Ainda vale apenas montar pedais? Há controversias

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11


    oi!

    eu ando pesquisando alguns circuitos e preços para se montar pedais, peças, knobs, carcaças e tudo mais. alem disso, pesquisando também os preços praticados no ebay pelos chineses e alguns handmades mais baratos por aqui, e comecei a pensar se realmente ainda vale a pena a gente ter aquele trabalho de corroer uma placa artesanalmente, encomendar de vários cantos obscuros diferentes componentes, ci's, capacitores, diodos, ter todo aquele cuidado digno de um monge para as soldas, abrir a carcaça repetidamente em caso de erros para minunciosamente analisar o circuito para descobrir aonde foi o erro, além da durabilidade que dependendo do nivel do construtor em questão, pode ser duvidosa.

    por isso que eu ando desanimando com handmades, porque hoje em dia, com esse boom da china, não parecem ser tão mais vantajosos como já foram!

    FelipeValle
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Realmente, mas é sempre bom encher a boca e dizer pra todo mundo "gostou do som?EU QUE FIZ MUHUHAHAHAHA!!"

    sem contar que mesmo tendo todo o trabalho, vc va com certeza gastar menos fazendo seu proprio pedal...

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz: Ainda vale apenas montar pedais? Há controversias

    Pro Felipe, Valle!

    hehhe

    Abs

    ps. não resisti ao trocadilho!
    ps2. sobre o assunto, eu acho que vale sim, mas para uso próprio. Não sei se para vender é lucrativo pois aí entram questões como garantia, SAC, etc.. Mas, pelo visto, deve ser bom negócio já que há handmades pipocando por aí!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MauricioBahia
    huahauhuahuahauauh ja valeu a participação ne?
    então!
    eu digo pra uso próprio... sabe uma coisa, pra vc e pro FelipeValle também, que entra na equação? tempo. eu percebi. o tempo e o esforço gastos na manufatura, assim como o financeiro, ainda vale tão apena?
    um exemplo... um mxr dynacomp. o que tu gasta em chave 3pdt, carcaça, placa, jacks, entrada 9v, pots e tudo mais. agora me olha um clone chinês feito numa linha de produção? 40 dolares no ebay. 60 e poucos reais. uns 20 reais a mais do que você gastaria por aqui para montar um pedal (isso comprando patola barata e barateando em alguns pontos)

    eu acho extremamente interessante e divertido montar pedais, mas estou me questionando esta face da questão agora

    Azian
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Eu incentivo ao ''fazedores de pedais'' se o Felipe gosta de "gostou do som?EU QUE FIZ MUHUHAHAHAHA!!" eu gosto de '' Muito bom teu som, gostei muito, o efeito é da electro-harmonix né? - HANDMADE BRAZUCA.''

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Azian
    não é essa a questão do tópico, e sim as discrepâncias entre comprar um pedal por um preço tão atrativo como o citado, ou, gastar algo insignificante a menos e ter o trabalho de montar o pedal você mesmo.

    Azian
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Sim, cara eu entendi, só quis deixar minha opnião de quem aprecia o pedal artesanal.
    .
    .
    .
    segue o tópico

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Azian
    simsenhor!
    o intuito é debater o quão "banal" esses artefatos vem se tornando pela invasão chineta

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    um exemplo:
    Eu fiz as contas aqui
    De uma caixa de metal, 2 jacks stereo, 1 jack 9v, 1 3dpt, knobs chiken head, 2 potenciometros, e se nao esqueci de mais coisa
    isso ai, só, deu 60 reais, isso no ebay. 38 dolares
    agora somando a placa do circuito, poe mais 10 reais na conta
    70
    agora, soma uns 5 reais de componentes, fio, solda, etc...

    Quase 80 pilas. Isso pensando num projeto simples, como um dynacomp, ou um mxr d+

    http://www.ebay.com/itm/Guitar-Effect-Pedal-Dynamic-Compressor-Joyo-JF -10-Bypas-/260774155829?pt=Guitar_Accessories&hash=item3cb759d635

    Agora olha o preço de um pedal de compressor, true by pass e bem montado da joyo. 44 dolares
    Olha, ainda mais barato que os 80 reais do projeto.

    indo mais alem...

    http://www.ebay.com/itm/MXR-M102-Dyna-Comp-Guitar-Effects-Pedal-PD-278 8-/270805968034?pt=Guitar_Accessories&hash=item3f0d4b24a2#ht_2363wt_11 85

    Com frete, você paga 125 reais num dynacomp, 45 reais a mais do que tentar montar um destes por sua conta. O original.

    depois destas constatações que eu comecei a me perguntar a respeito disso.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Handmakers, se unam!

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    nesse exemplo do dynacommp talvez n seja muito vantajoso financeiramente, mas e se vc montar o rat q custa mais de 300 reais ,mas não se gasta nem 60 direito pra montar é outra historia...

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bonnerfl
    http://www.ebay.com/itm/Proco-Rat2-Distortion-Pedal-Free-US-Ship-Rat2- pedal-/260844824388?pt=Guitar_Accessories&hash=item3cbb902744#ht_1911w t_952

    velho, nesse caso ainda não vale apena. o Rat seria mais caro ainda, com casing de metal, pois tem 1 pot a mais, o circuito é maior que o do dynacomp também. e olha o preço dele ai.

    uma coisa é montar de qualquer jeito, com patola de metal e chave fudida. ai você gasta pouco, mas se você for montar conforme o pedal, talvez saia mais em conta importar o pedal.

    slash_web
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Financeiramente não.

    Prazerosamente sim.(ahuehuaheuhehue)

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slash_web
    Então, fazer pedais não vale a pena!!

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    ah cara, 1 pot a mais n faz diferença e o q é mais caro no rat é o Ci dele q é uns 11 reias de resto é bostinha de resistores e capacitores...
    tanto q eu gastei uns 100 reais com materias para fazer 1 rat, 1 pre amp e 1/2 GT2 ( esqueceram d pegar os cis dele...), claro q eu n comprei as patolas, pois eu mesmo faço ou "adapto" com qq caixa metalica q eu veja pela frente (visitas ao ferro-velho mais proximo são bem uteis!), então se vc n tiver frescura de ter um pedal em uma lata de sardinha ou em um drive de disquete velho vale a pena fazer o seu proprio pedal.

    PS: colocar preços do ebay é sacanagem, coloca os preços dos componentes lá nos eua tbm.......

    jpdiman
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pra mim vale sim, pra montar um RAT, por exemplo, com componentes de qualidade, como conectores Switchcraft, pots Alpha, caixa Hammond e etc, sai por volta dos 100 reais

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Um fator que é muito subjetivo mas pra mim IMPORTA demais é a satisfação de concluir, funcionar e usar um pedal feito por vc mesmo.

    Tenho um TS que é um espetáculo, nao tem igual...Claro que minha percepção fica alterada pq EU fiz ele!!! ahuehuahu.

    Mas o caso é justamente vc montar usando componentes melhores.
    Ao invés de importar um china brabo que usa pots de 10 dolares o Kilo, melhor vc importar pots Alpha...Cabos, a mesma coisa, chaves e etc...Vc ae tem um pedal de "boutique" por um preço de china importado!

    Montotar um pedal basico com componentes de primeira hoje, ja fiz essa conta mas nao me lembro, depois posso verificar, fica em entre 60 a 80 dolares..Importando tudo...
    Um TS, Rat, blues Breaker Fuzz e etc..

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Handmakers, se unam!

    Oq nao vale a pena mais, visto a crescente compra direta, ebay e etc é pagar 250, 300 reais em pedal de Handmaker copiador de projeto, um simples clone. Esses é que vão se lascar já já.. Com essa grana comprando direto, vc compra o original!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ogner
    Pots de 10 dolares o kilo?
    muitos desses usam alpha. e comprar alpha em kilos, sai bem mais barato que a varejo.
    Todos os pedais que eu vejo, desses Joyo, Biyang e cia, tem chave 3PDT e são true by pass. Alguns, com diodos de germânio, CI's Panasonic (no caso dos delays) e outros bons componentes, além do metal casing, então este seu argumento foi inválido.

    Mas beleza, se quer um pedal "bom", consideremos os MXR. Importando, não saem caros. Considerando que eu já vi handmaker pedindo 150 reais em clone de MXR D+, Dynacomp, Phase 90, sendo que entre 100 e 120 reais você consegue o pedal original pelo ebay. sabe?

    E sinceramente, entre um handmade desses que eu cotei o preço construindo e um biyang, eu fico com o biyang! pelo menos o processo deles é mais garantido que o meu na hora de montar um pedal!

    Dreh28
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu acho muito legal a questão de montar o seu próprio pedal, mas eu acho que os hadmakers fazem um trabalho muito bom e honesto.

    Exemplo: Eu tenho um pedal da EFX, o Wild Overdrive, esse pedalzinho é um drive que empurra as valvulas dos amps que eu toco, dando um pouco de molho no meu som.

    Eu praticamente uso-o em todos os solos de quase todas as músicas que a minha banda toca, e pra tocar ozzy ele fica ligado o tempo todo em uma configuração um pouco diferente do que eu uso pra solos.

    O pedal é excelente, tanto em qualidade de som e construção como em durabilidade.

    Já fiz os diabos com o pedal e ele continua lá, firme e forte!

    Eu acho que SEMPRE VALE A PENA vc construir algo por hobby, pq é muito prazeroso chegar ao resultado desejado em um projeto que vc montou, por outro lado, pra quem não tem tempo de montar ou não gosta, eu indico os handmades com toda tranquilidade.

    Eu acho muito legal ter o pedal original, mas eu acho mais legal ainda ter um pedal exclusivo.

    Se ele tem o som que vc deseja, eu pergunto:
    - Importa a marca do pedal?

    Pra mim não!

    slash_web
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dreh28


    mas oque acontece com nós guitarristas é que sempre estamos em busca do timbre perfeito e durante essa busca , acho que 99 % dos guitarristas trocam de pedais igual a mim , e de equipamento , etc.

    e na hora de vender/trocar , um equipamento handmade perde mto o valor no mercado.

    abraços

    Dreh28
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    um equipamento handmade perde mto o valor no mercado.

    Concordo parcialmente. Eu acho que se o handmade é renomado, vc pode vender até pelo mesmo valor que comprou. Eu tive um Pegasus do Pedrone e vendí pelo mesmo preço que paguei. Agora estou para receber o meu Pedrone SLO Mod 3, e se um dia for vender, acredito que não perca na venda.

    Já pra pedais eu acho que ainda perde mesmo.

    jpdiman
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pros pedais handmades que não são exclusivos, são clone, acho que perde sim na hora de uma possível venda.
    Mas se for um clássicão feito por um handmaker fodelão que só fez poucas unidades de um pedal que tem o circuito secreto, aí acho que não perde AHUAHAU
    Tem pedal que fica até mais caro por ter parado de fabricar, como por exemplo o V-Twin da Mesa Boogie, mas com handmade, principalmente do Brasil acho dificil de acontecer.

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Todos os pedais que eu vejo, desses Joyo, Biyang e cia, tem chave 3PDT e são true by pass. Alguns, com diodos de germânio, CI's Panasonic (no caso dos delays) e outros bons componentes, além do metal casing, então este seu argumento foi inválido.

    Invalido em partes, pois se vc postar fotos de um pedal desse com BONS componetes, pot alpha conectores de primeira, ae sim. Pois ate então vc esta dizendo que esses chinglings vem com componentes bons! Mas nao provou.
    ¬¬

    ja vi problema em chave 3pdt de Byang aqui no Brasil..Elas quebram, no caso ela quebrou...
    Agora, se vc atesta que esses pedais chineses de 40, 50 dolares tem bons componentes, vai com tudo, pois nao justifica montar mesmo, tampouco comprar pedais de marca mais caros, ué!!

    Mas beleza, se quer um pedal "bom", consideremos os MXR. Importando, não saem caros. Considerando que eu já vi handmaker pedindo 150 reais em clone de MXR D+, Dynacomp, Phase 90, sendo que entre 100 e 120 reais você consegue o pedal original pelo ebay. sabe?
    Foi exatamente oq eu disse! o/
    Também acho isso!!
    Os handmakers que resume-se em fazer clones vão ficar pra trás..

    pelo menos o processo deles é mais garantido que o meu na hora de montar um pedal!
    Ae é com vc!! hehehe!
    Abço.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Foi exatamente oq eu disse! o/
    Também acho isso!!
    Os handmakers que resume-se em fazer clones vão ficar pra trás..


    concordo contigo!
    Porque putz, já passou o tempo que superfaturavam phase 90, distortion e Rats da vida...

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu faço por diversão!!!!!!!!!!!!!!!!
    :)

    Até porque não saco de eletrônica, não tenho como projetar nem fazer MODs. Apenas copio: Receitinha de bolo.

    Just for fun!!!!

    Quanto aos handmades que vendem, concordo com o ogner: Se ficarem no "copia e cola", vão ficar pra titia.

    :)

    Um aceno de longe!!!

    gucrispim
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Com o dólar nessa faixa que está não vale a pena montar NADA aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ainda vale apenas montar pedais? Há controversias