Desabafo, impostos no Brasil

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # mai/11


    Nos Estados Unidos geralmente usa-se o conceito de salário anual e neste caso o valor seria em torno 15.080 dólares. Se convertermos este valor para salário mensal seria o equivalente a USD 1.256,66.

    No Brasil, o salário mínimo foi criado por Getúlio Vargas em 1940 e até hoje ele é usado em diversos setores da sociedade. Veja o texto: para que serve o salário mínimo e um histórico dos valores do salário mínimo no Brasil desde 1940.
    Atualmente o valor do salário mínimo no Brasil é de R$ 545,00


    Usarei de comparação um pedal aleatório da BOSS, vamos pegar o Super Chorus CH-1

    No Brasil R$ 300,00 = 55% do salário mínimo

    http://www.playtech.com.br/ch/prod/489/pedal-boss-chorus-ch-1.aspx

    Nos EUA U$$ 89,00 = 4% do salário mínimo

    http://proguitarshop.com/store/effects-chorus-pedals-c-602_70/boss-ch- 1-stereo-super-chorus-p-125


    Ah, mas é que o pedal é americano e tals, fabricado la bla bla bla


    ----> http://proguitarshop.com/store/effects-overdrive-pedals-c-602_6/gni-as 1-amp-simulator-p-1187

    Essa porra é brasileira!

    http://www.playtech.com.br/ch/prod/13101/pedal-nig-guit-simulator.aspx




    Dissertem, füî dõrmìr;;

    Bog
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Koisa
    Ah, mas é que o pedal é americano e tals, fabricado la bla bla bla

    Hehehe, a Boss é japonesa. E o pedal provavelmente é made in Taiwan. bla bla bla. =P

    De toda forma, eu entendo a tua indignação, e compartilho ela. Viver no Japão só aumentou a minha compreensão do quanto os preços são abusivos no Brasil. E se a marca for Fender, Marshall, Vox, Gibson então, nem se fala! Só que esse assunto dos impostos, preços altos e tudo mais já apareceu em vários tópicos, heheh. =P

    Benkens
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Koisa

    Estamos ligados. Sendo realista, não vejo futura mudança nesta situação, e não sei como mudar.

    Alguém tem sugestões?

    andregui7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A solução é conhecer alguém que traz de fora. O Brasil não vai mudar nunca.

    Lucas Power Metal da Silva
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Esses tempos saiu um vídeo do Felipe Neto que fala sobre peços altos de importação.

    Ok, ele pode ser um trol, mas pelomenos ta tentando usar de sua fama e espaço na mídia para mudar alguma coisa nesse país tosco ne?! hehehe

    Ele da mais detalhes nesse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Q4rEJr3sUO8&feature=feedu

    Link pro manifesto:
    http://www.precojustoja.com.br

    Espero que isto de certo, mas mesmo que não dê, não custa nada participar, né pessoal? Afinal é bem rápido de cadastrar.

    Falow!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Essa porra é brasileira!

    http://www.playtech.com.br/ch/prod/13101/pedal-nig-guit-simulator.aspx


    Isso sim não justifica!

    Lamentável.

    Kaiserz
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ainda vai piorar fica tranquilo :/

    mas q loco, vale mais a pena comprar o NIG/GNI la e trazer pra ca hahaha ¬¬"

    Sauro
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Sauro
    · votar


    Um pedal boss, se comparado ao salário mínimo, já custou MUITO MAIS! Então a situação vem melhorando lentamente.

    Por volta de 2000/2001 (não lembro exatamente) comprei um metal zone. Paguei R$ 250,00 com frete incluso. Pra época custava por volta de 1,5 salários.

    O país é uma democracia muito recente se comparada a países de primeiro mundo: corrupção, carga tributária mal distribuída, todos passam por isso ou já passaram...

    Repito: a carga tributária no Brasil não é alta se comparada com países de primeiro mundo. É apenas mal distribuída. Mas o maior agravante é que é mal aplicada. Mas não adianta apenas reclamar que a situação é ruim se quase ninguém faz sua parte.

    Recomendo continuar importando porque, com a desculpa dos impostos, a industria nacional cobra valores próximos a similares importados, sendo que na verdade estão aplicando a lei da oferta e procura. Se ninguém compra e todos importam a indústria nacional é forçada a cobrar um preço beeeeem mais justo.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Sauro

    Recomendo continuar importando porque, com a desculpa dos impostos, a industria nacional cobra valores próximos a similares importados, sendo que na verdade estão aplicando a lei da oferta e procura. Se ninguém compra e todos importam a indústria nacional é forçada a cobrar um preço beeeeem mais justo.

    Eu acho que o imposto aduaneiro (60%) é caro justamente para desestimular o consumidor a importar produtos e estimular o consumo dos nacionais. Só que as empresas nacionais não se aproveitam disso.

    E agora, com a queda do dólar e a facilidade de se comprar importado pela internet, eles estão mais fudidos ainda.

    E mesmo assim ainda nada fazem pra mudar este quadro.

    Sauro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    E mesmo assim ainda nada fazem pra mudar este quadro.

    Fazem sim... A indústria faz muito lobby sobre a base parlamentar no intuito de fechar os canais de importação. Essa é a medida que sempre foi feita quando a situação fica mais difícil pra indústria.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Sauro

    Fazem sim... A indústria faz muito lobby sobre a base parlamentar no intuito de fechar os canais de importação. Essa é a medida que sempre foi feita quando a situação fica mais difícil pra indústria.

    Entendi...E como sempre, para beneficiar eles e lesar o consumidor. Assim, ficamos sem muitas opções dre escolha na hora de comprar um produto.

    Então temos que nos preparar para quando isto acontecer, e deve ser em breve.

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sauro
    renatocaster
    O aumento do IOF foi justamente pra frear a importação, que cresceu MUITO nos últimos anos.

    IOF não é um imposto com fins arrecadatórios, mas sim regulatório da economia.

    Mas o que acontece é que o Governo não pode "atochar" os impostos porque iria prejudicar todos os lojistas importadores (=lobbistas).

    Como já foi dito aqui, o Brasil é assim. Não vai mudar.

    Um aceno de longe!!!

    Benkens
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O acesso a Internet está mudando isso. O Brasil é um país protecionista com seus altos impostos de importação, mesmo assim, ainda sai mais barato comprar de lá #BrasilFail

    pedrolake
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara só para ter uma idéia, uma guitarra fabricada no brasil com peças boas ( não estou falando de gotho, schaller, grover, kluston, khaler, Floyd Rose, Leo Quan, etc) usando as Wilkinson que são Jin Ho (china) não sai por menos de R$ 1000,00 enquanto lá nos EUA, a pior das Fenders que custa 300 dolares em média vem com caps Fender (que pode ser um lixo mas ainda é melhor que Sound, Cabrera, etc) e peças Schaller. Isso sem contar que no Brasil pagamos imposto sobre imposto, por exemplo um produto que é vendido no supermercado quando ele chega as prateleiras o mercado já pagou IPI, ICMS, etc, quando ele é vendido ao consumidor o mercado ja repassou alíquotas pagas aos consumidores que re-pagam estes impostos.

    Filcrow
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Filcrow
    · votar


    Pior de tudo isso é o preço do combustível...

    Edit: As vezes os gringos se ferram também...

    tomatelol
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Preço do combustivel está absurdo!!!


    Sabem a solução? EBAY!
    E como? Sonegando imposto, infelizmente (declarar abaixo de $50).

    Fazer oque, economizo!!

    Curly
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Koisa

    meu caro, estude muito, consiga um excelente emprego e quando estiver sendo garfado pela Receita na alíquota máxima do IR, aí sim grite pra valer...

    Eu jamais farei isso, gostaria muito mas muito mesmo de pagar 100 vezes mais impostos do que já pago...

    Koisa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Curly

    Aquela velha história de gastar saúde pra conseguir dinheiro??

    Sauro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Isso sem contar que no Brasil pagamos imposto sobre imposto, por exemplo um produto que é vendido no supermercado quando ele chega as prateleiras o mercado já pagou IPI, ICMS, etc, quando ele é vendido ao consumidor o mercado ja repassou alíquotas pagas aos consumidores que re-pagam estes impostos.

    Pagamos imposto sobre imposto... Mas não o mesmo imposto sobre o mesmo imposto... Não se paga ICMS duas vezes na mesma cadeia... Paga-se só o incremento... No fim das contas é pago ICMS somente na venda final... O mesmo vale para o IPI que tem sistemática quase identica.

    pedrolake
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sabem a solução? EBAY!
    E como? Sonegando imposto, infelizmente (declarar abaixo de $50).

    Fazer oque, economizo!!



    O problema disso é que a maioria dos vendedores do EBAY não querem mais fazer isso. E também descobriram como ganhar mais dinheiro, quem acompanha vê que o valor do frete para o Brasil está subindo.
    Outro problema é a receita e a PF, quando chega alguma carta/ pacote do exterior ele é checado via raio X, caso algum fiscal ache que tem algo errado na declaração a carta/pacote pode ser aberta e ai só Deus sabe. Já perdi muita encomenda assim, encomendas com códigos de rastreio chegam ao nosso país e some do nada, é milagre....

    Vinicci
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Meu lema é:

    Enquanto o valor final do produto que eu importo custar R$0,01 a menos que no Brasil, eu irei importar.

    Koisa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vinicci

    Grande bosta, vc esta dando 60% pro governo e não contribui pra mão de obra e comércio no Brasil.

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Vinicci
    Koisa

    Quando o preço é compatível, há que se pensar.
    Depende da loja... Existem lojas que não adotam o famoso "olho-gordo" (Barra Music).

    Tem que ver se vale à pena esperar de 15 a 30 dias (média) pra receber o produto, enquanto na loja nacional vc já sai com ele na mão.

    Existem lojas que metem a mão nos preços, outras não.

    A questão é que dificilmente vc tem preços compatíveis aqui e lá fora. A maioria esmagadora das vezes lá fora é no máximo 70% do preço daqui, já contando com II.

    Não adoto o radicalismo (não mais) pra esse tipo de coisa.

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Del-Rei

    Depende da loja... Existem lojas que não adotam o famoso "olho-gordo" (Barra Music).

    A Barra Music (Abração, Beto! hehehe) é uma boa loja, tem bons preços.

    Cito tbm a Musicware, que é a loja de minha preferência. Quando estou com a grana na mão, hehehe.

    É que os preços da Musicware à vista são bem mais em conta.

    Um exemplo recente que aconteceu comigo:

    Comprei um Seymour Duncan JB na Tonefactor. R$160,90 na fatura do meu cartão de crédito pelo PayPal, esse valor sem o imposto (tomara que continue assim!)

    Com o imposto de 60%, vai para R$257,44.

    Vejam os preços na Musicware (Até agora não achei uma loja com preço mais em conta, inclusive no ML)

    Preço normal - R$240,00
    Preço à vista - R$218,00

    Ou seja, pra mim esta compra na Tonefactor só valerá a pena mesmo se eu não for tributado (torcendo, hehehe). Mas estou contando em ser tributato, claro.

    Mas, cada caso é um caso. Vejam as outras compras que fiz:

    Boss OD-20 (The Mad Ape) - R$309,00, sem imposto (60%). Com imposto, vai para 494,00. Aqui no Brasil (o pedal novo, só achei no ML, pois ele saiu de linha), estão pedindo de R$600,00 a R$650,00. Economizarei, hehehe.

    MXR ZW38 Chorus Black Label (Prymaxe Vintage) - R$210,77, sem imposto. Com imposto (60%), vai para R$ 337,24. Aqui no Brasil, estão cobrando de R$350,00 a R$400,00. Mais economia, hehehe.

    Inclusive, tem um louco no ML que está pedindo R$585,20 (!!!). Vejam só.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180918827-14894-pedal-p-guitarr a-dunlop-mxr-black-label-chorus-zw38-_JM

    Claro que esses valores podem variar um pouco, mas é mais ou menos isso aê.

    Abs

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    renatocaster
    Isso!
    Eu gosto da Musicware também!

    Realmente, tem cosias que se vc pesquisar pode comprar aqui tranquilamente.
    O problema é que a maioria das lojas cobram mais caro. Mas algumas salvam!

    E cara, fique tranquilo, hehe... Já comprei captadores umas 4 vezes, em pares... Nunca fui tributado!!

    O que tem de louco vendendo produtos caros no ML... Acho que não devem querer vender, só pode.
    Vai entender... hehe.

    Lembro que quando comprei os meus Classic 57' da Gibson paguei na fatura um total de menos de 500 Reais pelo par!!!! Não teve imposto.
    Aqui no Brasil com 500 Reais talvez vc não compre nem 1 desses!!!
    Bizarro!!

    :)

    Um aceno de longe!!!

    erick_guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Esse assunto me lembrou esse video...





    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Del-Rei

    E cara, fique tranquilo, hehe... Já comprei captadores umas 4 vezes, em pares... Nunca fui tributado!!

    Deus te ouça...Tomara que realmente não seja tributado...hehehe.

    Qto às lojas brazucas, eu sempre me calcei em três lojas, que na minha opinião sempre tiveram os melhores preços.

    1 - Musicware

    2 - Barra Music (Muito bacana esta loja, Beto Laureano é gente boa pra kct, dá várias dicas, e tal)

    3 - Foxtrot

    E cara, fique tranquilo, hehe... Já comprei captadores umas 4 vezes, em pares... Nunca fui tributado!!

    Pow, bacana isso :) Quantidade grande assim, sempre comprando e tal. Vale a pena então.

    Vlw cara!

    Abs

    StratoBlues
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster

    Outra que pode botar aí, é o Dodo Audrin. Preços razoáveis e equipamentos exóticos.

    Abraço

    Vinicci
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Koisa
    Grande bosta, vc esta dando 60% pro governo e não contribui pra mão de obra e comércio no Brasil.

    Não me pagam o suficiente para eu "ajudar" o comércio no Brasil... e o comércio do Brasil não está me ajudando também.

    E os 60%, até hoje o governo não pegou nada de mim... até boeing 747 eu to importando por $49,99 USD ; )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desabafo, impostos no Brasil