Preocupação - Repetição de delay's chiando - 2 pedais diferentes - Alguem sabe o que pode ser?

    Autor Mensagem
    steel_guitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: steel_guitar


    Fala pessoal, blz?

    Finalmente estou conseguindo migrar dos equipos digitais para os analógicos!
    Mas não tem sido tão facil quanto parece!

    Estou quase finalizando meu setupzinho de pedais...
    Mas estou encontrando alguns probleminhas com meus delays...
    Adiquiri dois pedais bem básicos, mas que (face pesquisa feita no forum) quebrariam muito bem meu galho, cumprindo seus papeis.
    Um deles é o Groovin DD900 e o outro o Axcess Analog Delay!
    Realmente são pedais legais, baratos (que era oq eu precisava) e que não interferem exageradamente no timbre da guitarra!

    Entretanto, percebi que em ambos as repetição chiam! E chiam legal! =/
    Não é chiado de caps, nem tão pouco de cabos ou amp (já que a primeira batida, a original, não chia..... somente chiam as repetições dela).
    Não sei se tem a ver com o fato de eu usar os knobs de time do talo (já que preciso de delays longos)...!
    Será que pode ser???

    Usei a busca... achei certas coisas relacionadas... Mas nada que sanasse efetivamente minha dúvida!

    Alguém sabe oq pode ser?
    Os delays de "lata" produzem isso msm???? (pergunto isso por não saber se estou "mal acostumado" com os delays da minha GT8)
    Seria uma resposta normal proveniente do fato dos knobs de time estarem no maximo???

    Alguém pode me ajudar, por favor!???
    Agradeço desde já!

    Um abraço!

    Tjex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    steel_guitar

    Delays analógicos tendem a chiar mesmo quando tão em altos níveis de repetição isso é uma característica deles. Agora o da Groovin não sei o que pode ser. Com o preço gasto nos dois acho que teria sido melhor ter pego um Boss DD3 usado ou importado.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    explicação tecnica: os delay analogicos usam um chip analogico (mn3005), a tecnologica é antiga e da muito ruido gerado no proprio chip, vai aumentando conforme as repetições se realimentam e se tiverem o tempo de delay largo demais. Pra diminuir esse ruido existe um artificio de compressão de sinal (chip ne470 ou 471) que so são usados nos delays analogicos mais caros como os da boss. Esses chips e´que dão aquela efeito macio dos ecos analogicos. Os pedais baratos como não teem esse chip, a solucão e cortar os agudos todos pra tentar diminuir o ruido (ou sai aquela repetição grave e diferente do timbre original, ou sai normal mas cheia de ruido).
    Os chips digitais tambem dao ruido (mas do tipo motor de lancha) se tiverem os tempos de delay largos demais.
    Eu ja montei varios, é isso ai.

    steel_guitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: steel_guitar
    · votar


    Tjex
    Como uso MUITO delay, precisava de pelo menos dois "bancos" pré-regulados, por isso a utilização de dois delays.
    Sendo assim, somente 1 delay não seria suficiente no meu set.
    A combinação delay digital + analógico ficou bem interessante, "timbristicamente" falando.
    Um dos pedais eu msm comprei (o analógico), e o outro eu ganhei!
    Mas valeu a dica ae!

    macaco veio
    Valeu cara!
    Mas me diz ae...
    O único modo de eu eliminar esse ruído então seria, no mínimo, trocando o groovin (por exemplo) por um boss dd3??
    Não existe nenhum outro modo de fazer esse ruido parar???

    Como ressaltei no primeiro post, eu preciso de delays longos...!

    Qual pedal vcs me sugeririam então, para ter um delay longo, claro e completamente livre de chiados????
    O boss msm????
    Ou existe algum outro (na msm faixa de preço e tamanho)????

    EDIT: Oq vcs acham do Digidelay, da Digitech????? É bom?
    Produz chiados????


    Agradeço a força ae, pessoal!
    Estou no aguardo!

    Abraços

    Tjex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    steel_guitar

    Nunca testei o da Digitech mas nos EUA ele tem uma aceitação muito boa. Agora o DD3 dos delays com preço medio/alto é com certeza o melhor. Também já ouvi falar muito bem do Ibanez DE7, dizem ser tão bom quanto o Boss e a unica coisa que ele não tem é a função Hold.

    Andy Viper
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    steel_guitar
    Qual pedal vcs me sugeririam então, para ter um delay longo, claro e completamente livre de chiados????
    Um delay digital muito bom e que não come sinal, é o DD3 mesmo.

    Como já falaram acima, essa repetição mais "quente" é uma característica dos delays analógicos. Por isso, aquele velho papo de que analógico SEMPRE será melhor que digital não é uma verdade absoluta. Depende do som que se quer tirar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Andy Viper: Como já falaram acima, essa repetição mais "quente" é uma característica dos delays analógicos.

    "Quente" é uma palavra duvidosa, no meu entender, pra representar o comportamento do som nesse caso e até um elogio! Eu usaria a palavra "deteriorada" pq eu acho que é assim que se comportam as repetições de um delay analógico. Eu não gosto.

    steel_guitar

    Se puder, grava um sample pra gente identificar ouvir, pois quem sabe não é algo além do chip? Testou com bateria?

    Abs

    Bog
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia
    Eu usaria a palavra "deteriorada"

    E eu falo "lo fi", heheh.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Bog: E eu falo "lo fi", heheh.

    Fica mais "chique". :)

    Abs

    steel_guitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tjex
    Andy Viper

    Valew caras!
    O DD3 não gera esse chaido residual entao???
    A repetição dele é completamente limpa msm???
    Msm com os controles do talo???

    MauricioBahia
    Então Bahia, já testei com bateria, fontes diferentes, com cabos diferentes, em amps diferentes, e com guitarras difernetes.
    O chiado persiste em acontecer!
    Vou ver se consigo gravar alguma coisa, pelo menos pra vcs terem uma ideia doq se trata!
    Um coisa que percebi é que, no analógico, dependendo da regulagem, o chiado para de acontecer! (ponto positivo, sinal de que ele ainda tem utilidade no meu set, pelo menos pra dar aquela legal "engordada" no som).
    No digital, o chiado só some quando os controles estão quase no mínimo.. ou seja, quando o efeito já é quase que imperseptivel!

    Se eu utilizasse um DD3, no lugar do Groovin... resolveria o problema????
    Ele é completamente livre desses chiados msm????
    Meu medo é trocar um pelo outro (mais caro), e ainda continuar tendo o chiado! =/
    Isso não acontece no Boss msm???

    Valew!
    Abraços

    Tjex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    steel_guitar

    Vai na loja e testa, porque só uso delay pra dar enfeite e eu só testei o DD3 eu não tenho ele(ainda). Bem o Tom Morello usa ele no máximo cara para alguns efeitos de musicas...

    Só uma duvida steel_guitar você que ficou legal a combinação de um delay analógico com um digital no set? Andei pensando sobre isso esses dias.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    steel_guitar: Vou ver se consigo gravar alguma coisa, pelo menos pra vcs terem uma ideia doq se trata!

    Se vc já testou com tudo, deve ser o que o macaco veio disse.

    Se eu utilizasse um DD3, no lugar do Groovin... resolveria o problema????

    Teoricamente sim, já que é digital. Mas o Rebote Delay que montei, apesar de digital, quando há muitas repetições o sinal vai deteriorando (deve ser por causa do chip também), mas totalmente usável!!!. Enfim, vale a pena testar cara. Vai numa loja e testa, como disse o Tjex!

    Abs

    Andy Viper
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia
    Quente" é uma palavra duvidosa, no meu entender, pra representar o comportamento do som nesse caso e até um elogio!
    Ah, mas pra mim é um elogio mesmo! Eu adoro esse som que vai se "dissipando", hehehe. Muito melhor do que uma simples repetição idêntica.

    ;)

    steel_guitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia
    Andy Viper
    macaco veio

    Fala ae pessoal!
    Muito obrigado pela força que vcs tão dando!
    Vamos a algumas possíveis constatações que fiz durante o dia de hoje, analisando comentarios de vcs e outras pesquisas que desenvolvi tbm.
    Bom... Desde o principio, nós definimos aqui a diferença entre o delay analógico e o digital!
    O Analogico "deteriora o som" conforme as repetições são feitas, e quando o espaço entre uma e outra é grande demais, esse tal chiado tende a aparecer!. O que é realmente caracteristica do pedal, e chamado pelo nosso amigo Bog de "lo fi"! ;)
    Em contra posição, o Digital tem mais flexibilidade e sem desvantagens reais, ou seja, reproduz a batida de forma fiel, clara e limpa!

    Certo????

    Me coloquei a pensar, então:
    "POOOO! Pq e então que meu Digital Delay se comporta exatamente como um Analog Delay????"

    E acho que tive a conclusão da resposta quando testei o pedal junto a um técnico amigo meu e ele disse:
    "Meu... esse delay é analógico, E NÃO DIGITAL... É a unica explicação!!"
    O.o
    OOOOOW OWWWW OWWWWW, má pera ae!
    Eu comprei um digital e um analógico (pelo menos era essa a ideia).... e NÃO DOIS ANALÓGICOS! =/

    Será, pessoal????
    Será que esse meu Groovin Digital na verdade é analógico???
    Só me faltava! ¬¬'

    E ae, oq vcs acham???
    Será "pussives"???? =|

    Tjex
    Quanto a sua questao cara.... eu particularmente gosto sim!
    Ao meu ver, o analógico dá aquela "engordada" legal no som!
    Isso me agrada muito!
    Tem hora (quase sempre) em que eu preciso de um efeito de ambiencia carregado, gordo, bem "espacial"... e em testes que fiz e ouvi, usar um analógico bem regulado antes de um digital e liga-los juntos, permite produzir esse efeito de maneira bem interessante!
    Me agrada muito!.... mas vc teria que testar pra tirar suas proprias conclusões!

    Valew pessoal!
    Estou no aguardo!

    Abraços

    steel_guitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    UP!!!!

    ALGUEM AE!?????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preocupação - Repetição de delay's chiando - 2 pedais diferentes - Alguem sabe o que pode ser?