Entrei para o mundo Handmade [+Desabafo]

    Autor Mensagem
    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: CrenteLouco


    Olá FCC.
    Estou muito eufórico e decidi (quase que forçado pela minha euforia) compartilhar algo com vocês.
    Tudo começou no meu curso de eletrotécnica. Há 2 anos, iniciaram-se as disciplinas de eletrônica. A ideia de "dar vida" a algumas coisas me pareceu bastante animadora.
    Comecei a ler artigos sobre eletrônica com o foco nos queridos pedais até que me lancei um desafio: montar um GT2!
    A lista de efeitos do Tonepad classificou o circuito em questão como avançado, o que me motivou ainda mais a montá-lo - adoro desafios.
    Eu sei que o recomendado é começar pelos efeitos mais simples e ir avançando o nível gradativamente. Mas eu me senti confiante, visto que tenho um pouco (um pouquinho) de experiência em eletrônica.
    "Arregacei" as mangas e "enfiei a cara".
    Li dicas maravilhosas do nosso exímio moderador MauricioBahia para os marinheiros de primeira viagem. Deus sabe como essas dicas têm sido úteis.
    Meu pai trabalha com eletrônica como hobby há vários anos. Pode-se dizer que eu tenho uma enciclopédia viva ao meu alcance. haha
    As lojas de eletrônica da minha cidade são muito deficientes... Com dificuldade, encontrei componentes relativamente comuns. Comprei os resistores, capacitores, potenciômetros, plaquinha de fenolite etc.
    Imprimi o layout do GT2 num papel fotográfico e fui me aventurar na transferência térmica. A ideia de passar o ferro numa placa de fenolite me assustou um bocado...
    Mas deu tudo certo. A placa ficou bonitinha e bem feita. No final do texto seguem umas fotos.
    Procurei verniz pra circuito impresso aqui na cidade pra evitar a oxidação da plaquinha mas não encontrei. Até que li uma dica um tanto fora do convencional... Diluir pó de breu em álcool. A parada começou a ficar séria!
    Eram coisas totalmente novas pra mim e isso continuava a me assustar. Eu não fazia ideia de como manusear o breu (comprei em pedra). Muito menos se isso representaria algum dano à minha saúde.
    Comecei a preparar o pó (nesse momento eu me senti um traficante transformando pedra em pó... que viagem!).
    Com o pó em mãos, comecei a despejá-lo no álcool e deixei em repouso por algumas horas. Passado algum tempo o meu "verniz de breu" estava pronto e eu logo comecei a passá-lo na plaquinha recém-corroída.
    Um detalhe que merece atenção: eu quebrei uns 15 gramas da pedra pra fazer o pó e o dissolvi em uns 30ml de álcool. Foi necessário um só banho no pincel pra cobrir toda a plaquinha com o verniz. Ou seja, o dito cujo sobrou, e bastante. Guardei num potezinho vazio de maquiagem da minha mãe e fechei bem vedado. Espero que se mantenha conservado por um longo tempo.
    O fato é que estou com todos os componentes em mãos para a montagem, exceto a chave (optei por uma 3PDT).
    Falando em chave... Tive muita dificuldade pra encontrá-la, assim como o TLC2262CP pra colocar no lugar dos TL072. Decidi apelar pro ebay.
    Eu não gosto de fazer compras porque sempre acabo levando algo que não era realmente necessário. Comprei 25 (!) unidades do transistor 2N5088, 5 chaves 3PDT, 3 TLC2262CP, 4 knobs bonitões, uma caixinha de alumínio pro pedal e 1 PT2399 (para o meu Rebote Delay 2.5 haha)
    Estou muito ansioso pela chegada dos meus brinquedos.
    Segunda feira devo começar a montar os componentes na plaquinha e confesso que estou adorando isso tudo!
    Criei uma arte pro pedal no Corel Draw. Isso tá me divertindo bastante. haha
    Peço perdão pelo texto extenso. Ele se fez necessário, eu precisava desabafar. =)
    Fotos:
    Plaquinha recém-corroída
    Plaquinha com o verniz

    Dark_Dunha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CrenteLouco

    É muito legal isso cara, dá uma enorme satisfação tocar em um pedal que vc mesmo montou.
    Sobre as chaves 3pdt, eu compro as minhas pelo mercado livre, inclusive estava com esperança de que chegassem 4 hoje de manhã pra já deixar pronto um pedal que montei hj de tarde.
    Sobre o verniz, nunca fiz eu mesmo, mas quinta-feira acabei comprando um que é bem "caseiro", quem sabe seja do mesmo que vc fez. Existe verniz em spray, porém custava mais de 30 reais um tubo aqui na minha cidade, aí resolvi comprar esse outro pra passar com o pincel.

    Boa sorte nas montagens aí, quando ficar pronto compartilha aí o restante dessa experiência e umas fotos!

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Dark_Dunha
    Eu até pesquisei preço das chaves no ML. Encontrei um jogo de 4 peças por R$ 51,00. Mas como eu ia comprar os IC's pelo ebay, acabei comprando as chaves que saíram mais barato. Paguei 13 dólares nas 5 chaves, frete grátis. Foi coisa de oportunidade mesmo... Acredito que as minhas próximas chaves serão compradas no ML mesmo.
    Eu fiz esse verniz porque não encontrei outro de jeito nenhum aqui na cidade. Eu queria mesmo o verniz em spray, mas enfim...
    Eu vou fazer questão de compartilhar tanto o resultado, quanto as etapas do processo aqui. haha
    Abraço brother!

    gabiru034
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fala, CrenteLouco, beleza? Seja bem-vindo ao mundo do handmade. É um vício saudável, sem fim e extremamente apaixonante. Depois que você fizer o seu primeiro pedal, que o usar em um ensaio, que tocar com ele em um show, vai entender que não se trata só de um timbre legal, e vai querer fazer um atrás do outro.

    Passei a tarde arrumando uns pedais aqui, mexendo nuns circuitos ali, melhorando o som que não estava tão legal quanto eu queria. Devo ter gasto umas 5 horas entre testes, ferro de solda, valores de resistores e capacitores, placas, caixinhas... é uma baita terapia, e que ainda rende um som animal ao final do dia.

    Como você mesmo disse, a escolha por um GT-2 é bem ousada para um primeiro pedal. É claro que você ter experiência vai ajudar muito, mas não se decepcione caso o pedal não funcione ou não soe exatamente como você esperava. Uma das maiores dificuldades do GT-2 é a fiação; preste atenção na hora de soldar os fios, meça-os direitinho e projete a montagem na caixa antes de começar a soldar, pois isso vai poupar muita dor de cabeça (e muito ruído indesejado) depois.

    Outra das dificuldades é a compra do CI. Você optou por comprar pelo eBay, que é a alternativa mais barata, mas das mais demoradas. Hoje já temos uma série de vendedores de componentes eletrônicos se especializando na venda de produtos para a produção de pedal. Eles se espalham pelo Mercado Livre, se apresentam em comunidades do orkut e em fóruns específicos. No Handmades (www.handmades.com.br) é bem possível que você encontre 3pdts entre 8 e 10 reais, knobs estilo Fulltone a R$3,00 e caixinhas de alumínio fundido a quase R$20,00, para citar apenas três exemplos. Se você realmente se interessar por fazer pedais, vale a pena investir nesses caras por conta da rapidez.

    Você vai perceber que muito do que é regra pra eletrônica não se aplica pra pedais. O componente mais moderno não é necessariamente o preferido ou o CI obsoleto pode ser exatamente o que você precisa, por exemplo. Tem gente hoje fazendo FuzzFace com resistores da década de 60, usando o CI 741 pra fazer Hot Cakes ou Distortion + e até mesmo usando válvulas, como você sabe :) Não se assuste se o cara da eletrônica achar que você é maluco por ter perguntado se ele tem transistor de germânio, porque ele realmente vai achar que você é maluco.

    Se for o caso, ficarei feliz em ajudar.

    Mais uma vez, seja bem-vindo ao mundo do handmade!

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gabiru034
    Obrigado pelas palavras, amigo!
    Eu não cheguei a fuçar tanto no handmades.com.br e não sabia que vendiam essas coisas lá. Vou dar um pulo agora mesmo haha
    Uma das coisas que me fizeram optar pelo ebay é a facilidade com que você finaliza a compra. É tudo muito rápido e prático. Não gosto de bancos =)
    Sobre os componentes antigos... Essa semana, na minha busca, perguntei a um vendendo se ele tinha uma válvula 12AU7. A reação do cara foi muito engraçada, me olhando com uma cara de "O que esse cara tá falando!?"
    Ainda tá tudo muito novo pra mim, sem dúvida eu vou pedir ajuda aos mais experientes aqui haha
    Obrigado brother!

    Dark_Dunha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CrenteLouco
    Foi dessa mesmo que eu comprei! hehehe

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CrenteLouco
    Te falo que é viciante tudo isso, se prepare! Seja bem-vindo e boa sorte com seu GT2!

    gabiru034
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CrenteLouco,

    pra comprar as coisas sempre tem que dar uma garimpada e você nunca vai achar tudo na mesma loja. Alguns lugares são muito bons pra comprar resistores e capacitores (TiggerComp, por exemplo), outros são bons pra comprar caixas, jacks, fios e alguns CIs e transistores (Multcomercial, por exemplo), já tem a Farnell-Newark, que é ótima pra CIs e transistores, mas é caríssima pra outras coisas.

    O que é realmente difícil de encontrar barato em loja são as 3pdts, alguns CIs e transistores. Pra esses casos, é mais fácil comprar de algum cara que importou um lote grande e revende uma parte.

    Você vai perceber isso com o tempo e se precisar de ajuda é só pedir. :)

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    2Humbucker
    Obrigado, amigo! =)

    gabiru034
    Valeu pelas dicas, brother.
    Na hora de comprar os componentes eu estava muito perdido sem saber onde procurar. Obrigado mesmo!
    \o/

    Abraços.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    a placa ficou legal,passa o verniz depois de soldar,se ficar algumas marcas de dedo na trilha não tem problema mas da pra limpar com uma lixa fina ou palha de aço.da uma olhada do site do CCDB.adoro os mutantes porque eles fabricaram tudo na época que começaram,no site conta a historia.

    http://www.ccdb.gea.nom.br/

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Valeu pelas dicas, manolo!
    Fiquei meio perdido nesse site. Do que se trata, exatamente? hehe
    Abraço

    JJJ
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não foi um desabafo... foi um relato eufórico. Mas, parabéns pela animação!

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JJJ
    Verdade. hehe
    Valeu brother!
    Já soldei os resistores e os jumpers. Amanhã termino e posto foto dele pronto aqui.
    Abraços.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CrenteLouco
    é,me perdi no site tambem uhahuuah,mas achei o que queria mostrar

    http://www.ccdb.gea.nom.br/guitarra_ouro_ccdb.html

    é o site do Cláudio César Dias Baptista irmão do Sergio Dias do mutantes

    CrenteLouco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Haha valeu manolo!
    Vou ler direitinho. Pareceu interessante.

    Só pra constar, aTexas Instruments continua disponibilizando samples. Basta fazer as solicitações por email e dá tudo certinho. Eles só perguntam a aplicação do(s) componente(s) e baseado na resposta, enviam os seus samples.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrei para o mundo Handmade [+Desabafo]