Autor |
Mensagem |
Diego Costa Veterano |
# jan/11 · Editado por: Diego Costa
Aeh galera, blz?
Começando pelo começo (obvio, dãaaaaaaa) eu estava precisando de um pedal de WahWah pra minha guitarra, mas to sem grana pra comprar.
As 2 pedaleiras que tenho, uma V-Amp 2 e uma Zoom 505 II, tem o Auto-Wah, que até é bom pra tocar no "swingue", mas se precisar de dinamica não tem jeito. Fui pesquisar: um pedal de volume pra Zoom 505II, ou Pedal de volume MIDI pra V-Amp2, tá na média de 180 mangos (cada pedal).
PORÉM, há uns 10 anos atrás comprei um pedal de WahWah da Onerr. Ele deu problema e não tive como mandar pra consertar. Então, resolvi aproveitar a "carcaça" do pedal, ou seja, montar um pedal controlador de Volume pra minha Zoom 505.
Vendo os topicos daqui achei um diagrama da parte "eletronica" do pedal. Nada muito complicado, pois o principal eu ja tinha (a carcaça do pedal).
http://www.diystompboxes.com/pedals/zoom1.jpg
Seguindo o esquema da imagem acima, montei o sistema e coloquei no pedal, sem dificuldades. E o melhor de tudo: fiz os testes, ta funcionando 100%
E pra fechar com chave de ouro: CUSTO ZERO!!! Fiz isso reaproveitando material que eu ja tinha, como potenciometro, cabos e a carcaça do pedal!!!
Desculpem a qualidade das imagens, são fotos tiradas com celular
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/Imag044.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/Imag045.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/Imag047.jpg
Agora vamos à segunda modificação:
Adicionando controlador externo para navegar entre os bancos de efeitos, deixando livre o input para pedal de volume/wahwah.
Vcs devem saber que existe um footswitch externo pra ser utilizado na Zoom 505, porem ele somente "sobe o banco", por exemplo, de A1 para B1, C1 e assim sucetivamente. Não é possivel "descer os bancos", por exemplo, voltando de C1 para A1. E tbm há o inconveniente do foot externo eliminar pedal de volume, visto que ambos compartilham o mesmo input.
Pois bem... Depois de ter feito meu pedal de volume/wahwah, decidi acabar com essa briga dos pedais externos disputando o input: fiz uma ligação diretamente na placa do circuito, adicionando um controlador externo para os bancos.
Mas qual a vantagem do controlador externo para os bancos de efeitos?
Simples: Em uma apresentação, por exemplo,você está utilizando o patch A1 e necessita ir até o patch C1. No método normal você terá de pisar 12 vezes para chegar ao patch,demorando muito tempo, sendo que com essa modificação vc precisa de apenas 2 pisões.
Segue então as fotos do processo,, que de certa forma é bem "simples". Fiz seguindo um tutorial que encontrei em outro site (não vou dizer qual, pra não ficar parecendo propaganda, mas se não tiver problemas em citar o outro site eu coloco aqui):
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/237828.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/1.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/4.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/5.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/9.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/20-03-10_0912.jp g
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/20-03-10_0913.jp g
E aqui são os 2 pedais externos ligadossimultaneamente, cada um com seu proprio Input. E o melhor: tudo funcionando 100%
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/20-03-10_0914.jp g
http://i49.photobucket.com/albums/f281/Diego_lbc1/DIY/20-03-10_0911.jp g
Aqui vai um video rápido mostrando o funcionamento do controlador de bancos externo:
http://www.youtube.com/watch?v=sQ1NoMUM-Ho
Qualquer duvida podem perguntar, responderei na medida do possivel ;-)
Abraços.
|
StratoBlues Veterano |
# jan/11
· votar
Diego Costa
Tudo muito legal, mas tudo isso numa 505 ?
Sei lá, muito trabalho pra nada. Eu tenho uma também e ela não passa de uma pedaleira legalzinha...acho que não é digna de tanto esforço.
Bem, que bom que você gosta bastante dela hein!
Abç
|
guitarfilth Veterano |
# jan/11
· votar
Diego Costa
Massa cara, boa idéia a sua, parabéns mesmo.
|
Diego Costa Veterano |
# jan/11
· votar
@Strato Blues:
É que ainda não tive como fazer isso na minha V-Amp2 hahaha. Como vc disse, a 505 é legalzinha, então resolvi adicionar recursos nela, e foi bem simples fazer isso ;-)
Guitarfilth:
Vlw brother ;-)
|
Diego Costa Veterano |
# jan/11
· votar
Montei em casa um pedal de Fuzz, em breve coloco as fotos ;-)
|
bruno slash Veterano |
# jan/11
· votar
Diego Costa muito bom, vc usou o pedal da wha-wha onerr né, eu tenho um pedal hellbabe e queria fazer algo com ele, no caso um pedal de volume somente....só que o acionamento por mola atrapalharia este processo, como nunca abri o pedal imagino que seria só retirar a mola....somente suposições, vc acha que dá certo?
|
Diego Costa Veterano |
# jan/11
· votar
Cara, tem que ver se ao tirar a mola o pedal não fica "molenga", isto é, supondo que seja só tirar a mola.
O meu não tem mola, ele permanece em qualquer posição que eu deixar, devido ao atrito entre a base e o "acelerador", e tbm da haste dentada que rotaciona o potenciometro.
Se o seu pedal tem movimentação "justa", sem ter folgas, acho que não teria problema tirar a mola. Mas é somente um palpite, visto que não conheço esse pedal, e tbm pelo fato de a mola não estar no seu pedal á toa".
|
bruno slash Veterano |
# jan/11
· votar
Diego Costa valew amigo, bends^!!!
|
Andreh000 Veterano |
# jan/11
· votar
Diego Costa Pow cara, que bacana. Parece que ficou lgl. Queria saber mexer com elétrica... Minha Zoom virou um footswitch para os canais do meu ampli (um Laney Tf300 Inglês), mas não fui eu quem fiz, foi um luthier que eu levo sempre minha guitarra.
|
Diego Costa Veterano |
# jan/11
· votar
Andreh000 Pow cara, que bacana. Parece que ficou lgl. Queria saber mexer com elétrica.
Cara, nem é muito dificl, dá pra perceber isso na simplicidade das conexões feitas, e encontrei tudo claramente explicado na net (eu tbm não manjo muito disso).
Se for um problema mais "profundo", como no circuito digital da Zoom, aeh é mais complicado mesmo. Mas tem muita coisa que é simples, tato que montei um pedal de distorção Fuzz, e que leva basicamente 5 componentes somente ;-)
|