Como estabilizar uma fonte?

    Autor Mensagem
    negréty
    Veterano
    # nov/11


    Eai Galéra.

    tenho uma fonte meio trash aqui, ela é 9v e 1A, e ela gera muito ruído, de início penseiq ue fosse meu brutal distortion e o GdI q tivessem zicados, depois pensei que fosse a rede elétrica de casa, ai levei pra um amigo "conhecer" os pedais, e quase chorei de emoção ao vê-los funcionando sem barulho, pela primeira vez. xD

    então lá vem a dúvida e o ponto crucial que preciso de ajuda...

    como faço para estabilizar essa fonte mediocre pra parar de fazer esse barulho horroroso???


    Ramsay
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    negréty

    O caso aí não é estabilizar, mas, aumentar a filtragem da fonte.
    Pra isso, vc tem que abrir a fonte, e trocar o capacitor eletrolítico que tem lá por um de 4700uF/16V (se houver espaço interno).

    negréty
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tem 1 capacitor de 1000 uF 25v nele. basta colocar o de 4700uF/ 16v então?

    Ramsay
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    negréty

    Com 4700uF, vai diminuir bem o ruído da fonte, mas, como ele já tem um de 1000uF, não sei te informar o quanto vai reduzir, só testando.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Observe que o capacitor de 1000uF atual tem tensão de isolação de 25V, portanto se for trocar, troque por um 4700uF/25V.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    não é bem assim não, trocando o cap vai gastar dinheiro e não vai resolver, 1000uF ja ta de bom tamanho. Se a fonte é de 9v não estabilizada, provalvelmente ela da entre 12 a 14v (tensão de pico, se medir), precisa de um CI estabilizador de 9v, com CI é mais facil de usar do que usar transistor e diodo estabilizador (porem com transistor esbiliza melhor). Explicando grosseiramente so com cap (sem estabilizar) a voltagem fica ondulando e da Hummm, ao estabilizar a ondulação fica reta (o pelo menos proximo). Antes chegue o ouvido na fonte (encosta ela ligada na orelha) e escute o hummm do transformador, se for alto demais e´sinal que o trafo e mau feito e ai não tem estabilizador que conserte. Olhe tambem se ela tem 4 diodos ou 2, se for de 4 diodos (sinal que tem um enrolamento so) geralmente não é muito apropriada para usar em equipamentos de som, costuma da ruido mesmo estabilizada. Olhe na internet como se conecta o CI.

    negréty
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Huum. entendi.
    é, ela tem esse capacitor de 1000uF e 4 diodos mesmo.
    e no caso, por ela não ter nenhum CI (no caso o 7809), qr dizer q o transformador já é de 9v?

    no caso, como o macaco falou, ela ñ sendo tão boa para equipamentos de som, eu conseguiria aproveitar o transformador para fazer uma dessa:
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=power9v

    mais tarde posto fotos da fonte pra vcs poderem me ajudar melhor

    vlw galéra

    negréty
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: negréty
    · votar


    não consegui tirar a foto, mas fiz um deseinho meia boca do q deu pra ver na fonte.

    http://www.flickr.com/photos/henriqueartedesign/6400108901/

    Vocês acham q róla de colocar o 7809 nesses furos vazios que tem ai?
    isso resolveria meu problema?

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    talvez os furos sejam exatamente pra isso mas não foi usado, olhe se eles se conectam com o restante do circuito.
    Este tipo de trafo (com um enrolamento so na saida) não é ideal pra equipamentos de som, precisa ser um tipo Center Tap, tem dois enrolamentos na saida (é um enrolamento sozinho mas com dois fios juntos), isto está nos livros e eu ja comprovei na pratica muitas vezes. Voce pode montar tudo certinho com o trafo de um enrolamento so, mas no fim corre o risco, em alguns pedais podera continuar dando ruido em outros não, depende do circuito do pedal, na maioria das vezes da. Da trabalho explicar a teoria aqui, mas é isso que acontece.
    O segredo de boas fontes é um bom trafo, tem trafo que as vezes nem precisa estabilizar.
    Diodos pode ser qualquer um (desses pretinhos).

    negréty
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    mas será que eu colocando o 7809 pode melhorar nesse caso? opis como o mínimo no "soldafria.com.br" é R$ 10,00, ja comprei o CI7809 e uns componentes pra montar outra fonte caso esse não dê certo, então essa acaba sendo mais de teste ^^

    Ramsay
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    negréty

    Eu te garanto que esses 3 furos na placa da sua fonte não são pra se encaixar um 7809, porque pra funcionar esse CI precisa de alguns resistores e capacitores ligados de forma correta.

    O ideal seria vc comprar uma placa de circuito impresso multi-furada, como a do link abaixo, cortá-la no tamanho da sua fonte e fazer as ligações adequadas, partindo do princípio que vc tem algum conhecimento de eletrônica e sabe soldar.
    http://www.soldafria.com.br/placa-padrao-de-fenolite-ppc2a-5x6-cm-p-25 54.html

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    o desenho que fez não da pra ver exatamente onde estão separados as trilhas de cobre, então nao da pra afirmar que seja para encaixar o CI, a principio o pino do meio esta num ponto onde poderia ser o terra e um dos pinos do canto esta em uma conecção (provavelmente a positiva) de dois diodos, o terceiro pino não da pra ver onde vai. Ele seria a saida estabilizada. Numa fonte simples o CI não precisaria de mais nada pra funcionar, so com o que está ai funcionaria. Mas ainda sugiro um trafo center tap, e remontar numa plaquinha separada com dois diodos e mais um cap de 470uF na saida da estabilizaçao, (note que é 470 mesmo e não 4700).
    Nada contra a exagerada fonte do Handmades, mas so um conselho que o Handmades não deu importancia, o trafo tem que ser Center Tap ou não adianta encher o circuito de capacitores. É isso mais nada tenho a dizer.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    macaco veio

    Assim como vc, eu tenho muitos anos de experiência em eletrônica e te lembro que as fontes cujos trafos tem center tap, possuem dois enrolamentos que fornecem 9V+9V, mas, nesse tipo de fonte normalmente só se utilizam 2 diodos para a retificação de onda completa e o center tap é ligado a terra.

    Já se o trafo tiver só um enrolamento secundário de 9V, então, pra fazer a retificação de onda completa são necessários 4 diodos ligados em ponte.

    Mas, a diferença entre essas configurações é mínima e não tem nada a ver com redução de ruído, mas com eficiência.

    Eu tenho várias fontes de 9V com um só enrolamento secundário e que não produzem ruidos em pedais, quando ligadas neles.

    Então, realmente, o que reduz o ruído é a qualidade do trafo da fonte, no que se refere ao isolamento do primário para o secundário e também a qualidade do núcleo, e o resto é especulação.
    Abraço.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Center tap com dois enrolamentos tem que ser muito bem feita pois um enrolamento sobre o outro da diferença na voltagem final mesmo com o numero exato de espiras, o trafo não fica bem feito. O center tap com um enrolamento so bifilar (chame outro nome qualquer se não quizerem chamar de center tap), se enrola os dois fios juntos num rolo so. E´ com dois diodos exatamente que se retifica, nada contra isso.
    A fonte feita com center tap da menor ruido Humm, não sou quem diz não, esta nos livros que eu aprendi, bom, mas assim como não se pode acreditar em tudo que esta na internet, tambem não se pode acreditar em tudo que está nos livros certo? quem escreve essas coisas se julgam melhor do que outros ou porque lhe foi passado na escola dessa maneira, ou porque tem diploma, ou porque estudou mais, etc. eu sou assim geralmente não acredito em mais nada nesse mundo a menos que eu comprove por eu mesmo. Ha anos venho montando e reformando esporadicamente, amplificadores, fontes, e outras merdas eletronicas, consertando e aprimorando bugigangas mal feitas, enrolando e consertando e modificando trafos pra amplis de todos os tipos e umas das coisas que sempre notei foi essa: Uma fonte com center tap rola mais clean do que uma com 4 diodos, o que me parece coincidir com o que esta em algun dos tantos livros que ja perdi a conta que li. Teoricamente penso que a center tap por ter um dos enrolamentos conectados diretamente ao terra, de uma certa forma aterra melhor todo enrolamento, o que nao acontence na de um enrolamento so onde os enrolamentos ficam todos completamente isolados. Outro fato que faz a fonte ruidoza e a diferença entre dois trafos na impedancia das bobinas com impedancia do circuito que se vai alimentar, por isso em alguns circuitos uma fonte pode dar ruido e em outros não, e isso me parece ter menos influencia num center tap. De qualquer forma não sou grande especialista em construir trafos, nem em estuda-los, apenas tenhos essas minhas digamos teses, mas digo com certeza baseado em tudo acima que experimentei: se puder escolher, escolha um trafo de center tap, que é garantido nao dar ruido, ou pelo menos se der vai ser menor do que o não center tap, porque o ruido sempre estara´ la, mas felismente num volume que os ouvidos não são capazes de ouvir, claro que o trafo tem que ser no minimo razoalvemente construido, porque o que mais tem é enrolador porco ou fabricante apressado que sempre enrola o suficiente pra funcionar e vender, nunca é aquela coisa bem feita com carinho. é isso ai. Um abraço tambem.

    marcioguita
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: marcioguita
    · votar


    As vzs,nao e soa fonte. Se o trafo for vagabundo ,nao adianta investir.
    Tem a qualidade da tensao q chega, a guita 100 aterramento/blindagem, aparelhos proximos gerando RFI , cabos de baixa qualidade, pluges com
    folga entre a ponta e o corpo,etc...
    sera q a fonte que vc testou na casa do amigo nao pruduz zumbido quando usada no mesmo local ?. O melhor tvz seja
    ir por eliminacao,testando tds os componentes,tipo cabo,tomada comodos
    e ,as vzs posicionamento no proprio comodo.
    Abcs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estabilizar uma fonte?