Dois Tube Screamer (ou similares) em série

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: erico.ascencao


    E aí pessoal,

    Recentemente comprei uns pedais da Fuhrmann pra inaugurar a parte analógica do meu set. Os eleitos, com as respectivas funções iniciais imaginadas por mim, foram:
    - Tube Drive: drive low gain, função que tornou o TS e seus similares um clássico;
    - Power Drive: drive mais encorpado, mais na linha Led Zeppelin e AC/DC;
    - High Gain: distorção com mais ganho à la EVH, Iron, Whitesnake, etc.

    Porém, ao testá-los, vi que o Power Drive fez bem a função do High Gain e o Tube Drive fez a função dele e do Power Drive. O High Gain soou um pouco fechado pro meu gosto, ficando aparentemente sem aplicação.

    Já o Tube Drive foi uma grata surpresa, não esperava tanto ganho (e, consequentemente, tanta versatilidade) dele. Com humbuckers dá pra chegar fácil no timbre Led Zeppelin e AC/DC que eu pensava e com singles fica aquele crunchadinho que eu já esperava, mas aí queria alguma coisa com um pouco mais de ganho sem chegar necessariamente na distorção do Power Drive.

    Aí pensei: como ficariam dois TS em série? Alguém já fez este experimento? Dicas para regulagem de modo que um dê boost no outro? Ogner, preciso de sua ajuda!!! Se houver a possibilidade de chegar no que eu penso eu até pediria pra trocar o meu High Gain por outro Tube Drive...

    Rafa-Ban
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    não sei se minha opinião serve,mas...
    eu uso o Tube Drive como do pricipal,e um vintage tube overdrive,da Behringer como booster,com drine o minimo,level no max e tone no meio,ou de outro jeito dependendo se quero mais agudos,pra mim não tem combinação melhor,o Tube Drive tem realmente muito ganho,eu uso com menos da metade e ja fico muito satisfeito,o behringer soa mais cortante,e como booster ele adiciona mais agudos deixando o som"macio"e "arredondnado" o timbre do cap do braço,na medida como e gosto pra solos
    abç

    iRock
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao

    Vai ter ganho, mas não fica com muito peso, visto que o o drive do TS9 é bem "magro". O ideal sera um pedal tipo Box Of Rock e afins sendo empurrado por um TS9, mas eu prefiro um MXR ZW-44 pra essa função, define melhor as notas.

    GUGALOO
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao
    Ja usei um sparkle drive junto com um ts808 hand made do pedrone. Eu gostava bastante do resultado, podendo fazer um boost de ganho ou de volume. Eu usava 1º o sparkle com drive em 12 horas e volume no talo e o ts com mais ganho e menos volume, fica muito interessante. Também ja vi que esse tube da fuhrman tem mais ganho que os "ts like", o que o torna mais versátil. Acho que vale o teste.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Rafa-Ban
    iRock
    GUGALOO
    Bom, não sei se ficou claro pra vocês, mas a idéia seria ficar com dois Tube Drive da Furhmann: um para soar como todo TS deve ser e outro pra boostar o primeiro e ter um drive com um pouco mais de ganho.

    Deste modo, o Tube Drive que serviria como boost ficaria melhor zerando o drive e controlando pelo volume ou dosando drive e volume?

    Obviamente que todo este tópico será baseado em experiências do pessoal. Sei que o ideal é testar, mas tem vezes que testar é inviável. Pra mim, um teste bom seria com o meu ampli e com a minha guitarra. Imagina só eu chegando numa loja com esta tralha toda pra testar um pedal... :S.

    iRock
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: iRock
    · votar


    erico.ascencao

    É cara, ai não posso opinar porque nunca toquei nesse pedal.

    ogner
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: ogner
    · votar


    erico.ascencao

    Poxa, velhão!! Só testando mesmo, ainda nao tive o prazer de tocar com o Tube Driver ( quero muito )...Mas te adianto que dois pedais tipo TS podem te dar muita versatilidade, como o Rafa-Ban mesmo comentou..usando 2 pedais com a mesma "vibe"...


    Eu quase sempre uso um TS ligado direto ( uso valvulado no limite clean sempre), com bem pouco drive ( fica sempre ligado mesmo, e sempre usando o controle da guita pra ajudar) e outro pra bosstar, mas os dois são diferentes( q eu montei) tem nivel e ganho e mod na EQ deles...E ainda tenho um Direct Drive ( clone da EFX) pra boostar mais nervoso ainda, hehe!!

    Acho o drive do EVH muito unico ( sei la), nao sei qual pedal vc precisa pra ter um drive igual ao dele ( "tou" viajando? hehe)..TS eu te garanto que não é...

    Rafa-Ban
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao
    Deste modo, o Tube Drive que serviria como boost ficaria melhor zerando o drive e controlando pelo volume ou dosando drive e volume?


    eu preçiso testar o meu como booster,mas julgando pelo behringer,eu considero ideal não usar o drive,pois na minha opinião suja demais o som,nesse caso eu uso o level pra acrescentar ganho e o tone pra moldar(não gosto de som muit estridente,deixo o tone no meio ou um pouquinho acima do meio)

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao

    Ja que vc citou usar dois ts ligados um ao lado do outro:
    O Stevie Ray Vaughan usava 2 ts808 ligados dessa forma. Deixa eles regulados com niveis de ganho diferente =)

    Eu tento fazer algo parecido com meu sd-1 e o jackhammer. Eu tentei fazer uma regulagem que eles fiquem com um timbre o mais parecido possivel (a versatilidade do jackhammer é incrivel), dai eu deixo niveis de ganho diferente, assim ligo ambos juntos na hora do solo.

    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao

    Já testei e acho ótimo!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ogner: Acho o drive do EVH muito unico

    Concordo, é fantástico como se trata de um drive com sustain e com definição. Na verdade o que me inspira mais neste drive é aquele médio latente, que deixa o timbre da guitarra "na cara".

    De Ros
    Já testou dois Tube Drive? Fala um pouco mais aí!!

    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao

    Um Tube Drive e um TS de boost. Não vou comparar os dois porque, como sou endorse, ninguém vai acreditar, hehehe!

    Mas ficou muito bom! O amp tem que ter um controle de médios que corta bem essas frequencias. Eu curti.

    Agora, se tiver a chance de testar o Tube Drive como booster do Rocking Tube, essa combinação é espetacular (para os meus ouvidos, lógico!).

    Abraço!

    JohnnyPunk
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao
    Tenta um Lead Drive..

    Abrç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    JohnnyPunk: Tenta um Lead Drive...

    Antes desta nova leva de pedais da Fuhrmann, quando eu comecei a pesquisar latinhas de drive, pensava neste Lead Drive como algo na onda do DS-1 e o Metal Drive com um MT-2. De qualquer forma, o Power Drive roubou esta função.

    De Ros: Agora, se tiver a chance de testar o Tube Drive como booster do Rocking Tube, essa combinação é espetacular (para os meus ouvidos, lógico!).

    Eu comentei com você no seu review que tinha adorado a combinação. Só não peguei o Rocking Tube pelo preço e também por um preconceito bobo do tipo "Ah, se eu pegar este pedal valvulado teria que pegar todos os outros também". Talvez o Rocking Tube faça legal (e sozinho) a função que eu esperava o Power Drive fazer. Tenho também um certo receio de como ele vai interagir com a pedaleira, já que eu ligo os pedais no loop dela.

    Enfim, vou tratar sobre o assunto com os caras da Fuhrmann.

    daniel_guitar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao
    ligar dois em séries ficaria muito deixa o de boost com mais volume mas com pouco ganho (booster) e o outro com volume menor e mais ganho (drive principal)

    JohnnyPunk
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao

    Lead drive com o ganho na metade tira um Led Zeppelin tranquilo...
    Eu acho q se for pra esse tipo de drive, o melhor éo lead com pouco ganho..

    Abrç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Entrei em contato com o pessoal da Fuhrmann e eles se dispuseram a trocar o High Gain. O "problema" é que o High Gain é mais caro que os outros pedais de 3 controles (Tube Drive, Metal Drive, Power Drive, Metal Drive...), logo terei que ser "obrigado" a completar uma graninha pra pegar outro. É, GAS maldita... pena que eles só têm Fuzz para baixo.

    Agora eu não sei bem o que eu pegaria. A primeira idéia seria um Lead Drive pra ver qual é a dele. Outra idéia poderia ser um Mosfet Boost para dar um boost limpo para solos e liberar o foot da pedaleira que eu uso para tal função.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Alguma experiência a mais?

    PS.: Recebi uma informação do cara da Fuhrmann dizendo que eles estão em fase de projeto de um Fuzz para guitarra.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É povo, acho que vou fechar a troca do High Gain por um Tube Drive e um Lead Drive e vou pagar a diferença... GAS...

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom, como tinha dito anteriormente, peguei um segundo Fuhrmann Tube Drive pra boostar o que eu já tinha e mais um Lead Drive. Vou falar um pouco sobre a ligação de dois Tube Drive e série que eu fiz.

    Desta vez eu acertei na mosca o timbre que eu queria. Com um TD eu tiro um drive leve, "crocante", mais ou menos na onda do meu Electrontubes Wizard (~ Fender Twin Reverb) com o controle de ganho no 8 ou 9. Acionando o segundo TD como booster (ganho no zero, volume a gosto) o drive fica mais encorpado, com mais ganho, porém não perde a definição ao se fazer acordes abertos. Percebi também que o tone do TD que serve de booster não influencia tanto quanto o tone do TD que vem depois.

    Enfim, recomendo a todos este tipo de ligação, por mais "burro" que possa parecer ter dois pedais iguais no set. A única coisa que eu tenho a lamentar é não ter conseguido uma regulagem com o TD que deixe o clean com uma pequena aspereza, coisa que consegui tocando na aula com um Barber.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Amigos... tirando esse cara aí que teve a ideia, mas parece que não concretizou, e o Elwood Francis (Billy Gibbons GuitarTech) que já usou 6 pedais iguais em sequência...

    Alguém tem experiência com dois (ou mais) pedais iguais no set?
    Estou inclinado à fazer isso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Nossa, este tópico é antiiiiigo... hehehehhe.

    Já fiz muitos experimentos com timbres desde então, mas não cheguei a fuçar tanto no mundo das latinhas. Lendo o histórico deste tópico, acho que este experimento especificamente até que foi bem sucedido. Depois disso eu acabei migrando para pedais de pré-amp valvulados e, em seguida, para os drives de amplificador valvulado. Para o âmbito das latinhas, acho que o meu relato deste tópico foi o que de melhor eu consegui em termos de timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois Tube Screamer (ou similares) em série