Review - Boss Rc-2 Loop Station

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# set/08


Esse não é um pedal de efeitos, apesar de ter o mesmo aspecto dos pedais "normais" da Boss, está mais para um sistema de gravação de loops, ele consegue gravar até 16 minutos e possui 11 bancos para armazenar as gravações.

O destaque do pedal é a função quantize, que 'acerta' o loop automaticamente, mesmo que vc não pise no pedal no momento exato (final do compasso).

Em vez de falar sobre os detalhes de funcionamento do pedal, vou explicar algumas utilizações para ele, já que poucos aqui conhecem:

- estudo: ao invés de vc praticar com uma bt, vc usa o pedal para tocar junto com vc, ou seja, ele tem uma bateria interna com cerca de 40 presets de ritmos diferentes, vc escolhe um preset, ajusta o ritmo e toca uma base qualquer, aí quando vc pisa no pedal, ele fica repetindo aquela base aí é só vc solar em cima. vc pode montar a base com várias camadas de guitarras diferentes. Muito útil para quem toca jazz, já que vc pode estudar a improvisação da música por partes

- estudo de frases: o pedal permite gravar uma frase de um cd, por exemplo, e diminuir a velocidade dela sem alterar o tom

- performances solo ao vivo: é complicado para nós guitarristas fazer um showzinho sem ninguém, mas com esse pedal vc pode, por exemplo, fazer uma apresentação tocando standards de jazz, na 1a vez toca a base e a linha de baixo, pisa no pedal e aí é só tocar o tema/improvisação. Ou então, grava antes as bt's nos bancos de memória do pedal e aí é só chamar elas

- disparar loops em shows: vc pode gravar sons e dispará-los nos shows, tipo aquela 'caixa registradora' da música Money ou então um solo 'dobrado' tipo Brian May, nesse último caso, existe uma função 'auto' que permite disparar o loop automaticamente assim que vc tocar a 1a nota.

limitações:

- se o aparelho tivesse uma interface usb e suporte a mp3 seria ótimo, do jeito que é vc tem que samplear os sons externos

- a bateria não tem presets de jazz (mas de bossa sim !), mas isso é só samplear um jazz de uma bateria eletrônica ou bt e guardar numa das 11 posições de memória

- se tivesse uns loops de baixo também seria legal.

- se tivesse um displayzinho ajudaria bastante também, evitando a navegação cega nos bancos

- considerando que é um pedal compacto, acho que a única limitação que eu achei pisada de bola mesmo é o fato que vc só pode definir o tempo através do tap tempo, não é possível entrar com o andamento numericamente

Aqui um vídeo de um carinha no y2b fazendo uma performance de jazz com o pedal:

http://www.youtube.com/watch?v=KrG_pLCZ7-g

El Mariachi
Veterano
# set/08
· votar


Por se tratar de pedal compacto creio que um display aumentaria o tamanho do pedal, amigão, excluindo-o da proposta de ser um pedal compacto.
Particularmente prefiro o tap tempo (que no RC-2 rola tranquilo com um foot) onde o ajuste vai da rítmica do cara (se o cara for ruim, vai apanhar feio).
Os outros itens "negativos" que você apontou também se encaixam nessa proposta. Pra isso a Boss criou o RC-50 (o mais completo looper que eu já vi). O ruim é o preço dele...

guitartube
Veterano
# set/08
· votar


Curly

função quantize, que 'acerta' o loop automaticamente

Bacana msm hein????

ele tem uma bateria interna com cerca de 40 presets de ritmos diferentes
vc pode montar a base com várias camadas de guitarras diferentes
Pô!!!! Muito show isso ae.

existe uma função 'auto' que permite disparar o loop automaticamente assim que vc tocar a 1a nota.
Phoda.

se tivesse um displayzinho ajudaria bastante também, evitando a navegação cega nos bancos

È..., um 16x2 ficaria bom.

Parabén ae cara. Apesar de não ligar muito para pedais, fiquei babando de curiosidade com esse ae.

Vlw!!!!!

georginho_gallagher
Veterano
# set/08
· votar


tem tb o rc20xl, no formato um pouco maior, semelahnte ao dd20 e od20, c/ dois pedais. Intermediário entre o rc3 e 50.

legal o review, tem uns negócios interessantes que nem imaginava...

Minow
Veterano
# set/08
· votar


Curly
Esse pedal tem cara de ser sensacional!
Eu fico brincando de loops com meu DD20... mas um dia quero pegar um desse ou o da Digitech.

Curly
Veterano
# set/08
· votar


El Mariachi

não são pontos negativos, com exceção do último, estou só avisando sobre as limitações, vlw !

guitartube

fala meu velho, anda sumido !

georginho_gallagher

o rc-20 não tem o drum interno, vem com um cd com vários presets que devem ser carregados, por isso comprei o rc-2

Minow

o da digitech tem várias coisas a mais, mas é bem mais caro e não consegui confirmar se ele tem a função que acerta os loops

vlw !

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


Curly

Muito bom o review. A KT Tunstall Tem uma musica chamada Black Horse and the Cherry Tree, em que ela usa um loop de forma genial.
O pedal que ela usa é um AKAI E2 Headrush.

Vale a pena dar uma conferida no u2b

Abraços!

edalko
Veterano
# set/08
· votar


Curly

Minha próxima aquisição vai ser esse pedal.
Muito bom mesmo, e lá fora deu uma queda no preço...

Makaha
Veterano
# set/08
· votar


e lá fora deu uma queda no preço...

Deu uma queda pra quanto? So tenho visto de US$ 176,00 a US$ 189,00.

E outra... quem quiser vender... to querendo comprar!!

Filcrow
Veterano
# fev/09
· votar


Droga quebrei meu RC-2 ontem...

='(

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Filcrow
o que rolou??

upei o tópico porque é o único no FCC sobre o pedal.
alguém mais comprou um desses?

Curly
opa! to querendo comprar esse pedal pra usar com banda ao vivo, as vezes falta um corpo na banda (1 guita 1 baixo batera e voz) e um guitarrista a mais seria um empecilho a mais.
pra tocar a base, disparar a base gravada e mandar um solo em cima é simples (tp soh pisar no botão tocar, pisar e bôa) ou tem q programar e tals? pq no palco teria q ser pisar, tocar, e mandar o solo.

MontanhaSong
Veterano
# abr/09
· votar


Curly

Amigo...

Ando interessado nesse pedal...e estou na dúvida entre ele o RC-20 ...vc disse que o RC-20 vem com um CD de presets que devem ser carregados...ou seja...comem memória...o que já é uma desvantagem... mas há uma função no RC-20 que achei bem legal....o "center cancel" onde, segundo informação da Boss vc pode cancelar a voz ou a guitarra de um sampler que vc tenha gravado pela entrada Auxiliar...o RC-2 tem essa função? Não consegui ver isso...outra coisa...o RC-2 tem "reverse"?

Abraço...

Curly
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

opa! to querendo comprar esse pedal pra usar com banda ao vivo, as vezes falta um corpo na banda (1 guita 1 baixo batera e voz) e um guitarrista a mais seria um empecilho a mais.
pra tocar a base, disparar a base gravada e mandar um solo em cima é simples (tp soh pisar no botão tocar, pisar e bôa) ou tem q programar e tals? pq no palco teria q ser pisar, tocar, e mandar o solo.


acho que pra isso não rola, já que o batera teria que tocar no ritmo exato do sample gravado, pode ser meio complicado, tem um modo chamado "one shot" que vc pode usar para diaparar samples (tipo aquela máquina de escrever de 'money') que tocam apenas uma vez, não são loops, para isso fica legal

MontanhaSong


mas há uma função no RC-20 que achei bem legal....o "center cancel" onde, segundo informação da Boss vc pode cancelar a voz ou a guitarra de um sampler que vc tenha gravado pela entrada Auxiliar...o RC-2 tem essa função?

olha, não sei dizer, nunca gravei pelo aux mas para o que é gravado da guitarra, basta pisar no pedal e segurar um pouco que ele apara o último loop gravado


Não consegui ver isso...outra coisa...o RC-2 tem "reverse"?

não tem reverse, man...

Curly
Veterano
# abr/09
· votar


para mim esse pedal é uma ferramenta de pratica, meus estudos hoje consistem em tocar com ele, excelente para estudar improvisação jazzistica, vc grava uma partezinha da harmonia e improvisa em cima dela, depois passa para a próxima e assim vai...

alguns pedais melhoram o seu timbre, esse te faz tocar melhor

MontanhaSong
Veterano
# abr/09
· votar


Curly

Agradeço pela sua resposta rapidíssima....
Na verdade a funcão que vc descreveu é a UNDO/REDO....que desfaz e refaz a última gravação, se não me engano...a função "center cancel", segundo informa a Boss, te permite gravar, por exemplo, uma música pelo Aux. In e, se o vocal ou a guitarra estiverem no "canal central" vc pode cancelar o som de um deles - ou de ambos - e treinar com vc mesmo fazendo a guitarra ou o vocal acompanhado do restante da "banda"....algo assim....achei interessante justamente para o uso que vc faz....estudo...

Vou procurar saber mais...

Abraços e obrigado...

Atum Bluesman
Veterano
# abr/09
· votar


Curly
Depois de consertar minha Zaganin to afim de um pedal de Loop, não preciso de mais nada(por enquanto hauhauah).
Ele tem saida para fone de ouvido?

MontanhaSong
Veterano
# abr/09 · Editado por: MontanhaSong
· votar


Bom....pesquisando por aí ví esse brinquedinho da Line 6....que incorpora algumas das funcionalidades que o Curly apontou como limitações do RC-2...não sei se ele faz tudo o que o RC-2 faz....mas para estudo...aperfeiçoar idéias de solos...e até mesmo para uma "jam" sem muito compromisso...achei bem bacana...entra na minha lista de "desejos"...vale ver o vídeo... além do mais, tem modelador de amplis e efeitos....

LINE 6 JM4 LOOPER

Abraços

Curly
Veterano
# abr/09
· votar


MontanhaSong

pô cara, por que vc postou isso, agora não sossego enquanto não tiver um ehehe...

Atum Bluesman

pode pegar um que vc vai adorar, mas não tem saída pra fone não

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Acabei de receber o meu RC-2 e estou fuçando aqui... Existe um MOD facílimo de ser feito. Funciona como se vc tivesse 2 extra FS-5U switches. Parece muito legal e acho que vou fazer daqui há algum tempo!!!
http://supervelcroboy.wordpress.com/2008/05/22/easyy-extra-function-mo ds-for-the-boss-rc-2-looper/

Tem até um vídeo aqui:



Abs

Curly
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

essa mod é simples e interessante mas teria como consequencia a perda da garantia e a desvalorização no caso de revenda, não sei se valeria a pena...

uma mod bem legal seria implementar saídas separadas para o sinal da bateria eletrônica e o sinal da loop, creio que não deve ser difícil, já que os sinais poderiam ser retirado dos pots de volume que são individuais para cada um desses sinais. aí, o sinal da bateria poderia ser amplificado separadamente por um amp hi-fi, já que não fica legal esse som direto no input do amp

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


essa mod é simples e interessante mas teria como consequencia a perda da garantia e a desvalorização no caso de revenda, não sei se valeria a pena...
Curly
Eu sei, eu sei. Mas eu não vendo nada meu. Sou o rei da bagulhada! hehe

uma mod bem legal seria implementar saídas separadas

Aí eu tenho medo de danificar algo... Nem me atrevo. Se vc fizer um tutorial, aí tudo bem! hehe.

Pô cara, acabei de fazer uma JAM com "Que Pais é Esse", da Legião, pra testar. Fiquei rindo a toa de felicidade! Minha sobrinha queria que a minha banda tocasse no aniversário dela e já tenho a solução: vou contratar a "One Man Band"! heheh

Detalhe é que o pedal parece um truque de mágica... hehe De repente eu paro de tocar e continuo tocando... Interessante.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Curly
Por causa do meu Guru do Youtube, que comprei o RC-2. Esse cara toca muito e reponde os comentários!!! Isso é a Internet!

Fantástico!







Abs

Curly
Veterano
# jun/09 · Editado por: Curly
· votar


MauricioBahia

esse pedal vale cada centavo, eu uso ele todos os dias, sinto que ele, indiretamente, melhorou vários aspectos dos meus improvisos, agora mágica mesmo fica quando eu ligo o roland gr-30 nele, aí fica uma coisa de louco, vc pode, por exemplo, tocar uma versão de "kashmir" com orquestra de cordas e tudo, hehe !! me empolguei, mas deixa eu parar por aqui, senão daqui a pouco aparece alguém para dizer que eu estou "viajando", isso aqui anda triste, abç !

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Curly
Vale cada centavo meeesme. O pedal chegou hoje e já estou imaginando um mais avançado! GAS! Coisa de louco...
Cara eu toco bongo, gaita etc... (porcamente) mas fico imaginando que daria uma Jam Section bem interessante. Acho que dá pra enganar a família! :-)
Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Por curiosidade, pagou qto e onde ? eu ando na fissura por um looper faz um tempo, mas só achei por uns preços meio escandalosos hehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
RR$550,00. Comprei usado (zerado praticamente), sem uma arranhão, na caixa, do Chico Tripa aqui do FCC. Foi tudo de boca mesmo, sem ML (ele nem tem ML). Eu notei que ele estava se desfazendo de alguns pedais e me ofereci pra ajudá-lo! hehehe.
Cara, é DEMAIS!!! Vc vai ficar vidrado na parada. Eu achei viciante...
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Um cara explicando como funciona:



ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

boisé, eu curto pacas esse esquema de montar frase com loops e talz, volta e meia monto umas bobeirinhas no guitar rig, mas o soda é depender do pc e etc qdo o timbre bom está fora do pc hehe, vou garimpar por aí, vai que acho um por aí hehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


ogaitnas
Cara, é muito legal! Realmente fiquei impressionado com a experiência causada. É algo mágico mesmo, como o Curly e eu falamos. E o mais legal é que vc leva esse pequeno pedal, uma G2 por exemplo e arrebenda! Faz um baixo com o Octaver da G2, distorções básicas e pronto! Eu acho que é possível fazer uma apresentação matadora com esse pedal e Cia. Ainda fica com exclusividade no cachê! hehehe
Abs

Curly
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

eu já usei ele em uma pequena apresentação, toquei apenas 3 músicas, a minha conclusão é, dependendo, é melhor já ir com os loops pré-gravados, já que pode ficar meio monótono para a platéia ficar esperando 2, 3 ou mais "chorus" para vc montar o loop, no meu caso, tocando jazz/mpb, gravei na hora tocando 1o os acordes + walking bass e já entrando em seguida com o tema. outro ptoblema é que se algo der errado fica muito feio parar o pedal e começar de novo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Boss Rc-2 Loop Station