Fontes Set de Pedais com variadas polaridades

    Autor Mensagem
    Diego Young
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Diego Young


    Boa noite galera !
    este título é auto explicativo, estou com sérias dúvidas...

    pretendo trazer pedais dos EUA e já tenho alguns.

    acontece que alguns pedais são de centro negativo com entrada p4 (como os da BOSS),
    e outros são de centro positivo com entrada p2 (como o Micro Metal Muff da EHX)

    > neste caso eu terei que comprar várias fontes, uma com centro positivo p2 e outra com centro negativo p4 ou há alguma solução pra esse caso ?
    > existe alguma espécie de adaptador que deixe uma fonte comum com várias saidas?

    obrigado !

    Btardelli
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Diego Young
    a mina fonte da Landscape, a ps-12, veio com um cabo que tem 3 padrão Boss, e duas p2, se voce ainda quzier uma fonte com saidas de voltagens diferentes, temç a ps-16...
    Abç

    Azian
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Se teu pedal por exemplo com a polaridade invertida usa um adaptador pra reverter. Não precisa de várias fontes, precisa dos plugs adaptadores que tu coloca na saida do pedal e depois 'atras' pluga a fonte padrao 9v.

    [As vezes seria bom uma função paint pra desnhar aqui]

    Outro ex.: Se for um 18v com a polaridade invertida (nem sei se existe um pedal assim mas enfim como exemplo) usa o adaptador na ponta do cabo Y e pluga os outros dois na fonte.

    Se tu tiver tantos pedais tem que ver se a tensão dos pedais pra ver se a fonte toda irá suportar.

    Esse é o método que conheço.

    jpdiman
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Corrigindo o amigo aí em cima, não é tensão, tem que ver a corrente (medida em amperes ou mA no caso dos pedais) e tensão é medida em volts, he

    Diego Young
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    então tem adaptadores que mudam o tamanho da saida p4 - p2
    e também adaptadores que invertem polaridade? (se uma fonte q ofereça polaridade positiva, usando o adaptador a saída fica negativa)?

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://www.visualsound.net/index.php/products/1spot

    Diego Young
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    daniel_guitar

    então posso ligar uma fonte de centro negativo nesse esse cabo de reverse polarity converter e assim ligar em um pedal de centro positivo (metal muff) sem problemas ?

    daniel_guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Diego Young
    conferindo se o adaptador e correto sim, agora esse adaptador ´reverser acho que é vendido por fora, na minha visual sound não tem esse não

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jpdiman

    Obrigado pela correção, ta certo geralmente vem junto com a fonte colado embaixo ou no manual o quanto que ela aguenta, e tava olhando aqui na minha é em mA. Coisa que tava com duvida até outro dia sobre os mA(s).


    Diego Young
    Tu esta procurando um adaptador reverse? Se for eu sei quem vende. Olha lá no topico de lojas onde comprar e ve o ultimo que coloquei de um vendedor do ML, ele tem, não só esses mas outros 2 modelos de adaptator tb.

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Diego Young
    Bah cara, tava vendo teu topico sobre os pedais danelectro que acabou em Pro Co Rat. Aí fiquei pensando uma coisa, ele ja necessita um adaptador (saida igual a do Big Muff e do Small Clone) e dai mais outro adaptador pra reverter?! Putz que nó...Como fica?! 2 adaptadores?



    Alguem mais 'especializado' nessa parte por favor esclareça.

    ----
    EDIT: Ou o cabo adapatdor do Rat tem a função de reverter?

    Diego Young
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian

    entao cara é bem complicado...
    o pior é que tem uns pedais vendendo nos sites, que nao especifica se é positivo ou negativo...
    a solução ou é usar baterias
    ou pegar uma fonte negativa com 5 plugs, e reverter 2 com um conversor de polaridade, e se a entrada ainda for de tamanho diferente tem que usar outro conversor (p4 - p2)

    ou se não usar varias fontes...

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Diego Young

    Verdade, tava olhando aqui tem MUITOS pedais que não tem nada escrito em baixo. A partir da tua dúvida comecei a pensar aqui nos meus. Mesmo não entendendo nada de física.

    pegar uma fonte negativa com 5 plugs

    Será mesmo?

    Diego Young
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Diego Young
    · votar


    Azian

    então, essa fonte terá saidas negativas...
    se for pra ligar em pedais positivos, tem que comprar um conversor de polaridade, e nos outros usa normalmente
    dalhe conversores...

    Diego Young
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Alguém experiente, sabe me dizer, se eu pegar uma fonte de 1 saida... e ligar varios adaptadores nela, conversor de polaridade, tudo na mesma fonte, vai ficar um chiado e depreciar aqualidade do som dos pedais ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Diego Young
    Cara, o que vc tem que fazer é comprar uma fonte com várias saídas (3, 5, 7, etc...) e, caso necessário para o pedal que será alimentado para essa saída específica, utilizar um adaptador.
    Geralmente as fontes multi-saídas utilizam terminais com "plugs" tipo Boss; assim, para os pedais que utilizam "plugs" P2 vc coloca um adaptador.
    Fonte de 1 saída é para 1 pedal.
    Abç

    superbee
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pessoal,

    Complementando com uma experiência que eu estou tendo com o pedal Germania 44 da HBE.

    Existem duas situações: (1) jack da fonte do pedal com polaridade invertida (centro-positivo, ao invés do padrão centro-negativo); (2) pedal com aterramento positivo.

    Se você tem um pedal somente na situação (1), você pode ligar ele em paralelo com outros pedais centro-negativo, bastando usar o plug que inverte o conector (eu só conheço da 1Spot, se alguém tiver outra dica sou todo ouvidos...).

    Agora, se você tem um pedal na situação (2), que normalmente vem acompanhada da situação (1) - caso do meu Germania 44 -, não é possível ligar o pedal em paralelo com outros pedais de aterramento negativo. Você precisará de uma fonte dedicada a esse pedal, ou que esteja em paralelo com outros pedais também de aterramento positivo. Isso significa que ou você usa uma fonte só para esse pedal, ou você usa uma saída isolada de alguma fonte que você tenha. Ligar em paralelo (daisy-chain) fica fora de questão.

    Fontes com saídas isoladas: Voodoo Lab, T-Rex e Supa Charger. O resto não é. A minha Landscape tem 2 saídas isoladas, mas eu preciso ligar vários pedais em paralelo nas duas saídas para poder aproveitar a amperagem da coisa e ligar meus mais de 10 pedais no pedalboard.

    Agora vou precisar de uma fonte própria, com plug centro-positivo, só pra ligar o Germania 44. A sorte desse safado é que o pedal é MUITO bom e eu acho que vale a pena o infortúnio.

    Por fim: não liguem fontes com a polaridade errada. Se o circuito do pedal não tiver proteção, você pode queimar o bichinho. A minha sorte é que o Germania 44 tem a proteção no circuito, senão já estava frito... rsrsrs

    Abraços!

    pedro_netuu
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Pow galera, é só cortar o fio da fonte e inverter a posição.
    Eu fiz com uma fonte minha (essas simples sem marca)
    para ligar um Vibratrem da marshall, EX:

    FIO 1------------------- CENTRO POSITIVO
    FONTE
    FIO 2------------------- EXTERNO NEGATIVO


    CORTA O FIO , IMENDA ELE INVERTIDO

    1------------------- CENTRO NEGATIVO
    FONTE FIO
    2------------------- EXTERNO POSITIVO


    Convem, verificar com um multimetro antes de ligar o pedal. sempre fica aquele " Vai que da errado " , quem me deu a dica, foi um amigo que mexe com eletronica. eu fiz e deu certinho! ( lembrando que na hora que for juntar os fios novamente, isolar os dois SEPARADAMENTE com fica isolante!

    brucesantos
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: brucesantos
    · votar


    Tenho aqui uma fonte 9v 500mA centro POSITIVO... se eu fizer como o amigo pedro_netuu falou acima dá certo mesmo?
    Posso cortar o fio e soldar ele invertido que o negativo fica no centro?
    Se eu testar essa fonte no pedal Boss com o centro positivo posso queimá-lo?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    brucesantos

    Se você cortar o fio e inverter, vai inverter também a polaridade na ponta do cabo.

    Se o pedal tem o centro positivo e a fonte também, então pode ligar tranquilamente sem precisar inverter a polaridade.

    brucesantos
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    LeandroP eu não tenho aqui um multímetro pra ter certeza da polaridade da fonte. Se eu testar ela numa Me25 por exemplo, e se tiver com polaridade invertida pode queimar a pedaleira ou simplesmente não vai funcionar?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    brucesantos

    Pode queimar sim. É bem provável que aconteça isso.

    Não tem uma etiqueta nesta fonte que indica a tensão, a corrente e a polaridade?

    Caso não tenha, recomendo que leve a fonte a um desses técnicos de rádio/tv medir pra você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fontes Set de Pedais com variadas polaridades