[Dúvida] Wireless Unit e Tube Splitter

    Autor Mensagem
    bombtrack
    Veterano
    # jul/11


    Estava dando uma olhada em alguns pedais quando eu parei no site da Guitar Geek e resolvi olhar o set de alguns guitarristas. Na página do Dave Grohl aparecia o seguinte esquema:

    Guitarra>>Wireless Unit...Wireless Unit>>Boss TU-2 Chromatic Tuner>>Boss DM-2 Analog Delay>>MXR Phase 90 Pedal>>Whirlwind A/B/Y Box>>Jester Enterprises Tube Spliter>>Vox AC30(Clean Sounds) ou Mesa Boogie Dual Rectifier(Dirty Sounds).

    As minhas dúvidas são:
    -Pq e qual a função dessa wireless unit? Para mim ficou a impressão que ela serve para não deixar os pedais "espalhados" pelo palco mas pela transmissão de sinal ser sem fio, não perderia um pouco da qualidade no som?

    -Em outros tópicos, falaram que os tube splitter servem para dividir o sinal ou algo pearecido só que não ficou bem claro. Se alguém pudesse explicar isso direito seria legal tbm.
    Abraço

    jpdiman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O Tube Spliter eu não conheço, agora o Wireless Unit se trata de um Transmissor, que se não me engano cria uma frequência como se fosse de uma estação de rádio, e o amplificador "recebe" essa onda com a anteninha lá. Acho que se for de qualidade, não vai perder qualidade não, ACHO, nunca testei nem nada.

    Bereta
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bereta
    · votar


    bombtrack

    Uma wireless unit é uma "unidade sem fio", como o nome indica. Veja esse exemplo

    Explicando a grosso modo, a unidade menor fica conectada na guitarra, junto ao guitarrista, enviando o sinal atraves de ondas de rádio UHF ou VHF para a unidade receptora, que por sua vez fica conectada, no caso do Grohl, ao set de pedais, transmitindo o sinal recebido da guitarra para eles (aqui já é via cabo).

    Unidades UHF são mais indicadas para uso com Instrumentos devido a terem menos chances de interferências, maior alcance e melhor sinal. Porééém...são bem mais caros.

    Quanto ao tube splitter, se não estiver enganado, é uma unidade que divide o sinal da guitarra para duas saídas que podem ser dois amps diferentes, como é o caso do Grohl, ou dois gabinetes para um mesmo amp, como o Eddie Van Halen já usou.

    Abç

    bombtrack
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    jpdiman
    Será que não é meio arriscado utilizar ela já que o sinal pode sofrer interferências, no caso das que utilizam o sinal VHF?


    Bereta
    O Tube Splitter eu já disconfiava que funcionava assim vendo aquele esquema. Ele serve tbm pra dividir o sinal da guitarra entre outros pedais ou só mesmo para o amp?
    Abraço

    jpdiman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bombtrack

    Bom, eu não sei, meu conhecimento é bem superficial sobre os transmissores

    Bereta
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bombtrack

    Será que não é meio arriscado utilizar ela já que o sinal pode sofrer interferências, no caso das que utilizam o sinal VHF?


    Sim, pode acontecer. Por isso é mais sugerido o UHF.

    O Tube Splitter eu já disconfiava que funcionava assim vendo aquele esquema. Ele serve tbm pra dividir o sinal da guitarra entre outros pedais ou só mesmo para o amp?

    Nunca vi ser usado assim, mas acredito que é possível sim. A única coisa que não sei se é indicado, visto que ele divide o sinal, dando uma "fortalecida" nos sinais splitados. Mas dae já não saco muito dessas coisas. Acho que pra esses casos é melhor usar um "line selector" ou loopers (channel looper), como um Boss LS-2, EFX Line Selector, etc. Sai beeem mais barato =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Wireless Unit e Tube Splitter