Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario: Mas e ai, essa atualização 2.0 sai em Inglês ou não sai?

Bom, pelo menos o manual da Versão 2.0 já está disponível em inglês:

http://www.zoom.co.jp/downloads/g3/software/?lang=en

:)

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


User9000

Eu já pude comparar as duas diretamente, além de comparar a RP355 com a G5.

Estou em duvida em qual pedaleira escolher: a zoom g3 e a digitech rp355.

Entre as duas, EU sem dúvidas ficaria com a RP355. As simulações de amps das gerações mais recentes da Digitech são as minhas prediletas entre os fabricantes mais populares. Os reverbs deles são os melhores que eu já ouvi em pedaleiras. Os pontos fracos da RP355 são, ao meu ver, a interface arcaica (bem ruim se você precisar fazer regulagens rápidas) e os footswitches visivelmente frágeis.

não tem a simulação dos gabinetes

A G3 tem sim simulação de gabinetes. E acredito que a maior vantagem dela é cobrir os pontos fracos da RP355. Mas ainda acho que os pontos fortes da RP se sobrepõem aos da G3, especialmente para quem usa em casa (onde há menos risco de dar pisões sem noção, além da possibilidade de configurar pelo PC). Para palco, eu ficaria meio receoso de levar a RP355. Mas para os meus usos, eu prefiro a RP355 à G3 (e à G5!).

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Mas para os meus usos

Acho que é esse o ponto. Eu não compraria um multiFx grande pois eu gosto de pedais analógicos no set também. Por isso, o fator "espaço" conta muito pra mim. No meu pedalboard e, acredito que no de muitos, não cabe uma G5, GT-100, RP-355, etc.

Eu diria que a G3 está na categoria multFX compactos. A proposta da G3 é muito interessante, que é ser um produto complementar e ao mesmo tempo bastante completa para ser usada sozinha. Não é à toa que no site da Zoom, uma das "features" é:

Add a G3 to your pedalboard.
G3 is perfect for use in combination with traditional stompboxes. By adding a G3 to your pedalboard, you will decrease the size and complexity of your setup, while expanding your system’s effects and modeling capabilities.


A Zoom bateu um bolão com a G3 e sua interface "a la" pedais. Enfim, deixou o produto mais atraente pra quem não gostava do esquema "presets" com milhões de submenus. A usabilidade e portabilidade, aliada a um preço (lembrando que lá fora a G3 custa U$199,00!) muito bom tem tudo pra arrebentar nas vendas, ainda mais agora com 6 efeitos simultâneos.

:)

condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Um video com os japas usando a versão 2.0



condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Pelo o video a rolagem da tela vai ser no botão patch select

condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar




condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Edit e share 5.0 vindo tbm pelo no site jp tem

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


condor guitar: Pelo o video a rolagem da tela vai ser no botão patch select

É mesmo. Pelo que li no manual, essa ação também pode ser feita pressionando simultaneamente os foots 1/2 ou 2/3.

Abs

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Eu não compraria um multiFx grande pois eu gosto de pedais analógicos no set também.

Mas a RP355 é até que pequena. Deve ter 1/3 do tamanho de uma GT-10. =P

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


Bog: Mas a RP355 é até que pequena. Deve ter 1/3 do tamanho de uma GT-10. =P

Tem razão, confundi com a RP-500. Aliás, eu tenho algum bloqueio com essa nomenclatura da Digitech. Não foi a toa que comprei a RP-70 achando que era a RP-155... O.o

Valeu!

alestrelow
Veterano
# jul/12
· votar


iai gente,

uma duvida até entao aleatória porém ai vai: qual é a ordem dos pedais da G3? como consta na numeração: 1 2 3?? ou a cadencia de pedais ficaria 3 2 1?? Pois o input da g3 começa pelo numero 3 e o output entre o 2 e o 1.. fiquei nessa duvida, mas acreditando q a ordem do som q sai é 1 2 3 confirmam?
Abrçs

alestrelow
Veterano
# jul/12
· votar


ok, e qnto a essa atualização 2.0 posso atualizar pelo programa dos japa disponibilizado no site? Ou daria algum erro na G3?

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


alestrelow

Isso é configuravel, ao gosto de freguês. Eu uso no modo 3 2 1.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


alestrelow: como consta na numeração: 1 2 3?? ou a cadencia de pedais ficaria 3 2 1??

Tem uma opção na G3 que você escolhe uma ou outra sequencia.

ok, e qnto a essa atualização 2.0 posso atualizar pelo programa dos japa disponibilizado no site? Ou daria algum erro na G3?

Eu não arriscaria fazer isso na minha.

Abs

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

Cara, existe algum grande problema em usar o software japônes para a atualização das nossas G3? Alguma incompatibilidade ou algo do tipo, ou só o problema da lingua mesmo?

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, mandei uma mensagem pra Zoom perguntando quando disponibilizarão em inglês! Como postei antes, o manual em inglês da versão 2.0 já tá no site.

Neste momento os caras lá no Japão devem estar indo pro trabalho. :)

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario

Pelo que li no The Gearpage, uns caras atualizaram usando o versão japonesa mesmo e mencionaram ter dado tudo certo. Supostamente o firmware é em inglês para ambos Japão e resto do mundo. O que acho muito estranho nisso tudo é que se é o mesmo pq já não atualizaram no site em inglês? Será que falta traduzir a documentação do guia de atualização que vem em PDF ou as janelas do programa instalador? Haveria um bug de última hora?

Por essas e outras é que eu prefiro esperar!

Só sei que o Edit & Share 5.0 que baixei do site japonês ao instalar me pergunta qual idioma escolher.

:)

celotoledo
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

A minha guitar link está com mal contato. Aí pensei em comprar um interface tipo Fast Track da M-Audio. Aí ví que ela custa quase o preço da RP355. Como a RP355 é interface de audio também, estou pensando em pegar uma. Você tem? O que acha do wah-wah dela?
As simulações de amplis são boas ou muito digitais?

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


celotoledo
Você tem?

Sim.

O que acha do wah-wah dela?

Eu praticamente não uso wah, então não tenho base para opinar. Mas o pedal em si tem tamanho e abertura bons, e é bem mais sólido que aquele encontrado, por exemplo, na Zoom G5.

As simulações de amplis são boas ou muito digitais?

Não vejo muito sentido nesse negócio de "muito digitais", o que as pessoas parecem associar a "muito digitais" muitas vezes existe também no mundo analógico. Mas, de toda forma, como eu disse alguns posts acima, as simulações de amps das gerações mais recentes da Digitech são as minhas prediletas entre os fabricantes mais populares. Eu acho elas melhores, inclusive, que as da Line 6. Mas isso é uma coisa muito de opinião pessoal. Só é bom ter em mente não dá para esperar um som igual ao de um Dual Rectifier, um AC-30 e mais uma pilha de amps e pedais (com custo total acima dos 70 mil reais) com um negócio que custa 700 reais. Seria muito ingênuo. =P

thmenezes_RJ
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
É, agora complicou, saiu mesmo a tal atualização dos seis efeitos, acho que vai ser ruim de deixar a bichinha de fora agora... o mouse já passou umas 75x em cima do botão comprar no ML...

Bog
Cara, eu costumo concordar com vc em quase tudo hehehe, mas no caso da RP355 vou discordar. Até porque como vc mesmo disse, são opiniões pessoais, questão de gosto.

Achei que as simulações da RP255 (que vendi) tinham um agudo extremamente irritante... uma frequência sempre constante quando o botão pra ligar em linha (acho que era o direct) estava ativado. Era algo componente da simulação de falantes, que me incomodava demais e da qual meus ouvidos não escapavam, não importa a regulagem. E olha que eu sou futucador, leitor profissional de manuais.

Eu a comprei pra substituir a G2.1u que usava em casas de show onde eu ligava a guitarra em linha. Acabei ficando com a zoom mesmo (embora eu admita que as simulações da RP eram bem mais redondas, em especial os drives - mas a tal frequência me quebrava).

Agora comparando com o pod HD e com a Tonelab (que um amigo meu trouxe da Ishibashi no Japão, foi até vc quem me passou as direções da loja aqui pelo forum hehehe), achei a digitech bem inferior. A tonelab vendi porque ela era maravilhosa em casa, muito boa em amps... mas quando ligava num PA em altos volumes, uma frequência também aguda, aliás bem parecida com a RP, também surgia, e não conseguia tirar ela fora de jeito algum. Zerava todos os agudos da pedaleira, do preset, da regulagem overall... aí sumia, mas também sumia todo o som, era muito estranho. Acabei quase não a usando ao vivo.

Aliás, alguém podia fazer um tópico comparando o uso dessas pedaleiras em linha em altos volumes, ao vivo. O resultado é BEM diferente de ligar nos monitores ou pequenas caixas em casa ou estúdio. Nesse aspecto, a zoom G2 me surpreende porque, apesar da limitação nas simulações, ela era bem fiel em altos volumes ao que eu programava em casa. Mas a pod HD bateu todas nesses aspecto... o som dela ao vivo é sensacional, o melhor que experimentei em pedaleiras até agora. Apesar da porra do meu foot que quebrou no segundo show.

Putz, divaguei bonito no post...

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


thmenezes_RJ
O resultado é BEM diferente de ligar nos monitores ou pequenas caixas em casa ou estúdio.

Aqui, eu acho que é importante mesmo ressaltar que eu atualmente toco somente em casa. Sou 100% guitarrista de quarto. TUDO o que eu digo sobre essas simulações de amps tem como base o que eu escuto em fones, gravações, e nos meus monitores. Mesmo quando ligo pedaleiras em amps, é em "volume de quarto". Quando eu tocava nas salas de karaoke, onde podia abrir mais o volume, sofria muito para conseguir o resultado que eu queria com TODAS as pedaleiras que eu tentei usar - até já comentei em outros tópicos que a solução que realmente funcionou foi usar um headzinho valvulado e um simulador de falantes (ligava no sistema de som do karaoke!). Já em volumes realmente altos, de palco, minha experiência na verdade nem é com guitarra, e sim violão.

É por isso que no post acima escrevi "EU" em maiúsculas e depois concluí com um "para os meus usos".

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


ATUALIZEI!


Taquei o fo*a-se e atualizei. Tudo normal, tudo em inglês.

Sem problemas. Só aprender a manipular agora...hehe

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


ricardocezario

É, eu li bastante nos fóruns da vida e PARECE que não há problema em atualizar, tanto que fiz, mesmo sabendo de algum risco. No final precisei restaurar pros padrões de fábrica pra rodar certinho. Parece estar tudo OK.

Flw!

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


Não gostei da atualização! Depois do delay e do reverb não sei mais o que escolher...hehe

Mas a praticidade ficou absurda, é bem tranquilo fazer a mudança das abas, seja com a mão ou com o pé.

Parabens para a Zoom, o produto realmente teve uma elevação de patamar.

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

Perdi meus presets, com você tambem aconteceu?

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um passo-a-passo rápido aqui pra 2.0 , mesmo que ainda não oficial no site da Zoom em inglês.

É bom saber que se você tem presets (patches) de usuário você irá perdê-los. Portanto, faça um backup com o Edit & Share 5.0. Pelo que entendi no PDF em japonês, basta arrastar os presets da User Área da G3 pra o ícone de PC. Se não me engano esse procedimento cria um backup e já converte os seus presets para serem compatíveis com a versão 2.0. Eu não tenho absoluta certeza se é esse o procedimento correto pois usei o Google Tradutor e como só tinha 1 preset que eu criei não fiz backup algum. Não testei isso!!!

Antes de fazer a atualização, tenha instalado os drivers da G3 e o Edit & Share 5.0. Este último só está disponível, assim como os arquivos da atualização (system e preset) pra 2.0 no site da Zoom, versão em japonês.

Deixe a G3 na posição OFF (desligada) pois ao plugar o cabo USB ao computador ela ligará automaticamente e abrir o Edit & Share, que você terá que fechar antes de proceder qualquer atualização. Isso é um saco, por sinal...

Lembrando que eu fiz isso por minha própria conta e risco, portanto não me responsabilizo pq qualquer problema. O "CORRETO" seria aguardar a atualização no site em inglês, com as devidas instruções neste idioma.

Vamos lá e antes de qq coisa: NUNCA DESLIGUE A G3 ENQUANTO ESTÁ ATUALIZANDO ALGO e leia toda esta postagem para se familiarizar com o procedimento pois pode surgir alguma dúvida importante.

1. Coloque a G3 no modo de atualização. Para isso basta ligá-la via USB ao computador segurando os dois botões Patch Select. Surgirá r no visor uma mensagem dizendo que ela está pronta pra ser atualizada (Ready for Version Upgrade).
2. Rode o programa de atualização do sistema pra v2.0 (sempre como administrador, caso seu Windows exija isso). Em seguida surgirá uma tela (Midi In/Midi Out) onde você vai escolher "Zoom G3 Series" como dispositivo. Se não aparecer "Zoom G3 Series" como opção é pq não instalou o driver da Zoom ( G Series ASIO Driver, disponíveis no site) antes de começar os procedimentos.
3. Clique no botão executar e aguarde até o upgrade finalizar.
4. Reinicie a G3 e verá uma mensagem sobre patches incorretos, algo assim. Faça novamente o passo 1 pra entrar no modo de atualização.
5. Rode o programa de atualização de Patches e o espere finalizar.
6. Reinicie a G3.
7. Desligue-a novamente e ligue para recuperar os padrões de fábrica. Pra isso basta ligar a G3 enquanto pressiona o botão "Store".

Pronto: http://imageshack.us/a/img835/8375/g320.jpg

ricardocezario: Perdi meus presets, com você tambem aconteceu?

Tem que salvar antes com o Edit & Share 5.0! Basta arrastar os presets da user área da G3 pra o ícone de PC, me parece. Se não me engano esse procedimento cria um backup e já converte os seus presets para serem compatíveis com a versão 2.0. Eu não salvei pois só tinha 1 preset e eu me lembrava. No PDF em japonês, item 6 explica isso. Tem uma imagem e um texto, em japonês, lógico, que eu usei o Google Tradutor pra me ajudar.

Flw!

ricardocezario
Veterano
# jul/12
· votar


Outra curiosidade é que agora é possivel utilizar duas simulações de amplificador ao mesmo tempo. O problema é que a simulação que vem em primeiro lugar acaba por ser re-amplificada pela posterior, mas pra quem gosta da pra brincar bastante com isso.

Na antiga versão a G3 com 3 efeitos simultaneos não suportava esse tipo de combinação, agora com capacidade dobrada de processamento isso é possivel. Fica claro o que o Bog sempre disse, sobre a "segurada" proposital da Zoom em relação ao processador do produto.

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
MauricioBahia
ricardocezario
A G3 pode ser usada como interface de áudio para ser utilizada por outros programas, como o Amplitube, Guitar Rig, VST Drummer's, etc?

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju

Claro. O Bog até já comentou isso aqui e tá no site da Zoom como uma das "features"!!

"USB audio interface for DAW recording."

;)

ps. a G2Nu também e muitos outros modelos da Zoom. Basta consultar o site sobre eles.

celotoledo
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
thmenezes_RJ

Muito obrigado pelas opiniões. Somou muito para mim.

Abração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!