Comprei uma G1n, hehe

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog


Eu gosto de futricar em equipamento. Me divirto um monte fuçando em pedaleiras e coisas do tipo. Sabendo disso, arrumei uma Zoom G1n a preço de banana e pensei: "opa, posso passar semanas brincando com ela". Comprei só para brincar mesmo... e estou me divertindo com ela. Acho que tenho bons parâmetros de comparação, porque tenho ou tive vários multi-efeitos, inclusive uma G2. O que eu achei dela:

Antes de tudo, as "distorções" (i.e. simulações de amps e pedais de drive), que é o que quase todo mundo parece perguntar de cara. A Zoom obviamente avançou muito do tempo da 505. Na verdade, a G1n tem algumas simulações melhores que a G2. A de Vox soa muito melhor (na G2 era MUITO parecida com a de Twin Reverb). No geral, as simulações de baixo ganho estão todas melhores que as da G2. Infelizmente, de todos os simuladores que eu já usei, a Zoom ainda fica na lanterna no quesito "dinâmica". O som não é ruim, mas o "feeling" parece sempre errado. Me peguei palhetando com muita força as cordas em uma tentativa inconsciente de tentar fazer a pedaleira "conversar" comigo. Isso ligando em linha. Ligar em um bom amp resolveria um pouco isso, já que a pedaleira fica funcinando como um pedal de drive. Não são os drives mais inspiradores do mundo, mas também não são aquela coisa tenebrosa que muita gente diz por aí. Achei só que falta presença (frequências bem agudas), mas talvez isso tenha a ver com o tipo de amp que normalmente o pessoal usa com essas pedaleiras, combinhos pequenos que costumam ser exatamente os que não cortam bem frequências agudas. Ah, e o valor padrão no gain da maior parte das simulações é alto demais...

Quanto aos outros efeitos, tem alguns legaizinhos, principalmente quando usados de forma discreta. Gostei particularmente do room reverb. A maior parte dos efeitos não é nada de especial, mas usável. Alguns são meio ruins, em especial por conta da simplicidade de uso, que é uma faca de dois gumes. Por um lado, o iniciante não se perde soterrado em dúzias de parâmetros. Por outro lado, a flexibilidade é comprometida. Por exemplo, não consegui deixar tremolo, chorus e detune no ponto que eu queria. Os efeitos não são RUINS, mas eu senti falta de poder configurar mais parâmetros. Um ponto a se destacar é que a qualidade dos efeitos no geral é bem parecida com a G2. Eles não soam PIORES, só têm menos flexibilidade.

Independente da facilidade de uso, a pessoa vai precisar entender como trabalhar com um equalizador. Todas as simulações meio que exigem agum tipo de ajuste. A G1n tem um eq simples, 3 bandas em frequências fixas e só. As simulações de caixa aumentam um pouco as possibilidades de equalização. Elas não são obrigatórias, mas ligando em linha elas cortam muito da abelhice, além de dar uma leve ambiência no som (característica típica de simulações feitas com impulse responses, não apenas com eq). Acho interessante usar elas mesmo quando a pedaleira está no input de um amp.

Quanto à construção: é um brinquedo. De plástico, com knobs molões. Neste ponto não tem nem comparação com a G2. Por outro lado, ela é ridiculamente leve e pequena.

Conclusão: a G1n desperta sentimentos contraditórios. Ela tem custo-benefício difícil de igualar, mas só. Ela até quebra um galho como preamp para ligar direto em linha - e achei que soou melhor ligada assim do que no input de um amp - mas tem pouca dinâmica, mesmo se comparada a outros simuladores ou amps transistorados. Ela tem um punhado de efeitos legais, mas com muito pouca flexibilidade de configuração.

Se você quer usar apenas distorções, minha sugestão na verdade seria que você procurasse pedais ou outras pedaleiras. Já se você quer efeitos do tipo reverb, delay e modulações, a G1n serve bem para algo bem discreto. Mas por conta da flexibilidade e da construção melhor, eu pensaria seriamente em uma G2Nu. Ela faz tudo o que a G1n faz, com mais flexibilidade e com uma interface beeeem superior (visorzinho e configuração pela USB). Enfim, acho que a G1n só é recomendável para alguém que REALMENTE tem pouca bala na agulha e quer desesperadamente algo que faça UM MONTE de coisas. Ou para alguém que se diverte futricando em pedaleiras, como eu, hehehe.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Perfect! É uma MultiFX "entry level" e ponto.

Abs

marcioguita
Veterano
# abr/11
· votar


Usava a minha com cabo Y e 2 amplis, bom delay e ritimo, quebrava um galhao...

FBuccini
Veterano
# abr/11
· votar


Mto bom, é bem por ai mesmo, só assim pra eu enxergar que nem todo mundo aqui do FCC indica ou critica algo sem testar, tenho uma tbm e tenho as mesmas impressões, por sinal, a quem estiver interessado, tá ai um som que eu fiz exclusivamente com ela ligada em linha no meu pc...

http://www.4shared.com/audio/GAPtMbvr/SAD_BUT_TRUE_REVISADA.html

Abraços!

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


FBuccini

A gravação ficou bacana mesmo! :)

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12
· votar


Desenterrando...
Vale a pena manter a G1n para ser usada como delay/reverb, etc?

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Gabriel Laymann

Sim! Tenho uma G2, pretendo manter ela por bastante tempo no meu equipo!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Gabriel Laymann

Dada a pouca flexibilidade nas configurações, eu diria que sim somente se você já tem ela, acredita que mesmo com as limitações ela serve, E não pretende comprar outra pedaleira para isso.

Eu pessoalmente achei as configurações dela muito limitadas, e pretendo trocar qualquer hora essa G1zinha que eu comprei só para brincar por alguma outra coisa qualquer. A G2 (Nu ou não) não sofre desta falta de flexibilidade.

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
No caso, já tenho a G1. Sendo assim, acho que vou ficar ela por aqui...
Ah, como fica 'misturar' um distorction analog com um drive da pedaleira? Eu nunca testei e nem tenho como no momento, e o senhor tens conhecimento para falar sobre [se nao for 'abusar' por minha parte, claro]

jpdiman
Valeu pela opinião. A G2 é ótima pra isso [já usei uma B2, que é bem parecida]

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Gabriel Laymann

Ixi, eu não sou muito de misturar drives - nem analógico com analógico. Sei lá, é chato de configurar, embola muito fácil.

Por falar em embolar, fique atento que a Zoom não aguenta um sinal muito quente na entrada. Pode embolar e clipar. Antes de se apavorar, tente simplesmente baixar o volume do pedal que você colocar antes dela. ;)

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Nao sabia sobre essa possível clipagem. Corro um risco maior de que isso aconteça por usar uma distorction 'extrema'?

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Se vale a dica, na minha G2, deixo desligada a simulação de amp e drive, uso somente delay, reverb e modulação! Pra mim, fica muito bom!

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12
· votar


jpdiman
Valeu! Era essa a minha idéia. Só falei sobre misturar drives pela curiosidade mesmo, que já tem um tempo que queria saber :P

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


Gabriel Laymann
Corro um risco maior de que isso aconteça por usar uma distorction 'extrema'?

Não, o problema é o volume mesmo. Acho que com uma distorção ridiculamente pesada, você pode até perceber MENOS o sinal clipando, porque distorção pesada já clipa meio quadrado.

Mr.Guitarlherme
Veterano
# jan/12
· votar


Gabriel Laymann

eu tenho a g1 e uma distorção, para usar outras coisas como delay , reverb e algumas modulações dependendo da modulação fica legal agora se misturar a distorção com a simulação de drives como a do guv'nor, a do od-1 metalzone entre outras num fica legal não embola mtu vc num escuta nada só chia só .

henriquelhrf2
Veterano
# jan/12 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Gabriel Laymann

Ah, como fica 'misturar' um distorction analog com um drive da pedaleira? Eu nunca testei e nem tenho como no momento, e o senhor tens conhecimento para falar sobre [se nao for 'abusar' por minha parte, claro]

Cara, os melhores timbres que consegui aqui com minha Zoom rolaram dps q comprei um pedal de drive e liguei antes dela.
Descobri que ligando meu BB-II antes da simulação de Plexi dá um som que jamais conseguiria com a G1 sozinha.

Tenho feito uns testes doidos aqui... Essa semana usei a simulaçao de Hot Box da G1 ligada no canal de drive do meu Fender Frontman e, de novo, o som ficou mto melhor do que usando apenas o drive da Zoom ou apenas o drive do amp.

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12
· votar


henriquelhrf2
Sério? Cara, parece bem interessante isso... Vou tentar algo parecido aqui. Se tiver mais alguma coisa a falar sobre o assunto, agradeceria.
Abçs.

Flavio Jr.
Veterano
# jan/12
· votar


eu estou usando uma g1xn de delay e volume, quebrou um galho legal mas axo que agora vou para um boss dd3, a pedaleira sofre muita mudança no efeito quando usa outros pedais junto.

Les Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


G1n é de Next? A G1 com pedal de expressão?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Les Guitar

A G1N é sim a G1Next. A com pedal de expressão é a G1XN:

http://www.zoom.co.jp/products/g1n

A G1 original saiu de linha quando lançaram a G1N.

CPhilippi
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu Bog..
Esse topico fez eu comprar a minha G1x next para brincar em casa
=D abraços

Les Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
A bom. Daqui um tempo vou comprar uma pedaleira pra me enturmar com os efeitos, afinal toco há 3 anos e nunca usei nada além de overdrive hehe. A G1Xn seria uma pedida legal pra mim, aprender com um pedal de expressão, apesar de parecer frágil...

Valeu!

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Les Guitar

Eu acho besteira o pedal de expressão das zoom! Ja passei por isso, estava entre G1Xn, Onner GEP50 e G2. Resultado: acabei comprando a G2 por R$250,00 e não me arrependi nem um pouco!

Les Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


jpdiman
Por que besteira? Não é bom pra wah-wah e whammy? Eu tenho experiência com wah automático do Guitar Rig, e sinceramente não é muito legal, visto que não é tu que controla.

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Les Guitar

É cara, a proposta é muito legal, mas a prática não agrada! A abertura é muito pequena, não da pra fazer muita coisa não!

Acredito que comprar um pedal de expressão separado seja a melhor opção, tem o Behringer FCV100, o M-audio Ex-p e outros.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Les Guitar

Concordo com o jpdiman. O pedal de expressão dessas Zoom é realmente pequeno, além de muito mole. É difícil de controlar. Acaba virando um switch glorificado, que fica sempre lá em cima ou lá embaixo.

Les Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
jpdiman
Então boa pedida seria a G1n e um pedal de expressão separado? Ou uma G2, visto que pelo review, não tem AQUELE abismo entre uma e outra, e a diferença de preço não é aquela coisa estrondosa.

Gabriel Laymann
Veterano
# jan/12 · Editado por: Gabriel Laymann
· votar


Les Guitar
G2 com pedal de expressao separado. A G1 também rola, mas a G2 tem mais parametros para regulagem (a G1 nao é tao fragil, a nao ser que tu sejas literalmente um cavalo pisando nela).

[Nao acho que tenha ajudado muito, mas... já foi]

Les Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


Gabriel Laymann
A fragilidade do equipamento pra mim não é um problema. Há não sei quanto tempo li por aqui um recurso de uma Zoom (não sei se era a G1, G2 ou ambas) que consiste em deixar um patch "gravado", afim de não ter que ficar pisando até achar o patch que tu quer.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Les Guitar

O pedal de expressão da G2 não é muito melhor que o da G1. Um pedal maior, mais robusto, e com uma abertura melhor é bem útil.

E a diferença entre as duas é sim significativa. Eu não consegui deixar várias coisas na G1 do jeito que eu queria, incluindo efeitos de pitch, tremolo e até delay. Por essas e outras, no último parágrafo eu digo que, podendo, a G2Nu é bem mais negócio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei uma G1n, hehe