurar a demonstrar alguma coisa. Por enquanto não tenho planos de fazer nada em vídeo, mas não é impossível.

    Assim que eu tiver um domínio dos equipamentos eu publico alguma coisa por aqui, nem que seja apenas texto.

    Quanto aos sons que pretendo utilizar, são basicamente sons sintetizados, mas nada me impede de usar com sons mais tradicionais como os que você sugeriu.

    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com pedais Electro-Harmonix