Efeito Loop Station Virtual

    Autor Mensagem
    AlanGarcia
    Veterano
    # ago/11


    Eai galera, belezera?

    Estava vendo o review do Loop Station 3 da boss e fiquei com uma duvida.

    Como estes pedais da Boss são mais caros, existe este tipo de "efeito/pedal" em pedaleira virtual ? tipo, Guitar Rig, Amplitube ou algum programa especifico pra isso ?

    Desde já, agradeço a atenção, Obg.

    Miguelito.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    AlanGarcia
    O Guitar Rig 4 tem a 'Loop Machine' em algum lugar, que eu lembro que brincava bastante de loopar com ele. Procura lá que tu acha =)

    AlanGarcia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vlw brother, eu estava usando o amplitube aqui e nao achei nd parecido ...

    freitas_silva
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pesquisar uma alternativa para pedal de loop me fez trazer à tona este tópico. Depois de muitas referencias, experimentações e combinações, posso ilustrar duas saídas bastante satisfatórias: Guitar Rig e Ambiloop.

    Importante salientar que nunca vamos poder comparar a praticidade de um pedal com o conjunto -> notebook + controlador + interface + software.

    No meu caso, precisava do recurso de loop para trabalhos pontuais e não justificaria investir num pedal do gênero, então queria trabalhar com o que tinha à mão. Como sou tecladista e uso virtuais no palco, isso foi decisivo.

    Primeiramente falando do Ambiloop.... É um programa free, super fácil de encontrar na internet. Ele conta com 8 tracks que permitem overdubs infinitos, além de controle de volume, pan, efeitos, ajuste da fórmula de compasso e várias outras coisas, tudo de forma independente.

    A sessão de efeitos inclui Reverb, Filtro e Delay, tudo master, porém cada track tem um controle para balanço do efeito. A qualidade não é nada de extraordinário, mas é bem satisfatória

    A parte propriamente do loop é bastante completa e melhor que qualquer pedal de loop do mercado. Além dos controles básicos de rec/overdub/play/pause/stop, você pode executar o loop de forma reversa,, mixar o audio com tracks diferentes, editar o audio gravado cortando partes específicas, etc...

    Outra coisa interessante é que todos os recursos, qualquer um mesmo, pode ser endereçado via MIDI, ótimo pra quem tem uma pedaleira MIDI ou algum outro periférico que lhe dê poder de controle (no meu caso um teclado controlador).

    Quanto ao audio, ele reconheceu minha placa normalmente e latência foi exetremamente baixa (2ms). Lembrando que esse desempenho é específico da minha máquina. Obviamente isso vai depender de vários fatores como configuração do seu computador, interface de audio usada, etc...

    Enfim, é um programa simples, leve e bastante usável. Tem alguns pontos negativos e outros recursos que gostaria de salientar, mas deixarei para outro dia.

    kiki
    Moderador
    # out/15
    · votar


    freitas_silva
    legal! belo up, muito válido.
    eu tenho caçado esse tipo de recurso, vou fuçar isso aí!
    valeu!

    freitas_silva
    Veterano
    # out/15
    · votar


    eu tenho caçado esse tipo de recurso, vou fuçar isso aí!

    Pois é kiki, não deixe de dar seu feedback aqui! ;)

    Então, voltando aqui para falar agora do loop do guitar rig...

    Sinceramente nunca vi nada tão fácil e prático. Tudo à mão, sem esquemas complexos e configurações demoradas. O MIDI learn é muito eficiente, diferentemente do Ambiloop, que você precisa ir até a página específica, tocar no controle e em seguida escolher (numa lista) o que ele ira comandar.

    No Guitar Rig tudo é mais simples e prático. Basicamente só há apenas dois botões, e lembra bastante o RC 30 no layout. O primeiro (que eu vou chamar de A) é o REC/PLAY/OVERDUB e o segundo (que eu vou chamar de B) é o STOP/CLEAN.

    Tocando o botão A pela primeira vez ele grava. Tocando pela segunda vez ele para de gravar e inicia seu modo PLAY. A qualquer momento você pode toca novamente no botão para fazer OVERDUB, que me parece infinito.

    O botão B serve para STOP, porém pressionado pela segunda vez consecutiva ele zera a gravação atual.

    Há diversos outros recursos interessantes como PLAY REVERSO, controle de volume do loop e do instrumento, duas tracks e alguns recursos de encadeamento.

    Em breve falo mais a respeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeito Loop Station Virtual